Autor Tópico: karate no pan, vergonha na tv  (Lida 24882 vezes)

Lezon

• Visitante
Re: karate no pan, vergonha na tv
« Resposta #120 Online: Agosto 05, 2007, 14:38:21 »
Olá amigo Roberto!

Benvindo a este espaço que fica a partir de agora ainda com  mais qualidade, em que as tuas opiniões vão com certeza enriquecer mais os debates e torná-los educativos, construtivos e saudáveis entre todos os que, de boa fé, estão participando neste fórum.

Um abraço de boas vindas para ti e saudações a todos!

Hai!!!

Offline Jdias

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
    • Seishin Karate-Do Kyokai
« Resposta #121 Online: Agosto 05, 2007, 16:36:26 »
Iiiiiiiiiiiii!!, agora que a polêmica vai começar de verdade, o Roberto apareceu...rs
Roberto brincadeira amigo, seja bem vindo. Só não entendi o Lezon, vc chegou e ele disse que não vai mais postar... achei estranho!
Imago, tudo entendido, concordo com vc.  Em algum post meu aí abaixo eu já tinha falado sobre essa tal marcialidade do Karate e nessa sua visão eu concordo.
Quanto ao grande Funakoshi tem muita controvérsia em cima de suas estórias, mas essa eu vou deixar para depois...rs
Gostei da sua explanação, mas acrescentaria a ela a fala do Lezon, â€quanto menos mal dissermos do Karate desportivo, muito mais e melhor terá a imagem do Karate tradicionalâ€.
Abraços

Lezon

• Visitante
« Resposta #122 Online: Agosto 05, 2007, 17:22:05 »
Meu caro e amigo Jdias,

Penso que tiveste um pequeno equívoco, pois eu disse que sobre o assunto que tem vindo a ser debatido neste post eu dava por encerrada minha participação, mas disse-o antes a chegada do nosso amigo Roberto.

Sabes bem que o assunto em questão é algo que se vem "esgrimindo" ao longo dos anos, e que embora esteja perdendo força e se esvaziando no concreto,  vai perdurar ainda por mais alguns anos.

Agora que o Roberto chegou, vamos dar-lhe o tempo necessário para ele ler todos os comentários aqui feitos que de certeza absoluta ele também irá dar o seu contributo emitindo a sua opinião e dizer o que se oferecer sobre o assunto.

Abraços   

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #123 Online: Agosto 05, 2007, 18:54:36 »
Uma coisa éw certa, o site karateca.nert já tem para a história o mérito de revelar qual a ptrincipal questao a ser debatida pelos karatecas beasileirosa.  Entram novos, saem velhos, permanecem alguns, a discussao permanece a mesma com os mesmos argumentos e posições.
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
« Resposta #124 Online: Agosto 05, 2007, 20:11:44 »
outra coisa é certa, a esportividade do karate é um caminho sem volta, destarte se caminha na trilha da competição que desde os primórdios tempos existiu -  naturalmente há evolução para torná-la mais esportiva -, ou então se fica satisfeito, parado no tempo e no espaço, praticando o karate que entende lhe fazer bem, porque o karateca é ou não favorável a esse caminho sem volta e ponto final.

As boas idéias não podem ficar restritas a este fórum ou a troca de idéias em PVT ou pessoais, cabendo aos detentores trabalhar em prol do karate para melhorá-las, de uma forma ou de outra, ciente de que é a partir desses debates que podem surgir até mesmo grandes idéias que devem ser levadas a frente, de uma forma direta, indireta ou até mesmo oblíqua.

No karate, todos são importantes, cada um dentro da sua função.  Assim, o cartola que ontem foi ou ainda é um karateca, tem uma função primordial para a divulgação do karate.  Se há algo errado na direção, temos que, dentro de nossas possibilidades, trabalhar para melhorar, tirando o cartola equivocado da Administração do karate, porque, volto a insistir, a esportividade do karate é um caminho sem volta, do contrário só ficaremos a discutir os problemas "in off" e nada de concreto será realizado, como se ficassemos discutindo o "sexo dos anjos".

