Autor Tópico: CONSELHO DE EDUCAÇÃO FISICA NÃO PODE INTERVIR NO ENSINO DAS ARTES MARCIAIS OUTRA  (Lida 10952 vezes)

Neto110

  • Visitante
Isto aqui está errado:

Citar
a estrutura do curso de educação física dá pouco suporte para AM, sim

...ela, na verdade, naõ dá suporte nenhum.

Conheço so currículos, sei a lógica que são formados. Eles naõ dão suporte nenhum apra o professor assumir posição nenhuma se ele naõ complementar com muito esforço pessoal, exatamente do mesmo modo que nas artes marciais.

OU seja, de certo modo a educação física tem o mesmo caminho que os professores de artes marciais.

No karate, em particular, chegamos à faixa preta para começar nossa jornada e na educação física, se pega o diploma para começar a aprender.

Igualzinho a qualquer cosa, há e sempre houve picaretas no karate, na educação física e e todas as outras atividades humanas.

Sobre a questão do proveito das matérias da EF no Karate, você precisa definir a que graduação você se refere: a de treinador ou de professor? Aqui em nossa cidade, a UFG forma professores e sei bem o que é estudado lá.

No karate a questão ém muito complexa: naõ há teoria: temos prática. O que aprendemos é fazendo e a sabedra se transmite na lógica tradicional. O fato de não estar escrita em livros não a torna menos válida ou importante.

A exigência de ser professor de EF ou ser "treinado" ou qualificado pelos professores de EF para exercer o ensino do karate é uma tentativa de adulteração (posso chamar de corrupção também) de uma vivência cultural para que caiba em nossas concepções ocidentais pseudocientíficas rasteiras como nossa arrogância.

Aliás, sobre a ciência, recomendo a leitura do autor Rubem Alves em seu livro (é de bolso, e gostoso e rápio de ler): Ciência e Sapiência.




Offline Juliana

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-0
Bom, não vou me meter a dizer que você não conhece a estrutura de TODOS os cursos de educação física... Mas tudo bem. Eu faço graduação para treinamento, desde a iniciação ao alto rendimento e posso dizer que aqui, as Artes Marciais tem (mesmo que pequena) a sua contribuição dentro do curso de EF. E sobre o fato de karatê não ter teoria... acredito que se o fizéssemos, encontrariamos resultados muito próximos aos que os japoneses sugerem "na prática" (citando por exemplo questões biomecânicas). Não estou dizendo que um professor que acabou de se formar pode dar aulas de karatê. Obviamente ele precisa ser karateca e também sou a favor de que seja faixa preta. Mas não acho que só o fato de ser faixa preta é determinante, na atualidade. O que se estuda na EF agrega muitos valores interessantes na prática profissional, inclusive com o karatê. E posso ressaltar também, que todos os esportes ou atividades físicas tem sua carga cultural... não estão estes também sendo violados? Porque só o karatê não pode? Porque acreditamos seguir a nossa prórpria filosofia??? Acredito não ter mais nada a acrescentar. Abraços, oss! :)
"A inteligência é quase inútil para quem não tem outras qualidades." (Alexis Carrel)

Lezon

  • Visitante
Caro e amigo Augusto,

O Augusto disse:

" Isto aqui está errado:
Citar
a estrutura do curso de educação física dá pouco suporte para AM, sim

...ela, na verdade, naõ dá suporte nenhum.

Conheço so currículos, sei a lógica que são formados. Eles naõ dão suporte nenhum apra o professor assumir posição nenhuma se ele naõ complementar com muito esforço pessoal, exatamente do mesmo modo que nas artes marciais."


Agora digo eu:

Desculpe, mas eu, muito embora compreenda o que dizer, sou obrigado a discordar, pois, na verdade, há professores e doutores em EF que nada sabem, mas outros há que sabem muito de como funciona todo o corpo humano, e também muito de Karate.

Portanto, há casos e casos…por exemplo, eu vou falar de alguém que é português e que já é reconhecido internacionalmente, sendo convidado para dar palestras em Espanha, Fraca e Inglaterra. Se ele fosse americano não tenho dúvidas nenhumas que já todo o mundo o conhecia como uma sumidade, disso não tenha  a menor dúvida.

Antes de citar seu nome, devo dizer-lhe que ele é 5º. Dan de Karate Goju, é formador em várias áreas, é professor doutor em Motricidade Humana / Ciências do Desporto e Desportos de Combate, e acima de tudo, é uma excelente pessoa. 

