Autor Tópico: karate e kung fu  (Lida 13967 vezes)

Offline DoghQuch

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 318
  • Votos: +0/-7
    • Instagram
karate e kung fu
« Resposta #15 Online: Abril 11, 2007, 10:45:20 »
Sou obrigado a dizer que isso realmente confunde um pouco a cabeça no começo.

Mas veja, as circunstâncias colaboraram bastante. Na época eu estava na faculdade e não tinha como treinar karate porque os horários não batiam, fazia Tai-chi as 7 da manhã e kenjutsu de sábado pela manhã...preferia fazer alguma coisa do que ficar sem fazer nada pq não dava pra treinar karate.

Hoje, o trabalho me toma um tempo completamente inconveniente, não consigo ter uma constância nos meus treinos, então fazer uma outra coisa como capoeira me ajuda manter a forma mesmo não indo frequentemente no karate.

Bem...de qualquer maneira perdi toda a pretensão de ser um grande karateca já faz algum tempo. Mas não desisto disso por nada pq entendo os benefícios que traz para minha vida.

Talvez, seja uma questão de objetivo mesmo, nunca fui fazer nenhuma dessas outras coisas pensando eu me graduar ou melhorar meu karate ou nada parecido.
"E depois de tudo, c?u e terra a? est?o, como se nada tivesse acontecido.
  A essa altura, a vida e as a??es de um homem t?m o peso de uma folha
  seca no meio da ventania..."

Kaiko

  • Visitante
karate e kung fu
« Resposta #16 Online: Abril 11, 2007, 14:15:55 »
DoghQuch,

O que é ser um grande karateca prá você? Alguém que conquista medalhas, ou que pratica com afinco, com persistência, sem se preocupar com tempo, faixa ou no dia em que precisar usar na rua? Perseverança é karatê.

Estou quase sem tempo livre e sem dojo para treinar, mas tenho procurado com insistência um local onde se pratique KARATÊ (assim mesmo, em maiúsculo) para continuar meu aprendizado. Não tenho nenhuma ambição com relação a campeonatos e nem de me tornar imbatível. Não que eu seja o correto, ou que isso seja a verdade absoluta, é apenas o modo que penso.

OSS

Offline Maximus-Decimus

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://eusoueunemmaisnemmenos.zip.net
karate e kung fu
« Resposta #17 Online: Abril 11, 2007, 17:40:57 »
Primeiramente Oss:


Neste campo de treinar mais de uma arte marcial eu sou bastante pragmático.

Hoje em dia devido a ausência de um bom KARATE em minha cidade, um Karate que independente do estilo seja um autêntico seguidor do Budo estou treinando Kickboxing o que é também um excelente esporte de combate e digo para todos que calçar umas luvas de Boxe e colocar um protetor bucal não faz absolutamente mal a ninguém e ajuda a muitos praticantes de Karate a se soltarem e aprenderem mais malandragem e destemor na hora de receber socos e chutes.


Mas meu coração é pelo Karate e morro defendendo esta arte marcial.

Sobre o aspecto de treinar mais uma arte marcial eu particularmente não treinaria mais uma arte marcial considerada "striking" ou seja que foca a sua luta em socos e chutes, cotoveladas e joelhadas, eu treinaria alguma coisa diferente, alguma arte marcial considerada "Grappling", artes versadas em projeções, imobilizações, estrangulamentos, torções e chaves.

Sendo assim abre-se uma gama muito grande, temos: BJJ, Judo, Shuai Jao (Uma espécie de "Judo Chinês"), Wrestling, Aikido, Ju Jutsu japonês etc...

Casam-se perfeitamente com as técnicas do Karate são as técnicas de Judo e do Brazilian Jiu Jitsu e suprem algumas lacunas que o karate não tem pretensão em suprir, pois o seu enfoque difere das artes antes enumeradas.

Eu hoje estou treinando Judo conjuntamente com Kickboxing, para mim está sendo uma grata surpresa, aprendi muitas coisas interessantes e que no aspecto de luta podem ser realmente e eficazmente útil a qualquer um de nós.

Mas tb concordo com os posts anteriores, acima de tudo vc tem que acreditar naquilo que treina, pois caso contrário sinceramente não sei o que vcs estariam fazendo treinando algo que não acreditam ser útil.


Oss!!
orruptio Optima Pessima - A corrupção dos melhores é a pior.

