Autor Tópico: Mundial de Karate WKF 2012  (Lida 12513 vezes)

Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • Votos: +0/-0
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #30 Online: Novembro 25, 2012, 04:59:21 »
Bom, voltamos ao velho blábláblá de que karatê esportivo não é karatê, que não presta, e todo aquele papo batido que já cansou.
Gostaria de abordar o tema de uma maneira um pouco diferente:
Já ficou demonstrado que independente da organização (WKF, JKA, etc.) muitos praticantes não gostam das competições de karatê esportivo.
No caso específico da WKF, ela tem um objetivo muito claro: fazer o karatê se tornar um esporte com participação nos Jogos Olímpicos. Para isto, ela tem mudado as regras frequentemente com este objetivo, seguindo os padrões do COI. Além disto, tem que fazer o esporte ser atrativo para não praticantes, além de rentável. É fato que tem sido bem sucedida nisto (basta ver a lotação do ginásio no mundial. Que outro evento de karatê no mundo teve tal sucesso?).
Isto é ruim para o "verdadeiro" karatê, ou karatê marcial?  Na minha humilde opinião sim e não.
Sim, porque se o foco for somente o esportivo, perdem-se as características fundamentais da arte.
Não, pois isto certamente irá atrair mais praticantes, mais investimentos e visibilidade ao karatê, propiciando a quem quer continuar treinando o karatê marcial mais facilidades.
Existem vários dojos que conseguem adotar os dois tipos (marcial e esportivo) de acordo com as aptidões e preferências dos praticantes.
E não se preocupem, o karatê não morreu e não morrerá por causa disto.

OSS

Oss amigo GEM,

Em momento nenhum eu falei de Karate Marcial X Karate Esportivo.

Fiquei chocado sim com aquela dancinha escrota!
Há 20 anos atrás, os campeonatos de karate esportivo tinham praticantes mais disciplinados.

Karate Shotokan não é futebol e sim uma arte marcial fundamentada nos princípios filosóficos do Budo, pelo Mestre Funakoshi e influência do Mestre Jigoro Kano, cujo foco é o desenvolvimento do ser humano como cidadão e intelectual, na prática de artes marciais, para que ele seja útil e engrandeça sua família, sociedade e país.
Pelo visto a escola do italiano "mulambo" negligenciou esta parte, nos estudos do Karate. A imagem guardada neste mundial, que na minha opinião deveria ser um "marco histórico" do Karate esportivo, seja por alguém desbancar um campeão como o Aguiev, ou pela divulgação televisiva, vai ser o atual campeão mundial tripudiando do seu oponente com ima dança de filho da $%&!...

Imagine a mulambada de brasileiro que vai começar a imitar o gesto... ao invés de estudar o Niju Kun, que bai virar quadrinho de decoração, vão chamar um coreógrafo para ensaiar a dança de vitória!

Lamentável mesmo!

Agora, já que foi levantada a bandeira do Karate Marcial, garanto que um Sensei Sério iria punir severamente um babaca como esse campeão!

Triste final para um mundial!

Oss!
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #31 Online: Novembro 25, 2012, 06:58:25 »
Aos amigos e principalmente ao GEM:

EU CONTINUO ACHANDO ESSE CARATE UMA $%&!.

O karateca tradicional nessas regras perde pra faixa verde. Agora se vc quebras os braços dos dois e mandar sair na porrada, o tradicional mata 4 desse moderninho ao mesmo tempo e é pra isso que treino karate, como defesa pessoal, pois com 53 anos ainda posso ecada vez mais poderei ser vitima de um trombadinha porém ir a olimpiada, apesar de nunca ter passado na minha cabeça, é impossivel.

Carate moderno acaba junto com a mocidade, karate antigo é pra vida toda.

O carate moderno é igual homossexualidade, respeito mas não é pra mim, e só de ver tenho certeza que não gosto.

Mas que se alguem faz aquela dancinha nos anos 70 ia comer a porrada, isso ia. Por muito menos o Vitor Hugo caiu dentro de uns 10 na arquibancada.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • Votos: +0/-0
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #32 Online: Novembro 25, 2012, 10:33:19 »
Essa história do Victor Hugo eu ouvi do meu Sensei quando era menor. Ele partiu pra porrada, pra dentro da arquibancada, se não me engano contra os alunos da Zendokan... :o
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #33 Online: Novembro 25, 2012, 11:06:02 »
Gostaria muito de ter assistido o kata+bunkai equipe dessas atletas, por este vídeo me parece que a campeã no individual Rika Usami(tinha um tópico sobre ela) não faz parte da equipe, achei estranho que na sua apresentação individual pude perceber um baita hematoma no seu ante-braço e achei que teria sido no treino do bunkai.





