Karateca.net - O nosso dojo virtual
Karateca.net => Off-topic => Tópico iniciado por: katsumoto em Março 18, 2007, 21:09:56
-
Acabou de passar uma materia no Domingo espetacular da Record, mostrando o Samurai Brasileiro Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten. O cara além de se intitular SAMURAI, ainda teve a coragem de se dizer disciplulo de Miyamoto MusashY(que esta morte a pelo menos 400 anos).
Aonde vamos parar desse jeito??
Nesse pais todo mundo pode tudo........eca.
-
sim ele ja foi no jo soares,aonde afirmou ser descedente do musashi... se o nivel marcial dele é bom ou nao eu nao sei, so sei q o cara criou tipo um "Macdojo" aeuihaeiuhaeiuhaeiuaeh é cheio de instituto nitten pelo brasil (como se fossem filiais) O.o
obs: nao estou criticando o nivel dele mesmo pq eu etendo pouco de kenjutsu, estou apenas comentando a ideia q ele teve de criar uma "marca" hehe
-
esse bobagem, musashi nao deixa aluno
esse aproveitador, como diz aqui...bunda more
oss
-
Mcdojo haahhauhe
-
Oss
Sr. Kime o Sr. por acaso não e´parente da famila Gami.
Iss é ciosa do Daigoro!!!!!!
E eu que sempre achei que Kishikawa Sensei fosse sério 8O
Oss
alberto/Santos.
-
Yama, eu também achava. Mas o livro dele (Shin Hagakure) tem umas coisas tÃpicas de marketeiro...sei lá, já dá pra julgar algo por ali. E a presença dele no Jô foi de doer. A demonstração dada pelo pessoal dele e pelo próprio foi das coisas mais feias que já vi. O Jô tirou onda de umas técnicas lá e ele não conseguiu desmontar a crÃtica. Além do fato de um dos alunos ter entortado toda a katana que usou...depois não conseguia guardar na bainha.
Abraço,
Rodrigo
-
O pessoal do Kendo tem uma baita bronca dele e do Niten.
Basta entrar em qualquer comuinidade de Kendo do Orkut e conferir.
-
Oss!
Puts, agora vocês vão me crucificar.... :lol:
Vamos deixar claro, eu NÃO estou defendendo o Instituto Niten de nenhuma maneira nas próximas linhas, mas como já pratiquei Kenjutsu (eu nunca aprendi a escrever essa joça!) lá, talvez consiga esclarecer alguns pontos.
Primeiramente, Musashi criou um estilo chamado Niten Ichi Ryu e existe sim até hoje a escola do Niten Ichi Ryu no Japão.
Jorge Kishikawa é graduado pelo estilo Niten Ichi Ryu e mais alguns muitos estilos de esgrima e armas variadas. Ele tem um relacionamento MUITO bom com todos os representantes desses estilos e até consegue traze-los para o Brasil de tempos em tempos para demonstrações e eventos que costumam durar dias.
Não foi ele que se intitulou samurai brasileiro, pelo menos até onde eu sei, quem fez isso foi a mÃdia nas primeiras notÃcias que saÃram sobre o Instituto Niten e aparentemente a fama pegou, mas eu nunca ouvi ninguém no Niten se auto intitulando Samurai.
Hoje o Instituto Niten é um negócio igualzinho escola de inglês.
Sim eles conseguem manter mais ou menos o mesmo nÃvel em todos os Dojos, mas ainda é um negócio e um $%&! de um negócio. (esse e outros motivos me levaram a deixar de treinar lá).
Sim, Jorge Kishikawa é um artista marcial muito bom....e vou evitar entrar nas minhas opiniões pessoais sobre ele como pessoa....mas todo mundo diz que o pai dele (que foi quem começou realmente a introduzir o Kennjutsu no Brasil) é MUITO mais $%&! que ele.
Não levem muito em considerações as demonstrações do Instituto, eu sempre achei elas extremamente fracas e de maneira alguma refletem a realidade ou oq é ensinado no instituto Niten.
Kendo x Kenjutsu???
Sim, existe essa rixa aqui no Brasil, não sei exatamente de onde surgiu, mas ela é forte.
A diferença é a mesma entre o Judo e o Jiu Jitsu, um é esporte o outro é técnica de combate. O Kendo é um sub-grupo do Kenjutsu, que usa apenas os movimentos e posturas considerados "desportivos", enquanto o Kenjutsu (que é o nome genérica para TODAS as técnicas de esgrima japonesas) se utiliza de todos os movimentos e posturas ensinados pelas escolas tradicionais.
Mas também não posso dizer que o Instituto Niten não tem bons relacionamentos com o pessoal do Kendo, muitos mestres conceituados apareciam de vez em quando para nos dar aulas especiais e mostrar a filosofia do Kendo.
Espero ter esclarecido alguns pontos obscuros. Qualquer dúvida pode perguntar, eu fico feliz em responder se puder.
-
O Samurai em questão já disse em entrevistas que sua familia nasceu na mesma região que Musashi e do samurai que escreveu o livro "hagakure".
Tanto que escreveu o shin hagakure.
E tem autorização para ensinar a tecnica de duas espadas. No Brasil ele tem 10 titulos brasileiros de kendo. Mas conversando com alguns amigos que praticam a arte ele não é muito bem quisto no meio.
OSS
-
Sou novo no fórum e este é meu primeiro post, portanto vou me apresentar aqui primeiro para poder fornecer um embasamento melhor sobre minha opinião. Pratico Karatê Shotokan há 20 anos, fui aluno do Sensei Missono em Sorocaba. Ingressei no Instituto Cultural Niten em 2.000 e fui fundador das Unidades Sorocaba e Ribeirão Preto. Realmente o tÃtulo de Samurai veio da mÃdia e creio que principalmente pelo estilo de vida que o Sensei leva, com os valores do Bushidô orientando tanto a vida dele como a administração do chamado "negócio". Realmente ele possui o tÃtulo de Menkyo Kaiden no estilo Niten Ichi Ryu e mais várias autorizações para ensinar os Koryu (estilos antigos) no Brasil e na América Latina entre elas a do citado aqui estilo Suyo Ryu. Até 2.003 se não me engano, as coisas eram muito tradicionais como sem a graduação aparente (como faixas ou algo do tipo), sem exames de faixa (a graduação era fornecida após a análise treino a treino) não existiam tantos torneios. Hoje para agradar os ocidentais, existe a graduação presa ao quimono, existem pelo menos dois encontros anuais com disputas, etc.
Kishikawa sensei foi duas vezes penta-campeão consecutivo brasileiro de Kendô, acho difÃcil alguém daqui falar mal da conduta marcial dele.
-
A discussao aqui nao é do mérito dele como Kendoka, e sim de se dizer discipulo de alguem que ja morreu a 400 anos.
Atitude, no minimo suspeita.
Sobre a escola dele ser ou nao comercial, é problema dele e daqueles que pagam para aprender.
Para se ter uma ideia aqui em Ribeirao Preto, paga-se 25o Reais por 1 aula semanal. Gostaria de perguntar aos puristas, quem é que aprende uma arte marcial praticando apenas 1 vez por semana.
Isso pra mim tem nome.
-
Nunca pratiquei kendo, mas tenho vontade.
Aqui em Sao Paulo tem inumeras academias do instituto niten mas se voce quiser praticar fora dela é muuuuuuuito mais barato, tipo uns 25 a 40 reais por mes. Sao aulas com professorrs japoneses da federação que cobram esses valores apenas para cobrir custos de instalação.
Um colega da mushin é shodan de kendo e disse que embora esse jorge seja bom kendoista os alunos do nitem tem um nivel ridiculo. Ele disse q de fato o cara vem de uma familia ilustre do japão.
Ele parece ter sabido aproveitar um nicho de mercado ja que todos nós ocidentais adoramos essas coisas de samurai, inclusive hoje tenho a impressao que nós gostamnos mais q os proprios japas.
Acho que as vezes somos um pouco influenciados por essa cultura crista de q lucro é pecado. Agora, sensei katsumoto tem razao, ir na tv mentir nao justifica se.
oss
-
No livro dele (Shin Hagakure) pode-se ver que o tÃtulo de samurai não é coisa da mÃdia. Ele usa e abusa, tanto para si quanto para seus alunos, do nome samurai. Vou postar dois trechos do livro. Tá certo que nós sabemos da importância do assunto em questão, mas parece que o homem entorna o copo direto.
"Sobre como beber cerveja
Nós samurais modernos sabemos que beber saquê ou cerveja no meio das pessoas é estar sendo observados a céu aberto. Puritanos não entendem que um mestre não é um santo. Mestres e monges gostam de cerveja, de comida e de mulheres. Quando você tem a confiança e a honra de de estar bebendo ao lado de seu mestre, não pode estar em atitude observadora ou crÃtica. Deve beber de coração. Não raro eu levo um mestre à sua residência após várias horas de saquê e conversas profundas. Um grande mestre é, para sempre, um grande mestre."
"Aprenderam a lição e se esforçaram
Após ouvirem a lição de como beber no Bushidô, três samurais do Niten me solicitaram aula particular para refinarem suas técnicas. foram todos aprovados."
Abraços,
Rodrigo
-
Vamos deixar uma coisa clara: Kendo É MUITO diferente de Kenjutsu.
Agora, dizer que os alunos do Niten tem um nÃvel ridÃculo, cara, essa ofendeu. É a mesma coisa que vc dizer que um karateca tradicional não presta porque ele não ganha medalha em luta de campeonato.
No Kendo vc vai aprender 4 golpes e apenas uma postura base.
No Kenjutsu eu nem sei quantos golpes existem ou quantas posturas base da para usar.
No Kendo vc vai aprender a fazer ponto com uma vareta de bambu.
No Kenjutsu vc aprende a lutar esgrima com um modelo de espada feita de bambu.
No Kendo vc vai aprender que acertar nos lugares certas da ponto e nos lugares errados não.
No Kenjutsu vc aprende que uma espada mata não importa muito onde ela acertar, mas acabar uma luta em um único golpe exige MUITO treino.
Oq estou querendo dizer basicamente é que isso é muito parecido com Karate, tradicional mata com um golpe e esporte faz ponto. Objetivos distintos e treinos distintos apesar da base ser a mesma.
Não to nem aà pro que vocês falam do Kishikawa, não concordo e não gosto de uma porrada de coisa lá no Niten, mas dizer que os alunos do Niten são fracos, cara, esse rapaz não sabe do que ta falando.
Não são "sistemas" compatÃveis, demora muito mais tempo para um aluno de qualquer escola de Kenjutsu dominar o básico porque é coisa pra $%&!. Vc não pode comparar duas pessoas de mesma graduação porque eles não vão ter o mesmo nÃvel técnico.
-
Realmente os preços são mais altos, a qualidade do ensino eu não vou ficar discutindo, pois todos nós somos praticantes há muito tempo de alguma arte marcial e sabemos bem diferenciar uma informação de qualidade duvidosa de uma informação para a vida. Sobre o nÃvel técnico avaliado por praticantes (um amigo de um amigo que pratica Kendo me falou...) de Kendo eu também dispenso, ou vocês aceitariam a avaliação técnica do karatê kyokushin para um praticante de Shotokan? Kendo é uma coisa e Kenjutsu, outra. O Kendo é a manifestação desportiva da espada ou em uma reles comparação, o Karatê dos saltinhos e o Kenjutsu, o Karatê Tradicional (shobu ippon, sem diferenciação de peso).
O termo utilizado "Samurai moderno" visa a adaptação dos costumes e dos valores para os dias de hoje. Eu considero os praticantes de Karatê que treinam com objetivos maiores do que a competição, samurais modernos também.
Ele não afirmou ser discÃpulo direto de Musashi Sensei e sim ser aluno do sucessor do estilo. Seria como dissermos que somos alunos de Funakishi Sensei.
Não sou defensor do Instituto, estou apenas esclarecendo essas dúvidas que surgiram aqui neste fórum de karatecas. Em Ribeirão as pessoas que hoje cuidam da unidade foram meus alunos e são pessoas de muito fácil diálogo, se alguém tiver vontadade de participar de um treino, falo com eles e eles terão o maior prazer em atendê-los.
-
DoghQuch e maurotak
OSS
As informações passadas por voces são de grande valor assim como as do meu colega de treino.
O dia que eu decidir treinar vou juntar tudo e tirar minhas proprias conclusões.
oss
-
Avi, se quiser participar de algum treino, me avise que dou um jeito de você o fazer de forma experimental.
Abraz!
-
A discussao aqui nao é do mérito dele como Kendoka, e sim de se dizer discipulo de alguem que ja morreu a 400 anos.
