Autor Tópico: Vídeos de Shorin  (Lida 6954 vezes)

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
Vídeos de Shorin
« Online: Novembro 25, 2008, 18:05:15 »
Interessante colocação do sensei Onaga onde ele parece dizer?

"Existem momentos onde voce não deve perdwer mas também não é bom ganhar. Após viver 62 anos aprendi uma grande verdade nessa vida. Competições são sobre ganhar medalhas, ganhar torneios. A vida é sobre não perder, essa é a filosofia do verdadeiro Karate.

Aqui um video que eu teria feito algo parecido. A mina é boa de perna.

Shorin no ultimate????!!!!

"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Avi

• Hero Member
Re: Vídeos de Shorin
« Resposta #1 Online: Novembro 25, 2008, 18:16:26 »
2 torneios, me parece pela legenda do youtube que um é copa do mundo, semi final.

"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Troyman

• Hero Member
  • Votos: +5/-16
« Resposta #2 Online: Novembro 25, 2008, 23:45:26 »
No segundo vídeo vê-se uma boa apresentação do kata Itosu-no-Passai, mesclada com técnicas de bunkai desse mesmo kata.  Me parece ser um take tirado de um trailer de um filme.  Que filme é esse, Avi?  Me parece ser bastante interessante (ou será uma montagem sua?).

A fala do sensei do primeiro vídeo é bastante pertinente.  Quem é a figura?

Os demais vídeos não têm nada de interessante, nada a acrescentar.

Saudações   :)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Avi

• Hero Member
« Resposta #3 Online: Novembro 25, 2008, 23:59:53 »
No segundo vídeo vê-se uma boa apresentação do kata Itosu-no-Passai, mesclada com técnicas de bunkai desse mesmo kata.  Me parece ser um take tirado de um trailer de um filme.  Que filme é esse, Avi?  Me parece ser bastante interessante (ou será uma montagem sua?).

A fala do sensei do primeiro vídeo é bastante pertinente.  Quem é a figura?

Os demais vídeos não têm nada de interessante, nada a acrescentar.

Saudações   :)

Sensei Troyman

O nome do sensei é onaga yoshimitsu, segundo you tube, oitavo dan.

O segundo video do kata nao fui eu que fiz mas avhei legal, esta na pagina desse maluco aqui http://www.youtube.com/user/vertorx

O cara do Ultimate perdeu a luta mas parece ser bom karateca, seu nome é Marcus Bossett.

Será que o senhor poderia indicar mais alguns videos de kumite? Tem aqueles classicos dos mestres de okinawa que eu gosto bastante mas quase não mostra kumite.

oss

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #4 Online: Novembro 26, 2008, 00:08:42 »
Oss Troyman Sensei

este Itosu no Pasai parece mais para Matsubayashi de Nagamine Sensei,veja a saída  alta das mãos e as postras fundas,do que o  Kobayashi da linha Shinshukai de Shinzato Sensei,mas a menina é excelente nos movimentos e na aplicação.

neste fim de semana o Sr. deve ter conhecido Daniel Sensei que foi com a equipe de Kobudo de Hirokazu Sensei aí no curso de Masahiro Sensei, no Rio de Janeiro,pois ele é Shorin-Ryu Matsubayashi e tem uns katas os mesmos kobayashi com umas variações interessantíssimas,ex no Gojushiho eles fazem um balanço de bebado,ele mesmo disse que é isso que uma coisa doida  :o

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline yama

• Hero Member
« Resposta #5 Online: Novembro 26, 2008, 00:20:05 »
Oss Avi

Onaga Sensei é Shorin-Ryu Matsubayashi o gordinho é forte pra cacete e tem uma filha magrelinha que é um perigo,a menina,digo mulher além de bonita bate um makiwara e desce a mão em todo mundo em Okinawa tem um video curto Mestres de Okinawa já postado no Fórum que mostra os dois.  :o :o

A Shorin-Ryu tem tres vertentes Matsubayashi/Kobayashi e Matsumura que Troyman Sensei pode explicar melhor, tudo de Okinawa que deram origem junto com a Goju a tudo que existe hoje com nome de karate  :D

que nunca se juntaram a JKA que era o Funakoshi queria por questões politicas,a japonesada da ilha grande não queria aceitar os Mesters de Okinawa e os Mestres da Ilha maior ficaram de bico com a ilha menor e a coisa não andou,isso já era para ter sido superado mas parace que até hoje ficou assim cada um no seu quadrado  :D

quem perde somos nós pois teria sido,bom para todo mundo esta unificação  :(

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Rodrigo (Rodfu)

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #6 Online: Novembro 26, 2008, 00:36:03 »
Este trecho é do ótimo documentário Three Major Schools of Okinawa. Sinceramente, só mesmo o discurso do Onaga é que presta. A parte técnica da Shorin deixa muito a desejar. Deixando claro que me refiro ao vídeo, é chatíssimo quando é com ele.

Mas reconheço, o discurso é nota 10. No vídeo completo, o pessoal da Uechi-ryu tem a melhor participação. Além deles aparece muito bem o pessoal da Shotokan do exército, vídeo também já postado aqui. Não vi ainda o volume 2, que parece ser ainda mais interessante.
Abraços,
Rodrigo

Offline Troyman

• Hero Member
« Resposta #7 Online: Novembro 26, 2008, 14:43:52 »
Avi

Valeu pelas informações.

Yama

Realmente você prestou a atenção e fez o dever de casa.  Pelas posições altas na saída do kata deve mesmo ser o Itosu-no-Passai do Matsubayashi-Ryu. 