O que temos visto ao longo de décadas é que quem está no poder não quer perdê-lo, eternizando-se e transferindo-o ao seu legado em todas as divisões e subdivisões existentes do karate, o que somente o enfraquece.

Ao invés de lutarem para mudar, tornam-se dissidentes e criam as suas próprias entidades denominadas interestilos, tradicional, karate-do, shotokan etc.

É o que penso, com respeito às opiniões em contrário.

Oss !!!

Antonio Pêcego - Araguari/MG
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

• Visitante
« Resposta #125 Online: Agosto 05, 2007, 21:53:24 »
Citação de A.Pêcego:

" O que temos visto ao longo de décadas é que quem está no poder não quer perdê-lo, eternizando-se e transferindo-o ao seu legado em todas as divisões e subdivisões existentes do karate, o que somente o enfraquece."

"Ao invés de lutarem para mudar, tornam-se dissidentes e criam as suas próprias entidades denominadas interestilos, tradicional, karate-do, shotokan etc."

Plenamente de acordo que eu estou com estas afirmações, as quais eu já havia dito em comentários anteriores e por outras palavras.

Hai!!!

Roberto Pimentel

• Visitante
« Resposta #126 Online: Agosto 05, 2007, 22:36:37 »

OLÃ GUERREIROS. OSSU.

LI ESSE TÓPICO ATENTAMENTE E ME SINTO PRIVILEGIADO EM PARTICIPAR DE UM FORUM COM PESSOAS COM PONTOS DE VISTA TÃO RICOS E EMBASADOS.

NÃO ACREDITO PODER CONTRIBUIR MUITO EM CIMA DO QUE Jà FOI DITO, AFINAL, QUASE TUDO Jà FOI DITO.

CONCORDO PRINCIPALMENTE COM AS POSIÇÕES DE RESPEITO AO "KARATE DE CADA UM", MANTENDO-ME CIENTE QUE ESSE MUDA COM O PASSAR DOS ANOS.

MEU DESEJO É QUE O AQUI CHAMADO "KARATE ESPORTIVO" CRESÇA E AMADUREÇA, MANTENDO-SE COMO PARTE DO KARATE (A MEUS OLHOS, O ERRO SERIA A PARTE ENGOLIR O TODO). QUANTO AO QUE SE DENOMINOU AQUI "KARATE MARCIAL", CONCORDO COM A OPINIÃO DE QUE FALTOU "CAMPO DE BATALHA" AO KARATE PARA PODER SER DENOMINADO DESSA FORMA.

NAS ESCOLAS CLÃSSICAS JAPONESAS EXISTEM AS DENOMINAÇÕES KOBUDO (NÃO CONFUNDIR COM A ARTE OKINAWANA QUE RECEBEU O MESMO NOME) E SHINBUDO.

AS ARTES KOBUDO SÃO AQUELAS ORIUNDAS DE TREINAMENTOS MILITARES SAMURAI, COMO O KENJUTSU, O KYUJUTSU, ETC. ESSAS AQUILATARAM SUAS PERFORMANCES COM EXPERIÊNCIAS DE GUERREIROS QUE VIVERAM E SOBREVIVERAM A CONFRONTOS EM GUERRAS.

AS ARTES SHINBUDO SÃO AQUELAS QUE TROUXERAM E TRANSFORMARAM CONHECIMENTOS PARA SISTEMAS DE AUTO-DEFESA, ONDE OS CONFRONTOS SÃO PENSADOS HOMEM-A-HOMEM E NÃO 10.000 CONTRA 10.000.