Atitude, no minimo suspeita.
Sobre a escola dele ser ou nao comercial, é problema dele e daqueles que pagam para aprender.
Para se ter uma ideia aqui em Ribeirao Preto, paga-se 25o Reais por 1 aula semanal. Gostaria de perguntar aos puristas, quem é que aprende uma arte marcial praticando apenas 1 vez por semana.
Isso pra mim tem nome.
ah da liçença.. 25reais um vez por semana..., e dai?! "pergunte aos puristas.." muita gente treina karate por esporte, para ter uma boa saúde, aprender a se defender,etc.. não virar nenhum mestre em artes marciais..
e caso a pessoa quer virar um mestre em artes marciais , o que tem ele treinar uma vez por semana, e se ele estuda,faz,cursos e outras coisas.. mais quer continuar praticando.. eu acho isso uma atitude honrosa a pessoa trabalhar,estudar, fazer um monte de coisa e ainda arranjar um tempinho por menor que seja para treinar..acho que hoje em dia pouca gente vive do karate.. ou você acha que aqui no brasil vai ter um "templo" que você vai para la , treinar o dia inteiro e por isso vai aprender artes marciais.. acho que você podia rever seus conceitos e tentar parar um de tão purista..
-
A discussao aqui nao é do mérito dele como Kendoka, e sim de se dizer discipulo de alguem que ja morreu a 400 anos.
Atitude, no minimo suspeita.
Sobre a escola dele ser ou nao comercial, é problema dele e daqueles que pagam para aprender.
Para se ter uma ideia aqui em Ribeirao Preto, paga-se 25o Reais por 1 aula semanal. Gostaria de perguntar aos puristas, quem é que aprende uma arte marcial praticando apenas 1 vez por semana.
Isso pra mim tem nome.
e caso a pessoa quer virar um mestre em artes marciais , o que tem ele treinar uma vez por semana, e se ele estuda,faz,cursos e outras coisas.. mais quer continuar praticando.. ..
desculpe me mas uma atividade como o karate que depende de uma evoluição fisica, 1 vez por semana nãio da pra ser sério. Não constitui crime, mas sério não é.
-
A discussao aqui nao é do mérito dele como Kendoka, e sim de se dizer discipulo de alguem que ja morreu a 400 anos.
Atitude, no minimo suspeita.
Sobre a escola dele ser ou nao comercial, é problema dele e daqueles que pagam para aprender.
Para se ter uma ideia aqui em Ribeirao Preto, paga-se 25o Reais por 1 aula semanal. Gostaria de perguntar aos puristas, quem é que aprende uma arte marcial praticando apenas 1 vez por semana.
Isso pra mim tem nome.
e caso a pessoa quer virar um mestre em artes marciais , o que tem ele treinar uma vez por semana, e se ele estuda,faz,cursos e outras coisas.. mais quer continuar praticando.. ..
desculpe me mas uma atividade como o karate que depende de uma evoluição fisica, 1 vez por semana nãio da pra ser sério. Não constitui crime, mas sério não é.
não você não entendeu..sim pode não ser séria se o unico treino for uma vez por semana,mais quase certeza que não é, agora eu disse que tem muita gente que faz apenas para ter uma boa saúde não para se tornar uma mestre ou atleta ou algo do genero, entende o quqe eu quero dizer..? agora se o unico treino da academia for 1 ou 2 vezes por semana sim a academia é muito fraca..
entenderam o que eu quis dizer?
-
Agora entendi toda a discussão que na verdade foi aberta pelo Sr. Santana, que há tempos vêm discordando do Instituto. Creio que tenha passado por muitos apuros em sua carreira de karateca para ter de provar as suas qualificações como Sensei habilitado por outro paÃs, mas creio que desqualificando outros e de outra arte que pouco domina, não o tornará maior. Veja aqui no fórum por exemplo, todos o adoram e o têm em alta conta, muitos são seus fãs inclusive. Creio que esses ataques ao Kishikawa Sensei são desnecessários. Não sabia até ingressar neste fórum que o Sr. era de Ribeirão, senão teria marcado uma conversa pessoalmente antes. Como disse na resposta anterior, fui fundador da Unidade e teria o maior prazer em tê-lo conhecido. Quando fui montar a Unidade por aÃ, conversei com um pessoal do Karatê que conhecia há tempos, alunos do Shimo Sensei.
-
Caro Mauro,
Ja respondi a vc pessoalente via MP,mas gostaria de esclarecer que fiz exames de graduacao superior até 3Dan aqui mesmo no Brasil, com Sensei taketo Okuda. Devidfo a morte de Sensei Nakayama em 87, Sensei Okuda desligou-se da JKA, motivo pelo qual procurei outro pais para me QUALIFICAR, ja que o Brasil ficou sem representacao legal na jka, alias foi a melhor coisa que fiz na vida, pois tive a oportunidade de encontrar muitos Karatecas melhor do que eu e que tem me ensinado muito nesses ultimos anos.
Caso haja alguma duvida de sua parte quanto a minha qualificacao, vc tem 20 anos de Karate e podera tirar suas duvidas na hora que quiser.
Tenho endereco fixo e todos sabem onde me encontrar. :D
-
Só para complementar.
Ja li em outra ferramenta que O Instituto Nitem ensina ensina a tecnica do filme Lobo Solitario...
Preciso falar mais alguma coisa Sr. Mauro???
-
Não possuo dúvida alguma sobre as suas qualificações, inclusive foi do fundo do coração que disse que seria um prazer conhecê-lo. Não duvido de seu endereço fixo me parece que o Sr. levou para o lado marcial, e se entendi sua intenção, parece que está me chamando para uma contenda? A minha linha de argumentação foi no sentido de que o Sr. mais do que ninguém deve entender as dificuldades de ter que provar a todo instante suas qualificações e pelo que entendo, deve entender também o posicionamento dos Senseis japoneses de qualquer arte sobre esse assunto. Sobre o estilo Suyo Ryu, como o Sr. como estudioso dos Koryu deve saber, que este foi imortalizado em uma obra literária e depois disso, em filmes através do personagem Itto Ogami ou Lobo Solitário. Creio que não seja nenhum demérito utilizar uma referência conhecida pelos ocidentais para divulgar a prática do Budô.
-
Mauro,
Conheco sarcasmo...
Nao me subestime.
Nao usaria deste forum para desafiar ninguem.
Apenas coloquei me a disposicao para esclarecimentos.
-
Oss!
YAME!
rsrsrsrsrsrsr....
Oss!
Pedro
-
Respondi em PV. Não fui sarcástico e infelizmente esta forma de linguagem (em fóruns e pela internet) impossibilita os interlocutores de sentirem a intenção. Como disse e repito, para mim seria uma honra encontrá-lo para trocarmos idéias, que por sinal são antagônicas em alguns pontos, mas convergentes em muuuuuitos pontos.
-
Dia 31/03 na Mushinkan seria um bom dia e local para o encontro de vcs. :twisted:
Apesar de não ser da minha conta 8O
OSS
-
Primeiramente Oss:
Não quero que muitos se ofendam, mas este senhor Kishikawa paira uma dúvida sobre sua credibilidade e sobre o que ele realmente ensina.
Fora o absurdo das mensalidades vs. quantidade de aulas por semana.
Oss!!
-
Se for rolar o desafio eu gostaria de gravar.
oss
-
Que isso Avi.
Cade seu espirito de paz e harmonia 8O
OSS
-
Eu já havia sido avisado pelo Instituto sobre entrar neste tipo de discussão, mas acredito estarmos caminhando neste fórum para uma formação de uma opinião mais sensata, por se tratarem os participantes dela, pessoas sensatas. Sr. Maximo, realmente com o advento da internet, muitas pessoas em fóruns ligados às artes marciais questionam a veracidade sobre o que é feito no Niten. Imagine-se devotar a sua vida ao treinamento do Budô, como Santana Sensei o faz. Agora imagine, suas credenciais sendo cobradas por qualquer pessoa, a qualquer hora. Logo, o que é mais fácil? Calar-se e deixar as dúvidas pairarem no ar. Qual o meu conselho? Como iniciei os treinos quando só haviam as aulas com o Sensei, participei da expansão inicial das unidades pelo Brasil, sendo responsável por duas unidades pioneiras, sei o que se passa dentro do Instituto. Meu conselho seria, se tem dúvidas e está querendo aprender Kenjutsu, esvazie-se dos preconceitos e treine. Descubra a verdade por si próprio.
-
Calma gente não vão brigar com o Mauro Tanaka não que ele é gente finÃssima e posso afirmar isso pois o conheço pessoalmente.
Mauro aqui já surgiram muitas "contendas" virtuais mais o objetivo principal do forum é troca de informações e principalmente formação de um grupo de amigos com objetivo comum.
OSS...
-
Valeu Luiz!! Obrigado pelo voto de confiança. Conversamos em PV eu e Santana Sensei e com certeza creio que este fórum cumpriu seu dever que é a troca de informações e a formação de um grupo sólido de praticantes de karatê em sua essência, portanto as contendas corporais ficam para os treinos para o aprimoramento das técnicas e do caráter de todos nós.
Abraz!
-
Eu quero saber qual o paulista ai vai aceitar meu desafio para a feijoada.
Ah sim, sobre a discussão, não tenho a minima ideia quem é esse cara e muito menos o que é kenjitsu, isso ai é coisa de paulista. Mas 250/1aula/mes é caro até em Nova York.
-
Eu pratico kendo.
Existem uma série de histórias sobre o Jorge Kishikawa que eu ouço lá dentro. Alguns assuntos são tabu.
Francamente, tenho muito a dizer, mas acho que não vou começar. Primeiro, não tenho nada a provar para vocês, e segundo, estou feliz em estar praticando kendo. Por que eu precisaria de mais?
Meu único comentário vai ser bobo: Não entendo essa vontade de alguns de ser samurai. Por acaso eles acham bonito ser samurai? Você gostaria de se matar se o Lula morresse, por exemplo? Brincadeira (com fundo de verdade), ok?
Se o sujeito que paga R$250 (ou mais) para treinar está feliz com isso, porque haveria eu se me incomodar? Se o Jorge Kishikawa institui o dia do Samurai no aniversário dele (isso aconteceu) e os alunos se enchem de orgulho, porque eu haveria de me incomodar? Se o Jorge Kishikawa fala sobre beber com o mestre e as pessoas vêem profundidade nisso e eu não, porque eu haveria de me incomodar?
Por que alguém que treina algo que chama "KenJustu" vai falar dessa coisa que chama "Kendo" se eles mesmos dizem que são coisas diferentes (e vice-versa)? Por que essas pessoas têm que rebaixar o que os outros fazem? É porque eles não vêem sentido no que fazem, ainda procuram provar para si mesmos que estão certos.
(Postaram aqui um vÃdeo do karate Seiwakai onde apareciam pessoas treinando chutes nas costelas alheias, e o cidadão levando chute, fazendo aquela cada de dor, e o outro mandando ver. Se ele acha aquilo bonito, porque eu iria até lá impedi-lo?)
Agora eu mesmo estou envergonhado de discutir isso aqui. Eu devia ir com meu bogu numa unidade do Niten e ver o que se pratica lá. Melhor...pior...não existe nenhuma forma de provar isso.
Pode-se praticar futebol como a mais sublime arte marcial, depende do significado daquilo para a gente, e só. Leiam meu tópico "Lolita lutando kendo".
Eu tenho aquele comichão de sacanear o Niten. Eu confesso. Mas acho que seria vulgar e pouco nobre da minha parte, então, fica esse puxão de orelha generalizado (inclusive para a minha própria orelha que o men há de esfolar).
Esses parágrafos são o que eu posso dizer de melhor para vocês, poderia ter escrito algo equivalente em qualquer tópico com outras palavras. Por acaso escrevi nesse.
OSS
-
(Procurem "Kishikawa Ishida" no youtube, é uma luta do irmão do Jorge contra um Ishida. Chamem do que quiser, pra mim aquilo é kendo, e do bom)
-
Caracu a cerveja que não é cara.
-
Vou trocar meu avatar pela Baden Baden Stout, aà vocês vão me dar ouvidos.
-
é um cara $%&!...brincadeira....
oss.
Não fica bravo "DUDEASS"
:lol:
-
ALIAS Avi tu virou o videomaker da academia.... Vc filmaria o parto da minha filha?
oss!
e Vamos treinar Karate pessoal, se for pro esporte, ok, já ta valendo, mais cuidado no frente a frente, lembre q só a pratica leva a perfeição!
oss
-
"Os seres humanos são os únicos animais que se dedicam a arte de tornar os outros infelizes. É uma arte como outra qualquer, seus virtuoses são chamados altruÃstas."
