Autor Tópico: A Humildade!  (Lida 5484 vezes)

Lezon

  • Visitante
A Humildade!
« Online: Julho 07, 2007, 12:26:06 »
Meus caros amigos,

O assunto que vos trago, já foi sabiamente aflorado e muito discutido num fórum existente em Portugal e que foi obra de uma Karateca amiga, a Rossana Garcia, que é uma excelente praticante de Shito-Ryu. Vou utilizar parte do seu texto para torná-lo mais apetecível para que possamos vir a receber as vossas opiiões sobre a questão, já que estive pesquisando  e não vi que o assunto tivesse sido tratado, pelo que o acho de todo em todo pertinente fazê-lo, dadas as sensibilidades existentes.   

Efectivamente, muito se fala de ética, de disciplina e de outros pilares da nossa prática, que bebe avidamente em profundos rituais militares, fruto da época onde brotou e da forma como tem sido ao longo dos tempos veiculada, nunca esquecendo as suas origens, enriquecida e alicerçada em sólidas tradições japonesas. A Humildade tem sido  geralmente utilizada com arma de arremesso em dissertações completamente vazias... Gosta-se  muito de simplificar tudo e reduzir a problemática a algo como “se a humildade é uma virtude humilde. Porém,  quem se vangloria da sua,  mostra simplesmente que esta lhe falta”. Mas será assim tão simples?

O Karaté é um oceano de grandes Mestres e com um manancial de títulos, cargos e egos, o que propicia a ferocidade do meio. Nesse mar imenso vão desaguando os que o são e não o publicitam, os que dizem que os são e fazem questão de assim ser e até mesmo os que nem de perto nem de longe deviam ser confundidos com tal espécie,  lá andam. Mal ou bem eles lá estão aturando-se uns aos outros.

A Humildade é para mim uma aceitação tácita de uma realidade que está intrinsecamente fundida na verdade e que é uma virtude que confere com exactidão a grandiosidade da pessoa humana, mas também mostra a fraqueza, a modéstia, a pobreza e o respeito, a reverência e a submissão.

Que dizer quando temos no nosso próprio dojo colegas a enveredarem por lutas fúteis e por protagonismos? Que dizer quando vemos colegas a fazer de outros colegas autênticos sacos de treino? Que dizer daqueles que constantemente vomitam o seu ódio pelo vizinho do lado? Será que para sermos considerados teremos necessidade de mostrar que somos melhores? Ou que temos de ser mais  graduados? Ou ser mais sapientes? Ou ainda termos mais medalhas? Isso é que fará com que sejamos considerados? Haverá necessidade em nos projectarmos sobre outras pessoas quando estamos realmente de bem connosco? 

Reflictam sobre isto e vejam bem o quanto tudo isto foi ou vai pesando na vida de cada um, e digam o que se oferecer sobre o assunto.

Saudações amigas. Hai!! Oss!!
Lezon 

 
 
 

arthur

  • Visitante
Re: A Humildade!
« Resposta #1 Online: Julho 08, 2007, 00:03:03 »
A Humildade nada tem a ver com submissão, grandeza, fraqueza ou pobreza de espírito. Tê-la, ou não, em nada se relaciona com tudo isso que voce falou acerca de impor respeito, graduação, se sobrepondo.

Você não precisa ser INDISCRETO para ser SOBERBO, tampouco precisa ser CAPACHO para ser HUMILDE.

Quando pensar em Humildade, pense em CONSCIÊNCIA.

OSS
« Última modificação: Julho 08, 2007, 00:04:58 por arthur hess »

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: A Humildade!
« Resposta #2 Online: Julho 08, 2007, 12:09:20 »
Como dizia vovó: - "Quem muito se abaixa mostra a bunda"
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Saulo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
  • Votos: +0/-0
Re: A Humildade!
« Resposta #3 Online: Julho 08, 2007, 12:15:02 »
Quero apenas deixar minha contribuição para este assunto fazendo minha as palavras de um pensador do passado... Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria... A humildade antecede a honra... Oss

Lezon

  • Visitante
Re: A Humildade!
« Resposta #4 Online: Julho 08, 2007, 19:05:56 »
Não há dúvidas nenhumas de que o tema foi  pertinentemente apresentado aqui neste fórum. Com efeito, pelo que se tem observado, verifica-se constantemente que a humildade só faz parte de alguns…

De facto, a humilde, é cada vez mais raro encontrar-se nas pessoas. A vida não é assim tão difícil, as pessoas complicam-na imenso e tornam-na realmente difícil. Infelizmente, nunca se sabe o que vai na cabeça delas…de repente, aquilo que nos parecia ser algo de bem e de concreto, descamba e se revela no mais duro e sentido desencanto.


