Autor Tópico: Pra quem duvida do Aikido  (Lida 15681 vezes)

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #45 Online: Abril 03, 2010, 19:24:12 »
OSS, katsumoto...

Mas o que ele fez a esses Mestres?
- Mágica ou técnica?! -
Você saberia dizer com toda certeza?!
Pergunto isso porque vai que ele demonstrou neles a sua técnica de Aiki-Dô e isso os impressionou. Ou teria sido outra coisa?
É importante diferenciarmos o que realmente aconteceu para não fazermos de um fato real um ato fantasioso...Concorda?!

OSS...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #46 Online: Abril 03, 2010, 21:39:17 »
sou ainda muito ignorante para entender o que aconteceu. Para mim ele éra Especial.
Sensei Okuda senpre nos repreendia quando insinuavamos que aquilo era fraude. Ele nos disse tambem que treinava Karate para atingir um nivel comparativo ao Ueshiba SEnsei.
Nao acho que isso possa acontecer. Pessoas assim são uma em um milhão.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #47 Online: Abril 04, 2010, 00:28:53 »
Eu também não tenho bagagem para analisar friamente o que me parece "mágica" aos olhos de leigo, na duvida fico entre acreditar piamente no que pessoas me relatam e meu ceticismo original... um meio termo entre o que vejo nos treinos que faço com pessoas com experiência em aikido e afirmações como essa que o Katsumoto falou do relato de Okuda Sensei.

especificamente sobre o aikido "de verdade", sem essa "mágica" do vídeo do início do tópico, eu fiz um comentário a um tempo atras num topico aqui mesmo sobre aikido que era o seguinte:



(originalmente postado aqui em http://www.karateca.net/forum/index.php/topic,3679.0.html )


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

para entender o Aikido é preciso primeiro entender com convicção o aspecto "do" ou "caminho" do nome...

deve-se segui-lo como treinamento do corpo e da mente, sem preocupações sobre sua eficiencia ou utilidade... Deve-se ter sempre em mente o conceito de Uke e Tori, ou seja: quem aplica e quem recebe... um treina a aplicação e o outro treina a recepção... engana-se quem pensa que apenas quem aplica o golpe é que está treinando... e é óbvio que existe uma "aceitação" do golpe, "tornar-se um com o adversário" é um dos conceitos do aikido... tenho aqui um livro sobre aikido que relata que essa dúvida sobre a real utilidade  sempre chega aos praticantes mais cedo ou mais tarde, e no livro, o sensei Ernesto Cohn diz assim:
Citar
"logo que virei faixa preta, ainda não estava convencido do aikido; duvidava da eficiencia de suas técnicas e, em razao de minha limitada visão, não o achava suficiente nos mais diversos aspectos... ... várias pessoas, a maioria praticantes de JuJutsu, passaram a me procurar para complementar suas técnicas com torções e arremessos e me percebi mudando de opinião, desiludia essas pessoas dizendo que o aikido era um sistema lógico, fechado de movimentação e particular de moral e conduta, assim como embora não conhecendo, que as artes marciais deles também eram. Tentar buscar uma complementação para outra arte marcial no aikido seria mais ou menos como tentar aperfeiçoar o alemão estudando japones..."

e em outro trecho ele fala:

Citar
"... Passei por algumas crises tentando compreender o porque da prática, criticando sua aparente ineficiencia e questionando a energia. Já era faixa preta e instrutor quando, numa conversa com um amigo, colega de treino e instrutor da mesma graduação, decidimos trancar a porta de um comodo vazio na academia e permanecer por exatamente uma hora só aplicando kotegaeshis (torsões no punho) e procurando evitar a  aplicação quando em nós mesmos. Ele, muito mais forte, consegui aplicar dois, e eu apenas um, em uma hora inteira. Não estávamos fazendo aikido, reduzimos algo belíssimo a uma disputa de eficiência, arriscando machucar um ao outro, e mais, procurando fazer funcionar na força e não na harmonia... ...conversando com outro instrutor resolvemos aplicar uma técnica específica, uma vez cada, pra ver quem conseguia primeiro, sem a mínima preocupação do uke em acompanhar o movimento do tori. Durante vinte minutos não obtivemos sucesso, e as articulações começaram a cansar. Tive a sorte física e o azar psicológico de ser o primeiro a ter sucesso. Concluindo, ele se machucou seriamente e ficou dois meses sem poder usar a mão direita..."

dá pra tirar uma idéia do que um praticante de aikido deve ter em mente... aquele que pensa que o aikido é extremamente eficiente numa luta real, está completamente enganado. Não é seu objetivo.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #48 Online: Abril 04, 2010, 10:45:55 »
Lembrando que, nos anos 40-50 o KOBUKAN, Dojo de Uyeshiba Sensei era conhecido como DOJO DO INFERNO, tamanha a severidade dos treinamentos ali.
Shioda Sensei treinou ali durante 9 anos e disse que nunca houve nada parecido no Japao. Ja no final da vida, o produto deixado era o resultado da Iluminação do Mestre.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #49 Online: Abril 04, 2010, 11:25:07 »
OSS...

Lí uma matéria onde "Shigeru Egami Sensei" um dos antigos discípulos do "O-Sensei Funakoshi", assistia com outros Karatê-Dôkas uma apresentação do "Morihei Ueshiba" e um deles perguntou a Shigeru Egami se isso era possível, derrubar um oponente sem tocá-lo.
Shigeru Egami disse a eles que o "O-Sensei Yoshitaka Funakoshi (Gigo)" também fazia isso. Shigeru Egami narrou que quando Yoshitaka Funakoshi (Gigo) era atacado antes que o punho dos seus adversários o tocassem os seus oponentes caiam.
No entanto Egami Sensei não vislumbrava nisso como um poder sobre natural, ele posteriormente explicou que a velocidade do Yoshitaka Funakoshi (Gigo) era tão extraordinária que os seus golpes eram imperceptíveis para olhos despreparados.

Yoshitaka Funakoshi (Gigo) - Esse sim foi um grande Mestre de Karatê-Dô.

OSS...

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #50 Online: Abril 04, 2010, 13:45:00 »
Olá!
Vou dar minha opinião sobre esse assunto que nunca terá fim.
Algumas pessoas são mais susceptiveis que outras e se deixam levar pela admiração ou mesmo pelo que gostariam que fosse.
A Parapsicologia explica muito bem que fantasmas existem, mas apenas com a presença do ser humano, ou seja, o próprio ser humano é que constrói suas visões e crenças.
Sei disso muito bem, pois na decada de 60, quando comecei a ter os proimeiros contatos com o Karate, eu podia jurar que meu professor era imbatível, que fazia coisas inacreditáveis; e assim acontecia com todos os meus Amigos que também estavam iniciando. Coisa de japones que na época necessitavam desse marketing para sobreviver em terra com habitos e costumes tão diferentes, como também para não sofrerem a tão fammosa discriminação.
Não quero dizer que Ueshiba Sensei fizesse isso em sua própria terra natal, ou que não tivesse um espetacular aiki-do como também fosse um iluminado, o que estou falando é que seus discipulos e quem quer que fosse "experimentá-lo", já o faziam com seu psicológico preparado para o que chamamos de auto hipnose para a derrota.
Ueshiba até pode ter sido um iluminado, mas derrubar pessoas apenas com energia mão dá para engolir, nem com o testemunho de conhecidos judokas e karatecas ou de quem quer que seja.
Já não basta para nós adultos, termos os preciosos ensinamentos de Ueshiba nas Artes Marciais, para querermos também fantasiar suas atitudes como um ser sobre humano?
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #51 Online: Abril 04, 2010, 13:55:36 »
Olá!
E só para dar um exemplo, uma das vezes que o sr. Tanaka esteve no Brasil, com toda sua arrogância que lhe é peculiar, diurante o seu "curso" passou um caminhão em todos os que se atreveram a ficar em sua frente.
Até cometer a bobagem de chamar o Carlão, que pensando que fosse fazer o mesmo, e talvez esquecendo-se que o Carlão fosse aluno do Okuda, fudeu-se, tomou; até o Sassaki parar e   proteger o sr. Tanaka de mais vexame.
Está certo que o Carlão tem um Karate de primeira, mas não é melhor nem pior que o Tanaka, só teve e tem mais conciência, tem espirito real e não se deixou levar pela "grife". Apena lutou.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Fabrício Novaes

  • Visitante
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #52 Online: Abril 04, 2010, 16:00:56 »
OSS Sensei Pedro.
Poderia por gentileza satisfazer a enorme curiosidade e ignorância minha e relatar como foi essa luta entre Sensei Carlão e Tanaka? Qtp tempo durou? Alguém tomou um golpe mais forte e caiu? Agradecido.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #53 Online: Abril 04, 2010, 21:46:03 »
OSS, Pedro Sensei...

Parabens pelo seu comentário e argumentos!
Posso comparar a vossa explicação como levar um Tsuki na boca do estomago, a mente quer reagir mas ocorpo não responde.
................
OBS:
Gostaria também de saber como se desenrolou esse Kumitê!
Certamente esse foi um Kumitê memorável!

OSS?
« Última modificação: Abril 04, 2010, 21:52:29 por A. HIGINO »

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #54 Online: Abril 05, 2010, 11:56:43 »
Olá!
Caro Higino, perdoe-me a sinceridade, mas eu já escrevi demais falando sobre
esse Kumite do Carlão, que por sinal ele não gosta de comentar.
Só postei, mesmo sem a autorização dele, para ilustrar e confirmar minha opinião sobre o caso.
Deixa prá lá, pois ações como essa já vi e soube de várias, lembrem-se que o Ennio esteve lá, na JKA no Kenshusei por 2 anos e voltou inteirinho, inteirinho.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #55 Online: Abril 05, 2010, 15:39:48 »
OSS, Pedro Sensei...

Compreendo perfeitamente.

OSS...

Offline Bruno Neves

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
  • Votos: +0/-0
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #56 Online: Abril 06, 2010, 17:44:16 »
Oss, eu nao sei colocar videos no forum mas segue o link de um video tambem pelo menos "discutivel". Esse video como da pra perceber foi uma reportagem da fox chicago.


Oss.

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #57 Online: Abril 06, 2010, 17:57:06 »
OSS, Bruno Neves...

Como você deve ter notado o poder dele só afeta os seus alunos.
Com a reporter ele não conseguindo nada, manda ela relaxar, já imaginou você lutando e durante o combate você pedir para o seu oponente relaxar para você atacá-lo?!

Isso é charlatanismo barato como tudo o mais anteriormente apresentado.

OSS...

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #58 Online: Abril 07, 2010, 09:34:16 »
a maioria é charlatanismo sim, Higino, mas já presenciei alguns casos em que o sensei (por sinal, muito bom na parte que não é "mágica") REALMENTE ACREDITA que consegue fazer as mágicas... provavelmente motivado por alguns alunos que ACREDITAM que são atingidos pela mesma...

nesse caso não é má fé... é ingenuidade com uma boa dose de auto-sugestão e fraqueza de espírito, necessidade de ter na vida o "sobrenatural" ou numa visão simplista, falta de espiritualidade na vida.

Offline Bruno Neves

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
  • Votos: +0/-0
Re:Pra quem duvida do Aikido
« Resposta #59 Online: Abril 07, 2010, 14:23:09 »
A.Higino eu concordo com o que tu disse, eu postei o video para mostrar como esta difundida essa ideia de "super poderes".
A questão sobre o Ueshiba ser ou nao sobrenatural vem de um fato que ocorre com frequencia em tudo que é area. Principalmente em se tratando de tempos atrás, quando nao havia tanta maneira de registrar feitos. As unicas pessoas que poderiam dizer algo concreto seriam as que na época viveram, porém se essas pessoas ficam impressionadas demais com alguma coisa, a história ja vai ser alterada porque são essas pessoas que contarão a história, e sendo assim, as pessoas que ouvirão a história vão contar como lhes foi relatada ou derrepente aumentando um pouquinho. Por exemplo, se hoje não houvesse tanta tecnologia da informação e um leigo visse o Brock Lesnar treinando ou lutando e jurar de pé junto que o Conan era real só que mais forte um pouco, bem como se visse os videos do Cristian Tisser iria sair testemunhando que ele é Jedi.
O problema é que Mestres como Ueshiba, Funakoshi e etc, eram pessoas diferenciadas (assim como campeões olímpicos, ou lutadores do UFC, ou atletas como Pelé), digo diferenciadas por terem um entendimento maior das coisas e em uma época que qualquer coisa fora do normal era "sobrenatural" eles fizeram o nome deles.


Oss.