H.L.Mencken
OSS
-
OSS
-
se kendo bom usava boken!
hoje, mais perto espada....karate
oss
-
Kime, bom ponto. Essa história de ser samurai, da filosofia do budo, do ideal de abnegação budista, da semiótica russa, da quintessência do raio que o parta é tudo balela.
Se vocês querem discutir kendo, kenjutsu ou o suplÃcio com a vara de bambu, discutam primeiro a influência de se usar um shinai como katana.
A propósito, Kime, você se incomodaria de escolher um avatar menor? O texto está todo apertado no canto da tela.
OSS
-
Mr. Caracu, também lamento muito a atitude e o mal-estar causado há alguns anos quando pareceu que o Instituto fez um ataque ao Kendo. Não vejo o menor sentido nisso. Respeito muito, tenho muitos amigos no kendo. Como sempre, atitudes exageradas e extremas levam a reações da mesma magnitude. Sobre Roberto Sensei, atualmente ele é técnico da equipe de Kendo da China, ou seja, Kendo puro. Durante muitos anos a acedemia Saga, onde os Senseis Kishikawa ensinam, foi o berço da seleção brasileira de Kendo, mais uma demonstração de Kendo puro. Porque então esse mal-estar? Infelizmente não posso responder... Gostaria muito, mas não posso.
-
Obrigado por sua resposta Mauro, e vou encarar esse Mr. Caracu como um elogio.
Eu comecei o kendo há quase 2 anos, e só conheço um lado da história. Não vou tomar partido de nenhum lado porque só conheço a história do ponto de vista do pessoal do kendo. Você esclareceu algumas coisas, por exemplo, que existem escolas de kenjutsu no Japão. O que muda as coisas.
O que me dá mal-estar (fazendo o mea culpa), é que no kendo existem movimentos de luta que se estivéssemos lutando com katanas o sujeito nunca faria aquilo. Outro dia eu acertei legal o men do sujeito, mas o shinai dele me espetou o ombro (ele nem percebeu). Imagina se aquilo fosse uma katana...além do que, tem vários problemas quando à largura do shinai (que na katana é muito menor), e essa largura influencia muito a luta. Enfim, existem uma série de coisas que tornam aquilo muito distante de uma luta de espadas. E tem várias outras coisas...como pessoas que só são corajosas dentro de um bogu para ir pra cima do adversário. A coisa é extensa. Gosto muito mais de treinar katas ou iaido. E tem os campeonatos onde se faz pontos no grito...Acho que existem questões mais relevantes no kendo do que o Niten, e mais urgentes até, e isso sim deveria ser objeto de discussão. Mas infelizmente para a maioria dos praticantes aquilo tudo ocupa um lugar sagrado e inquestionável. Eu vejo as artes marciais como algo sagrado, mas não intocável.
O fato de o Kishikawa ter fundado sua academia e (segundo dizem) ter ganho dinheiro, francamente não me incomoda. Às vezes soa como inveja até.
O que eu acho besta, é o pessoal (inclusive do kendo) querer "ser" samurai. Samurai significa "servir". Pô, ser um guerreiro é uma coisa cheio de significados, mas ser um servo?! Eu sou um empregado, para mim é a mesma coisa. O que há de bonito, ou nobre, ou o que quer que seja num empregado? Samurai é uma coisa, Bushi é mais ou menos a mesma coisa, mas sob outro ponto de vista totalmente diferente. Seguir um mestre não é a mesma coisa que ir atrás de um "chefe". Tem um texto do Osho sobre o guerreiro muito legal no "Livro do Homem".
Tem uma unidade do Niten perto de casa, algum dia eu apareço lá e peço uma aula.
OSS
-
Oss!
To a tempo de mais longe dessa conversa..... :twisted:
Só uma pergunta....algum de vocês já parou pra ver a tradução de Kenjutsu? até onde me ensinaram é "arte da espada", ou seja, o que conhecemos como esgrima.
Então, existem N+1 escolas de kenjutsu no mundo porque existem N+2 estilos de esgrima japoneses.
Pq Kendo não é Kenjutsu? Não faço idéia....masssss....faz pensar, não?
Mas bem, Sr. Fabiyo. Oq me ensinaram no Niten é que para todos os efeitos práticos, assim como a shinai representa uma katana, o bogu representa uma armadura de combate real de corpo inteiro. Por isso que apenas os golpes perfeitos são considerados fatais (ou ponto), cutucar sem querer ou correr a espada contra seu adversário não transpassaria sua armadura.
Oq eu adoro no estilo do Musashi....mas isso é outra história....
Outra coisa, oq as pessoas reverenciam é o sentido poético e social da cultura japonesa. Se vc for analisar, é tudo muito bonito e deveria funcionar perfeitamente SE os homens fossem justos, honestos e caridosos de coração :lol: igualzinho oq o pessoal reverencia os cavaleiros medievais
A realidade é uma $%&! realmente, e eu levaria mais a sério sua comparação com o Lula, pq mais precisa seria impossÃvel.
Como vc, prefiro me abster das minhas opiniões pessoais pois muitas delas seriam injustas e sem fundamento.
Bla....já falei de mais....
-
Perfeito Fabiyo,
Eu conheço os dois lados da moeda. Treinei durante alguns anos no Niten e conheço muitas pessoas do Kendo, que são muito próximas. E acho totalmente fora de cogitação esse mal estar, mas como em todas as artes marciais isso ocorre. No Karatê por exemplo, existe um mal estar entre o pessoal do tradicional e o pessoal da antiga WUKO e atual WKF. No Tae Kwon Do existe o mesmo problema, me parece estarmos longe de uma solução plausÃvel. Se tivéssemos pessoas com bom senso como temos neste fórum em cargos de direção das federações, estarÃamos próximos da solução.
Você tocou num ponto realmente importante e que me causa arrepios de pensar no tÃtulo samurai e o que nós ocidentais pensamos a respeito do assunto e o que os japoneses pensam sobre o assunto. Temos um problema de choque cultural. Eu disse em uma resposta anterior, que as pessoas que praticam o karate ou outra arte na busca da compreensão do bushidô são "samurais" modernos também.
Sobre a luta com o shinai se distanciar do real, também postei em uma outra resposta. No Niten (não querendo fazer a apologia), treinamos os katas (com bokuto e mais tarde com katana) das diferentes escolas de koryu existentes e depois, em nÃveis mais avançados, treina-se a intenção, o sentimento e as técnicas utilizadas nestes katas durante um combate com bogu e shinai, por isso mudamos os kamaes, temos golpes diferentes do kendo como o kotê no braço esquerdo, cortes executados de baixo para cima, etc. Esses combates e essa troca de estratégias creio eu, ocorrem durante os treinos regulares. Para mim sabe quando estragou? Quando foram colocadas regras para que ocorressem torneios também no Niten.
-
Olá!
No mundo nada se cria,tudo se transforma.
As coisas são as mesmas com nomes diferentes:
Antigamente eram os Samurais,hoje são os servidores empregados de Multi Nacionais que tbm. são fiéis aos patrões e fazem coisas do Arco da Velha.
Antigamente eram os Kamikases que se explodiam em nome do seu PaÃs e de suas crenças,hoje são os Homens Bomba que se explodem tbm. em nome de suas crenças e do seu PaÃs.
Antigamente treinava-se Karate,hoje aprende-se a dar pulinhos.
rsrsrsrsrsrsrsrs
Oss!
Pedro
-
Até no surf foi criado um conceito chamado "soul surfing" ou surf da alma que se contrapóe ao profissionalismo esportivo que o surf acabou chegando com advento dos patrocinadores, tvs e etc
oss
-
Fábio espero q saiba q é brincadeira...
oss!
-
Querem saber de uma coisa? Que se $%&!! Não vou falar de polÃtica aqui, podemos falar de luta de shinai simulando luta de espada, pode ser?
Retornando e resumindo, o que me deixa chateado são golpes "válidos" e elogiados pelos Senseis que eu jamais faria se tivesse lutando com uma katana na mão, ou mesmo golpes que não funcionariam.
Obrigado pelas respostas.
Só uma explicação: Jutsu significa "prática de guerra". Do significa "modo, maneira, método". Recentemente uma palavra foi sibstituÃda pela outra para descaracterizar as práticas como tenho só o objetivo marcial. O próprio karate antes do Funakoshi se chamava "karatejutsu" e ele empregou uma briga longa pra mudar.
Muito cuidado quando se traduz "Do" por "Arte". Essa "arte", na concepção japonesa não é a mesma arte de música ou pintura ou dança. Essa arte em japonês é chamado "Gei" (lê-se Gay mesmo). Por exemplo, Geisha significa "praticante das artes".
-
DoghQuch, não leve a sério aquela comparação com o Lula, eu estava sacaneando mesmo. O MauroTak fez uma boa analogia sobre a busca do bushido nos dias atuais, vamos ficar só com a parte que nos interessa. Mas, fora alguns senseis, não existem por aà "Shoguns" dignos de serem seguidos ou que sirvam de exemplo.
-
Sei que faz tempo que esse tópico não é respondido, mas só agora tive conhecimento dele. A questão toda pelo que percebi é sobre Jorge Kishikawa e o Instituto Niten.
Só gostaria de lembrar aos defensores do Niten umas coisas. Primeiro aos que não entendem o porquê do Niten ser taxado de fraude e de Kishikawa sensei ter perdido o respeito que tinha nos cÃrculos de kendo:
Instituto Niten
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=238153&tid=2472476
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=238153&tid=4734648
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=38592&tid=2163269
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3052337&tid=24478307
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3052337&tid=21759787
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=517606&tid=19788709
-
O Sensei Jorge Kishikawa é bom.
Mas temos um Samurai aqui no Brasil chamado Adriano. Quem esteve em Santos no SEminario Karateca.net pode conhece-lo.
Impressionante habilidade de corte e concentração.
Confesso que fazia tempo que não achava graça numa DEMO de Kendo.
MARAVILHOSO!!!!
-
Jorge Kishikawa vende no seu instituto que lá é uma escola de samurais, ele se dá esse tÃtulo e seus alunos aceitam de bom grado. Basta dar uma rápida olhada no site do Niten e ver quantas vezes e como o termo samurai é empregado. Vejamos na data de hoje (6-5-2008) uma das pérolas do site: "Desembarque dos Samurais do Niten dia 5 de abril."
Os samurais eram uma casta, uma classe social que foi abolida a muito tempo atrás, e este (o samurai) se sentiria profundamente insultado ao ver gaijins se intitulando de samurais.
Outra pérola: O Livro dos Cinco Anéis, escrito por Miyamoto Musashi, o mais famoso samurai de todos os tempos.
"Musashi" no Japão não chega nem a um quinto do misticismo que geraram em cima dele no ocidente, além de que ele não era um samurai mas sim um goushi (tÃtulo intermediário entre camponês e samurai). Na verdade os samurais são sempre lembrados com certo desdém e rancor pelo povo japonês, o ex ministro Koizumi quando quis ridicularizar seus adversários polÃticos fez propagandas colocando-os como "samurais".
A ênfase não estava em vencer competições, mas em ensinar a aplicação da espada no dia-a-dia, formando Samurais Modernos, campeões na vida.
No mÃnimo ridÃculo isso, samurais na maioria possuiam pouco ou nehuma experiencia em combate, decapitavam camponeses se estes não se curvassem na presença deles dentre outras atrocidades, mas devido a "samurai x", "último samurai" Niten e afins há um romance absurdo em cima dos guerreiros japoneses.
Os samurais nunca conseguiram ganhar respeito e admiração do povo japonês, salvo raras exceções como Mito Mitsukuni, inclusive tem uma cidade com o nome dele e também ganhou uma novela decadas atrás, famoso pela sua bondade pras pessoas mais humildes e de poucas posses.
Qualquer um que treine kendo percebe que o que é ensinado no Niten não é kenjutsu mas sim um kendo muito mal ensinado.
-
Oss Guiarony!!
Esse é um péssimo tópico p/ você ressuscitar cara. Primeiro que não acrescenta nada a nós karatecas e tudo que havia p/ ser dito já foi dito (são 4 páginas de posts!)
-
Ah Doug, não tente colocar panos quentes, sempre é bom trazer novos fatos que comprovam a picaretagem de uns em detrimento dos outros, quem fica em silêncio é conivente ou pouco se importa. Por isso que ultimamente até no Karate já surgiram mestres com 22º Dan.