Offline Molina

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Votos: +0/-0
karate e kung fu
« Resposta #18 Online: Abril 11, 2007, 18:59:39 »
Hummm, com a licença dos amigos, dou minha opinião..
Até acho válido treinar várias artes marciais, mas com certeza, uma tem que ser o nosso "carro chefe", levando-se em conta que uma verdadeira arte marcial tem um grau de especialização tão grande que uma deve se sobressair às outras...se não corre-se o risco de tornarmos "um eclético" (ou seja um cara que entende superficialmente de tudo, mas nada profundamente) mas é interessante treinar outras como forma de aprender golpes e situações diferentes...

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
karate e kung fu
« Resposta #19 Online: Abril 11, 2007, 19:55:41 »
jigoro kano treinou vários estilos de jujutsu antes de sintetizar o judo.

  morihey ueshiba treinou jujutsu sei la o que, daito ryu aikijujutsu, sumo, e kenjutsu alguma coisa antes de criar o aikido.

  keigo abe treina iaido e taichi além de karate.

  sensei roberto sant'anna é professor de gracie jiujitsu além de karate.

  massatoshi nakayama treinou kendo antes de mudar pro karate.

  hidetaka nishiyama treiou kenjutsu com seu pai por 7 anos antes de treinar karate. nishiyama e nakayama são responsáveis pelas maiores modificações feitas no shotokan.

  técnicamente não falta nada no karate em uma situação de defesa pessoal. geralmente o que faz o karateka apanhar(fora a falta de treino e o karate vagabundo que se treina atualmente) é a cabeça fechada.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Takuan

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Votos: +0/-0
karate e kung fu
« Resposta #20 Online: Abril 11, 2007, 21:06:26 »
Olá! Também pratico Karate e  kung fu e acho que não muito problema  pra mim, mas pode haver por exemplo problemas de tempo, expectativas fora da realidade,etc.Acho que tal estilo de arte marcial vai complementar outro somente de forma relativa, por depender do objetivo do praticante ( praticar o zen, objetivos de saúde,eficácia em combate...)Pode ser que o estilo de kung fu praticado tenha um princípio biomecânico totalmente contrário ou muito diferente ao estilo de Karate que vc pratica( e as artes marciais chinesas em geral são chamadas Wushu-arte marcial e Kung Fu- artes que levam tempo e dedicação para aprender, são centenas,com muitas variações entre si, e Tai Chi Chuan ou Taijiquan também é Kung Fu) , aí temos um pequeno problema, mas que também vai depender de seus objetivos, exemplo: se vc está tentando aprender Karate e um dos estilos de Kung Fu interno como por exemplo o Baguazhang com objetivo de "detonar" em combate,vai demorar muito mais tempo para aprender os dois, vai depender da sorte de ter professores confiáveis (se bem que isso independe de praticar duas disciplinas, mas praticando duas piora), vai ter que se empenhar mais que o dobro do que se praticasse só um dos dois.Se o objetivo é só arte marcial em uma e saúde na outra é mais fácil, mas não tanto: é muito comum as pessoas praticarem o Taijiquan com objetivos de saúde com "professores" que dizem ser o Taijiquan  só uma prática saudável, aí é melhor nem praticar, estará perdendo inclusive o aspecto saúde que é indissociável da arte marcial nessa disciplina.
 Acho que praticar dois estilos externos é mais fácil, ex: Hung Gar,Bak Ho, Nan Quan tem diferenças com karate, mas os princípios biomecânicos não diferem tanto. Não conheço o estilo Tao Tien Ti, como é? é interno ou externo?quem é seu Shifu? verificou se ele é reconhecido na árvore genealógica do estilo? pode parecer besteira, mas não é...
um grande abraço
Takuan

Offline deshi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Votos: +0/-0
  • Karatê-Do meu modo de vida!
    • http://www.karatevirtual.kit.net
karate e kung fu
« Resposta #21 Online: Abril 11, 2007, 21:17:12 »
Takuan>>

 Não conheço o estilo Tao Tien Ti, como é? é interno ou externo?quem é seu Shifu? verificou se ele é reconhecido na árvore genealógica do estilo?

É um estilo bem interessante, quem fez o estilo tb treinou + de uma arte e assim fez o seu proprio estilo.