O facto de se estar virtualmente “escondido”, não lhes dá o direito de descarregarem a sua bílis em cima de tudo e de todos…Têm todo o direito em opinar e discordar, mas já não têm o direito de utilizar palavras menos próprias a agredir quem deles opina ou discorda por pensarem de forma diferente. Depois, perante essas divergências, mostram bem o quanto são orgulhosos e quanta falta de humildade têm, que é o que se tem verificado aqui em outros tópicos. E esse orgulho pode ser tanto mais descabido quanto é a falta de humildade daqueles que passam o tempo vangloriar-se ou a  impingir-nos os seus feitos hercúleos – alguns imaginários - do tempo da carochinha. Quando digo isto não me refiro concretamente só ao Karate, mas sim em todos os aspectos da nossa vida social.

Sinceramente que eu esperava que o tema tivesse mais participações, mas infelizmente até agora só contém duas opiniões para além da minha. Porque será?...

Hai!!! Oss!!! 

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: A Humildade!
« Resposta #5 Online: Julho 08, 2007, 19:55:09 »
Caro Lezon,

Há pouco tempo atrás, trocando idéias com o Sensei João Pereira da Escola em que treino, chegamos a uma conclusão interessante em face do que presenciamos no dia-a-dia em alguns alunos.

Não há que se confundir humildade com simplicidade.  Muitas vezes as pessoas são simples mas não são humildes e vice-versa.  A verdadeira humildade não vem simplesmente da boca, mas sim do coração. O falso humilde, o tempo o revela e, na seara do Karate, penso, só aquele que de fato se considera um eterno aprendiz assim pode se exteriorizar naturalmente.

Não penso, que a humildade mostre as faces da submissão e fraqueza, mas sim um profundo respeito pelo seu semelhante que pode te trazer conhecimento, seja ele, no karate, faixa branca ou 10º Dan, ou seja, não substimo e nem superestimo quem quer que seja, apenas registro aquilo que realmente é significativo para a minha pessoa como aprendizado, mas não deixo de ouvir.

Submissão, penso, está mais ligado ao capacho e a fraqueza, no sentido colocado, à uma personalidade fraca que não tem nada haver, a meu sentir, com humildade.

Nem de longe fui na sua profundidade, mas julguei importante salientar o que penso sobre o tema.

Oss !!!

Antonio Pêcego - Araguari/MG
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: A Humildade!
« Resposta #6 Online: Julho 09, 2007, 01:29:53 »
A HUMILDADE É UMA VIRTUDE DE QUEM NÃO TEM OUTRAS.
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +1/-19
Re: A Humildade!
« Resposta #7 Online: Julho 09, 2007, 12:07:07 »
Caro Pecego,

 Consideracoes perfeitas as suas sobre Humildade e simplicidade.
Parabens, penso tambem como vc!!!
 Infelizmente as pessoas deste pais nao entendem muito bem essas diferencas....
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Ricardo Borges

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 29
  • Votos: +0/-0
Re: A Humildade!
« Resposta #8 Online: Julho 09, 2007, 13:16:19 »
Amigos,

Um texto de Carlos Castañeda que me foi dado pelo Sensei Roberto Pimentel faz alguns anos diz o seguinte:

"A autoconfiança do Guerreiro não é a autoconfiança do homem comum. O homem comum procura certeza aos olhos do observador e chama a isso autoconfiança. O Guerreiro procura impecabilidade aos próprios olhos e chama a isso humildade."

Penso que estas palavras expressam muito bem o que é a humildade para os que lutam...

Paz e amor,

Ricardo Borges
"Vida é mulher do lado e seja o que Deus quiser!!!" Oscar Niemeyer

Lezon

  • Visitante
Re: A Humildade!
« Resposta #9 Online: Julho 09, 2007, 15:07:35 »
Prezados,

Ainda bem que o tópico começou agora a ser opinado, pelo que eu venho car mais uma pequena achega.

Com efeito, o verdadeiramente humilde procura formar a consciência na abase de  princípios moralizadores, pede conselhos a pessoas rectas e experentes e ouvir os outros independentemente do seu estatuto e sobretudo não julgar ninguém pelo mesmo.