O mais interessante disso tudo é a "tremenda" idéia (note as aspas) do Kishikawa em querer reescrever a obra original Hagakure, que tem no mÃnimo mais de 1000 anos de idade, sendo o livro que mais inspirou os ideais dos samurais dando o nome de Shin Hagakure (Novo Hagakure), isso chega a ser de tão mal gosto e cômico que é impossÃvel ficar impassÃvel com a brincadeira de mau gosto.
Oss!!
-
Oss Guiarony!!
Esse é um péssimo tópico p/ você ressuscitar cara. Primeiro que não acrescenta nada a nós karatecas e tudo que havia p/ ser dito já foi dito (são 4 páginas de posts!)
Vejamos, no final das contas quando li os tópÃcos tudo pareceu um mal entendido, o Niten ficou como um local sério de kenjutsu e Jorge Kishikawa ficou de "samurai moderno".
Se expor a fraude que é esse instituto e a filososfia de seu sensei não acrescenta nada sinto muito, mas é como querer me fazer acreditar que os samurais eram esses guerreiros super honrados defensores dos fracos e oprimidos.
-
meu, como essa historia lembra certas igrejas.
-
Vejamos, no final das contas quando li os tópÃcos tudo pareceu um mal entendido, o Niten ficou como um local sério de kenjutsu e Jorge Kishikawa ficou de "samurai moderno".
Se expor a fraude que é esse instituto e a filososfia de seu sensei não acrescenta nada sinto muito, mas é como querer me fazer acreditar que os samurais eram esses guerreiros super honrados defensores dos fracos e oprimidos.
Oss Guiarony!
Mó injustiça cara....se você realmente perdeu seu tempo lendo todos os posts, então deve ter visto que eu como ex-aluno do Niten também deixei minha mensagem contra o Instituto.
Agora, o que você quer fazer é denegrir a imagem do cara e isso eu permitiria com poucos sem deixar pelo menos algumas palavras.
Quer ver só, sabia que esse Papai Noel que todo mundo adora, gordinho de roupa vermelha e branca, foi inventado pela Coca-Cola? Não vejo você metendo o pau na coca-cola e eu acho esse um ato muito mais desprezÃvel (digo, inventar um icone santo p/ vender refrigerante).
Quer um outro exemplo legal? Os cavaleiros templários. Porque você não mete a boca na Igreja por transformar eles em Super Heróis de Deus? Eles começaram como guardas de beira de estrada e terminaram como saqueadores, também não tem nada p/ se glorificar ai.
Ta vendo, o Kishikawa só pegou uma coisa que todo mundo acreditava (e não venha me dizer o contrário, porque a cultura POP Japonesa glorifica sim o módo de vida Samurari) e vendeu como produto.
O mau não está nisso, mas sim na maneira como ele explora as pessoas que acreditam nesses ideais. Além de denegrir as artes de esgrima transformando o Niten em uma Wizard (como as escolas de inglês digo) p/ pequenos guerreiros.
A propósito Avi, você está corretÃssimo. Eu até diria que algumas pessoas lá dentro beiram o fanatismo.
-
Dog
Mó injustiça cara....se você realmente perdeu seu tempo lendo todos os posts, então deve ter visto que eu como ex-aluno do Niten também deixei minha mensagem contra o Instituto.
Ok, mas eu não citei você nominalmente eu disse a impressão que me deu foi que tudo parecia um mal entendido.
Agora, o que você quer fazer é denegrir a imagem do cara e isso eu permitiria com poucos sem deixar pelo menos algumas palavras. Quer ver só, sabia que esse Papai Noel que todo mundo adora, gordinho de roupa vermelha e branca, foi inventado pela Coca-Cola? Não vejo você metendo o pau na coca-cola e eu acho esse um ato muito mais desprezível (digo, inventar um icone santo p/ vender refrigerante).
Eu fui sincero em relação as atitudes dele e o modo como ele dirige o Niten, sabia que ele é o único sensei de todos os Dojos do Niten? Eu não estou tentando denegrir a imagem dele, seus ats falam por si só, na verdade me deixa triste ver isso, ele jogou pelo ralo todo respeito e admiração que muitos no kendo tinham por ele por causa de uma "MacDojo".
Sobre o Papai Noel eu nunca acreditei nele mesmo, e sobre a Coca-Cola escrevi um texto sobre ela no meu antigo blog, pena que saiu do ar, mas com o tempo vou repostando no meu blog novo.
Quer um outro exemplo legal? Os cavaleiros templários. Porque você não mete a boca na Igreja por transformar eles em Super Heróis de Deus? Eles começaram como guardas de beira de estrada e terminaram como saqueadores, também não tem nada p/ se glorificar ai.
Os Templários eram a maior força militar das Cruzadas, foi devido a essa força que resolveram abandonar seu status de guardiões de outras ordens (como a dos Hospitalários que em parte passou a pegar em armas por causa disso) e varrer a Terra Santa atrás de riquezas e matar infiéis (pois é), para eles tudo isso era válido aos olhos de Deus, esse foi o motivo de sua ruína.
Minha família treina esgrima medieval, conheço relativamente bem esse período, todas as vezes que converso sobre o período sempre falo dos Templários e da Igreja, ou seja, eu meto a boca neles sim.
Ta vendo, o Kishikawa só pegou uma coisa que todo mundo acreditava (e não venha me dizer o contrário, porque a cultura POP Japonesa glorifica sim o módo de vida Samurari) e vendeu como produto.
A cultura POP é impulsionada por empresas japonesas como a Kodansha por exemplo que sabe ganhar dinheiro com a "marca" samurai, o povo japonês em si não vê graça nenhuma nesse endeusamento do samurai. E isso não exclui Jorge Kishikawa de culpa, pelo contrário, só piora as coisas pois ele sabe muito bem o que está fazendo.
O mau não está nisso, mas sim na maneira como ele explora as pessoas que acreditam nesses ideais. Além de denegrir as artes de esgrima transformando o Niten em uma Wizard (como as escolas de inglês digo) p/ pequenos guerreiros.
O mal está nisso sim, aproveitar da estupidez alheia e vender uma suposta cultura como um "enlatado" mostra a seriedade dele em relação as artes marciais, porém ele não é todo culpado, se um aluno desse "instituto" quer se iludir que treina kenjtusu e é samurai faz por merecer aonde está.
-
OssGuiarony.
Agora estamos conversando em termos mais agradáveis. :D
Colocando as coisas dessa maneira sou forçado a concordar com você.
Obs: "MacDojo" foi o termo mais fantástico que eu já ouvi!!!! Estou oficialmente pegando ele emprestado sem previsão para devolução. :-X
-
Há tempos não entrava neste fórum e acreditava como outros que este assunto poderia ser deixado como estava. Mas como no caminho sempre existem aqueles que o trilham e aqueles que se sentem no direito de ficar tentando de alguma forma impedir que o verdadeiro caminho seja trilhado, vou tecer alguns comentários: As pedras existem em todos os caminhos escolhidos (Karatê, Aikidô, etc.) ainda bem, pois só assim o Ki é testado. Creio que há tempos o Instituto Cultural Niten não precisa provar suas credenciais, já é um fato de que (neste ano do centenário da imigração) o Instituto e o Sensei Jorge Kishikawa conseguiram promover um intercâmbio cultural entre brasileiros e a cultura da espada com proporções nunca antes imaginada. Colocar a seriedade de um Sensei à prova num fórum pela internet pode ser, ao meu ver um ato de covardia, falta de integridade por que o fez. Questionar as estratégias utilizadas como já foi feito anteriormente demonstra vontade de crescer, de conhecer. Agora tecer comentários apócrifos sobre uma pessoa que dedicou sua vida à prática dos preceitos do caminho, demonstre pequenez de caráter.
-
Ei Japonês, ficou sumido um tempão e chega dando dura na turma ;D
Cuidado que já vem um aà e manda voce se f....
E até desafio pode rolar...
Brincadeira à parte, concordo contigo no ponto em que diz que não se deve ofender a ninguem em momento algum, muito menos num fórum como esse que é de grande importância para o mundo do Karate.
E antes que alguem ache que vamos brigar, eu conheço esse japonês de longa data, ta certo que faz muitos anos que não o vejo mas sempre foi um bom amigo e uma pessoa do bem, isso é o que importa.
OSS...
-
http://www.youtube.com/watch?v=UQ08BAX7MMA (http://www.youtube.com/watch?v=UQ08BAX7MMA)
http://www.youtube.com/watch?v=cT8ySF6fkXY (http://www.youtube.com/watch?v=cT8ySF6fkXY)
Oss!
-
Há tempos não entrava neste fórum e acreditava como outros que este assunto poderia ser deixado como estava.
De acordo, vir até aqui e ver alguém defendendo a picaretagem de Jorge Kishikawa é no mÃnimo inocência de sua parte.
Creio que há tempos o Instituto Cultural Niten não precisa provar suas credenciais, já é um fato de que (neste ano do centenário da imigração) o Instituto e o Sensei Jorge Kishikawa conseguiram promover um intercâmbio cultural entre brasileiros e a cultura da espada com proporções nunca antes imaginada.
Bobagem, foi apenas mais uma manera de promover uma rede de dojos com alunos alienados e mal treinados. Digo e repito: o Niten é uma farsa, qualquer kendoca sabe disso, inclusive alunos do Saga Dojo aonde comecei no kendo, que pertence a Yoshiaki e Mitchiko Kishikawa que são os PAIS de Jorge Kishikawa, que sabem muito bem a posição em relação dos seus alunos (inclusive eu) sobre a farsa que é o suposto "Instituto". Alguns links para se ter idéia do porquê o Niten é uma farsa:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=238153&tid=2472476 (http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=238153&tid=2472476)
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=238153&tid=4734648 (http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=238153&tid=4734648)
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=38592&tid=2163269 (http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=38592&tid=2163269)
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3052337&tid=24478307 (http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3052337&tid=24478307)
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3052337&tid=21759787 (http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3052337&tid=21759787)
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=517606&tid=19788709 (http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=517606&tid=19788709)
Colocar a seriedade de um Sensei à prova num fórum pela internet pode ser, ao meu ver um ato de covardia, falta de integridade por que o fez.
Ato de covardia? Até onde sei esse fórum é aberto a todos, inclusive a um direito de resposta por parte de JK ou qualquer defensor do Niten. Ato de covardia é o Niten PROIBIR seus alunos de postarem em fóruns de internet. Inclusive NUNCA proibi Jorge Kishikawa ou algum partidário do Niten de se pronunciar na comunidade kenjutsu-kendo, aonde sou moderador, e SEMPRE deixei espaço aberto para um direito de resposta. Todos que se pronunciaram a favor do Niten não conseguiram sustentar a "ideologia" do Niten.
Nenhum dos defensores do Niten explicam porquê pagam preços muito acima de outros Dojos sérios (como o Saga que citei acima), ou porquê o material já deve ser comprado ele TODO e SÓ COMPRANDO COM O NITEN a preços muito acima da média do mercado, e por favor, não venha dizer que o material é muito melhor, não é, já vi de perto em 4 estados diferentes. Aliás, se o Niten é tão sério, poderia me explicar porquê a Hyoho Niten Ichiryu declarou em seu site oficial que NÃO TEM representantes no Brasil? Deixa até eu citar uma parte: "Esta página está no português. Mas nós não temos nenhum grupo em Portugal ou em Brasil. Em função do crescente número de representações falsas, materiais publicados e vÃdeos estabelecendo conexões com o Hyoho Niten Ichiryu e ligando-o a modalidades como o Kendo. A informação que segue pode esclarecer algumas concepções erradas." O texto na Ãntegra: http://www.hyoho.com/port.htm (http://www.hyoho.com/port.htm)
Por fim, frequentei o Saga na época em que Jorge Kishikawa ainda aparecia por lá, depois o vi em outra oportunidade em BrasÃlia, parecia outra pessoa. Tanto ele quanto qualquer outro aluno do Niten já ouviram minha opinião a respeito do Niten, e cada vez mais tenho maior covicção do que falo, e antes que venham dizer que estou "difamando" sua imagem, mantenham silêncio ou mostrem argumentos plausÃveis. Como disse, os pais dele foram e sempre serão meus senseis, falar no quê se transformou um campeão de kendo respeitado que é filho de pessoas que prezo muito e ver no que tudo que ele havia construido virar um McDojo é triste...
-
Ta vendo Japones, eu te avisei...
OSS...
-
Obrigado pelo aviso Luiz!
Vamos lá! Caro praticante de Kendô:
Postar como argumentos suas próprias colocações como sendo referência, não me parecem ser fontes fidedignas. Tentar colocar os Senseis do Saga contra o Niten me parece insanidade e sem fundamento. Postar no Orkut ou em outro fórum quaisquer informações que se encontram na internet e citá-las como referência de verdade me parece um tanto inocente de sua parte. E claro, atrás de um teclado de computador todos podem parecer autoridades em determinado assunto, e como disse na resposta anterior, mostrar com atos e ser reconhecido por eles por toda a comunidade dispensa realmente aparições nos meandros da internet.
Este fórum é destinado à comunidade praticante de karatê, não coloque as suas frustrações com a prática de outras artes aqui como se isso fosse salvá-lo. Treine firme e se posicione com atitudes e não difamando uma pessoa que tem a sua vida dedicada às artes marciais.
-
E eu ainda me presto a responder. Vamos lá caro praticante de karatê:
Postar como argumentos suas próprias colocações como sendo referência, não me parecem ser fontes fidedignas.
As minhas colocações são situações que eu presenciei e muitos outros alunos de kendo (inclusive que treinaram no Niten) e muitos senseis sérios de kendo vivenciaram.Todas as minhas colocações tem fundamento, e tem como serem checadas por qualquer um, inclusive você.
Como disse acima, o Niten cobra mensalidades carÃssimas, cobra por equipamento superfaturado, e PROÃBE que o aluno compre material mais barato, sendo OBRIGADO a comprar mais caro com eles. Os monitores são despreparados e fazem verdadeiras proezas, como rasgar o hakama em plena apresentação, errar nomes de posições além de outras boabgens que não apenas eu, mas muitos alunos já viram, se você não conhece kendo então não venha dizer que o Niten é sério ou que é um bom dojo. É uma rede de McDojos de péssima qualidade.
Tentar colocar os Senseis do Saga contra o Niten me parece insanidade e sem fundamento.
Antes de responder poderia ler direito. Vamos colocar de uma forma mais clara: Meus senseis, que são pais de Jorge Kishikawa sabem muito bem que tanto eu quanto os alunos do Saga, quanto a CBK - Confederação Brasileira de kendo (da qual os pais de Jorge fazem parte) que EXPULSOU Jorge Kishikawa pela sua conduta frente ao Niten, sabem que o Niten é uma fraude e que lá não se pratica "kenjutsu", mas um kendo muito mal ensinado a preços absurdos. Uma mensalidade de kendo deve ser apenas para manutenção do Dojo, isso não ocorre no Niten além de vários absurdos que ocorrem lá. Se o Niten é tão sério e a atitude de Jorge Kishikawa é séria como você tanto fala, porque os pais dele não o defenderam, ou porquê apoiaram a expulsão dele da CBK? Eu sou a última pessoa a gostar de falar isso, não gosto de dizer que o filho de pessoas que prezo é um picareta, mas não posso ver pessoas defendendo o Niten e seu fundador como sérios quando não o são.
Postar no Orkut ou em outro fórum quaisquer informações que se encontram na internet e citá-las como referência de verdade me parece um tanto inocente de sua parte. E claro, atrás de um teclado de computador todos podem parecer autoridades em determinado assunto, e como disse na resposta anterior, mostrar com atos e ser reconhecido por eles por toda a comunidade dispensa realmente aparições nos meandros da internet.
A inocência é sua ao acreditar que tudo que postaram foi mentira, que tudo não passa de acusações infundadas contra o nobre Niten e seu mestre. Se tivesse se pretado a ler, veria que em meio aos posts praticantes sérios de kendo, com anos de prática falam dos absurdos do Niten e de seu sensei de maneira objetiva, clara e construtiva.Fica bem longe de "frustração". Foi "mostrando com atos" que Jorge Kishikawa passou de membro respeitado do kendo a motivo de piada pelos mesmos.
Tudo que eu falei eu falo pessoalmente, JK em pessoa soube pessoalmente minha opinião a respeito, assim como todos os praticantes do Niten.
Este fórum é destinado à comunidade praticante de karatê, não coloque as suas frustrações com a prática de outras artes aqui como se isso fosse salvá-lo. Treine firme e se posicione com atitudes e não difamando uma pessoa que tem a sua vida dedicada às artes marciais.
Este fórum se chama "Off Topic", e deixa bem claro que "Aqui vale tudo menos karate. Também não vale nada que seja ilegal, que possa ofender outras pessoas ou que seja abusivo." Minhas opiniões podem não ser as melhores em relação ao niten e seu dono, mas podem ser todas comprovadas, dentro e fora da internet.
Minha única frustração foi defender o Niten no seu inÃcio, quando acreditei que um Sensei vindo do Saga jamais faria algo daquele tipo, de resto apenas lamento ter de tocar nesse assunto que diz respeito ao comportamento inadequado de pessoas que prezo, e a inocência de defensores do Niten que não se prestam nem a averiguar fatos mais do que comprovados e explÃcitos em cada unidade Niten. Jorge Kishikawa difamou a si mesmo.
-
Você está tentando vencer pelo cansaço e colocando sempre os mesmos argumentos, mesmo os que já foram rebatidos para ficar sempre como sendo a sua a última palavra. O Sensei Jorge Kishikawa foi criticado desde os primórdios do Instituto Niten, por fornecer o treinamento aos brasileiros, uma vez que o Kendo vinha há muitos anos em comunidades fechadas, negando o acesso a quem não fosse descendente de japoneses aqui no Brasil. Os ditos "mestres" aqui do Brasil achavam que os ensinamentos não deveriam ser transmitidos aos gaijins, o Sensei Jorge Kishikawa contrariando esse paradigma, abriu as portas aos brasileiros, tornando seu Dojô um sucesso com um número de praticantes invejável e crescente a cada ano. Isso o tornou uma espécie de ovelha negra aos olhos dos provincianos e bairristas que além de tudo devem respeitá-lo no Kendo pela sua graduação, nÃvel técnico, etc.
-
Existem 2 tipos de pessoa nesse mundo, as que aceitam Jorge Kishikawa como filho de deus e messias e as que não aceitam. A mãe de Jorge Kishikawa é virgem, Jorge foi gerado atraves da fecundação do espirito santo e veio a terra limpar nossos pecados com sua espada.
Sou um homem de deus e aceito o sensei jorge kishikawa como meu salvador.
Espero e desejo aos irmão que com o passar do tempo sejam iluminados pela luz do sensei Jorge Kishikawa.
sensei Jorge Kishikawa que estais no céu,
santificado seja o vosso nome,
vem a nós o vosso reino,
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos daà hoje,
perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido,
não nos deixei cair em tentação
mas livrai-nos do mal.
Amen
-
Avi, sei que é um karateka respeitado e respeitador, idealizador e participante ativo deste fórum e posso lhe dizer que o que escreveu acima é uma tremenda babaquice. E me parece infelizmente ter comprado uma história do praticante frustrado de Kendo que postou aqui apenas neste tópico, apenas para tentar menosprezar o trabalho do Sensei Jorge Kishikawa.
Não sou religioso e também não acho nada de divino e não o tenho como Deus, apenas respeito o trabalho dele como respeito o de renomados Senseis de Karatê aqui no Brasil (Ricardo Sensei de Ribeirão, Enio Vezzuli Sensei, Sasaki Sensei) que toda hora têm de vencer um obstáculo diferente como a picaretagem, a falta de reconhecimento, a esportivização da arte, a legião de babacas que pensam saber algo sobre bushidô mas na verdade levam o treinamento como um hobbie e não como um estilo de vida. Não quis ofendê-lo como praticante, apenas posicioná-lo na discussão que se reiniciou infelizmente aqui neste fórum.
-
Maurotak
Posso lhe dizer que o que escreveu é uma verdadeira babaquice.
"parece infelizmente ter comprado uma história do praticante frustrado de Kendo que postou aqui apenas neste tópico, apenas para tentar menosprezar o trabalho do Sensei Jorge Kishikawa."
O que posso lhe dizer que se não é alienado é no mÃnimo mal informado, como disse, TODAS as crÃticas feitas a Jorge Kishikawa tem fundamento e podem ser facilmente verificadas, se tudo que eu disse é "frustração" então me explique porque alunos do Niten são OBRIGADOS a comprar material fornecido apenas pelo Niten, ou porque na página do Niten está escrito que lá se ensina o estilo Niten Ichi Ryu sendo que o site oficial do estilo alega que NÃO POSSUI represntantes no Brasil, e que se alguém o disser (como JK o faz) está MENTINDO e AGINDO DE Mà FÉ.
Reparou que em sua defesa você não desmentiu NENHUM argumento meu? Aliás, pode me explicar porque os pais de Jorge Kishikawa apoiaram a expulsão dele da CBK? Já sei, a CBK INTEIRA está contra a nobreza de Jorge Kishikawa e ele foi expulso injustamente não?
"toda hora têm de vencer um obstáculo diferente como a picaretagem, a falta de reconhecimento, a esportivização da arte,
a legião de babacas que pensam saber algo sobre bushidô mas na verdade levam o treinamento como um hobbie e não como um estilo de vida."
Um dos maiores obstáculos de se treinar kendo no Brasil é ter de ficar explicando o porquê o Niten é picareta e porquê um dojo de kendo não é "escola de samurais" como o Niten adora vender.
Sobre tornar uma arte um esporte há uma inversão de valores: "Esporte" como se conhece hoje, nasceu na Grécia séculos antes de Cristo e do primeiro Samurai, e através do esporte que se aprende valores como respeito, honra, dignidade, espÃrito de equipe e outros benefÃcios como conhecer outros povos, outras culturas e muitos mais. "Esporte" não deve em nada na questão de tradição ou cultura com qualquer "arte" oriental.
Eu NÃO SIGO o Bushido, (na verdade NINGUÉM o segue a risca), eu prefiro ser HOMEM, pagar as contas no final do mês, viver de maneira honesta, doar sangue, prestar trabalho voluntário e afins, ao invés de ficar filosofando sobre o "caminho do guerreiro".
Prefiro mil vezes o pensamento ocidental de que para vencer o inimigo você precisa de uma gama de fatores e não ficar filosofando que para vencer os outros preciso vencer a mim mesmo e blá blá blá. Na verdade não creio que muitos vão entender...
Enfiom, minha mãe que criou sozinha três filhos é muito mais guerreira e entende muito mais de bushido (sem sequer saber o que vem a ser isso) do que muitos pseudo-seguidores.
Se não leu direito vou repetir: eu DEFENDI o Niten no começo, por achar que JK não era picareta, que um sensei vindo do Saga JAMAIS faria algo nos moldes do Niten, mas diferente de você eu verifiquei tudo que se falava dele, e infelizmente era tudo verdade.
Se o que eu digo é mentira então demonstre, pois tudo que eu falo a respeito de JK e Niten é verdade e facilmente verificável.
-
O que é kendo?
-
Olha só, eu não sou de botar lenha na fogueira, mas todo mundo que treina no Niten quando vai para um dojo de Kendo entra na bolacha bonito. Eu acho a definição do meu irmão muito boa. Ele diz que o Nitem está para a arte marcial assim como o MacDonald está para a alimentação. Você não morre de fome, mas come mau pra caramba.
Oss
-
Oss,
AUHuahuHAUhauhUAHUhuahuHA...
Me lembro de relatos de um episódio... Foi mais ou menos assim:
O Sr. Jorge (Ô Sr. Niten), num seminário, queria muito praticar frente-a-frente com o um Sensei (que é de Karatê-Dô, mas gosta de Kendô).
SABE QUANDO FAZEMOS GOHON KUMITE e depois que acaba uma jornada com um colega, cumprimentamos e giramos para treinar com outro? Foi assim.
Pronto, caiu na vez do Sr. Jorge ir com esse Sensei. O lance foi engraçado...
Là VAI O Sr. JORGE (Ô Samurai Budô) com aquela velha história "Musashiana" de combater com duas espadas... KkK...
Mermão, esse Sensei defendia a espada curta com um Jodan Age-Uke e descia o pau com o Shinai na cabeça do Honorável Sr. Samurai Deus Jorge Kishikawa...
Oxe, vocês acham que continuou? Nops... A Excelência Sr. Magnânimo Samurai Meiji Jorge Kishikawa parou na hora... Agüentou não.
Assim, esse Sensei ficou com o braço encalombado, mas desceu a lenha na cabeça do Sr. Ego Individualista Careiro Samurai Nobunaga Jorge Kishikawa...
Oss.
-
Olá!
Essa história e o tal Sensei eu conheço e é verdadeira.
rsrsrsrsrsrsrs
Oss!
Pedro
-
Não se aborreçam, mas eu já vi uns treinos do pessoal da Niten e achei os caras muito fraquinhos também. Além do que, a minha impressão foi que a maioria do pessoal que procura a Niten (nem todos) tem aquele jeito de nerd, meio deslocado, que não se dá bem no colégio e vive vendo Dragon Ball Z e Naruto. Ai aparece esse papo de samurai e eles encontram alguma coisa para se agarrar.
Minha esposa, durante um tempo quis fazer. Ela viu treinos no RJ e em BrasÃlia e achou também fraco. Desistiu.
-
Eles não usavam a academia do sensei Inoki, no Rio???
-
1. Para o Sr. Guiarony,
Sobre a cobrança das credenciais, creio ser mais justo você comparecer no treino ou no escritório central e pedir pessoalmente ao Sensei e uma vez sendo você aluno da Saga, o Sensei terá o maior prazer em lhe mostrar. Cobrar as credenciais pela internet me parece esquisito, não? Sua descrição de esporte está equivocada e como você não é da área, vamos deixar assim. Em relação aos valores morais, utilizamos muitas vezes os mesmos elementos, porém com nomes diferentes. Os valores citados por você fazem parte do bushidô.
2. Para os demais que postaram na seqüência:
Dizer que "eu vi um treino não sei onde e os caras eram fracos" e a partir daà tornar isso como amostra para todos me parece meio absurdo, pois posso dizer o seguinte: Vi um treino ou uma competição de karatê Shotokan e os caras me pareciam meio molengas, sem kimê, só davam saltinhos. Portanto, o Karatê shotokan não presta. Ou então: Numa academia no bairro onde mora a tia da minha avó, tem uns caras treinando Karatê Shtokan que são meio nerds, afeminados, etc. Logo, todo praticante de Shotokan tem essas caracterÃsticas?
Sobre o treino com o Sensei de karatê eu desconheço o fato, porém posso lembrar que para nós e para o pessoal do Kendô o Shinai (espada de bambu) deve ser empunahada e os golpes desferidos como se fosse uma lâmina, um objeto cortante. Se alguém defendesse uma espada real com um jodan ague uke, teria seu braço decepado e o contragolpe seria praticamente impossÃvel.
Oss
-
Estando em uma posicão neutra no assunto, gostaria só de dizer que apezar do sr. maurotak ter dito que os argumentos do sr. guiarony foram todos rebatidos, a resposta da pergunta por que os precos do niten são tão acima da média e por que os alunos do niten são obrigados a comprar material com um preco acima da média e somente atravez do niten, continua em branco.
-
Ok, alguém saberia me dizer o preço da mensalidade nas academias do Sasaki Sensei, Inoki Sensei? Alguém poderia me dizer os preços dos dô guis Meikyo? Ou de algum outro karatê gui japonês de boa qualidade?
-
Oss,
Sobre o treino com o Sensei de karatê eu desconheço o fato, porém posso lembrar que para nós e para o pessoal do Kendô o Shinai (espada de bambu) deve ser empunahada e os golpes desferidos como se fosse uma lâmina, um objeto cortante. Se alguém defendesse uma espada real com um jodan ague uke, teria seu braço decepado e o contragolpe seria praticamente impossÃvel.
Só pra completar, o tal Sensei não só marretou a cabeça do Honorável Jorge Kishikawam, ele QUEBROU o shinai na cabeça dele. E SE FOSSE UMA ESPADA DE VERDADE, o teria cortado até o chão!
Oss.
-
Pelo que entendi, esse mestre citado se for japa dever ser o Sensei Okuda, acredito que seria o único a realizar tal feito.
Com relação ao Niten e seu professor, não entendi ainda essa animosidade com relação a pessoa do Kishikawa. Até agora não ouvi o Kishikawa falar mal de qualquer arte marcial ou professor/mestre, vejo-o apenas divulgando seu Instituto e o Iai,kendo e o kobudo........se ele cobra salgado e acha que vale o quanto cobra e tem quem se disponha a pagar, qual o problema, ninguém está lá obrigado.
Estive apenas uma vez com o Kishikawa e apenas para cumprimentâ-lo por sua participação no mundial de kendo (1982/83) no Ginásio Ibirapuera, e naquela época era juntamento com seu irmão um dos melhores expoentes do nosso kendo e colecionador de muitos titulos e conhece de sua arte. Ao invés de perdemos tempo criticando o melhor seria nós fazermos a nossa parte para uma melhor divulgação de nossa arte marcial e aprendermos com esses exemplos. Porque artes marciais como o kendo, aikido e outras cresceram e o karate se estagnou ? Porque num Seminário Internacional de Aikido eles consegue reunir mais 1.000 participantes ? Como fazermos para com que a midia volte a se interessar por nossa arte marcial ? Porque dojos de mestres respeitados do karate está a mingua e sem alunos ? Como fazermos para resgatarmos a imagem do karate ?
O que devemos e aprender com o kishikawa, Wagner Bull e outros que estão tendo sucesso na divulgação do seu trabalho e fazermos o mesmo em relação ao karate-do.
Ari - Santos/SP
-
Olá!
Caro Ari,não foi o Sensei Okuda,foi um aluno dele.Mas isso não importa,o que importa é que eu acho uma perda de tempo ficar criticando quem quer que seja,uma vez que ninguém vai ganhar nada com isso ,e quando eu falo em não ganhar nada, falo de conhecimento sobre o Karate que é o escopo deste site.
Agora acho que,se esse Sensei cobra uma $%&! nota,deve ser porque tem uma estrutura respeitável em um exelente e confortável Dojo.
Caro Maurotak,se quiser comprar um karategui da Meikyo,tel para o Ennio,diga que eu te indiquei,011-3277-6367.
Oss!
Pedro
-
Sensei Ari, concordo plenamente com o que você disse e era nesse ponto que eu queria chegar.
Sensei Pedro, obrigado pela indicação. Tenho dois Meikyo guis e realmente são os melhores em minha opinião!
-
Boa Ari, tava faltando um opinião sensata para por uma pedra nessa discussão.
OSS...
-
A única opinião sensata é que o Sr. Kishikawa era um ótimo kendo-ka (e ainda deve ser) que pirou na batatinha, se encarnou como um novo Musashi, tentou reescrever um clássico da literatura japonesa (Hagakure) "adaptada para os tempos atuais", resolveu ensinar o estilo de luta do Myamoto Musashi que era um ótimo espadachim mas a literatura sobre o assunto nega que ele tenha sido samurai (pelo menos durante grande parte de sua vida), entretanto os chefes do estilo de kenjutsu Niten Ryu, desconhecem quem seja o Sr. Kishikawa.
Fundou diversas franquias, opa, digo mac-dojos, opa desculpa novamente, formou diveros dojos pelo paÃs, onde ele cobra absurdos astronômicos (Uma aula por semana) além de super faturar todo o equipamento de proteção utilizado na prática do Instituto Niten, não aceitando inclusive que haja concorrência, ou seja, apenas aceita alunos que tenham comprado seu material.
Forma uma cambada de desocupados, nerds, admiradores de mangás que se entrassem em um dojo sério de Kendo não resistiriam o treino e desistiriam na primeira semana. Ameaça de processar qualquer pessoa que levante-se contra o seu instituto e derrube suas presepadas.
Então, ante aos fatos já expostos, QUALQUER PESSOA que manifesta uma opinião que seja de incentivo a prática de picaretagem, tb compactua com a picaretagem, ou pelo menos fecha os olhos enquanto ela acontece, por isso que este paÃs não vai pra frente, pois os formadores de opinião são os que justamente gostam de fugir desses assuntos.
Espero ter sido claro.
Oss!!
-
Oss
Como disse Ari Sensei ficarmos pisando em Kishikawa Sensei não nos acrescentará em nada.
quem quiser segui-lo que o faça é o livre arbitrio,cada um escolhe o que quer.....
Oss
alberto.
-
Pô Pedrão, quem foi o aluno do Okuda ? Começou agora tem que contar rsrsrssrsrsrs
Olá Pablo (Maximus),
Não acredito que o kishikawa com as credenciais que tem seja um picareta. Até porque, acho esse um dos menores problemas e também se o Niten é ou não um Mac-dojo ou se seu fundador cobra uma das mensalidades mais caras etc etc....
E dai ?
Eu não faço Kendo, faço karate. E para mim o mais importante e como podemos contribuir para melhorar karate-do ? Tem alguma sugestão ?
Ari - Santos/SP
-
Pablo,
Tudo o que você escreveu de forma agressiva e sem nexo já foi comentado e respondido. Não o conheço e não admito ser chamado de picareta. Você já foi a algum treino do Instituto? Não propague informações veiculadas na internet como verdades absolutas. Se você tem vontade de treinar, apareça em uma das unidades. Se o seu lance é outro, não perca o seu tempo difamando pessoas que você não conhece.
-
Olá Pablo (Maximus),
Não acredito que o kishikawa com as credenciais que tem seja um picareta. Até porque, acho esse um dos menores problemas e também se o Niten é ou não um Mac-dojo ou se seu fundador cobra uma das mensalidades mais caras etc etc....
E dai ?
Eu não faço Kendo, faço karate. E para mim o mais importante e como podemos contribuir para melhorar karate-do ? Tem alguma sugestão ?
Ari - Santos/SP
Não dar crédito, ou fazer que nada é nada, somente pq eu não sou do Kendo não significa que eu apóie ou feche os olhos para picaretagem, então significa que não sendo pimenta no meu c... nos outros está valendo? É isso?
Não é legal usar a tática de fuga do assunto apenas dizendo "ah isso não é comigo" "não treino isso"...
E temos o caso do mestrão 22º Dan de Karate "Wanna be Daniel San" e fora outros grandes mestres que todo mundo elogia, mas que eu sei (e muitos deste fórum sabem) que andam por aà vendendo/dando faixa preta pra kohai da faixa laranja.
Uma ótima coisa pra se começar é só não tapar o sol com a peneira.
--------------------------------------------------------------------
Perdão Maurotak, só pq eu não aceito a bajulação que vcs fazem ao Kishikawa e que realmente o tal "kenjutsu niten ryu" é tão real como uma nota de três reais e que vcs são impedidos de falarem sobre vcs, por ordens superiores (o que vc está fazendo aqui, desrespeitando a ordem do Mestrão de vcs?) então eu sou um rapaz agressivo?
Poupe-me ok.
-
Para o Sr. maurotak
Quanto de kendo você pratica para dizer que o kendo de Jorge Kishikawa é sério? Eu posso dizer se o karatê de determinado sensei ou aluno é fraco? Não, pois não conheço. Se eu conhecer um praticante de karatê e ele me tratar de maneira cortês e educada e depois ouvir de outra pessoa que ele é um picareta com certeza não vou concordar, mas vou verificar a informação se me interessar. Se não leu direito leia agora: Eu DEFENDI o Niten no começo, jurava que um sensei vindo do Saga não faria uma aberração como o Niten, mas de fato aconteceu, eu estive em 4 estados diferentes, conversei pessoalmente com instrutores, alunos e uma vez com o Sensei em pessoa. Ele foi educadÃssimo comigo como sempre, e eu também o fui, mas quando se tocou no Niten eu expliquei o porque jamais poria os pés lá para treinar, ele não rebateu uma vÃrgula do que eu disse, se despediu e nunca mais nos falamos. Ele sabe da minha opinião, e não contradisse as minhas crÃticas, ficou claro?
Sobre a cobrança das credenciais, creio ser mais justo você comparecer no treino ou no escritório central e pedir pessoalmente ao Sensei e uma vez sendo você aluno da Saga, o Sensei terá o maior prazer em lhe mostrar. Cobrar as credenciais pela internet me parece esquisito, não?
E você acha que nem eu nem outros praticantes de kendo nunca pensaram nisso? Quando Jorge Kishikawa disse ser representante do estilo Niten Ichi Ryu foi pedido as credenciais que ele deveria ter para ensinar o estilo, ele sempre se ESQUIVOU do assunto mas ainda jura até hoje que é representante do estilo, mesmo que o site oficial da Niten Ichi Ryu diz em seu site oficial que NÃO POSSUI representantes no Brasil, que se alguém o diz está MENTINDO.
Pode o senhor rebater isso? Simples, veja o site do Niten aonde ele diz que se partica o estilo citado acima, agora vá no site OFICIAL do estilo e leia essa nota:
"Esta página está no português. Mas nós não temos nenhum grupo em Portugal ou em Brasil. Em função do crescente número de representações falsas, materiais publicados e vÃdeos estabelecendo conexões com o Hyoho Niten Ichiryu e ligando-o a modalidades como o Kendo. A informação que segue pode esclarecer algumas concepções erradas." O texto na Ãntegra: http://www.hyoho.com/port.htm (http://www.hyoho.com/port.htm)
Poderia o senhor rebater essa crÃtica infundada minha?
