Continuando...parte 4.695
A palavra samurai, apesar da etmologia da própria palavra (saburai), não significa "somente" servir à um senhor. Ela carrega muito mais significados q estão inseridos no termo. Não somente o servir. E nem diz ao quê aliás! Pode ser a um senhor feudal japonês, mas pode ser tbm a um ideal ou ideais. Cometer sepukku ou harakiri não caracteriza um samurai. Nem todos os samurais tinham de tal prática; nem todos os perÃodos históricos japonese possuÃam as mesmas caracterÃsticas (oooooooh). Todos nós sabemos a diferença gritante entre um samurai do perÃodo Nara e um do perÃodo Edo. O termo samurai é muito mais abrangente e subjetivo do q alguns acham...Myiamoto Musashi q era um Ronin e tbm era um samurai...sem armadura, sem espada (na maioria das vezes) sem banho (heheheh).Cara, eu amo o wikipédia eheheheh!
Várias coisas caracterizam um samurai, mas nem todas são necessárias para caracterizá-lo. O uso do termo pelo Sensei visa a busca de uma REvalorização de um REdescobrimento de valores q hoje em qualquer sociedade, seja ela brasileira, japonesa, americana , etc, estão mortos, esquecidos, ridicularizados. Que valores? Honra, justiça, lealdade, corajem, razão, justiça, compaixão, e sabedoria. Que engraçado...vendo estes valores pensei logo de cara q eu não precisaria estar enchendo o saco de vcs se somente UM desses valores estivesse em ativa nos dias de hoje.
Nós sabemos como a falta desses valores (q os samurais cultivavam através do seu "bushido", as "7 virtudes do guerreiro") está levando o nosso paÃs, e pq não o mundo inteiro, a um colapso humano: sociedades sem valores humanos, com uma educação cada vez mais decadente, uma verdadeira terra sem lei e justiça.
Interessante como se lembraram do sepukku mas não do bushido-caminho do guerreiro, do Koryu (kobudo)-artes marciais samurais, etc...
Eu não preciso estar usando uma espada samurai, uma armadura samurai e nem ser um japonês e nem mesmo um descendente de japoneses para agir como um samurai. É isso q o Sensei Jorge Kishikawa busca. Ele não é um ignorante, ele entende muito bem do q faz. E acho digno e muito plausÃvel o q o Sensei procura fazer: tentar fazer com q as pessoas busquem agir, mesmo q não de forma completamente fiel históricamente como um samurai, mas como um guerreiro COM VALORES E IDEAIS FORTES para enfrentar a luta do dia-a-dia.
Vale lembrar que existiram 2 pessoas q não são japonesas e nem possuÃam nenhum vÃnculo com o japão e foram consideradas SAMURAIS pelas suas qualidade humanas e feitorias: um escravo africano de nome japonês dado de Yasuke (c.1556-?) q prestou serviços com o tÃtulo de SAMURAI para o Shogun Oda Nobunaga; e o mercador inglês William Adams (1564-1620) q serviu ao Shogun Tokugawa Ieyasu tbm como SAMURAI. E garanto o seguinte, mesmo não entendendo nada sobre samurais...NÃO SE DAVA O TÃTULO DE SAMURAI PARA QUALQUER UM. Eram simplesmente pessoas guerreiras q possuÃam (mesmo q do outro lado do mundo) os mesmos valores humanos, mesmo sendo negro, branco, inglês, agricano, mercador, escravo...
E agora, ainda acham q um samurai brasileiro é algo tão espantoso assim? O Sensei foi "buscar" o conhecimento na fonte, da base.