Meu amigo Augusto, ele dá formação, palestras e toda a sua teoria é exemplificada com a prática. Conhece toda a Biomecânica do corpo humano e mostra o que não deve ser feito nos tais aquecimentos e todos os porquês. Lhe garanto que o amigo Augusto estaria de bom grado um dia inteiro, só a ouvi-lo, só que ele o faz com práticas também.

Um homem destes não interessa ao Karate? Bom, ele é ABEL FIGUEIREDO, e podem pesquisar na net. No entanto, o link abaixo retirei-o na internet referente a um Congresso feito em Abril deste ano em Portugal.

Não é do meu estilo de Karate, somos somente bons amigos. E não duvidem que se um dia alguém o desejar cá ter, eu intercederei junto dele.

http://www.adiv.pt/ccamdc/conclusoes.pdf
 
Com isto quero apenas dizer que há casos e casos...

Saudações!
 
 

Lezon

  • Visitante
Bom, eu não tinha visto o que disse a Julinmiduim que. no essencial, já vai ao encontro do que eu disse.

Aproveito para pedir a ela que mude de Nick, pois é uma chatice ter que escrever o que tem!!! heheheheheh

Hai!!!  Oss!!!

Neto110

  • Visitante
Lezon, eu conheço artigos de quem me citou, mas continua namesma: o currícuo de EF é voltado para formar professores de cultura corporal ou preparadores físicos e professores de karate naõ são nem uma coisa nem outra.

Mantenho o que disse: o curso de educação física não prepara ninguém para ser professor de artes marciais. Para tal, é obrigatório uma outra formação, ou seja, quem tem as 2 qualificações teve 2 formações diferentes.

Lezon

  • Visitante
Caro Augusto,

Agora foi um pouco mais explícito, diz:

" Mantenho o que disse: o curso de educação física não prepara ninguém para ser professor de artes marciais. Para tal, é obrigatório uma outra formação, ou seja, quem tem as 2 qualificações teve 2 formações diferentes."

Concordo a 100% com isto, aliás, num fórum identico a esta em Portugal, eu fui dos que bati e rebati que um licenciado em EF não é sinónimo de competência no Karate, este é que lhe poderá dar a sabedoria e a competência dentro dele.

Mas convenhámos que um Karateca a sério e possuidor de uma licenciatura em EF é alguém com muito interesse no Karate.

Hai!! Oss!!   

Neto110

  • Visitante
Entendo quando um karateka faça esta especialização, mas entendo quando naõ faça. Eu sou médico psiquiatra. Faço karate e aprendo o que preciso de preparação física estudando.

Não sou, nem quero ser preparador físico de atletas de ponta (porque não concordo com a lógica do atletismo de ponta), mas se fosse o caso, aí, eu concordo que precisaria fazer uma especialização.

Para a maioria dos professores, a formação fora da faculdade dá conta do karate como prática corpotal ligada a uma cultura, nõ há necessidade de nenhuma complementação.

Só os que cairem na esparrela que o karate é só esporte e que todos devem ser atletas de alto rendimento é que precisarão fazer cursos e ficar correndo atrás de elefantes cor de rosa.

Offline Juliana

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-0
Treinamento físico, concordo... mas também para o ensino de uma prática física ou esportiva, seja ela qual for... Bom... Jose Lezon, já alterei o meu nome, risos. Espero que esteja mais satisfeito! :D Oss!
"A inteligência é quase inútil para quem não tem outras qualidades." (Alexis Carrel)

Neto110

  • Visitante
Juliana, o "seja ela qual for" que você colocou em seu texto já foi usado para ridicularizar vocês mais que uma vez.

Vou insistir porque sei que você só está repetindo algo que ouviu como verdade absoluta, ams naõ é: é uma idéia supervalorizada de alguém que estava te vendendo uma idéia que lhe tira a autonomia e, por isto, precisa ser vendida assim.

Atividade física é algo inerente ao homem, sempre haverá gente fazendo atividade física porque é natural do homem fazer isto: os teóricos do CREF/CONFEF querem a hegemonia de todas as atividades físicas, numa afronta ao bom senso, com propósitos nitidamente financeiros.

Já foram condenados em amis que uma instância por terem feito este tipod e falcatrua que estou acusando: cursos cobrados quando nem deveriam existir, negociatas condenadas com empresas que pertencem aos diretores do sistema e por aí vai.

CREF naõ pode regulamentar arte marcial pelo mesmo motivo que naõ pode regularizar a dança porque ambas tem uma faceta física mas a faceta pirncipal delas é a cultural e a cultura naõ pertence a grupo nenhum.