Sua descrição de esporte está equivocada e como você não é da área, vamos deixar assim. Em relação aos valores morais, utilizamos muitas vezes os mesmos elementos, porém com nomes diferentes. Os valores citados por você fazem parte do bushidô.
Se entendesse o que vem a ser esporte ia entender o que eu disse, mas lendo seus posts entendo sua dificuldade em enxergar o óbvio.
Dizer que "eu vi um treino não sei onde e os caras eram fracos" e a partir daà tornar isso como amostra para todos me parece meio absurdoConcordo, mas quando TODOS os praticantes de kendo que foram a TODAS unidades e vêem proezas como "escola de samurais", instrutores mal formados e arrogantes, erros grosseiros de posição, dentre outros absurdos se descobre que não é apenas um treino, mas tudo está ruim em todas as unidades.
Se alguém defendesse uma espada real com um jodan ague uke, teria seu braço decepado e o contragolpe seria praticamente impossÃvel.
Relativo.Quem defenderia o golpe? Um samurai? um camponês? Um cavaleiro? Pela distância executada uma armadura samurai poderia bloquear o golpe, uma armadura européia também.
Ok, alguém saberia me dizer o preço da mensalidade nas academias do Sasaki Sensei, Inoki Sensei?
O valor cobrado para o kendo, deve ser apenas para cobrir despesas do Dojo e mais nada, os valores absurdos do Niten extrapolam, vão muito além da manutenção, fora o preço do material que é superfaturado, o mesmo equipamento sai mais barato em outras lojas, mas no Niten você é OBRIGADO a comprar com eles, sendo PROIBIDO de treinar com material de outra loja que não seja a kendo online que pertence a adivinhem quem?
-
Só pra esclarecer, eu tambem sou neutro nessa história, não pratico kendo e nem tenho vontade mas acho bonito de filmar, acho cinematografico e até tenho vontade de fazer um video.
Mas a discussão sobre esse instituto na Internet me chama a atenção, acompanho de vez em quando e acho, como ja disse antes, que me soa como certos discursos religiosos, acho curioso.
Maurotak
Na mushin kan voce ao entrar é informado que o sensei Carlos Rocha tem um ótimo preço, repito, ótimo preço de kimonos meykio, POREM, caso voce ja tenha outro ou queira adquirir outra marca onde quer que seja fique a vontade.
Para mim o centro dessa questão é muito interessante e merece sim ser discutido, é até maior do que a questão propriamente dita.
Qual é a tenue fronteira entre alguem ganhar dinheiro ANTI ÉTICAMENTE, (em outras palavras PICARETAMENTE) em oposição a ganhar MUITO MAIS DINHEIRO QUE O NORMAL através de ideias modernas para artes tradicionais e assim trazer a tona valores culturais cristão de que lucro é pecado, valores fortemente enraizados em quase todos nós no Brasil.
Me parece que a discussão é Jorge Kishikawa e o Niten estão de que lado dessa moeda?
Só pra não ficar em cima do muro, pelo que eu vejo, acho sim que ele é anti etico na forma de vender seus serviços e sua escola.
oss
-
A questão é extremamente simples de se observar. Aos defensores do Niten que supostamente rebateram todas as afirmações respondam o seguinte:
Se o Niten segundo o próprio fundador Jorge Kishikawa ensina kendo, porque o Niten não é filiado a CBK? Ou melhor, porque JK ensina kendo sendo que ele foi EXPULSO pela CBK?
Porque ele afirma ensinar um estilo que notificou pelo site oficial que NÃO POSSUI representantes no Brasil?
Porque os pais de Jk que são senseis de kendo apoiaram a expulsão de JK pela CBK?
POrque TODOS os senseis sérios de kendo abandonaram o Niten dizendo estarem decepcionados?
Ora, tudo isso não passa de apenas mentiras e calúnias contra o nobre fundador do Niten? TODOS os senseis da CBK resolveram boicotá-lo?
E entendam de uma vez por todas, antes de fazer uma crÃtica ao niten, eu verifiquei o que disse, e TODAS as afirmações aqui são verificáveis.
-
Oss,
O motivo pelo qual a pessoa quebrou o Shinai na cabeça do Sensei Jorge Kishikawa fica no anonimato assim como seu nome: problema deles!
Mas sobre a instituição que o Sr. Jorge Kishikawa, Sensei por direito, não posso dizer nada contra. É uma $%&! organização, muito boa mesmo, algo que requer realmente muita dedicação.
Sei que o Sensei Jorge passou tempos no Japão pesquisando técnicas antigas de espada e artes marciais assim como também pesquisou sobre a própria cultura de seu povo. Algo muito respeitável.
Mas, realmente, esse papo não vai levar a nada!
Oss.
-
A questão é extremamente simples de se observar. Aos defensores do Niten que supostamente rebateram todas as afirmações respondam o seguinte:
Se o Niten segundo o próprio fundador Jorge Kishikawa ensina kendo, porque o Niten não é filiado a CBK? Ou melhor, porque JK ensina kendo sendo que ele foi EXPULSO pela CBK?
Meu amigo, ter a CBK de vocês a favor ou contra este ou aquele Sensei, para nós do Karate não nos serve como referência devido a grande diversidade de entidades representativas que temos.
Pode ser que no Kendo exista somente uma, mas para nós do Karate, pode ser ou não que esta também não esteja afinada com as idéias de todos seus instrutores (bons e maus).
Veja bem, não tenho nada a opinar contra ou a favor do Sr. Jorge Kishikawa pois não tenho conhecimento algum de Kendo, apenas para lhe dar uma referência do que acontece no Karate.
OSS...
-
Alguem ai tem visto o Sensei Chicão Araújo?????
Tá muito sumido......
-
Alguem ai tem visto o Sensei Chicão Araújo?????
Tá muito sumido......
rsrsrs
-
Oss,
Deve estar treinando...
Oss.
-
Oss
Só para deixar com água na boca,estou assistindo" The Sword of Doom " ou "A Maldição da Espada" com Toshiro Mifune,onde um samurai doidão e sangüinolento passa a espada nos dois sentidos em todo mundo :D :D :D :D :D :D
Foi um presente de meu 1º Senpai de Karate e Kobudo Marco Teixeira.
enquanto voces se desgastam, Sensei Kishikawa fica na dele e eu assisto a esta obra em p&b,a cara dos lutadores é no minÃmo um caso a parte,fazem cada careta :o :o :o :o e da-lhe espada em todos os sentidos ::) ::) ::) ::) ::)
Oss
alberto
-
Meu amigo, ter a CBK de vocês a favor ou contra este ou aquele Sensei, para nós do Karate não nos serve como referência devido a grande diversidade de entidades representativas que temos. Pode ser que no Kendo exista somente uma, mas para nós do Karate, pode ser ou não que esta também não esteja afinada com as idéias de todos seus instrutores (bons e maus).
Certo, mas o kendo possui apenas uma entidade mundial que por sua vez possui uma única representação no Brasil, a CBK, e como disse, os pais de Jorge Kishikawa não questionaram a expulsão, nem demais senseis que de inÃcio tomaram parte nas atividades do Niten e saÃram de lá completamente desiludidos.
Note bem, JK sensei era respeitadÃssimo no meio do kendo, por isso foi tão crÃtica essa situação, muitas, mas muitas pessoas mesmo (incluindo eu) não acreditavam que o Niten era uma fraude, mas é.
Por sua vez JK criou a CBK - Confederação Brasileira de Kenjutsu que só possui dojos do Niten filiados, mas entidades internacionais de kenjutsu não a reconhecem, ou seja, ele sozinho diz que ensina kendo e kenjutsu, mas TODAS as organizações sérias desses estilos o rejeitam, ficou claro?
O motivo pelo qual a pessoa quebrou o Shinai na cabeça do Sensei Jorge Kishikawa fica no anonimato assim como seu nome: problema deles!
Não mesmo, só a idéia de ver um não-praticante de kendo destruindo um shinai contra um suposto mestre desse estilo (que não é reconhecido pela Niten Ichi Ryu) já mostra que algo está errado.
Mas sobre a instituição que o Sr. Jorge Kishikawa, Sensei por direito, não posso dizer nada contra. É uma $%&! organização, muito boa mesmo, algo que requer realmente muita dedicação.
Você treina lá? Aliás, você treina kendo? Se treinasse saberia que os instrutores são iludidos, desinformados e muito mal treinados. No marketing de fato são bons, atacam seu público-alvo (otakus e alienados) de maneira eficiente.
Ter o direito de ser Sensei, conquistar esse direito é uma coisa, perder esse direito por pura picaretagem é outra bem diferente.
Sei que o Sensei Jorge passou tempos no Japão pesquisando técnicas antigas de espada e artes marciais assim como também pesquisou sobre a própria cultura de seu povo. Algo muito respeitável.
Estudar esse tempo todo para depois distorcer tudo em troca de dinheiro não é nada respeitável.
Por fim, enxergar o óbvio é facil, só o faz quem quiser.
-
Eu confesso que o que me faz ver o carates religioso, de seita, não é só o protagonismo.
O antagonismo, sua força e dedicação de tempo, tambem me soam estranhos.
oss
-
Amigos,
Dei-me o trabalho de ler desde o inÃcio o tópico que originalmente fala de um "samurai brasileiro" e que o mesmo alega ser descendente do Musashi.
O tópico como sempre desvirtuou do assunto, mas voltando a ele chego a conclusão que o sujeito em questão, é vÃtima de uma das situações abaixo.
1- Comeu alguma alface com agrotóxico
2- O makiwara que ele usa deve ser feito de Césio 137
3- Sentou em cima de uma kataná(cega)
4- Fumou peido.
Não há outra explicação!
Que maluco!
-
??? sobre o preço acho que as aulas são caras devido a publicidade que rola em torno
do instituto...tem uma academia aqui em santos mais os treinos são todo sabado vc paga 250 reais para treinar todo sabado fica dificio prefiro ler o livro dos samurays e continuar a treinar meu karate afinal somos todos alunos de Gishin Funakoshi hehehe....
-
Olha pessoal, pelo pouco que sei os samurais deixaram de existir quando o governo Meiji proibiu o porte de espadas. Portanto não é possÃvel que haja um Samurai Brasileiro. Oss!!!
-
cara concordo com vc em partes mais eles são seguidores da ideologia e dutrina samuray se ele se intitula samuray deve ser por isso porque ele segue o bushi...e outra ele é um brasileiro de registro e se existise samuray hoje ele seria um samuray brasileiro....nao vamos chegar a uma conclusão nunca ... :-[ msm assim Oss!
-
PAIS PRIVADA!!!
-
meu qual é o problema....acho que essa sua atitude só mostra uma coisa que vc nao é humilde e que nao tem reseptividade as coisas o cara ta em foco sinal que ele deve ter se esorçado e lutado muito para chegar onde chegou só lamento por vc ! :o
-
PEDE PRA SAIR
-
Ok, mas pelo pouco que sei da história japonesa samurai era uma classe social no Japão, portanto ou o sujeito nascia em uma famÃlia de samurais ou nunca seria um deles por mais que seguisse o bushido e soubesse kenjutsu, então samurai era uma nome que passava de pai para filho, veja bem homem porque mulheres não podiam ser samurais e se o cidadão não tivesse filho homem sua linhagem acabava. Portanto na minha opinião os samurais não existem mais, por mais que hoje possam haver pessoas que sigam seu código de honra e saibam manusear uma katana.
-
então ai vc já muda o contesto concordo com vc mais fazer o que aqui no brasil é fogo tudo é almentado e se ele se intitula ou nao fazer o que só sei que a instituição dele almenta cada vez mais e mais, vi um video em um dos sites da instituição o propio mestre do cara falando que ele tinha um espirito samuray ou sejá um espirito ele nao chamou o cara de samuray, mais ele foi titulado aqui no brasil samuray fazer o que eu dou porfim a minha participação nesse topico um abraço atodo até a procima polemica hehe....ou coisas construtivas para enrriqueser nosso karate de informações ....
-
então ai vc já muda o contesto concordo com vc mais fazer o que aqui no brasil é fogo tudo é almentado e se ele se intitula ou nao fazer o que só sei que a instituição dele almenta cada vez mais e mais, vi um video em um dos sites da instituição o propio mestre do cara falando que ele tinha um espirito samuray ou sejá um espirito ele nao chamou o cara de samuray, mais ele foi titulado aqui no brasil samuray fazer o que eu dou porfim a minha participação nesse topico um abraço atodo até a procima polemica hehe....ou coisas construtivas para enrriqueser nosso karate de informações ....