No concreto, os outros observam-nos de fora e com mais objectividade do que nós mesmos. Além disso é preciso tirar experiência dos próprios actos, examinarmo-nos com frequência e corrigir os erros. Mas para isso é preciso ser humilde para reconhecer e rectificar os erros, pelo que ao fazê-lo, estamos a adquirir uma imensa sabedoria que nos dará capacidade de poder ajudar os outros.

Todo o ser humano erra e está sempre a aprender até ao fim dos seus dias,   e eu me revejo nisso mesmo. Ser-se humilde não significa subserviência, disso não se tenha a menor dúvida.

Saudações

   


Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: A Humildade!
« Resposta #10 Online: Julho 09, 2007, 17:26:09 »
Esse é o topico mais politicamente correto ja criado nesse fórum. A humildade é...bla bla bla.... Vou criar um tópico intitulado o politicamente correto. Desculpem me, não quero oender ninguem, mas ja é hora de sermos mais verdadeiros, menos hipocritas, talvez por ai passe algo que tenha a ver com humildade. Que $%&! é humildade?  A unica coisa que se colocou aqui foi um bando de frases feitas.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Lezon

  • Visitante
Re: A Humildade!
« Resposta #11 Online: Julho 09, 2007, 17:39:53 »
é...

Hipócritas??? Que $%&! é a humildade???

Eu não tinha dúvidas nenhumas de que neste fórum a hipocrisia e a falta de humildade paira a toda a hora e momento.

Cada um deve responder por si...

Só lamento que se messam todos pela mesma bitola.

Hai!!!
 

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: A Humildade!
« Resposta #12 Online: Julho 09, 2007, 18:03:45 »
Releia esse tópico sensei Lezon. Apenas frases feitas que devem ser medidas pelo dia a dia de cada um. E outra coisa, humildade talvez seja um assunto pertinentye em um pais europeu que faça parte da comunidade, brasileiro ja é humilde em demasia abaixando a cabeça pros outros.
O senhor criou esse tópico porque? Porque só se discute nesse forum karate de competição X karate tradicional e muitos discordam de suas posições? Eu particularmente respeito sua graduação e vivencia superior a minha no karate estando assim aberto a todas as suas colocações sobre o assunto, agora, esse tópico de humildade nada mais é do que essa avalanche de posiçoes politicamente corretas que permeia o mundo ocidental nos ultimos 15 anos e que nada mais reflete do que a hipocrisia generalizada que a sociedade virou. Releia essas mensagens cheias de frases feitas sensei. Se o senhor tem posiçoes a favor do karate desportivo e do saltitar tecnico, por favor, as coloque pois são de grande valia, agora, com todo respéito esse tipo de tópico me irrita como uma gota dagua de toda hipocrisia que ja vivemos no mundo real, fora do virtual e me sinto no direito de expor isso.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Lezon

  • Visitante
Re: A Humildade!
« Resposta #13 Online: Julho 09, 2007, 18:41:46 »
Caro Avi,

Eu criei este tópico sem hipocrisia nenhuma, porque a humildade é igual no Brasil e em qualquer parte do mundo!

Sobre a hipocrisia devo dizer-lhe que é algo que abomino.

Se tem estado atento ao que eu tenho comentado neste fórum e noutros tópicos, eu sempre disse que sou pelo Karate tradicional, pois é nele que eu me sinto completamente realizado. No entanto, disse também que não sou contra o Karate esportivo, porque estou à vontade para reconhecer o que ele trouxe de bom, tal como estou à vontade para dizer o que não presta.

Eu sou europeu sim mas não quero saber do que é politicamente correcto. Esta sim, sei que é uma frase feita. O que eu quero e procuro sempre é andar de bem comigo mesmo, o que só por si faz com que proceda com lisura de processos perante os outros.

Se o tópico o irrita, peço desculpa por isso, mas a minha intenção como por certo compreenderá, não é essa. Respeito a sua opinião, como neste momento respeitarei por mais algum tempo a minha e a dos outros, pelo que quando achar oportuno eu retirarei o tópico.

Saudações. Hai!




Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: A Humildade!
« Resposta #14 Online: Julho 09, 2007, 19:02:23 »
Acho sinceramente que o problema esta na palavra HUMILDE.

Depois de reler isso aqui me veio na cabeça que humilde em Portugal seria o antonimo de arrogante, enquanto no Brasil é sinonimo de coitadinho.

O porteiro é humilde, o Rei nunca. Acho que é isso.

Eu por minha vez não sou humilde nem arrogante sou côncio.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