Autor Tópico: passei a gostar de artes marciais devido a esse desenho  (Lida 4718 vezes)

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:passei a gostar de artes marciais devido a esse desenho
« Resposta #15 Online: Dezembro 16, 2011, 15:04:10 »
Tive uma experiência muito parecida com a tua no Karate, Luciano.
Mas no meu caso, no colégio que eu estudava tinha aulas de karate. Era um colégio particular, apesar dos meus pais se foderem pra pagar a mensalidade (meus pais sempre priorizaram meus estudos) o colégio tinha bastante atividades extra-curriculares, entre elas o Karate.

Aí eu comecei a treinar molequinho, e quando fui fazer exame de faixa pra faixa roxa, meu professor disse que eu seria avaliado junto de outros alunos de uma academia que ele dava aula, em uma zona mais barra pesada, de favelas aqui na grande florianópolis.

Cheguei no lugar e conheci a molecada, e nunca mais sai de lá. A semelhança com a tua história é que por diversas vezes encontrei crianças lá, mesmo depois de começar a dar aulas, que não tinham dinheiro pra pagar os 10 reais que a mensalidade é até hoje. Para nós pode parecer zoeira uma família não ter dez reais mensais para pagar as aulas do filho, mas para algumas famílias é a mais pura realidade.

Só que lá dinheiro nunca foi motivo para não treinar, aluno lá treina e paga o que puder pagar, alguns 5, outros 10, outros 20... outros nada. O que cobramos é o boletim deles na escola.

Esse é um dos motivos de eu crer que as artes marciais é muito mais do que tradicional vs pula pula, bom vs ruim, porrada vs filosofia. Arte marcial é agente de inclusão social, cria identidade, e dá orgulho para quem não tem.

Muito bacana a atitude do teu sensei do Judo, louvável, e mais louvável ainda você compartilhar conosco aqui.

===

Gustavo, eu tb comecei no Karate pq eu queria bater num moleque! hahahahaha
Não teve nada filosófico ou bonito, molequinho, eu queria era enfiar a porrada. Meu sensei tem uma teoria interessante sobre isso... quando vc é jovem vc primeiro quer provar para os outros que vc é bom, depois de um tempo vc quer provar para si mesmo que é bom. E depois de muito, muito tempo, vc percebe que na verdade não tem nada para provar, nem para si e nem para os demais, mas o tempo que vc passou "provando" te forjou naquilo que vc é.

OSS!

Offline hkluiz

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 84
  • Votos: +0/-0
Re:passei a gostar de artes marciais devido a esse desenho
« Resposta #16 Online: Dezembro 16, 2011, 21:49:05 »
eu também via direto os filmes do bruce lee , van damme , chuck norris , etc. Era show de bola , boas lembranças :) :) :)