Caro amigo Tanaka,Sua postura é digna de um Budoka de verdade.Perceber erros e corrigi-los faz parte da vida mesmo. Corrijir em publico mostra a sua grandeza. Que Deus ilumine seu pai e de a ele muita saude e força nesta hora.
Esse post é destinado aos amigos que não são shotokan, primeiramente. E, depois, aos demais colegas. No meu post, no intuito de resumir ao máximo minha idéia, fui incapaz de deixar claro meu pensamento. E, muito provavelmente, pareci rude com Lezon e com os outros colegas. Certamente não era e não é minha intenção.O fato de me interessar somente pelo karatê shotokan não tem NENHUMA relação com considerar o estilo que pratico melhor que outros. É ignorância mesmo. Encontrei no Shotokan tudo aquilo que eu procurava numa luta que utiliza como instrumento socos e chutes, entre outras coisas. Tanto que nunca me interessei por lutas como TKD, MT e etc. Não duvido nem questiono os karatês na sua diversidade. O karatê, mais que uma arte marcial é uma expressão cultural de uma nação e seus arredores que valorizavam como ninguém a arte da luta. Como toda expressão cultural ele é marcada pela influência de cada comunidade que a compõe. Existem tantos karatês porque várias comunidades entenderam este arte como um sÃmbolo de sua cultura e como algo digno de ser adaptado a cada necessidade local. A diversidade nos estilos de karatê não é um mal. É a expressão inequÃvoca da riqueza desta arte e do fascÃnio que ela exerceu-nos mais diferentes tipos de pessoas. Eu, particularmente, admiro QUALQUER bom lutador. De onde vier. Numa discussão entre uma luta qualquer e qualquer estilo de karatê, a priori já me identifico com este último. Desta forma peço desculpas ao Lezon e aos demais colegas que possam ter entendido que eu não vejo valor nos seus estilos. No mais, minhas participações devem diminuir ainda mais. O tempo não perdoa e meu pai está a ser vitimado por isso com a descoberta de uma doença gravÃssima.