O Zen não é uma doutrina relligiosa;ë um método de treinamento para se atingir o Satori(estado de mente alerta)podendo,portanto,haver Zen-Budistas,Zen-Católicos,Zen-Karateka,Zen-Surfistas...
A palavra Zen quer dizer literalmente meditação no sentido de contemplaçãoe está mais próximo da ação pura.Ser zen na vida é ter uma postura mais centrada e em contato com o EU interior, que não é essa voz (o intelecto) que, sem treinamento, tagarela incessantemente.Com o treinamento zen não nos permitimos perder a serenidade.
TADA IMA-Aqui e agora-estar presente na prática do Karate-do faz com que nos concentremos e sejamos ação pura,sejamos não os combatentes, mas o combater e que apliquemos o bem-estar que isso nos proporciona ao resto das atividades do dia.As artes influenciadas pelo zen são simples e não utilizam técnicas que dependem de raciocÃnio, memorização e controle.No karate-do é necessario a ação pura,visto que não se pode pratica-lo intelectualizando-o.O pensamento é muito mais lento que o EU.
O treinamento zen vem para que contemplemos as artimanhas do adversário-estimuloe não nos deixemos apanhar por elas.Com o treinamento zen não nos permitimos perder a serenidade.O zen revela-se na vida cotidiana e nos dá a percepção de que todas as coisas estão entrelaçadas e interrelacionadas.
Karate-do é "moving Zen",uma forma real e prática de expressão Zen,por isso se reflete na vida diariamente em tudo o que fazemos.
Embora o zen seja um ramo do budismo , não faz parte de nenhuma doutrina religiosa.Ele é um treinamento espiritual que os samurais utilizavam para se tornarem pessoas corteses e paradoxalmente melhores guerreiros.Tudo que contribua para torna-lo um homem melhor torna-lo-a melhor karateka.
O Zen é sobretudo prática.O que foi aprendido com o intelecto não terá o valor da aprendizagem experimentada na prática.
Experimenta-se o Zen ao praticarmos a auto-disciplina, o respeito à hierarquia, a cortesia , o desapego...
Kant queria a "Razão pura",Karate-do busca a "prática pura", a prática pela prática.
Entre a ação casual e a sua reação não há nenhum pensamento consciente , sendo este"ação pura"em plena sintonia com o mundo e como adversário.Não existe mais distância entre o ser que pensa e o objeto que é pensado,sendo sujeito e objeto uma coisa só.
O importante não é pensar ,mas intuir e praticar.