Autor Tópico: Religião no karatê-Do?  (Lida 16936 vezes)

Offline Fabiyo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 124
  • Votos: +0/-0
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #30 Online: Outubro 02, 2007, 00:08:21 »
Falei com o Funakoshi hoje, e perguntei para o pessoal da doceira, e ninguém soube me dizer, afinal: Cadê a Santa?
初心忘るべからず – Shoshin wasuru bekarazu

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #31 Online: Outubro 15, 2007, 15:26:11 »
Sou cristão evangélico, e em nada interfere no meu treino do karatê...

Simplesmente, meu bushido não é o oriental, mas sim o cristão (se é que podemos colocar assim).

Não faço reverência a Funakoshi, e sou respeitado na minha academia não sendo forçado a fazer algo que vai de encontro com a fé que professo. No resto, nada mais interfere!

thoryu

  • Visitante
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #32 Online: Outubro 15, 2007, 16:43:05 »
Amigo, quando os karatecas fazem reverência, não o fazem, ou não o deveriam fazer à Pessoas. Mas sim à História, àos mais velhos em idade, aos mais velho de treino, e ao Fundador da Escola. No caso do Karate Shotokan é Funakoshi.

Mas não é a figura ou pessoa dele, sim a enormidade do que ele representa. Podia ser o João ou o José. O que importa é a idéia. O que importa é ...., nem sei o que dizer mais.

Karate, amigo começa, quando da porta do Dojo, o karateca faz reverência. Se você não faz e seu sensei não se importa, parabéns pelo karate de vocês.

E nem sou tradicionalista nem coisa do gênero, me enche o saco rituais longos e muito pomposos sómente para valorizar o ego de quem o está conduzindo.

Mas se colocar acima de tudo e não fazer o que todos fazem, ... Amigo, nem sei o que dizer.

Existem Karatecas que não lutam em determinados dias, ou determinadas datas tidas como sagradas pela religião que seguem. Existem karatecas mulheres muçulmanas que competem com uma espécie de chale na cabeça. Mas quando no Dojo Fazem O Que Todos Fazem. Se diferenciam por se auto excluir em eventos ou por acrescentar um adendo na vestimenta de cunho religioso e universalmente aceito. Não DEIXAM de fazer o que todos fazem.

Acho que isso que rola no Dojo onde você treina não ia rolar tão light na maioria dos Dojos não.

Caraio, estou modifidando a p.. pois esqueci de dizer que quando se faz a reverência se está saudando, agradecendo, compartilhando com todos do treino, Uma coisa entre os vivos. Uma celebração à vida, uma esperança antes do treino, um agradecimento após ele. Celebração.
Ninguém sai inimigo de ninguém, é uma coisa muito legal. Pena que você não participe.

Talvez, Oss, Hai.
« ltima modificao: Outubro 15, 2007, 16:59:12 por thoryu »

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #33 Online: Outubro 16, 2007, 08:24:38 »
Prezado, bom dia!

Eu não disse que não cumprimento as pessoas a moda do karatê... pois diante de qualquer um, eu me curvo e digo ossy. Porém, não tem ninguém que vá conseguir me convencer que tenho que saudar um defunto só por causa de sua história! (antes que diga algo que possa ofender minha fé, pelo que professo, Jesus vive e reina! Espero que respeite isso e não use para fundamentar suas teorias, vamos discutir só o saudar ou não a Funakoshi ok?)

A única coisa que faço, para que vc entenda melhor, é não me curvar quando se faz a saudação a Funakoshi... isso vai de contra a minha forma de ver as coisas, em que ofenderia o dojo? Sinceramente, não entendi!

Obs.: De nenhuma forma fiquei chateado com o seu questionamento, apenas estou esclarecendo melhor meu ponto de vista!

Abraços!

Lezon

  • Visitante
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #34 Online: Outubro 16, 2007, 09:24:16 »
O Alexander diz:

"A única coisa que faço, para que vc entenda melhor, é não me curvar quando se faz a saudação a Funakoshi... isso vai de contra a minha forma de ver as coisas, em que ofenderia o dojo? "

Meu caro, sem qualquer tipo de ofensa lhe digo que, no seu lugar, eu nem sequer entraria num dojo. Como em tudo na vida, as pessoas devem fazer as coisas que gostam e que se sintam bem.  Permanecer num local que iria contra a minha forma de ver as coisas, isso eu nunca o faria...mas cada cabeça, sua sentença.

E mais uma vez lhe digo sem quaisquer tipo de ofensa que, no meu Dojo, eu não permitiria a presença de alguém que não cumprisse os ritual das saudações normais e ancestralmente existentes no Karate, pois nada têm a ver com a religião nem com outras formas de ser e de pensar. E mais não digo...

O Alexander pode não concordar com o que eu disse, está no seu direito, tal como eu estaria no meu direito não aceitá-lo no meu Dojo, certo? Enquanto que na sua ótica a sua forma de agir  não ofende o Dojo, já na minha ótica tratar-se-ia de uma ofensa a todos  os presentes, e à quebra das regras do Karate-do. Como tal, das duas uma, ou o Alexandrer faria o que todos fazem, ou então deixaria pura e simplesmente de treinar.

Mais uma vez não entenda isto como uma provocação, mas sim como alguém que tem outra forma de ver as coisas, ok?

Hai!!!  Oss!!!       

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #35 Online: Outubro 16, 2007, 09:35:01 »
Prezado,

É claro que antes de tudo, eu respeito seu modo de pensar e o que está espressando em seus posts.

Mas perceba, eu sou cristão. Vivemos num país ocidental. Vivemos em um país de liberdades de expressão. Logo, se eu fosse visitar seu dojo para treinar e tentar permanecer, eu seria franco contigo e vc comigo, logo, eu não o desrespeitaria, pois procuraria outra que não me privasse deste direito de praticar a luta que tanto amo, sem ter que me sentir forçado a fazer algo que PARA MIM, não cabe.

E assim, acho que conseguimos entender nossos pontos de vista!

Um abraço...

Lezon

  • Visitante
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #36 Online: Outubro 16, 2007, 10:47:40 »
Meu caro,

Eu tb tenho a minha religião, como outros aliás, acredito no vc acredita, mas ajo e penso de forma diferente. Minha educação foi rígida e sempre sob um contexto de respeito por todos. Porém, não confundo e nem misturo a religião com outras coisas. Como tal, e no caso concreto, o ritual da saudação nada tem a ver nem ofende os meus sentimentos da fé, porque de facto, não os confundo.

Sobre a liberdade, meu caro amigo, eu sofri na pele a ausência dela mais do que a generalidade das pessoas, pois fui vítima de uma guerra sem qualquer sentido e que me marcou para o resto da vida. Pude saborear a mesma liberdade que, no meu caso, e pela qual lutei, aconteceu há 33 anos atrás. Apesar disso e liberto de todas as "amarras", respeito para ser respeitado. Se quero fazer algo que gosto mas que obedece a determinadas regras, ou as cumpro ou não entro sequer nelas. Regras são regras, e eu não gostaria de ser um intruso.     

Esta é a minha forma de ser e de pensar.

Abraço       

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #37 Online: Outubro 22, 2007, 14:13:58 »
Quando criança eu treinava karate e nao me curvava pro funa porq sou judeu, e judeus nao se curvam pra nada que nao seja o tal do deus unico, onipotente e onipresente. Hoje com 36 anos reverencio junto a todos na academia pois vejo claramente que essas regrinhas todas são que nem quando o marcelinho carioca falava q foi jesus q ajudou ele a acertar a falta. É obvio q deus nao ta preocupado com a falta do marcelinho, com comer presunto ou com reverenciar um treino de karate. É muito mais facil pras pessoas seguirem essas regrinhas do q seguir a verdadeira regrona de ser justo e correto com o proximo. Respeito a religiosidade do colega mas acho q deus ta preocupado com coisa mais séria do q a sua reverencia no dojo.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #38 Online: Outubro 22, 2007, 14:54:35 »
É obvio q deus nao ta preocupado com a falta do marcelinho, com comer presunto ou com reverenciar um treino de karate. É muito mais facil pras pessoas seguirem essas regrinhas do q seguir a verdadeira regrona de ser justo e correto com o proximo. Respeito a religiosidade do colega mas acho q deus ta preocupado com coisa mais séria do q a sua reverencia no dojo.

oss

Parabéns Avi!

Assino embaixo.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #39 Online: Outubro 22, 2007, 15:45:27 »
Fico feliz em saber que o amigo e colega de prática marcial, respeite minha forma de pensar...

Mas a questão, não é o "Deus estar ou não preocupado com isso", mas sim, eu não me sentir a vontade para fazer algo para o qual tenho uma visão contrária.

Sei que vcs podem dizer que eu não deveria estar lutando se penso assim, mas não acho que seja para tanto radicalismo. Todos dizem tanto que os evangélicos são radicais, e no entanto os radicais estão sendo vcs.

Agora quanto a Funakoshi, nunca conheci, e não vejo porque reverenciá-lo!

Um abraço a todos...

Lezon

  • Visitante
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #40 Online: Outubro 22, 2007, 17:41:31 »
Caro Alexander,

Teriamos aqui "pano para mangas" como dizemos lá no meu cantinho chamado Portugal.

Só quero dizer-lhe que o seu DEUS é igual ao que eu acredito, penso eu. Como tal, e porque eu acredito NELE convictamente, estou à vontade para lhe dizer isso não obsta a que eu faça reverência a outras coisas, porque, volto a repetir, não misturo as coisas...

Saiba também que em toda a minha vida tenho tentado cumprir na íntegra o que disse o nosso amigo Avi, embora devamos todos reconhecer que nesta sociedade podre, corrupta e hipócrita, ser-se justo e correto com o próximo, é cada vez mais difícil....mas eu tento sempre sê-lo e me sinto de consciência tranquila.

Agora eu ajo de acordo com a minha forma de pensar, a qual no caso, me levaria a desviar de estar em algo que tinha subjacente aspectos pelos quais eu não concordava e /ou não me sentiria bem.

Quanto à reverência faço-a em qualquer altura e a qualquer pessoa, desde que ela diga respeito a um acto verdadeiramente dígno e nobre. Assim, eu curvo-me perante o ser mais simples existente nesta terra.

Hai!!  Oss!!       
« ltima modificao: Outubro 22, 2007, 18:59:09 por Jose Lezon »

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #41 Online: Outubro 22, 2007, 23:14:00 »
Prezados,

Desculpem-me, mas sob o meu limitado ponto de vista, saudar ou reverênciar Funakoshi curvando-se quando se entra e sai no dojo de treinamento, não tem nada haver com religião, mas sim com profundo respeito, saudação e admiração por tudo aquilo que representa e foi para o Karate, em especial o estilo Shotokan.

Curvo-me à sabedoria, sem ter que inclinar o corpo, fato que me engrandece como pessoa, resumindo, é tudo uma questão de ótica, ou melhor, do ângulo em que se  enxerga a respeitosa saudação que se faz ao pai do karate shotokan, ao sair e entrar no dojo, vale dizer que quanto mais aberto esse ângulo melhor será a visão do real significado dessa simples e ao mesmo tempo profunda reverência.

No que tange à religião, desculpem-me, mas como outras e certas coisas, não discuto.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Lezon

  • Visitante
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #42 Online: Outubro 23, 2007, 00:12:56 »
Mais uma vez completamente de acordo com o António Pêcego!

Hai!!  Oss!!

Offline Makoto

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 25
  • Votos: +0/-0
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #43 Online: Outubro 23, 2007, 11:39:37 »
O pequeno artigo abaixo foi retirado de sites de estudos bíblicos


A Bíblia está cheia de versículos que vinculam a idéia de adorar à de prostrar-se ou ajoelhar-se diante de Deus. A palavra hebraica hitawa significa prostrar-se ou curvar-se. Quando examinamos a Bíblia, descobrimos muitos exemplos; "E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou" (Êxodo 34:8); "Vinde, adoremos e prostremos-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou" (Salmos 95:6); "Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre" (II Crônicas 7:3); "Os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono" (Apocalipse 4:10).
As expressões "encurvaram com o rosto em terra" ou "curvar-se para a terra" está freqüentemente associada à adoração a Deus. Isto não significa que devemos encurvar-nos com o rosto em terra cada vez que adoramos a Deus ou mesmo que isto sempre acontecia em todos atos de adoração mencionados na Bíblia. Essa é uma atitude simbólica; por esta razão, é importante indagarmos o que significa e qual seu propósito.
______________________________________________________________________

Minha Opinião

A Bíblia é a regra de fé e pratica para cristãos (e de judeus no caso a Torá) condena terminantemente a idolatria e culto a mortos,  veja: Êxodo 20:5,  Deuteronômio 18:10-12,  1 Corintios 10:14,  1João 5:21.
Por isso as razões de tanta discussão, judeus e cristãos não prostram ou ajoelham a não ser diante de Deus, compreendo o que o nosso amigo diz, pois também sou cristão evangélico, no entanto a razões culturais e sociais são diferentes. Mesmos na Bíblia há casos que pessoas se prostaram e ajoelharam em cumprimento a outras pessoas, veja na sua Bíblia em Gênesis 42:6,  2 Samuel 14:22,  2 Samuel 24:20,  1 Reis 1:23 ; só pra citar alguns exemplos, que ver mais consulte uma simples concordância ou chave bíblica e veja por si mesmo.
No Karatê a reverencia não é para adorar e prestar culto a Funakoshi, Chojun Miyagui, ou outro sensei, mas muitos cristãos principalmente não aceitam devido o pensamento que se trata de um tipo de culto a mortos presente nas religiões orientais. A reverencia é para seus companheiros de treino e senseis de dojô, se outros fazem para as fotos dos fundadores que eles façam cada um tem a sua opinião, a minha é a Deus em agradecimento e acredito que a maioria dos karatecas aqui no ocidente também, fique em paz meu amigo.
Deixo aqui uma mensagem não minha, mas aquilo que a própria Bíblia diz a respeito do assunto:

Romanos 14:22 - Mas guarde entre você mesmo e Deus o que você crê a respeito desse assunto. Feliz a pessoa que não é condenada pela consciência quando faz o que acha que deve fazer!

Colossenses 3:23:24 - E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.



Oss!
Makoto - Ismael O. Nascimento - Okinawa Goju Ryu

Rick

  • Visitante
Re: Religião no karatê-Do?
« Resposta #44 Online: Outubro 23, 2007, 22:13:03 »
Sem querer discutir a origem do Karatê, se ele veio de Okinawa, da China ou da Índia ou até da Atlântida, o Karatê que nós conhecemos hoje foi divulgado e difundido pelos japoneses, povo que tem uma tradição muito antiga, e isso veio incorporado a arte marcial, muita coisa que pra gente é ritual pra eles é etiqueta, educação etc, por exemplo esse negócio de se curvar no início e final da aula, para o japonês, se curvar é uma saudação, é um cumprimento. É a maneira deles de se cumprimentar, nós apertamos as mãos, eles tradicionalmente se curvam respeitosamente. Agora cumprimentar uma pessoa que já morreu, pode parecer religioso, mas depende de cada um, a gente tem que ter flexibilidade para se adaptar à cultura ou à prática. Eu posso me curvar para o Funakoshi ou para qualquer outro mestre falecido mas simbolicamente aquela figura representa toda a tradição da arte marcial. O pessoal do Aikido se curva três vezes e bate palmas duas vezes no início e final da aula, isso é um ritual xintoísta, o fundador Ueshiba seguia o xintoísmo e incorporou isso à prática, mas nunca disse que os praticantes teriam que seguir a religião, e esse ritual continua até hoje apenas com sentido de tradição e os praticantes fazem sem qualquer problema.