Autor Tópico: Samurai Brasileiro??? Vc assistiram??  (Lida 69457 vezes)

Offline T Rex

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Votos: +0/-0
Re: Samurai Brasileiro??? Vc assistiram??
« Resposta #195 Online: Outubro 02, 2009, 12:57:50 »
Continuando...parte 4.695  :P

A palavra samurai, apesar da etmologia da própria palavra (saburai), não significa "somente" servir à um senhor. Ela carrega muito mais significados q estão inseridos no termo. Não somente o servir. E nem diz ao quê aliás! Pode ser a um senhor feudal japonês, mas pode ser tbm a um ideal ou ideais. Cometer sepukku ou harakiri não caracteriza um samurai. Nem todos os samurais tinham de tal prática; nem todos os períodos históricos japonese possuíam as mesmas características (oooooooh). Todos nós sabemos a diferença gritante entre um samurai do período Nara e um do período Edo. O termo samurai é muito mais abrangente e subjetivo do q alguns acham...Myiamoto Musashi q era um Ronin e tbm era um samurai...sem armadura, sem espada (na maioria das vezes) sem banho (heheheh).Cara, eu amo o wikipédia eheheheh!

Várias coisas caracterizam um samurai, mas nem todas são necessárias para caracterizá-lo. O uso do termo pelo Sensei visa a busca de uma REvalorização de um REdescobrimento de valores q hoje em qualquer sociedade, seja ela brasileira, japonesa, americana , etc, estão mortos, esquecidos, ridicularizados. Que valores? Honra, justiça, lealdade, corajem, razão, justiça, compaixão, e sabedoria. Que engraçado...vendo estes valores pensei logo de cara q eu não precisaria estar enchendo o saco de vcs se somente UM desses valores estivesse em ativa nos dias de hoje.
Nós sabemos como a falta desses valores (q os samurais cultivavam através do seu "bushido", as "7 virtudes do guerreiro") está levando o nosso país, e pq não o mundo inteiro, a um colapso humano: sociedades sem valores humanos, com uma educação cada vez mais decadente, uma verdadeira terra sem lei e justiça.

Interessante como se lembraram do sepukku mas não do bushido-caminho do guerreiro, do Koryu (kobudo)-artes marciais samurais, etc...

Eu não preciso estar usando uma espada samurai, uma armadura samurai e nem ser um japonês e nem mesmo um descendente de japoneses para agir como um samurai. É isso q o Sensei Jorge Kishikawa busca. Ele não é um ignorante, ele entende muito bem do q faz. E acho digno e muito plausível o q o Sensei procura fazer: tentar fazer com q as pessoas busquem agir, mesmo q não de forma completamente fiel históricamente como um samurai, mas como um guerreiro COM VALORES E IDEAIS FORTES para enfrentar a luta do dia-a-dia.

Vale lembrar que existiram 2 pessoas q não são japonesas e nem possuíam nenhum vínculo com o japão e foram consideradas SAMURAIS pelas suas qualidade humanas e feitorias: um escravo africano de nome japonês dado  de Yasuke (c.1556-?) q prestou serviços com o título de SAMURAI para o Shogun Oda Nobunaga; e o mercador inglês William Adams (1564-1620) q serviu ao Shogun Tokugawa Ieyasu tbm como SAMURAI. E garanto o seguinte, mesmo não entendendo nada sobre samurais...NÃO SE DAVA O TÃTULO DE SAMURAI PARA QUALQUER UM. Eram simplesmente pessoas guerreiras q possuíam (mesmo q do outro lado do mundo) os mesmos valores humanos, mesmo sendo negro, branco, inglês, agricano, mercador, escravo...

E agora, ainda acham q um samurai brasileiro é algo tão espantoso assim? O Sensei foi "buscar" o conhecimento na fonte, da base.


« Última modificação: Outubro 02, 2009, 13:08:37 por T Rex »

Offline T Rex

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Votos: +0/-0
Re: Samurai Brasileiro??? Vc assistiram??
« Resposta #196 Online: Outubro 02, 2009, 13:01:58 »
Se quiserem eu desenho prá vcs  ;D

Leiam com paciência q irão entender...mas prá dar uma ajuda (pro arranque ;D) estou basicamente tentando  trazer o assunto para o do tópico.

Tá grandinho assim pq eu tive q ler 14 páginas de discussão sobre o assunto, e só agora tive acesso ao tópico, mas gostaria de deixar a minha opinião para vcs.

Puts, agora q eu vi o tamanho dos posts, realmente quem tem preguiça prah ler é muita coisa  ;D

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Samurai Brasileiro??? Vc assistiram??
« Resposta #197 Online: Outubro 02, 2009, 13:06:33 »
Oss T Rex san

o Sr. deu um Samurai e o outro não japonês  ???

apesar de não ter entendido tbém a 1ª e a 2ª parte, esta tá ficando excelente,o saber não ocupa espaço como diz meu Sensei Ari  :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline T Rex

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Votos: +0/-0
Re: Samurai Brasileiro??? Vc assistiram??
« Resposta #198 Online: Outubro 02, 2009, 13:12:01 »
Me desculpem pela confusão, é q acabei me empolgando aqui e na pressa devo ter feito muita burrada. Aos poucos vou arrumando ::). É q chegando agora tem muito assunto prah mim comentar...aí já viu neh: cabeça fraca, começa a misturar tudo, começa a dar nó ^^.

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Samurai Brasileiro??? Vc assistiram??
« Resposta #199 Online: Outubro 02, 2009, 13:18:21 »
Desenha para a gente caro colega jurássico. Uma imagem vale mais do que mil palavras...
Hauhauhau...

Offline T Rex

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Votos: +0/-0
Re: Samurai Brasileiro??? Vc assistiram??
« Resposta #200 Online: Outubro 02, 2009, 13:34:31 »
Continuando parte 5667: (isso de parte eh soh uma brincadeirinha boba, n levar a sério)

Sobre o fato do Sensei (n só ele como todos os alunos do Niten) ser um discípulo direto de Musashi é simples:

Somos a 12ª geração "direta" de aprendizes do próprio Miyamoto Musashi. O quer dizer isso? Quer dizer q desde o fundador do estilo (a 1ª geração) n houve ruptura nem quebra de sucessão, q em artes marciais vcs mesmo sabem, é algo raro e muito apreciado. O atual representante do estilo Hyoho Niten Ichi Ryu é Yoshimoti Kyoshi (12ª geração na sucessão) filho de Gosho Motoharu (9ª geração). Sendo os dois mestres do Sensei Kishikawa.

Entenderam q não existe o pq do "deboche" sobre a legitimidade do Sensei ser aluno "direto" de Musashi. Só uma anta para interpretar q a frase significaria q Sensei foi no dojo do Miyamoto Musashi para ter aulas com ele.

AVISO: ajuda a enteder os meus pequenos posts, LER o tópico desde o início, para evitar algum comentário descabido ^^!

Offline T Rex

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
  • Votos: +0/-0
Re: Samurai Brasileiro??? Vc assistiram??
« Resposta #201 Online: Outubro 02, 2009, 13:43:00 »
Ah! Antes q alguém insinua q eu seja mais um "seguidor abitolado de qualquer um" eu sou Ateu, não sigo nenhum dogma religioso, optei por estudar licenciatura em música numa universidade pública, deixando de ganhar uma vida descente se tivesse escolhido por QUALQUER outro curso, ou mesmo continuar como segurança de supermercado onde eu iria me dar muito bem.

Talvez ajude: escuto e leciono o q EU acho conveniente, e não o q talvez daria mais dinheiro ou certo com a instituição de ensino.

Ou seja, um burro misturado com jumento q age como um cavalo.

Mas nunca um abitolado, ok?

ai, meus dedos tão doendo de tando apertar teclinha...vou lparar um pouco. Mas..i will back GROAAAAAR!