UM BOM EXEMPLO DISSO É O JIU JITSU BRASILEIRO, INCONTESTÃVEL EM SUA APTIDÃO PARA DEFESA PESSOAL, MAS COMPLETAMENTE INADEQUADO PARA UM CAMPO DE BATALHA. (ANTES QUE ALGUÉM RECLAME, TAMBÉM PRATICO E SOU ENTUSIASTA DO GRACIE JIU JITSU). IMAGINE UM SOLDADO NO MEIO DAQUELA CONFUSÃO QUERER APLICAR UMA TÉCNICA DE CHÃO ATÉ VENCER UM ADVERSÃRIO. EM SEGUNDOS SERIA PERFURADO POR UMA ESPADA OU LANÇA DE OUTRO ADVERSÃRIO QUE NÃO AQUELE COM QUEM CAIU NO CHÃO.

CONSIGO VER O KARATE DESSA MESMA FORMA. TAMBÉM SERIA INCONCEBÃVEL NUM CAMPO DE BATALHA ALGUEM PENSAR EM SOBREVIVER APLICANDO SOCOS E CHUTES NO MEIO DE MILHARES DE INIMIGOS BEM ARMADOS, VESTINDO ARMADURAS E MUITAS VEZES MONTADOS EM CAVALOS.

PRECISAMOS ADEQUAR NOSSAS EXPECTATIVAS E ESFORÇOS À REALIDADE DE NOSSA ARTE, DE FORMA RACIONAL E LÚCIDA, OU INCORREREMOS NO ERRO DA CRIAÇÃO DE ILUSÕES QUE DESMORONARÃO POR SI SÓ.

QUANTO À PRÃTICA DESPORTIVA DO KARATE, PARA MEU GOSTO, ESTà UM POUCO SUPERDIMENSIONADA, MAS NÃO POSSO DEIXAR DE LEMBRAR QUE PARA O SURGIMENTO DE UM JUAREZ, QUE ACABA DE SE TORNAR CAMPEÃO PANAMERICANO, CENTENAS (OU PROVAVELMENTE MILHARES ) DE JOVENS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE APRENDER E PRATICAR JUNTO A ELE, DESDE QUE ERA FAIXA BRANCA. SÓ O JUAREZ SE TORNOU CAMPEÃO PANAMERICANO, MAS ACREDITO QUE MUITOS DESSES MILHARES TIVERAM UMA CONTRIBUIÇÃO POSITIVA ATRAVÉS DESSA PRÃTICA NESSE INTERÃM.

E ISSO VEM DE ENCONTRO AO QUE ACREDITO E O MOTIVO PELO QUAL VENHO ENSINANDO NOS ULTIMOS 30 ANOS. NOSSA PARTE COMO INSTRUTORES DE KARATE É O DE CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS PEQUENOS E NA ORIENTAÇÃO DOS JOVENS. CAMPEÕES SURGEM COMO CONSEQUÊNCIA DISSO.

OSSU

Offline Zkorpione

• Full Member
« Resposta #127 Online: Agosto 05, 2007, 23:48:53 »
Olha só a hora, eu sou realmente um vagabundo desocupado!
Bem, antes de mais nada: bem-vindo Roberto!
Não conhecia estes termos "kobudo" e "shinbudo". Achei interessante, mas fiquei com algumas dúvidas que nada tem a ver com o título do post. De qualquer forma gostaria de fazer alguns comentários, se me permite.
1. Já li que, historicamente, lutas de chão (vários jutsus) foram feitas para se confrontar um inimigo de cada vez; já as lutas em pé (karate, kung fu, muay thai...) para mais de um inimigo por vez. Se a fonte (não lembro qual, mas quando lembrar eu cito) estiver correta ela entra em desacordo com sua afirmação de que o karate seria inadequado quando usado em um campo de batalha, até porque ninguém vai num combate corpo-a-corpo a toa, somente em último caso, quando não se disponibiliza de nenhum outro instrumento. Pense bem, os exércitos da maioria dos países (senão todos) tem como matéria artes marciais -karate, judo, jujutsu, BJJ) acho que o do Brasil criou um sistema chamado Kombato, ou seja, inúteis e inadequadas que não são...
2. Creio que a maioria dos membros do fórum já leram o livro de Funakoshi "Karate-Do: Meu Modo de Vida".
Em suma, num trecho, ele conta que durante a segunda guerra muitos de seus alunos foram para os campos de batalha e foram instruidos a atacar seus inimigos corpo-a-corpo quando já não tinham mais munição e o inimigo estivesse perto o suficiente para esse tipo de abordagem. E o mais interessante é que esse comportamento ficou conhecido como "ataque de Karate", segundo Funakoshi relata em seu livro.

