Autor Tópico: O Novo espaço do Karate  (Lida 15037 vezes)

Offline Danielsamurai

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 94
  • Votos: +0/-0
  • Pinto Karate Cast, seu podcast sobre karate!
    • PINTO KARATE DOJO
O Novo espaço do Karate
« Online: Maio 03, 2010, 11:14:30 »
Olá pessoal, meu nome é Daniel , mas conhecido por Pinto San  pela net.
Estou com um projeto novo sobre karate e estou publicando no meu blog pessoal.
O projeto trata-se de um Podcats ( um tipo de programa de rádio gravado e editado , com temas variados e disponibilizados em formato de áudio  MP3 para baixar ). No meu Caso o Podcast é sobre karate e estamos na segunda edição.
Espero que voces do forum gostem da idéia .
www.pintokaratedojo.wordpress.com
« ltima modificao: Maio 03, 2010, 11:37:48 por Danielsamurai »
O Homem se mede pela palavra  e não pelo tamanho
押忍 ! Oss!

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:O Novo espaço do Karate
« Resposta #1 Online: Maio 03, 2010, 11:33:23 »
Oss Pinto san

não abre nenhum dos lnks...

eles caem no URL.....

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Danielsamurai

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 94
  • Votos: +0/-0
  • Pinto Karate Cast, seu podcast sobre karate!
    • PINTO KARATE DOJO
Re:O Novo espaço do Karate
« Resposta #2 Online: Maio 03, 2010, 11:38:44 »
Desculpe Yama pelo erro e obrigado pelo aviso.
Eu sou  muito enrolado nesse forum .
Oss!
O Homem se mede pela palavra  e não pelo tamanho
押忍 ! Oss!

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:O Novo espaço do Karate
« Resposta #3 Online: Maio 03, 2010, 11:54:09 »
Tenho assistido... muito bom... e espero que isso renda frutos pra você ai no japão.

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:O Novo espaço do Karate
« Resposta #4 Online: Maio 03, 2010, 15:50:13 »
Oi Daniel,

    Acessei o seu post e achei muito bacana, parabéns pela coragem e garra de enfrentar a realidade do dia a dia fora do Brasil; o que certamente deve ser muito mais difícil em se tratando do Japão.
    Este país (Japão) para mim só se for a passeio, não gosto do frio; tenho certeza que vc entende as razões rsrsrs. Porem admiro muito a cultura e estranhamente até me identifico com ela - porisso qualquer dia visito este país.

    Uma coisa que não vi no seu post e que me deixa bastante curioso é a diferença do treinamento entre o Brasil e o Japão. Por exemplo:

    O que você está achando do treino que vc está recebendo no Japão?
    Eles são mais exigentes?
    O conteúdo ensinado é mais abrangente?
    As tecnicas são mais apuradas?
    Você sabe o que eles pensam sobre o Karatê aprendido no Brasil?
    Você acha que o japonês é mais comprometido do que os brasileiros no treinamento?
    ...

Grande abraço,
    Lourival Silva

OSS!
   

Offline Danielsamurai

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 94
  • Votos: +0/-0
  • Pinto Karate Cast, seu podcast sobre karate!
    • PINTO KARATE DOJO
Re:O Novo espaço do Karate
« Resposta #5 Online: Maio 04, 2010, 10:31:56 »
    Uma coisa que não vi no seu post e que me deixa bastante curioso é a diferença do treinamento entre o Brasil e o Japão. Por exemplo:

   - O que você está achando do treino que você está recebendo no Japão?


Gosto muito, meu karate melhorou muito depois que conheci o Japão e o karate daqui. Conhecer a cultura japonesa que moldou o karate da JKA  esclarece muitos por menores que ajudam nos treinos e na forma como encarar o karate. Assim com também muita filosofia de boteco e de Budo evangélico  são esclarecidas e desmistificadas. Mas de forma nenhuma  desfaço do karate que aprendi em Pernambuco, já que  um dos fatores de ser bem aceito aqui foi justamente a base de 13 anos e treinos no Brasil.

  - Eles são mais exigentes?

Eu não vejo muita exigência com os adultos,aliás, não vejo muita diferença entre o dojo que treino aqui no Japão, com o que eu treinava no Brasil. Mas com os jovens e crianças a coisa é muito exigente. É uma disciplina militar , mas não somente no Dojo, nas escolas, universidades e no trabalho. Nos adultos não sofremos no dojo , mas sofremos essa exigência no trabalho, ainda mais os Gaijin's ( estrangeiros), que não estão acostumados com a cultura deles.

 
  -  O conteúdo ensinado é mais abrangente?


Não, pelo menos no dojo que eu treino (esses de bairro ) , o treino é em tradicional, kihon kata , kumite. O básico ou os do programa de exames. No kumite existem treinos diferentes, mas nada muito fora do normal. É jiu kumite, mas usamos luvas e evitamos golpes como empi, hiza geri, nukite e cabeçadas ( que eu nunca decoro o nome em japonês). Algumas vezes treinamos esses golpes e nos permitem usar no kumite(o que é uma pena) , mas controlando sempre ( óbvio).
    