É interno e externo, sim meu mestre e reconhecido na arvore genealógica!
ww.karatevirtual.kit.net

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
karate e kung fu
« Resposta #22 Online: Abril 12, 2007, 09:32:56 »
Como disse....
Quando você atinge uma alto performance em uma arte marcial, não há nada  de errado em se complementar com alguma outra. Conheço o Roberto Santana, a muito tempo, hoje é meu Sensei, estou ligado a seu Dojo. É verdade que ele pratica JJ, mas pergunte a ele o que ele é e ele te dirá que é karateca. Porque, primeiro ele se desenvolveu e continua a desenvolver seu karatê. Olhe para as suas mãos e saberá que ele nunca treinou outras artes marciais, sempre treinou karatê e aprendeu outras técnicas, coisa que por sinal é muito sábio para qualquer um fazer. Essa não é a questão aqui. A questão é que as pessoas não treinam karatê e treinam um monte de coisas e acabam não treinando nada no final. Pense se você gasta 3 horas do seu dia treinando várias artes marciais, o que seria seu karatê se treinasse 3 horas por dia de karatê? Eu também treinei Judô (com meu próprio Sensei de Karatê), e espada (também com ele), mas fiz isso em uma época em que treinava 6h por dia de karatê.
Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Kaiko

  • Visitante
karate e kung fu
« Resposta #23 Online: Abril 12, 2007, 09:50:14 »
Acho que se dedicar ao karatê, sem se preocupar em fazer outras artes marciais não seja ser "cabeça fechada". Tudo depende de seu objetivo.

Cabeça fechada é achar que só a verdade em que você acredita é valida. "Karatê vagabundo atual" também é muito relativo, não se pode generalizar.

Não há problemas em fazer outras artes marciais, seja lá por qual motivação, cada um faz o que quiser e o que achar o que é bom para si.

O argumento aqui é que o karatê é uma pratica completa, e concentrar-se no estudo dessa arte não torna ninguém "cabeça fechada".

OSS

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
karate e kung fu
« Resposta #24 Online: Abril 12, 2007, 09:55:00 »
É isso mesmo kaiko.

Minha participação nesse tópico acaba aqui...
Isso já está parecendo esse "karatê de pontinhos" que você fica tocando um no outro e somando pontinhos.... :lol:
Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
karate e kung fu
« Resposta #25 Online: Abril 12, 2007, 10:30:06 »
É como o GUICOMES disse grandes Senseis treinavam e treinam outras artes.
Isso não significa que a sua é fraca, é mais uma forma de conhecer os pontos fortes e fracos das duas Artes.


Ueshiba,Kano e Funakoshi, foram grandes em suas artes mais treinaram juntos, ou vcs acham que o livro three masters saiu de conversa dentro de um bar tomando saque.


OSS

Offline deshi

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 97
  • Votos: +0/-0
  • Karatê-Do meu modo de vida!
    • http://www.karatevirtual.kit.net
karate e kung fu
« Resposta #26 Online: Abril 12, 2007, 17:36:12 »
concordo com vc samurai! vlw!
ww.karatevirtual.kit.net

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Ou eu sou burro.....
« Resposta #27 Online: Abril 12, 2007, 17:45:29 »
Oss!
Eu acho que sou um tremendo idiota,há 45 anos eu só treino karate.
Alias,aprendi ouvindo o Sensei Okuda falar:" Se tem mais tempo sobrando,treina mais karate".
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Tiozinho

  • Visitante
Re: karate e kung fu
« Resposta #28 Online: Maio 19, 2007, 19:01:11 »
Desculpem reviver este tópico.  Somente o li por ele aparecer na minha página de acesso ao Fórum.

Estou com quase cincoenta anos. Estou envolvido com o Karate há mais de trinta. Não de treino direto. Mas o que me fez gostar, querer fazer Karate e nunca abandoná-lo, foram coisas que ouvi... Sou somente faixa roxa.

Quando eu era adolescente e tinha muita raiva de quase tudo, e medo, de praticamente tudo, de brigar por exemplo, tinha medo de sofrer dor, mas muito mais ainda tinha medo de machucar alguém.

Meu Sensei me dizia; Se passarem a mão na sua bunda num ônibus? é motivo para brigar? Se te chamarem de v..ado, de f.. da p.. . ?
Isso são palavras, são atos inofencivos.

Mas se puserem em risco tua vida ou dos que você preza...

Entre em ação. Nocauteie, ou coisa pior. E vocês somente têm uma chance, um golpe por adversário.

Por esta e outras é que na vida real, não acredito em lutas de "Chão". Alguém luta no chão com mais de um oponente? Reflitam.

Aliás vou abrir um tópico sobre isso. E se alguém não gostar...

Oss meus Amigos.
« Última modificação: Maio 19, 2007, 19:45:41 por Tiozinho »