Autor Tópico: Logotipo do Fórum  (Lida 4897 vezes)

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Logotipo do Fórum
« Online: Fevereiro 27, 2008, 21:01:53 »
Como participante recente deste Fórum, só agora estou prestando um pouco mais de atenção com relação ao logotipo do mesmo.  O design está interessante e bastante sugestivo, mas há um erro de escrita.  Para começar, a letra K, com a nova ortografia da língua portuguesa, já faz parte do abecedário oficial.  A palavra "Karateca.net", conforme está escrita, tem um erro de redundância: ou ela é escrita toda com C (isso levando-se em conta a ortografia antiga) ou toda com K, já que ela é uma escrita literal de uma palavra composta do idioma japonês, "karate-ka".  Para mantermos a pureza da referência, deveríamos escrever "Karate-ka.Net", usando o ífen por conta da composição das palavras japonesas "Karate" (a nossa modalidade de luta) e "ka" (que significa "praticante").  O termo "Net" poderia ser com N maiúsculo para mostrar a importância da rede de computadores que é o elemento através do qual toda esta iniciativa pôde ser viabilizada.  O resto do logo, com o K imitando um quimono e as cores adotadas podem permanecer de acordo com a idéia original, sem descaracterizar a autoria do idealizador. 

Só espero que, no caso dos moderadores do Fórum acatarem essa nova ortografia, que ainda esteja em tempo de fazer a adaptação para as camisetas que vão ser distribuídas no seminário do Carmo.  Caso contrário, paciência.

Saudações   :)
« Última modificação: Fevereiro 27, 2008, 21:21:30 por Troyman »
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
Re: Logotipo do Fórum
« Resposta #1 Online: Fevereiro 27, 2008, 22:35:15 »
Caro Troyman, discordo um pouco da sua interpretação do impacto das novas regras. Acho que as mudanças no fundo homologam o uso da palavra karateca, até pelo argumento dos usos, costumes e tradição já estabelecida. Judoca também é com "c".  Mudar para que? O "problema" era o "k" e agora ele já não existe (talvez só existisse na cabeça de alguns puristas do idioma ;D).

E a mudança do nome pode criar certos problemas, até mesmo porque o endereço internet já é karateca.net. Quanto ao "n" do "net" ser maiúsculo, não vejo necessidade, pois na internet as extensões .com .net .org e outras são mais comumente  apresentadas em letras minúsculas (ainda que funcionem também em maiúscula).

Mas essa é só a minha opinião. E não sou professor de português, muito longe disso. ;)

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Logotipo do Fórum
« Resposta #2 Online: Fevereiro 27, 2008, 22:44:36 »
Pessoal,

O karateca é assim pq era o dominio disponivel e obviamente o logotipo foi feito em cima do nome do site.

 :P
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Logotipo do Fórum
« Resposta #3 Online: Fevereiro 28, 2008, 00:39:35 »
Gakusei

Se você quer ser purista ou, no caso mais extremo, xenófobo, você deveria escrever "carateca" e não "karateca", pois o uso do K no início da palavra não justifica o uso do C no final.  Quando você escreve "judoca" você está sendo purista, pois neste caso o J é e era antes da vigência da nova ortografia uma letra oficial do idioma português e a palavra fica completamente "aportuguesada", e neste caso o seu argumento de comparação não procede.  Agora que o K também é uma letra do idioma português, escrever "karateka", ou "karate-ka" também passa a ser uma forma purista de escrever, com a vantagem de atender ao uso corriqueiro a que já estamos acostumados.  O fato do endereço na Internet já estar estabelecido, esse sim é um problema difícil de ser resolvido, mas que talvez, com um pouco de boa vontade, possa ser contornado.  O fato de deixar o "net" com minúsculas, também não creio que seja um problema.  Agora escrever "karateca" me parece ser um tanto ou quanto sem propósito, refletindo um ar de ignorância e dando a impressão de que o nome foi sugerido por alguém sem muita cultura, o que pode até pesar contra a seriedade do Fórum.  Quanto ao domínio "karateka.net" ou "karate-ka.net" não estar disponível, acho pouco provável.  Mas enfim...

Antes que alguém chegue e me mande aquela do "entrou no ônibus agora e já quer sentar na janelinha!", vou ficar por aqui.  Afinal, as coisas já estão funcionando assim há tanto tempo que, de repente, não vale mesmo a pena discutir sobre o assunto.