Oss!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #34 Online: Novembro 25, 2012, 11:06:41 »
Calma Gustavo, eu não disse nenhuma vez que gosto destas "modernices". ;)
Numa coisa concordo com você, o karatê treinado SOMENTE para competir não serve como defesa pessoal.
Lá onde eu treino, temos uma rapaziada que treina para competição, mas sempre enfatizamos que karatê não é só aquilo. Reforçamos sempre a parte marcial/DP e salientamos que com a idade o esporte "já era", mas o karatê marcial é para a vida toda. Percebo que alguns não gostam desta parte de mais contato, mas aí é aquela "estória": os incomodados que se mudem".

Caba, notei o mesmo que você, o critério para dar ponto está bem mais rigoroso e até alguns que achei que seriam falta, foram considerados. Isto é muito positivo, pois era uma das principais críticas que havia dos mais antigos. Também concordo com a questão do excesso de proteção para pouco contato, mas aí entra o "dedinho" do COI (veja-se o TKD, por exemplo). Bizarra a narração da parte da noite na TV. O narrador não sabia nem o que era karatê! :o. Lamentável. >:(

Acho que foi um consenso geral que a dancinha do italiano foi bizarra e totalmente fora do espírito do karatê. Gostaria que ele fosse punido de alguma forma, mas creio que nada acontecerá. Aliás parece que ele é 5o. DAN, com 25 anos! :o Parece que o karatê Shobudo já chegou lá na Itália. ::)

Ruivão, se procurar aí no fórum tem um tópico das novas regras da WKF. Lá tem várias informações. Quem sabe tire suas dúvidas.

OSS.
Karate Wado Ryu

Offline Ruivão

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 66
  • Votos: +0/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #35 Online: Novembro 25, 2012, 14:19:18 »
Ruivão, se procurar aí no fórum tem um tópico das novas regras da WKF. Lá tem várias informações. Quem sabe tire suas dúvidas.

OSS.

Obrigado.
Oss.

Aos amigos e principalmente ao GEM:

EU CONTINUO ACHANDO ESSE CARATE UMA $%&!.
Não só você , mas acho que todos aqui acham que ele deveria ser punido, eu achi que ele deveria ser desclassificado por fazer essa cena ridícula no tatame e antes de a luta acabar oficialmente, já que não tinha havido o comprimento dos atletas e árbitros.
Segundo meu pai, que não é karateca apenas admirador dos esportes, esse cara é $%&!.

Oss.

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #36 Online: Novembro 25, 2012, 16:00:28 »
Eu sou filiado a CBK, mas nao gosto dessas competições! Pra falar a verdade, eu acho o estilo de competição da JKA e CBKT tão sem graça quanto os da WKF. Pra mim é tudo farinha do mesmo saco! Na minha opnião, o karate em geral se tornou fraco por causa do estilo de competição! Se fosse luta corrida, sem parar toda hora, aposto que a história seria muito diferente!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #37 Online: Novembro 25, 2012, 16:17:42 »
Bom creio que TODOS ou a MAIORIA gostaria de rever o Karatê fosse visto como era antigamente, uma ARTE MARCIAL de grande eficiência e que servia dentre outras coisas para disciplinar o indivíduo. Pois é, mas isto COM CERTEZA não será resgatado com este Karatê mostrado no Mundial WKF. Sinceramente para nós Karatecas, não muda NADA, mas me dá vergonha acharem que o que eu pratico no Dojo é "àquilo". A dancinha foi a vergonha total...nem se fala!

Bom, pratico Judô desde a infância (8 anos), hoje tenho 33 e desde que eu me conheci por gente o Judô é olímpico, mas não por isso os judocas fazem dancinhas pós luta. Vejo sempre comemorações comedidas, pelo menos sempre vi, apesar de estar longe de competições há muito tempo, vejo uma marcialidade quanto ao respeito com o adversário e principalmente com o público. Lembro que um dia, qdo ainda era faixa laranja, fui chamado a atenção por um faixa preta pq após a luta, já fora do Dojo, coloquei a faixa ao redor do pescoço. Entendo que o fato da "Olimpiazação"  traz muitas mudanças com o intuito de preservar a incolumidade dos atletas, isto justifica os protetores excessivos e etc, mas NADA  justifica as atitudes como a "dancinha". Outra coisa que não consigo entender é o fato de uma modificação tão grande na ARTE, com relação à técnica. Muito estranho mesmo! Vi um pessoal depois de marcar um ponto, dando uma agachada, como se quisessem cagar, estranho pra caramba! rs. Vejo umas técnicas de chute ridículas, parecem Tae Kwon Do, não desmerecendo, mas pela divergência técnica. E o Mawashi, qdo eles ficam com o pezinho parado no ar e chutam de novo! PQP!