O seminário no último domingo, dia 23,  dos Senseis Masahiro e Hirokazu foi excelente!  Conheci o uruguaio Daniel, ele é faixa marrom de Kobu-Do Shin Shu-Kan e uma figura muito simpática, principalmente com aquele cachimbo pendurado no bico. 

As linhas de Shorin-Ryu são as seguintes:

Kobayashi (Shuri-Te puro vindo do Mestre Anko Itosu, passando pelo Grão-Mestre Choshin Chibana e atualmente sob comando do Grão-Mestre Katsuya Miyahira e do Mestre Morinobu Maeshiro, com vertentes na Shorin-Kan do Grão-Mestre Shugoro Nakazato e na Shin Shu-Kan do Grão-Mestre Yoshihide Shinzato);

Matsubayashi (Shuri-Te e Tomari-Te vindo dos Mestres Chotoku Kyan e Choki Motobu) do Grão-Mestre Shoshin Nagamine;

Shobayashi (Shuri-Te, Tomari-Te com elementos de Naha-Te) do Grão-Mestre Eizo Shimabukuru, que foi aluno de Chotoku Kyan, Chojun Miyagi, Choki Motobu e Shinken Taira (Kobu-Do);

Seibukan do Grão-Mestre Zenryo Shimabukuru, que também foi aluno de Chotoku Kyan e morreu em 1969 (de apendicite), deixando o comando de sua organização com o seu filho Zenpo Shimabukuru - estes Shimabukurus, me parece, não têm nada a ver com o Eizo Shimabukuru nem com o Tatsuo Shimabukuru do Isshin-Ryu, outro estilo com as mesmas características do Shobayashi, pois Tatsuo era o irmão mais velho e professor de Eizo, que foi o karate-ka a se graduar 10o. Dan mais jovem da história do Karate-Do (aos 34 anos, em 1959 em pleno Kodokan, no Japão, por Kanken Toyama).

Saudações   ;)   :)
« Última modificação: Novembro 26, 2008, 15:03:39 por Troyman »
ACTroyman
RJ

Offline yama

• Hero Member
« Resposta #8 Online: Novembro 26, 2008, 23:55:09 »
Oss Troyman Sensei

Ari Sensei me fez umas correções e vai postar estas considerações sobre os katas,ele tem informações bem coerentes também...

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Arivaldo

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #9 Online: Novembro 27, 2008, 09:27:55 »
Existem 4 linhas do shorin ryu:
kobayashi-ryu - Choshin Chibana
Matsubayashi - ryu - Shoshin Nagamine
Shobayashi - ryu - Shimabukuru/Chotoku Kyan
Matsumura Seito - Hohan Soken 

Quanto ao kata apresentado é da linha Kobayashi, não existe Itosu no Pasai no Matsubayashi, mas apenas Passai que segue a linha do tomari-te e com ênfase nos movimentos do shuto waza.
katas do Matsubayashi, ensinados na forma apresentada abaixo;
1) Fukyugata 1
2) Fukyugata 2
3) Pinan 1-5
4) Naihanchi 1-3
5) Ananku
6) Wankan
7) Wanshu
8) Passai
9) Gojushiho
10) Chinto
11) kussanku

No total são 18 katas, que foram influenciados pelos mestres Choki Motubu, Chotoku Kyan e Ankichi Arakaki, professores do mestre Shoshin Nagamine.

Ari - Santos/SP

Offline Troyman

• Hero Member
« Resposta #10 Online: Novembro 27, 2008, 09:45:54 »
Ari

Tem razão, o Matsubayashi tem apenas um Passai que é bem diferente do Passai do Kobayashi, principalmente no início.  Provavelmente é uma versão modificada pelos praticantes da região de Tomari.  Por conseguinte, a versão do vídeo, com a garota, só pode ser mesmo Kobayashi.  As posições mais altas devem ser apenas um detalhe de execução.  Você deve ter olhado no livro "The Essence of Okinawan Karate-Do" do Shoshin Nagamine.  Até o comentário sobre a ênfase nos movimentos de Shuto-waza você reproduziu.  Valeu.

Saudações   ;)
« Última modificação: Novembro 27, 2008, 14:20:38 por Troyman »
ACTroyman
RJ

Offline yama

• Hero Member
« Resposta #11 Online: Novembro 27, 2008, 10:59:46 »
Oss

Troyman Sensei e Ari Sensei ficam de brincadeira querendo que guarde todos estes nomes,eu não consigo nem lembrar se tomei e, café pela manhã   :D :D :D :D

ontem a noite ainda levei um cascudo por causa deste Itosu no Pasai da menina  :o :o

disse que foi falta de atenção minha ao ver o video  ::) ::) pô meu doeu  :'( :'( :'( :'(

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Troyman

• Hero Member
« Resposta #12 Online: Novembro 27, 2008, 14:23:57 »
Pô, Ari!  Não bate no Balofinho, não!  Só porque ele confundiu um Passaizinho de nada!  E me induziu ao erro!  Não vai traumatizar o cara, hein!

Saudações   :D   ;D   :D
ACTroyman
RJ

Offline Troyman

• Hero Member
« Resposta #13 Online: Novembro 27, 2008, 18:04:37 »
Pessoal, pelo site que o Avi apresentou como procedência do vídeo do kata Itosu-no-Passai executado pela menina, o estilo é o Kobayashi da linha Shorikan do Grão-Mestre Shugoro Nakazato.  Beleza!

Saudações   ;)   ;)   ;)
ACTroyman
RJ

Offline Arivaldo

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #14 Online: Novembro 29, 2008, 18:54:48 »
Abaixo kata Passai da Matsubayashi.

Ari - Santos/SP