Saudações   :(
« Última modificação: Fevereiro 28, 2008, 21:22:43 por Troyman »
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Renê

  • Administrator
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 325
  • Votos: +3/-9
    • Karateca.net
Re: Logotipo do Fórum
« Resposta #4 Online: Fevereiro 28, 2008, 00:42:17 »
O nome veio de uma pesquisa de mercado feito pela Gallup em 2003, onde foi pedido para um universo de 500 pessoas que escrevessem a palavra "Karateca". Os resultados foram:

1. Karateca 87.8%
2. Carateca 9.2%
3. Karateka 1.3%
4. Carateka 0.5%
5. Outros 1.2%

Felizmente, por coincidencia, o domínio "Karateca.net" era o único disponível... Não havia karateka.net, karateka.com nem karateka.com. Pode ser que o carateca ou o carateka estivessem, porém, convenhamos... O nome mais bonito é KARATECA.NET!!

Outro ponto... Não falem mal do logo senão o Pedro manda todo mundo se $%&!...
Karateca.net: A 3ª melhor maneira de se passar o tempo
Acompanhe o nosso twitter: @karatecanet

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Logotipo do Fórum
« Resposta #5 Online: Fevereiro 28, 2008, 00:56:08 »
Está certo.  Não vamos irritar o Pedro, senão...

Agora, 87% pra "Karateca", cá pra nós, êta cambadinha!

Não está mais aqui quem inaugurou esse tópico.

Saudações   :-X
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Logotipo do Fórum
« Resposta #6 Online: Fevereiro 28, 2008, 01:23:20 »
Só mais uma perguntinha:  porque a palavra "NIDAN" ?

Saudações   ???
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
Re: Logotipo do Fórum
« Resposta #7 Online: Fevereiro 28, 2008, 05:47:27 »
Afinal, as coisas já estão funcionando assim a tanto tempo que, de repente, não vale mesmo a pena discutir sobre o assunto.

Caro Troyman, dada a sua grande preocupação com a grafia correta das palavras, recomendo que use  "há tanto tempo" (verbo haver) e não "a tanto tempo".   ;)  E realmente concordo que não há razão para discutir isso.

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Logotipo do Fórum
« Resposta #8 Online: Fevereiro 28, 2008, 07:36:15 »
Troyman

Sou um dos primeiros a entrar neste forum em 2004, e no ano passado os Senseis do forum o promoveram a Nidan.
Devido aos avanços tecnicos (parte de informatica) promovidos no site.  :D

ate o proximo ano poderá ser Sandan e passar a ser hospedado no Japão por tres anos voltando Kenshusei  ;D ;D ;D

OSS

Offline Lyoniki

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 61
  • Votos: +0/-0
Re: Logotipo do Fórum
« Resposta #9 Online: Fevereiro 28, 2008, 09:00:00 »
O nome veio de uma pesquisa de mercado feito pela Gallup em 2003, onde foi pedido para um universo de 500 pessoas que escrevessem a palavra "Karateca". Os resultados foram:

1. Karateca 87.8%
2. Carateca 9.2%
3. Karateka 1.3%
4. Carateka 0.5%
5. Outros 1.2%

Felizmente, por coincidencia, o domínio "Karateca.net" era o único disponível... Não havia karateka.net, karateka.com nem karateka.com. Pode ser que o carateca ou o carateka estivessem, porém, convenhamos... O nome mais bonito é KARATECA.NET!!

Outro ponto... Não falem mal do logo senão o Pedro manda todo mundo se $%&!...

Sou novo neste fórum também, mas, convenhamos que durante décadas os praticantes de Karate no Brasil foram chamados de KARATECAS mesmo, em jornal, revista, etc... E em outros lugares do mundo de KARATEKAS (pois lá o K fazia parte do alfabeto), mas Troyman, a questão aqui não se trata da grafia correta de uma palavra que nem existe verdadeiramente no vocabulário Brasileiro, trata-se de um expressão que já foi estabelecida no Brasil com C no final, basta apreciar a pesquisa, o povo entende como o certo, pois sabe que Karate é com K, mas para fazer um  alusão aos praticantes, coloca o C.

Incluindo o K ou não em nosso alfabeto já eram Karatecas os praticantes de Karate, na verdade, acredito, que os meios-de-comunicação quando iriam fazer matéris a respeito da arte-marcial, preferiam até se referir como: os praticantes de karate doq escolher entre C ou K, hahahaha...

Não podemos esquecer que o fórum aqui já criou sua marca, identidade e trocar agora seria um tanto quanto que sem necessidade, deixando alguns membros que aqui comparecem com menor frequência sem contato com tal mudança e possivelmente perdendo acesso ao fórum.