Repito: defender intensamente um ponto que, na prática dá poder e dinheiro para alguns é complicado, a menos que este poder e este dinheiro, de fato vá para você, aí é coerente. Mas como você já se identificou como estudante, sei que não é o caso.

Procure as razões dos alunos e professores de educação física que combatem o sistema e entenda as razões deles, sem compromisso e depois venha conversar conosco, vai te dar mais autoridade nas argumentações contra.

Para ilustrar o que estou falando, leia aqui:

http://mncref.vilabol.uol.com.br/boletim.htm

aqui:

http://www.mncr.rg3.net/

OU melhor, você conhecia estes sites e as informações que eles contém, não é?

Lezon

  • Visitante
Sobre o assunto em questão acho que está tudo dito.
Agora só agradeço à Juliana ter acedido ao meu pedido.
Hai!! Oss!!

Offline Zkorpione

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 149
  • Votos: +0/-0
Citar
Só os que cairem na esparrela que o karate é só esporte e que todos devem ser atletas de alto rendimento é que precisarão fazer cursos e ficar correndo atrás de elefantes cor de rosa.

Elefantes cor de rosa  :) :D :D :)

Gostei bastante do cartaz do MNCR, bem bolado e buscaram uma frase lá dum movimento bem antigo. Proletariado do mundo, uni-vos! 8)
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Oss

E eu pensando que Juliminduim era uma homenagem a personagem da menininha que esculhambava o Charlie Brown e o Lino,com tiradas excelentes,e só chamava o Charlie Brown de minduim ;D ;D ;D ;D

Mas para não confundir mais ninguémainda mais eu que não sei nem escrever com lápis,imaginem ficar escolhendo letras no teclado, a Juliana como grande colaboradora de Sasaki Sensei achou uma outra maneira de nos ajudar :D


Qto ao Cref,na sexta-feira eles fizeram bom uso >:( >:( >:(do dinheiro recebido dos Prof. colocando um comercial em homenagem ao profissional de Educação Física,fiquei muito sensibilizado, mas preferia um curso ou dois cursos por ano em troca do desfalque da anuidade que eles praticam >:( >:( >:( >:( >:( >:(

Oss
alberto/Santos.

yama-Alberto S. Almeida

Offline Juliana

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-0
Augusto: Agradeço até pela sua insistência, mas obviamente não sou um papagaio para apenas reproduzir o que dizem por aí, e gostaria que me identificasse como alguém que pensa, tanto quanto você. O fato de que minhas idéias são diferentes das suas, não significa que eu não sei o que estou dizendo... Não estou aqui segurando um cartaz "eu sou a favor da picaretagem do CREF"... mas, como tudo aqui no Brasil, eles não conseguem fazer satisfatoriamente o que se propoem, eu também sei disso. Só estou dizendo que, se a gente for parar pra observar tudo que está errado no nosso país e cruzar os braços, gastando energia apenas pra dizer "está errado" as coisas não vão mudar porque um duende quis assim. Nós precisamos nos movimentar... aliás, como diria Rosa Luxemburgo "Quem não se movimenta não enxerga as grades que o predem". Estou dizendo, é que se o CREF não faz nada pra nos ajudar, nós, que pagamos anuidade para eles é que precisamos exigir... quanto a questão física/cultural, acredito não necessitar mais discutir, já que é a sua opinião e a minha. Aliás, não estou defendendo o CREF, tanto pelo que você citou, de não receber nada por isso, mas estou expondo aquilo que penso, e sei que isso é direito meu, já que estamos num fórum. Agradeço pela paciência de ler um pouco, mesmo que ache as minhas idéias ridículas.
Yama, realmente o "minduim" vem do desenho do Charlie Brown, mas por outros motivos... risos, é um apelido de família. Aliás, você me conhece?
"A inteligência é quase inútil para quem não tem outras qualidades." (Alexis Carrel)

Neto110

  • Visitante
Juliana, primeiro, desculpe se pareceu que eu estava menosprezando você. De modo algum! Aprendi como lutador a nunca menosprezar ninguém.

Já conversei com muitos alunos de educação física que mantinham uma postura de defesa ao CREF só por naõ ter conhecimento do antagonismo sério contra ele.

mas continuo insistindo que educação física e Artes marciais são primos, não podem ser gerenciados pelo mesmo organismo. :)

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Oss Juliana

Ainda não nos conhecemos,mas haverá oportunidades para isso,deve haver um encontro em breve aí em São Paulo,assim teremos a chance de conhecer mais uma karateca que vem de acordo dos nossos pensamentos e encrencas, e eu continuo contra o Cref,afinal sou sempre do contra, mesmo qdo meu lado está a favor :D :D :D

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida