Autor Tópico: Sugestão sobre como Citar os Títulos dos Senseis.  (Lida 4060 vezes)

Antoine

  • Visitante
Sugestão sobre como Citar os Títulos dos Senseis.
« Online: Março 22, 2008, 18:48:39 »
Eu havia postado isso num outro tópico, criado por um novo filiado ao Fórum, e seria a primeira resposta naquele. Em respeito a ele, criei este tópico e copio o que lá postei;

"O que eu tenho a dizer não tem extamente a ver com o assunto do tópico, mas com a compreenção do mesmo.

O que pode vir a ser o significado de "Soke"?

Parece que os estilos de Karate competem também neste quesito.

A cada dia eu descubro um título novo.

Se como sempre defendemos, o Karate é na essência o mesmo, como é que as fogueiras das vaidades criam tantos títulos.

Apenas para concluir, Nakayama, Nishiyama, Yahara, Enoeda, Shirai, Tanaka, todos do shotokan - nunca foram nomeados por esse titulos.

Sobre o Kanazawa eu não sei dizer se ele se auto proclamou os títulos que atribuem a ele ou se foi ele mesmo que os auto atribuiu.

De qualquer forma parece ser uma distorção da idéia da titulação e hierarquia no Karate.

Pode ser que amanhã, um desses merdas de 30 anos que se auto declaram 12 Dan de um Karate que ele mesmo inventou, se declare "Soke-Shiran-Donkey-GranMaster". E como nestas nossas Organizações de Karate, o karateca paga e se filia, amanhã vocês estarão tendo que se reverenciar a ele. E ao se dirigir a ele chamá-lo de Grand Master.

Sinistro.

Peço a quem postar aqui se quiser usar um título do citado, use o Dan do Sensei, senão parece uma espécie de competição ridícula.

Oss.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Sugestão sobre como Citar os Títulos dos Senseis.
« Resposta #1 Online: Março 22, 2008, 19:02:24 »
Por aqui temos o SOKE SOMBRA......NINJA..do Rio de Janeiro.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Sugestão sobre como Citar os Títulos dos Senseis.
« Resposta #2 Online: Março 26, 2008, 01:03:03 »
Oss

Nos deviamos nos preocupar com os titulos de nossos Sensei ou seja ,eu sei que:

Carlão Sensei é bom
Roberto Santanna Sensei é bom
Pedro Campanna Sensei é bom
Sasaki Sensei é bom
Massahiro Sensei é bom
Ari Sensei é bom

e outros mais que conseguiram suas graduações suando seus GI e isso sim é importante para sigamos os melhores e nos tornemos um pouco melhores para nos mesmos os que acreditam no que falamos.

Os PSEUDOS graduados que há muitos um dia vão estar na nossa frente e revolverenos facílmente se eles são ou não portadores de mérito.

eu tenho uma lista que venho riscando um a um cada vez que posso e ainda vou riscar alguns mais  :D :D :D :D :De olha que sou ruim pra cacete.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Jose Fernando Pimentel

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 272
  • Votos: +5/-5
Re: Sugestão sobre como Citar os Títulos dos Senseis.
« Resposta #3 Online: Março 26, 2008, 02:02:47 »
Antoine, eu entendo a sua visão da coisa, mas deixa eu colocar um ponto de vista diferente.

Antes do Karate ir para o Japão e nas outras artes marciais pré-restauração Meiji, não existia a graduação por numero. As artes marciais classificavam os professores por nome, como sensei, kioshi, shihan e outros nomes que sensei Troyman já declinou aqui, e essa nomenclatura se chamava sistema Menkio. O Maior mestre em uma arte marcial era chamado de Menkio Kaiden. Era só uma forma de classificação, com um exército chama de cabo, sargento, até general. O uso de 1o. dan, 2o.dan, foi uma introdução feita por influência do Jigoro Kano já no século 20. No entanto as escolas mais antigas não abandonaram a classificação tradicional, mas ao invés disso adotaram a nova classificação em paralelo a já utilizada. Por isso um 4o. dan é sensei, um 5o. dan é shihan, um 6o. dan é ...