Nada contra você se considerar um KarateKa e achar KarateCa errado, mas marca é marca e não se discute!

Oss...

E vida longa aos karatecas, karatekas, caratecas, caratekas, praticantes de karate, etc... =P


Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Logotipo do Fórum
« Resposta #10 Online: Fevereiro 28, 2008, 09:35:34 »
Certamente não seria de bomm senso nessa altura mudar o dominio porem agradeço ao  sensei troyman pelo tópico pois pra mim serviu pra aprender coisas que eu não sabia, só por isso o tópico ja tem seu alto valor.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Logotipo do Fórum
« Resposta #11 Online: Fevereiro 28, 2008, 11:29:15 »
Caro Troyman,
essa sua colocação de que o logotipo do site não está correto,é no minimo
um preciosismo irrelevante além de não ser verdade.
Sou publicitário há mais ou menos 45 anos e,sinto-me à vontade para afirmar que um logotipo é apenas uma marca,e está absolutamente correto,pois se fossemos faze-la conforme a sua opinião,deveria ser escrita desta forma;
"Caminho das Mãos Vazias.Net."
Isso de escrever Karate com "c",é invenção de brasileiro que quer mostrar cultura inútil..
Mas Vc. Não está de todo errado,pois acho que hoje em dia muita gente pratica esse tal de  "carate".Isso é até uma boa suigestão para essa outra modalidade nova que estão exercitando em competições.
Mas já que Vc. abriu este tópico,porque não dá umas sugestões novas para votarmos e se possível modificarmos com a devida autorização do Rêne.
Agora se daqui para a frente Vc. se ocupar mais,deixa como está.
rsrsrs
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Logotipo do Fórum
« Resposta #12 Online: Fevereiro 28, 2008, 18:21:25 »
Caramba! Esse tópico está dando pano pra manga.


Gakusei

O fato de eu ter escrito "a tanto tempo" no lugar de "há tanto tempo" não é motivo para represálias da sua parte, pois quando estamos no computador e digitamos com velocidade podem ocorrer erros de digitação, quem não os comete?  Acho até que você já deve ter percebido o quanto eu sou prolixo (às vezes até demais), e eu procuro sempre corrigir os meus textos antes de consolidá-los nos meus posts.  Mas, como eu não sou perfeito, até que meu índice de erros é bem baixo, se compararmos com a grande maioria que posta aqui no Fórum.


Renê

Já verifiquei e realmente os domínios já estão todos ocupados, e como a marca já está estabelecida, tenho mais é que aceitar e, de fato, como já postei, não vou insistir mais neste assunto.


Samurai

Essa explicação sobre o NIDAN é bastante intrigante.  Quer dizer que quando o site ficar com melhores recursos (por ex., facilitar a colocação de fotos nos post) então ele será promovido a SANDAN?  Legal!  Será que ele chega a Hanshi?


Pedro

Confesso que, no final das contas, fui um bocado preciosista.  Mas deixa pra lá.  Pelo menos você ainda não mandou eu ir me f.  Mas vê se não aproveita para colocar outro post só pra me mandar, porque aí eu vou ficar verdadeiramente injuriado.


Saudações   ;)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Lyoniki

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 61
  • Votos: +0/-0
Re: Logotipo do Fórum
« Resposta #13 Online: Fevereiro 28, 2008, 18:37:47 »
« Última modificação: Fevereiro 28, 2008, 18:40:22 por Lyoniki »

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Logotipo do Fórum
« Resposta #14 Online: Fevereiro 29, 2008, 07:36:51 »
Caramba! Esse tópico está dando pano pra manga.


Samurai

Essa explicação sobre o NIDAN é bastante intrigante.  Quer dizer que quando o site ficar com melhores recursos (por ex., facilitar a colocação de fotos nos post) então ele será promovido a SANDAN?  Legal!  Será que ele chega a Hanshi?




Sim poderá, pois todos os avanços do site desde sua criação são por conta do Rene que banca tudo isso sozinho, eu e os outros moderadores colaboramos para manter uma certa ordem e evitar discussões sem necessidade.
O Pedrão fez o logotipo, ja fez panfletos para distribuição no primeiro encontro.
Mais este forum é um sonho de um Karateca, que vem dando certo e criando um grupo de amigos muito bom para o bem do Karate.

Espero ver neste logotipo " karateca.net (Kenshusei Judan gran master dos 1000 estilos). ;D ;D


OSS