Não treino karate esportivo ou karate tradicional, eu treino karate. O karate que tenho não precisa de adjetivos e alerto que karate que precisa de adjetivos para ser identificado logo precisará de outro nome para designá-lo.
Quanto a pontuação não vejo nada de mais em 8 pontos, porque é muito chato ser surpreendido por um golpe bem aplicado e perder uma competição que se treinou a vida toda para chegar, quando vc tinha certeza que poderia virar aquela luta e ganhar se tivesse tempo. Mais outros vão dizer, na vida real é a diferença entre a morte e a vida e vão dar mil motivos para a pontuação de ippon, mas eu me defendo dizendo que é uma competição e isso não enfraquece o karate.
tomo por exemplo uma disputa de kendo ,sem a armaura eo devido eqpamento proteção e um katana afiado no lugar do bokem seria mortal como na época dos samurais .....Sera que realmente estamos dispostos a chegar a esse nivel(mortal ou sequelas) em um combate de karatê??Então por 90% do forum não gosta de vale tudo ( não eu porq pratico tbm)e por tantas vezes o Karate-Kyokushin é taõ criticado aqui???Aonde realmente qeremos chegar?? c é q qeremos...
que a visibilidade do Karate está na via esportiva. Com isto, não quero sequer discutir da sua imagem que para uns é péssima, para outros não tanto e para outros é boa.
Nos dias de hoje, seria correcto praticar-se o Karate sem protecções?
já pensaram por acaso na imagem que o cidadão comum tem na generalidade do Karate? É boa? Não meus amigos, é muito má e não é causada pelo Karate esportivo
karate não foi utilizado em nenhuma guerra, mas usado isoladamente por pessoas que o praticavam, talvez até como forma de resistência, mas não em números expressivos que pudessem ser considerados como uma resistência a invasão japonesa.
E isso não é karate, é cinema.
para além da tal dinâmica implementada e que obrigou muitos treinadores e Karatecas a treinarem novos métodos de treinos técnicos e tácticos,
andamos a lutar por algo que já não faz sentido nenhum,
Sensei Hidetaka Nishyama, foi contra o que quer que fosse feito pela WKF, mas, no entanto, não deixou nunca de na sua própra organização (federação) de fazer as suas competições. Que coerência é essa?
Alguns de nós, talvez por não sermos asiáticos, falamos e nos comportamos como que se nos estivessemos a preparar para entrar numa "arena" e prontos a matar quem nos aparecer pela frente...
Pergunto: Alguém já matou alguém treinando? A marcialidade é um foco, uma direção.
o que estou vendo aqui não é a tentativa de discutirmos sobre melhoras para o Karate, mas sim ciumeiras políticas de alguns, porque provavelmente já tiveram problemas com uns ou com outros que estão no poder.
Onde eu estava quando esses caras assumiram o Karate e eu com minhas idéias, que defendo arduamente, não fiz nada? Claro, estava estudando, trabalhando para sobreviver e eles traçando o rumo do Karate que eu tanto prezo
HOje, posso falar e ser ouvido, mas entendo que não devemos falar para quem não nos pediu a opinião. Tenho perto de mim qeum quer estar perto de mim. O pessoal do karate esportivo está feliz ao estar lá,e qual o sentido de eu ir lá incomodá-los com minhas idéias?O pessoal do karate esportivo só pode traçar os destinos da prática deles. Eles naõ podem traçar os destinos da minha prática e nem da prática de todos que naõ estão ligados a eles. Como já disse, em meu estado, a maioria absoluta está fora destas regras.Como vê, naõ temos motivs para estar lá e naõ falaremos para quem não pergunte, mas uma vez que se pergunte e realmente queira ouvir a resposta, vai ouvir. Não um monte de falas incoerentes de quem gostaria de estar lá, mas gente feliz com os caminhos que segue.
Quando falei sobre a marcialidade do Karate, falei baseado em estudos acadêmicos e não por simples conjecturas, não tenho até o momento nada que comprove que o Karate foi utilizado marcialmente, nem quando os japoneses invadiram Okinawa, isso ocorreu. A história é tão interessante que o Karate nasceu em Okinawa, a ilha não era nem do Japão, possuíam sim, laços de amizade com a China e com a Coréia, mas o Karate é do Japão (Hein???). Bem, isso é uma outra discussão.