Não é invenção não, é apenas um modo de nomenclatura em paralelo a outro. Alguém se dizer shihan é utilizar uma forma mais antiga de colocar sua antigüidade no escola que participa.

Oss.





Oss.

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
Re: Sugestão sobre como Citar os Títulos dos Senseis.
« Resposta #4 Online: Março 26, 2008, 09:57:38 »

Pimentel, vc está só tentando perpetuar a confusão iniciada pelo post do Troyman em outro tópico. Pra começo de conversa o Karate em Okinawa não tinha relação direta com as artes marciais antigas do Japão. Ele não era praticado pelos samurais, e muito menos no Japão no passado. O uso desses títulos por algumas organizações do karate é sim um fenômeno recente e cada vez mais frequente, pelo grande desejo de satisfazer os egos de praticantes que em muitos casos não conseguem expressar seu karate de uma forma convincente.

O sistema de títulos e certificações existia tradicionalmente na outras artes marciais Japonesas. Como já disse anteriormente,  não é verdade que os dans e titulos (renshi, kyoshi e hanshi), quando usados modernamente, estejam necessáriamente ligados aos dans como parece ocorrer na Shorin e muito menos sejam usados por todos no karate.

Não existia o diploma de Menkyo Kaiden, usado em outras artes marciais, em Okinawa. Veja essa citação de um aluno do mestre Chibana (Pat Nakata):

Citar
When I went to Okinawa, I was still unclear about the meaning of menkyo kaiden. I asked Chibana Sensei (Head of the Okinawa Shorin-ryu Karate-do Association) and he gave me the following explanation:

In Okinawan karate, the term menjo (diploma) was used, rather than menkyo. A "Shihan no Menjo" (expert teacher/master diploma/certificate) was awarded in place of a menkyo kaiden. A Shihan no Menjo superceded ranking in determining seniority.

E veja na citação (de um mestre da Shorin), que o diploma era independente do ranking. E que o título de shihan estava associado a esse diploma e não a uma dada graduação. Ou seja, hoje há muita invencionice. Para se conseguir muitos desses diplomas em Okinawa (e graus elevados), hoje, é só uma questão de preço, como bem diz o André Bertel.

E concordo plenamente com o yama, quem é bom é fácil de ver. Há muitos supostos senseis cheios de titulação (e de dans) que não valem um tostão furado, ou um kimono furado.

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline Jose Fernando Pimentel

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 272
  • Votos: +5/-5
Re: Sugestão sobre como Citar os Títulos dos Senseis.
« Resposta #5 Online: Março 26, 2008, 13:01:07 »
Gakusei, eu concordo com você que em Okinawa não havia na antigüidade o uso desta nomenclatura, até porquê o Karate era treinado escondido. Mas havia uma classe nobre em Okinawa que muitas vezes treinava Karate, e quando ele começou a sair da clandestinidade, essa classe passou a utilizar essa nomenclatura, como ocorria com outras artes. Realmente não havia essa prática em Okinawa, mas ela foi adotada antes de surgir a classificação por dan.

Agora, concordo com você que tem um bando de gente que está utilizando isso para se valorizar ou para acarinhar o própio ego. Eu também não uso nada disso. Quando estou dando aula eu sou "sensei", quando estou treinando sou o "Zé".

Quanto ao título de Menkyo Kaiden realmente não podia haver em Okinawa. Esse título era concedido pelo Imperador ou algum senhor feudal de importância. O fundador do Wado-Ryu era Menkyo Kaiden de Shinto Yoshin Ryu Atemi Ju-Jutsu.

Em Okinawa a sistematização de escolas como vemos hoje é um fato que percorre o final do século 19 e início do 20.

Oss.