  -As técnicas são mais apuradas?


Como falei antes, não tem muita diferença. Mas tem uma coisa que é preciso ressaltar e era mal visto por mim e meus sempai do Brasil. Devido aos japonês serem  viciados  em trabalho, é comum que  nos dojo's tenham mais de um sensei. No meu caso tenho quatro, todos seguem o treinamento tradicional, mas cada um com um foco diferente. O  "cabeça do dojo" Suzuki sensei ( ele é shihan), foi aluno de Nakayama sensei na época da faculdade, mas não na Takudai, e também é militar do exército ( reformado). Ensina um karate  muito forte, com muita repetição e sempre direcionado ao Budo. Ele sempre faz treinos com os golpes que falei antes, e ta sempre gritando e puxando o máximo dos alunos.
 - Sato sensei é o que eu mais tenho afinidades. Ele foi aluno de Suzuki sensei (assim como os outros dois), mas passou em torno de 7 anos treinando com yahara sensei, inclusive ele é sempai de Kawazaki sensei. O treinamento de Sato sensei é focado no giro do quadril, ele mata você de tanto girar esse bendito. Já houve ocasiões que pensei ter quebrado alguma costela por conta das dores, não tinha o costume de girar o quadril no hikite depois do soco ( eu era da ITKF). Sat sensei também gosta de ensinar karate Budo e algumas coisas  goshindo.
Nishisawa sensei ensina o básico, mas  não é de forma alguma inferior aos outros. E o mais novo dos três é Hase sensei que fica responsável pelo treinamento de competição. Ele ta sempre procurando coisas novas e gosta muito do karate  esportivo, mas sempre com o pé no tradicional.

-    Você sabe o que eles pensam sobre o karate aprendido no Brasil?


Eles não conhecem muito, são poucos que conhecem  o Brasil ( tem japonês que não sabia que tínhamos carros no Brasil). Mas aqui na minha cidade tem muitos brasileiros que treinam karate, não só shotokan. E estão sempre levando  nas competições, sem falar no trabalho de  Francisco Filho sensei, Glauber  e Ademir sensei. Os japoneses conhecem  e respeitam.

 -  Você acha que o japonês é mais comprometido do que os brasileiros no treinamento?

Com certeza!  Em muitos dojo's treinamos sábados e Domingos pela manhã, e são as aulas mais lotadas. Não tem essa de esposa ou namorada reclamando! Nas escolas , a partir dos 15 anos, você pode optar por uma atividade física que vai servir para o currículo escolar  na hora de  ir para universidade. Os que treinam karate se submetem a 3 ou 4 horas de treinos todos os dias, fora os treinos nos dojo's de origem.Karate aqui não é somente um esporte como no Brasil. Os pais colocam seus filhos no karate  e muitas vezes treinam junto para ajudar na educação e ensino do espírito japonês, o Budo aqui é obrigatório. Ainda mais nessa época de "americanização" do Planeta.


Acho que falei de mai se fiz muita propaganda do meu dojo, desculpe se fui pretensioso, mas tive que usar o meu exemplo, e em alguns relatos usei o exemplo de outros dojo's que costumo freqüentar. Uma curiosidade  isso também, só somos  autorizados a visitar outro dojo se o sensei deste tiver ligação direta com o nosso, ou se por acaso  trocarmos de cidade.
Oss!
« ltima modificao: Maio 04, 2010, 11:18:51 por Danielsamurai »
O Homem se mede pela palavra  e não pelo tamanho
押忍 ! Oss!

Offline Anderson Santana CHIKARA

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 101
  • Votos: +0/-0
Re:O Novo espaço do Karate
« Resposta #6 Online: Maio 04, 2010, 11:02:58 »
Pinto San Oss!

 Faltou a ultima parte das respostas...

 Estmamos ansiosos...

 OSS!
Voar para servir! Águia.

Offline Danielsamurai

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 94
  • Votos: +0/-0
  • Pinto Karate Cast, seu podcast sobre karate!
    • PINTO KARATE DOJO
Re:O Novo espaço do Karate
« Resposta #7 Online: Maio 10, 2010, 08:02:52 »
Oss!  A parte B do podcast já está no ar!

PINTO KARATE CAST #02 parte B
A história da JKA no Brasil.
Confiram emwww.pintokaratedojo.wordpress.com[/url]] [url=http://www.pintokaratedojo.wordpress.com]www.pintokaratedojo.wordpress.com[/url] .

Oss!
O Homem se mede pela palavra  e não pelo tamanho
押忍 ! Oss!

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:O Novo espaço do Karate
« Resposta #8 Online: Maio 10, 2010, 18:43:58 »
Obrigado pelas respostas Danielsamurai, muito boas.

