Olá!Uma das coisas mais chatas,são as conversas repetitivas que nunca levam a nenhum lugar, a não ser continuar a serem repetitivas.Uma delas é essa conversa do JJ e do Karate.Em publicidade nós costumamos a dizer que um dos mais eficiêntes metodos de divulgação,é o do "boca a boca",é barato e poderoso e, nisso os Gracies forammagistrais.De tanto repetirem que o JJ é a mais eficiênte luta,todos, inclusive os praticantes de outras artes marciais,repetem, num sentimento onde se misturam: dúvida,espanto,e uma profunda preocupação se realmente é verdade,a qual gera muito mêdo de que realmente seja.Todos aqueles que discutem essa "verdade publicitária",deveriam entender que mesmo criticando,estão dando mais atenção ao JJ. do que ele realmente merece. Se algum dia dos meus 48 anos de treinamento no Karate,tivesse dúvida de que a arte que eu pratico fosse menos eficiênte que outra qualquer,iria sem duvida treinar a outra.Não digo que um Karateca vença sempre um praticante de JJ,nem que um praticante de JJ vença sempre um Karateca.O que realmente acho é que para especializar-se em uma Arte,Vc. deve praticá-la até a exaustão sem nunca desviar sua atenção para outra coisa que se assemelhe.Entendam que quanto mais Vcs criticarem,compararem ou mesmo elogiarem,estarão servindo aos Gracies em sua incansável busca de alunos e simpatizantes que serão sem dúvida uma progressão da sua divulgação.Coisa chata abrir um site de Karate e encontrar essa divulgação e preocupação com outra Arte que não seja o Karate.E para encerar,eu não me lembro que nos anos 70,houvese essa neurótica preocupação de quem treinava Karate,será porque naquela época treinava-se mais e melhor ou porque ainda nós não tinhamos sido vitimas do Marketing Gracie?OssPedro