Mas sobre karate esporte eu não sou contra, eu até compito (mas que verbinho feio, hein?). Só não concordo em treinos exclusivamente visando a competição, porque ai sim é que não pode ser chamado de Karate.

Até mais.
Coração de Karateca não bate, faz ippon.

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #128 Online: Agosto 06, 2007, 08:31:41 »
OSS...

Temos que aprender a respeitar as "fases", individualidades e objetivos de todos dentro da academia de Karate.

Sempre teremos jovens em buscar do lado esportivo do Karate buscando por medalhas e temos por obrigação de ao menos mostrá-lo esse caminho.
Teremos pessoas buscando pelo Karate Marcial o qual temos por obrigação de conhecer e também colocá-lo nesse caminho.
Resumindo, para ser um verdadeiro "professor" de Karate, se você não conhecer os diversos "atalhos" que levam pelo mesmo "caminho" ainda não está pronto para dar aulas.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Roberto Pimentel

• Visitante
« Resposta #129 Online: Agosto 06, 2007, 11:53:17 »
.

OI ZKORPIONE.

É VERDADE, TREINAMENTOS DE DEFESA PESSOAL FAZEM PARTE DA FORMAÇÃO MILITAR EM QUALQUER TROPA DO MUNDO. COMPLETAM ESSA FORMAÇÃO.
QUANDO DISSE INADEQUADOS, FOI EXATAMENTE PELO QUE VC CITOU, QUE NINGUÉM ENTRA EM CORPO-A-CORPO A TOA. E ACHO QUE NA FALTA DE OUTRO RECURSO ATÉ ATIRAR PEDRAS É UMA OPÇÃO MELHOR DO QUE NADA FAZER.

QUANDO ME REFIRO AO SHINBUDO, MANIFESTO A IDÉIA CRIADORA DA ARTE. SEUS USOS PERTENCEM AOS OBJETIVOS A QUE CADA UM SE PROPÕE.

SOBRE O KUNG FU, ME ESQUIVO A OPINAR, POIS ESSA NOMENCLATURA ACABOU AÇAMBARCANDO TANTAS MODALIDADES, ESCOLAS E ESTILOS QUE NÃO FICA PRECISO GENERELIZAR ALGUMA COISA. E PRATICAMENTE NADA SEI SOBRE ISSO.
MUITO MENOS SOBRE MUAI THAY, QUE SÓ CONHEÇO COMO MODALIDADE DE RINGUE (SUA ORIGEM É PARA MIM DESCONHECIDA).

QUANTO AO KARATE, EM SUA MANIFESTAÇÃO MAIS ANTIGA, O TO-DE, NÃO ERA PRÃTICA MILITAR OU SAMURAICA, ERA PRÃTICA CAMPONESA DE AUTO-DEFESA, DAà NÃO PARTICIPAR DE BATALHAS.

QUANTO A NOMENCLATURA DO TÓPICO, TAMBÉM ACHEI ESQUISITO QUANDO LI A PRIMEIRA VEZ. O ASSUNTO FOI MUDANDO DA COBERTURA DO PAN PARA A ESPORTIVIZAÇÃO DO KARATE, ALIÃS ASSUNTO INESGOTÃVEL E SEM POSSIBILIDADE DE CONSENSO.

E..

OI LUIZ.

CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO. O KARATE DE CADA UM DEVE SER RESPEITADO E RECEBER A DEVIDA ATENÇÃO. QUANDO DISSE ANTES SOBRE FORMAR OS PEQUENOS E ORIENTAR OS JOVENS ESQUECI DE FALAR SOBRE A MELHORA E A MANUTENÇÃO DA SAÚDE FÃSICA E DA SAÚDE MENTAL DOS ADULTOS, PORTANTO DE SUA QUALIDADE DE VIDA. SE O KARATE É O CAMINHO ESCOLHIDO PELO CORAÇÃO DE UMA PESSOA, DEVE SER TRILHADO SEMPRE.

SAUDAÇÕES S TODOS.

Neto110

• Visitante
« Resposta #130 Online: Agosto 06, 2007, 12:16:12 »
Comentários de postagens:

a esportividade do karate é um caminho sem volta, destarte se caminha na trilha da competição que desde os primórdios tempos existiu -  naturalmente há evolução para torná-la mais esportiva -, ou então se fica satisfeito, parado no tempo e no espaço, praticando o karate que entende lhe fazer bem, porque o karateca é ou não favorável a esse caminho sem volta e ponto final.

Competição é algo inerente do ser humano em estágio selvagem. Ser competitivo é adotar uma lógica de vida que separa a pessoa das outras, instiga a desigualdade social e, de modo indireto, promove uma sociedade mais violenta e desigual.

A ONU já viu isto e trabalha tentando divulgar propostas dentro de outra ótica:a  cooperativa. Mesmo as empresas e departamentos de RH tentam buscar pessoas que saibam cooperar para trabalhar no projeto das empresas (que são competitivas entre si, pela lógica capitalista, mas não é proposta delas fazer uma revolução).

A esportivização do Karate iniciou quando o Mestre Nakayama fez o primeiro campeonato de karate e ele sabia que aquilo teria consequências. Eu entendo que a faceta esportiva tem seu papel na divulgação da prática. Entendo e respeito este papel.

O problema é adotar a posição equivocada, no meu entender, que a faceta esportiva pode determinar mudanças na prática do karate como se a verruga fosse mais importante que a pessoa sobre a qual ela nasceu... ::)

Observem bem este ponto:estamos esgrimindo contra a idéia de que a mídia possa determinar mudanças no modo de usar os golpes de karate: apenas isto. Não estamos confrontando os portadores das idéias.

Sobre "ficar parado no tempo e espaço" isto naõ é uma fala interessante de ser dita porque não tem alvo: é como dar um tiro para cima imaginando que isto vá chamar alguém à razão. Eu dirigiria a argumentação contra alguém para ser mais efetivo.

Se a intenção foi falar que quem naõ adota as regras do karate esportivo está "ultrapassado", então eu diria que foi um comentário bem infeliz e gostaria que repensasse se realmente quer manter uma conversa com este tipo de  argumentação. Há inúmeros argumentos indicando que o karate  esportivo é só um modo de aplicar o karate que vou chamar raiz. OU não?

Se há algo errado na direção, temos que, dentro de nossas possibilidades, trabalhar para melhorar, tirando o cartola equivocado da Administração do karate, porque, volto a insistir, a esportividade do karate é um caminho sem volta,

Se você faz parte da CBK, eu convido você a tentar fazer isto primeiro, e depois, poste aqui os resultados. De minha parte eu penso assim: se não tenho coragem de enfrentar uma briga sozinho, não chamo ninguém para lutar ao meu lado ou na minha causa.

Eu entendo que o único equívoco da CBK é ter estatutos que permitem várias reconduções do presidente ao cargo: se ela entende que deve adotar regra X ou Y é problema interno dela, vai participar com ela quem concordar e achar legal e ponto.

NUma sociedade democrática como a nossa, a libberdade de associação permite isto.

Sobre a esportivização do karate ser sem volta, já conversei sobre ela, sobre a esportivização para você significar que todos devem estar vinculados à organização citada, então posso falar que prefiro ficar noutra que nem é melhor nem pior que você vai, mas é aonde eu me sinto melhor.

