Bom, voltamos ao velho blábláblá de que karatê esportivo não é karatê, que não presta, e todo aquele papo batido que já cansou.Gostaria de abordar o tema de uma maneira um pouco diferente:Já ficou demonstrado que independente da organização (WKF, JKA, etc.) muitos praticantes não gostam das competições de karatê esportivo.No caso especÃfico da WKF, ela tem um objetivo muito claro: fazer o karatê se tornar um esporte com participação nos Jogos OlÃmpicos. Para isto, ela tem mudado as regras frequentemente com este objetivo, seguindo os padrões do COI. Além disto, tem que fazer o esporte ser atrativo para não praticantes, além de rentável. É fato que tem sido bem sucedida nisto (basta ver a lotação do ginásio no mundial. Que outro evento de karatê no mundo teve tal sucesso?).Isto é ruim para o "verdadeiro" karatê, ou karatê marcial? Na minha humilde opinião sim e não.Sim, porque se o foco for somente o esportivo, perdem-se as caracterÃsticas fundamentais da arte.Não, pois isto certamente irá atrair mais praticantes, mais investimentos e visibilidade ao karatê, propiciando a quem quer continuar treinando o karatê marcial mais facilidades.Existem vários dojos que conseguem adotar os dois tipos (marcial e esportivo) de acordo com as aptidões e preferências dos praticantes.E não se preocupem, o karatê não morreu e não morrerá por causa disto.OSS
Ruivão, se procurar aà no fórum tem um tópico das novas regras da WKF. Lá tem várias informações. Quem sabe tire suas dúvidas.OSS.
Aos amigos e principalmente ao GEM:EU CONTINUO ACHANDO ESSE CARATE UMA $%&!.
Olá!Quando vi o tópico jurei que não iria ler, tampouco assistir aos videos,mas fui fraco e resolvi ler.A leitura aguçou a minha vontade e infelizmente asisti ao video.Não acredito que o que vi chamam de Karate, esse Agayevi( não sei como se escreve o nome) e o italiano, pareciam duas meninas se esfregando, se agarrando. Se esse Agayev lutar com um bom praticante de Kyokushin, pertinho do jeito que gosta de ficar, morre! se não na hora, morre depois de uns dias de tanto tomar porrada e joelhada no baço e no figado. E depois falam que é um $%&! lutador, e o italiano deve com certeza ser $%&!, pois a sua dancinha é coisa de maricas e de maricas muito mal educado.Se fizer isso onde treino, apanha até pedir pra sair.$%&!, eu estava tão bem ouvindo musica, e tive que entrar nesse maldito tópico e me irritar.Realmente ninguem escolhe o Karate, o Karate é que escolhe quem o merece.OssPedro
Estudem o Karate do Mestre Asai e descobrirao o que ele realmente é....nao exoiste nada igual ao parecido.Karate em nova dimensao.