Mais uma vêz parabéns pelo excelente trabalho no seu blog, talvez fosse uma boa idéia incluir as respostas nele. Tenho certeza que mais gente tem curiosidade sobre estas questões e talvez outras mais sobre o mundo do karatê no Japão.

Quem sabe não está aí uma oportunidade para um trabalho maior quem sabe um livro, reportagem e etc. Força de vontade, habilidade com as palavras e idéias você já provou que tem, pelo menos para mim rsrsrs.

Aquele abraço,
    Lourival Silva

OSS!

Offline Danielsamurai

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 94
  • Votos: +0/-0
  • Pinto Karate Cast, seu podcast sobre karate!
    • PINTO KARATE DOJO
Re:O Novo espaço do Karate
« Resposta #9 Online: Maio 23, 2010, 11:59:26 »
O blog foi atualizado com o terceiro episódio do Podcast.
Lorival, obrigado pela idéia , você tem razão .
Oss!
O Homem se mede pela palavra  e não pelo tamanho
押忍 ! Oss!

Offline Danielsamurai

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 94
  • Votos: +0/-0
  • Pinto Karate Cast, seu podcast sobre karate!
    • PINTO KARATE DOJO
Re:O Novo espaço do Karate
« Resposta #10 Online: Julho 11, 2010, 08:37:43 »

NO AR MAIS UM PINTO KARATE CAST # 04

Desta vez vamos falar sobre exames de faixas e graduações, conheça um pouco da organização dos exames no Japão e no Brasil  e algumas curiosidades. Quais os problemas e  a opinião sobre o assunto.

Neste Episódio tivemos a participação dos ouvintes via Twitter e  Orkut, fazendo perguntas e dando suas opiniões . Também contamos com a presença de Roberto Sant’ana sensei, 5º dan pela JKA e examinador da JKA – Brasil.
http://pintokaratedojo.wordpress.com
O Homem se mede pela palavra  e não pelo tamanho
押忍 ! Oss!

Offline Glauco-SP

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 90
  • Votos: +1/-0
Re:O Novo espaço do Karate
« Resposta #11 Online: Julho 14, 2010, 11:43:19 »
OSS

Daniel,


Gostaria de te dar os parabéns pelo blog! Eu sempre o acompanho e penso que você faz um excelente trabalho.

Obrigado por dividir tuas experiências, e descobertas.


OSS

Offline Danielsamurai

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 94
  • Votos: +0/-0
  • Pinto Karate Cast, seu podcast sobre karate!
    • PINTO KARATE DOJO
Re:O Novo espaço do Karate
« Resposta #12 Online: Julho 28, 2010, 13:01:53 »
O GUIA DO MOCHILEIRO NO JAPÃO

Bem vindos karateca's ao episódio 05 do nosso podcast! desta vez entrevistando uma galera super legal do Goju Ryu Seigokan , que  vai nos contar como foi a odisséia desses três aventureiros no desbravar das terras Nipponicas!

Bento Marinho,  Emerson Gonçalves e Eduardo Spengler, mostrando como não é fácil conhecer o Japão e realizar um sonho , basta ter coragem e estiveram aqui mostrando as curiosidades e dificuldades que encontraram na sua viagem ao Japão. Confiram!!!

http://pintokaratedojo.wordpress.com

Obrigado pelo apoio Glauco San, estou fazendo o meu melhor para ver se mudo algo .
Oss!
O Homem se mede pela palavra  e não pelo tamanho
押忍 ! Oss!

Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:O Novo espaço do Karate
« Resposta #13 Online: Julho 28, 2010, 16:42:38 »
Ô!!! :D

Esses "pintocasts" são muito descontraídos e até bem engraçados...
muito legal cara!!!

porém, agora vou ter que esperar virar o mÊs, pro meu provedor de internet móvel (que é o que eu uso em casa) liberar a velocidade de novo, pra eu poder ouvir esse podcast aí...

heheeh

valeu pelo aviso!!! (eu nem sabia que já tava no 5... só ouvi até o terceiro!.. )
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Danielsamurai

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 94
  • Votos: +0/-0
  • Pinto Karate Cast, seu podcast sobre karate!
    • PINTO KARATE DOJO
Re:O Novo espaço do Karate
« Resposta #14 Online: Agosto 19, 2010, 10:15:46 »

 
PINTO KARATE CAST # 06 – Malditos Picaretas!!!


Bem vindos karatekas ao sexto episódio do Pinto Karate Cast!
Desta vez abordando um assunto muito polêmico e revoltante, famos falar sobre os picaretas do karate, quem são, o que fazem e como indentificar estes meliantes das artes marciais!
Acesse o blog e confira, você vai gostar, vá por mim que é garantido!
Fiquem ligados na promoção, o PINTO KARATE DOJO irá sortear um DVD original  O melhor do Karate de Naka Tatsuya sensei vol.1, escute o Pinto Karate Cast e saiba como participar!
Oss!
http://pintokaratedojo.wordpress.com
O Homem se mede pela palavra  e não pelo tamanho
押忍 ! Oss!