Ao invés de lutarem para mudar, tornam-se dissidentes e criam as suas próprias entidades denominadas interestilos, tradicional, karate-do, shotokan etc.

Não! Esta fala é clássica de:

a) quem conhece da história apenas uma versão: a "oficial" e imagina ser a única;

b) naõ tolera a diversidade;

c) quer que alguém lute as suas lutas;

Vou contar 2 histórias: O Mestre Sadamu Uriu criou uma organização porque o Mestre Asai (falecido) era seu amigo e o convidou para ser o representante de sua organização no Brasil.

Se fose você, você recusaria? Ele não recusou.

O Mestre Kanazawa precisava de um representante no Brasil e O Mestre Furusho assumiu este compromisso. Deveria ele ter recusado?

Uma coisa: no meu comentário anterior a este falei para você fazer seu esforço de mudança antes de indicar caminhos para os outros porque sei que vai ser esta experiência que permitirá entender as coisas de outro modo. Você pode conseguir exatamente o que pretende e será o herói unificador do karate nacional ou naõ conseguir exatamente o que pretende e será uma pessoa mais sábia.

OSS

Lezon

• Visitante
« Resposta #131 Online: Agosto 06, 2007, 14:09:15 »
Meu amigos,

Tal como diz o Roberto Pimentel, a nomenclatura do tópico nada tem a ver com as postagens que têm sido colocadas, e, como ele diz e bem, a esportivização do Karate ou não, é assunto inesgotável e sem possibilidades de consenso.

Como tal, vou dar agora mesmo por encerrada a minha participação neste tópico. No entanto, dado que o amigo AUGUSTO apresentou uma questão que me fez lembrar algo, vou a seguir criar um tópico para que os participantes deste fórum contribuam com as suas opiniões.

Saudações.

Lezon

Offline K_1

• Sr. Member
« Resposta #132 Online: Agosto 06, 2007, 17:22:38 »
Pessoal é interssante ver o rumo qe este topico levou....

Mas Karatê é arte marcial e ponto final,arte de guerra(marte =marcial=deus grego da guerra)

Em tempos de paz , é meditação ativa(adqirida através do treinamento e superação de limites),adestramento fisico e mental,defesa pessoal concrteta,e um veiculo social com um codigo de ética e honra respeito e auto superaçaõ ,com uma ancestral memoria q remonta luta pela sobreviencia de camponeses humildes (okinawa) contra um estado opressor(potencias regionais da época,china japão)
fora isso é porrada ... agora oq olimpiedas tem a haver com isso?coi?cob?federações?cartolas?

para mim é isso...pratiqmos e sobrvivamos esse é o espirito
abraço jidas
abraço a todos!
Abraços a todos
dore a Deus, tenha compaixão pelos humildes, submeta os seus adversários.

OSS.

Offline Jdias

• Newbie
  • *
    • Seishin Karate-Do Kyokai
« Resposta #133 Online: Agosto 06, 2007, 20:25:00 »
É pessoal fico feliz em saber que todos aqui, karatecas antigos e novos, estão imbuídos com o mesmo sentimento de preservação da arte. Cada um com a sua postura e suas razões, mas acredito que toda essa discussão seja verdadeiramente importante para o caminhar de maneira positiva do Karatê.
Abraços para todos, k1, Ari, Lezon, Roberto e todos que tiveram a paciência de trocar idéias sobre as minhas postagens.
Apesar dos pesares aqui está uma das lutas do Juares no Rio2007, depois posto mais.  K1 essa é para você. Abs.
Vi que a luta não está toda aí, mas depois vou editar e colocar ela inteira.

« Última modificação: Agosto 07, 2007, 12:32:15 por Jdias »

Offline K_1

• Sr. Member
« Resposta #134 Online: Agosto 07, 2007, 15:27:09 »
VLW Jdias !!

abraços!
dore a Deus, tenha compaixão pelos humildes, submeta os seus adversários.

OSS.