Estranho muito estranho....

O Judô também sofre com o fato de ser olímpico, perdemos muita marcialidade, mas isso vem sendo gradual. O Karatê já está começando muito mal, muito mal mesmo.

Eu não treino àquilo que vi.

Ah, realmente a organização estava bem legal e os bunkais foram bonitos.

É a minha opinião.

OSS  
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #38 Online: Novembro 25, 2012, 16:45:17 »
Olá!
Quando vi o tópico jurei que não iria ler, tampouco assistir aos videos,
mas fui fraco e resolvi ler.
A leitura aguçou a minha vontade e infelizmente asisti ao video.
Não acredito que o que vi chamam de Karate, esse Agayevi( não sei como se escreve o nome) e o italiano, pareciam duas meninas se esfregando, se agarrando. Se esse Agayev lutar com um bom praticante de Kyokushin, pertinho do jeito que gosta de ficar, morre! se não na hora, morre depois de uns dias de tanto tomar porrada e joelhada no baço e no figado.
E depois falam que é um $%&! lutador, e o italiano deve com certeza ser $%&!, pois a sua dancinha é coisa de maricas e de maricas muito mal educado.
Se fizer isso onde treino, apanha até pedir pra sair.
$%&!, eu estava tão bem ouvindo musica, e tive que entrar nesse maldito tópico e me irritar.
Realmente ninguem escolhe o Karate, o Karate é que escolhe quem o merece.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline katsumoto

  • Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #39 Online: Novembro 25, 2012, 17:23:10 »
Estudem o Karate do Mestre Asai e descobrirao o que ele realmente é....nao exoiste nada igual ao parecido.Karate em nova dimensao.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • Votos: +0/-0
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #40 Online: Novembro 25, 2012, 17:33:31 »
Olá!
Quando vi o tópico jurei que não iria ler, tampouco assistir aos videos,
mas fui fraco e resolvi ler.
A leitura aguçou a minha vontade e infelizmente asisti ao video.
Não acredito que o que vi chamam de Karate, esse Agayevi( não sei como se escreve o nome) e o italiano, pareciam duas meninas se esfregando, se agarrando. Se esse Agayev lutar com um bom praticante de Kyokushin, pertinho do jeito que gosta de ficar, morre! se não na hora, morre depois de uns dias de tanto tomar porrada e joelhada no baço e no figado.
E depois falam que é um $%&! lutador, e o italiano deve com certeza ser $%&!, pois a sua dancinha é coisa de maricas e de maricas muito mal educado.
Se fizer isso onde treino, apanha até pedir pra sair.
$%&!, eu estava tão bem ouvindo musica, e tive que entrar nesse maldito tópico e me irritar.
Realmente ninguem escolhe o Karate, o Karate é que escolhe quem o merece.
Oss
Pedro
Sensei Pedro, sou seu fã!

Oss!
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #41 Online: Novembro 25, 2012, 18:33:02 »
Estudem o Karate do Mestre Asai e descobrirao o que ele realmente é....nao exoiste nada igual ao parecido.Karate em nova dimensao.


Sou fã de Asai sensei!

Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #42 Online: Novembro 25, 2012, 18:42:44 »
Com dança ou sem dança, domingo, 19:30, mais de setenta pessoas estão acessando este fórum.

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #43 Online: Novembro 25, 2012, 21:29:58 »
Analisando o evento esportivo como um espectador:
A WKF deu sua resposta ao COI com um grande evento esportivo, poucas modalidades que estão nas olimpíadas oferecem ao público opções de entretenimento e emoção:
Prova de kumite: As regras estão mais claras para o público, golpes variados de pernas e braços e ainda as projeções, em alguns momentos é como que se unisse o judo + TKD;
Prova de kata individual: Bonito de assistir, mas fica meio sem significado para os leigos se não explicar melhor a função, história e importancia;
Kata equipe com bunkai: Bonitas apresentações, eu que torcia o nariz para esta prova, talvez tenha sido a melhor parte do evento;
Kumite equipe: Também achava sem sentido, mas foi interessante, pois transmitiu bem a idéia de modalidade coletiva.

Alguém sabe se a idéias é ter todas estas provas nas olimpíadas ou se somente kumite individual?

Quem viu aquela apresentação de kata e tameshi wari? Era Goju? Gostei muito, inclusive quando não conseguiu quebrar o bastão de beisebol, provou que não tinha armação.

Oss!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Mundial de Karate WKF 2012
« Resposta #44 Online: Novembro 25, 2012, 21:35:39 »
Talvez o tempo máximo de 2 s para agarrar e as projeções acima da cintura possam ser mais flexíveis: 5 segundos e qualquer tipo de projeção. Ia ficar pau a pau com o Sanda.