Por favor, continue
-
Oss
por favor Bacúrau ???
tens uma irmã com as mesmas caracterÃsticas tuas ???
tô ficando meio bolado com tal beleza das cavernas :o :o :o :o :o :o :o :o
AVI é para o Itam continuar com o que ??? ??? ??? ???
Samurai hoje só tem um : é de São Paulo,bonito,porém é argh!!!!! Corinthiano !!!! é só porrada com as mãos, sem katana de vez em qdo atende por Fábio o terror do planalto :o
Oss
alberto
-
acho que correções a erros de português não convém no fórum. muitos cometem erros crassos, ainda assim, se fazem entender.
eu li o tópico inteirinho :o
Osu!
-
Analfabetos deveriam ser proibidos de entrar no forum....
Por sinal alguem poderia me dizer o que significa ALMENTADO?
-
sem querer ofender, sensei katsumoto, mas já o vi postando com erros grosseiros. não me leve a mal.
-
Olha só eu acho até viável reclamar dos meus erros de português mais o que eu disse no tópico foi o que eu acho sobre o argumento levantado fora isso, queria saber onde esta o fórum que proporcionou até uma visita e que leva os interesses das artes marciais tão a serio que faz com que as pessoas fiquem prestando a atenção em português e não perceba que estamos acima disso somos treinadores e treinamos arte marcial e estamos aqui para aprender trocar conhecimento de artes marciais mas se o cessei katsumoto esta tão preocupado com o meu português eu aceito umas aulas por mim tudo bem sou humilde o bastante para entender que não sou tão bom em português quanto as outras pessoas Oss !! >:(
"
ため、場合によって評価されているので、すべてを理解する能力や、学生のケアを改善するために行う必要はありませんする必要が私の書込みのための私を批判する能力がある私はあなたの先生のことにフォーカスを提供すべきだと思う地球上で私たちの生活はこことは、私たちは、真のパスから遠いですが、今日はそれが賢明なことと知識を私に移動するには、最低限の能力を持っていないsamuray批判的な見解を示すのは、ブラジルの私の文章を批判していますが最小バイアスほとんどの言い訳では、すべての行動のすべてを証明するこの時期です "
Tradução ...
Acho professor que você deve prestar a atenção nas coisas pois se você tem a capacidade de me criticar pela a minha escrita deve ser que você não tenha a capacidade de entender um aluno ou de fazê-lo com que melhore cuidado pois estamos todos sendo avaliado pela as nossas vidas aqui na terra e o mÃnimo preconceito que temos é o que nos torna mais distantes do verdadeiro caminho, hoje critica a minha escrita critica o tal samuray brasileiro tudo isso demonstra que você não tem a mÃnima capacidade de ser sábio ou de passar conhecimento me desculpa mais é o que todas as suas atitudes vem provando todo esse tempo >:( :-[
-
Deus gosta dos imbecis, por isso ele faz tantos
-
Assinando embaixo de gustavo rj
o nivel cai
-
Latrina a ceu aberto é apelido pra esse lixo chamado merdasil
-
"Deus gosta dos imbecis, por isso ele faz tantos"
"Latrina a céu aberto é apelido pra esse lixo chamado merdasil"
"PAIS PRIVADA!!!"
Não é desproporcional? Só por que alguém não usa o corretor ortográfico o pais é uma privada? Deus gosta dos imbecis?
Acho uma triste mostra de arrogância se auto conceder a estatura moral para se colocar acima dos erros de um paÃs, de um povo e ate de Deus.
Não perder a oportunidade quando encontram algo errado de dizer "Eu sou melhor que isso" e repetir uma e outra vez para que ninguém esqueça, é triste.
"Analfabetos deveriam ser proibidos de entrar no fórum...."
Mais uma amostra de preconceito e intolerância. Isso é muito pior para o fórum.
Não é mais prático sugerir o uso de um corretor ortográfico em vez de cair descendo o pau?
-
Ai se eu fosse rectificar a lÃngua portuguesa por aqui...sinceramente que eu já nem ligo, senão estaria aqui o tempo todo a fazê-lo.
Mas, (e não mais) na verdade, é (e não e) escreve-se muitas vezes como sublinhei a preto, o que modifica todo o contexto à frase. No caso do mas, costumam escrever conforme o pronunciam, ou seja, MAIS, isto é uma adição, e a letra E que geralmente escrevem sem o acento agudo, mesmo quando se estão a referir na e/ou à 3ª.pessoa do singular do verbo ser.
Enfim, a lÃngua portuguesa está de rastos...
Quanto ao samurai brasileiro, faço uso das palavras do amigo Katsumoto...
-
Eu não uso corretor ortográfico tão pouco sou professor de qualquer coisa e não teria problema com os semi-letrados se estes não entrassem aqui pra dar aula.
O Kihoken é o advogado de defesa do fórum. Mas é gente boa. Por sinal conhece o Brasil melhor que nós que infelizmente aqui habitamos desde o inicio dos tempos. Se gosta, fica com ele pra voce.
oss
-
"
ため、場合によって評価されているので、すべてを理解する能力や、学生のケアを改善するために行う必要はありませんする必要が私の書込みのための私を批判する能力がある私はあなたの先生のことにフォーカスを提供すべきだと思う地球上で私たちの生活はこことは、私たちは、真のパスから遠いですが、今日はそれが賢明なことと知識を私に移動するには、最低限の能力を持っていないsamuray批判的な見解を示すのは、ブラジルの私の文章を批判していますが最小バイアスほとんどの言い訳では、すべての行動のすべてを証明するこの時期です "
Tudo errado e sem acento
-
Olha pessoal acredito que estamos fugindo do assunto do fórum, em relação ao "samurai brasileiro" o engraçado é que as vezes ele fala como se fosse japonês, dizendo: os brasileiros isso, os brasileiros aquilo, ao invés de dizer: nós brasileiros isso, nós brasileiros aquilo.
-
O pior é isso, é levar um tópico desses a sério.
-
Oss,
É que ele ainda pensa que está no Japão...
Foi muita "shinaiada" na cabeça...
Oss.
-
RAFA..posta ai os erros grosseiros que cometi por aqui....pode até ser, mas se tiver algum, garanto que foi meu teclado........
Kihonken...vc gostou do analfabeto? Leva pra tua casa!!!!
Fica aqui dando lição de moral???
Vc tambem treina ou é somente DELEGADO???
-
pede pra sair
-
(que esta morte a pelo menos 400 anos).
isso no post inicial
"a" está no lugar de "há", é um erro que já o vi cometer muitas vezes
acho desagradável correções no fórum, poucos participantes escrevem de maneira correta(incluindo eu)
-
Oss,
Nossa...
Vocês ainda estão nessa?
Minha gente, relevem os comentários que não possuem vÃnculo com o principal objeto do tópico, "Samurai Brasileiro??? Vc assistiram??".
Ah, antes que eu me esqueça: o tópico depende de quem escreve. Se só escrevem bobagens, o tópico será bobo, mas ao escreverem coisas interessantes, fatos importantes ou curiosidades válidas; aà sim, o tópico será muito mais atraente.
Oss.
-
Rafha,
Nao sei qual a frase completa, mas do jeito que vc colocou ai, parece que vc é que esta errado. A frase ai esta correta.
mesmo que não esteja, nao compare analfabeto com um errinho destes, alias como bem dito por vc.....até vc ja cometeu......
-
Como diz o Gustavo, "eu se amarro nesse fórum!!!"
-
A questão não é só erros de ortografia, mas a falta de cultura e a imaturidade de argumentos sobre o sujeito ser ou não um samurai brasileiro. É a mesma coisa que discutir se o chines da pastelaria que da aulas de kung fu é o verdadeiro representante de bruce lee no brasil, é por isso que o gustavo fez o tópico o nivel cai, porque houve uma reciclagem de participantes no fórum e os novos participantes ainda discutem soco de uma polegada, samurais brasileiros, qual soco é mais mortal, chutes com pulos etc
-
Pô Gabiru, então:
A gente se amarramos nesse fórum.
Pô Avi:
A gente não se alembravamos mais desse tópico. Mas veio bem a calhar.
-
justamente, todos cometemos. só não é bacana a polÃtica do "tem que escrever certo"
tem mto membro q escreve mal pra $%&!, mas a informação em si, é mto útil. eu como kohai, não me sinto no direito de chamar a atenção. não importa se é um fórum, mas se a questão é karatê, a hierarquia existe. só não gostaria que alguns membros se sentissem constrangidos em postar certas coisas, que me são úteis, por minha inexperiência.
-
as asneiras sobre o samurai brasileiro tao sendo uteis pra vc?
-
não. já expliquei meu ponto de vista.
-
Existem erros e erros.
Escrever igual a um demente é um absurdo. Eu axo ki vc eh 1 kara legau.
Pargrafos enormes sem pausa, tb são $%&!. Um ou outro erro de acentuação é perdoável, mas concordância é terrÃvel.
Eu mesmo devo ter escrito tudo errado segundo a nova ortografia mas eu sei que micro-ondas tem Ãfem que no ultrassom tiraram e puseram duplo S.
-
Realmente, esse novo português do Lula deixou nossa lÃngua mais difÃcil que antes.
-
Oss
deixem o português lÃngua e Kishikawa Sensei em paz ......
e aà Bacuraú San e a conhecida com estas caracteristicas do mendigo nendertal das cavernas,vai sair....
hoje estou profundamente perturbado emocionalmente pelo gorducho fofuxo,quem sabe podes me ajudar ??? ??? ??? ???
Oss
alberto
-
Oss,
E não é "esse novo português do Lula", demência...
... pois agora ficou muito mais fácil escrever! Ora, a palavra "lingüiça" requer o uso do trema, mas quem peste lá usa isso? É que nem o apêndice, que antigamente era muito útil na digestão da grande quantidade de alimentos de origem vegetal ingerida pelos nômades coletores. Hoje só serve para dar problemas!
Na minha opinião, eu acho muito mais anti-correto - se tratando da escrita - o uso de abreviações telegrafas como "vc", "pt", "qd" etc. Entretanto, como ninguém aqui está redigindo um artigo cientÃfico para uma banca de avaliação acadêmica, ou publicando uma matéria numa revista, nem prestando exame de admissão em nenhuma entidade educacional/empresarial, creio que tais devam ser aceitas como simples gÃrias do mundo virtual.
-//-
E qual é o problema de existir um "samurai" (com "i" no final, pois nem no inglês arcaico britânico se escreve com "y") aqui no Brasil?
Estou achando até legal! ;D :D ;)
Oss.
-
Oss
eu gostei de samuray com " Y " ficou mais " bunito " :D
é que nem que é albert em vez de alberto,fica mais aristocrático,alberto com o é muito ralé :D :D :D :D :D :D :D :D :D
e nem é de samurai com i ou com y,pois minha classe é " probre " " pauperrima " que fico a usar e-mail emprestado e computador idem :D :D :D :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(
o choro é pelo emocional abalado :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(
Oss
alberto
-
Oss
eu gostei de samuray com " Y " ficou mais " bunito " :D
é que nem que é albert em vez de alberto,fica mais aristocrático,alberto com o é muito ralé :D :D :D :D :D :D :D :D :D
e nem é de samurai com i ou com y,pois minha classe é " probre " " pauperrima " que fico a usar e-mail emprestado e computador idem :D :D :D :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(
o choro é pelo emocional abalado :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(
Oss
alberto
concordo plenamente, albert é mais legal, assim como ronald é mais legal.
A propósito, qual o time nacional de nome e origem britanica?
three to one é muito legal tambem.
oss
-
poxa ta dificio parece que todo mundo esta sempre correto e tudo mais estou quase saindo desse grupo que eu penssava que era grupo de amigos =/
-
A questão não é só erros de ortografia, mas a falta de cultura e a imaturidade de argumentos sobre o sujeito ser ou não um samurai brasileiro. É a mesma coisa que discutir se o chines da pastelaria que da aulas de kung fu é o verdadeiro representante de bruce lee no brasil, é por isso que o gustavo fez o tópico o nivel cai, porque houve uma reciclagem de participantes no fórum e os novos participantes ainda discutem soco de uma polegada, samurais brasileiros, qual soco é mais mortal, chutes com pulos etc
Posso ate concordar com você, mas e da� Faz parte. É um fórum, não uma comunidade fechada do Orkut. Não gosta de alguém, ignora os post. Vai sair "purificando" toda vez que se encher o saco? Ninguém neste fórum esta isento de escrever besteiras.
O fórum e um lugar público. Ter muitos dans ou ser mais antigo no fórum não da direito de esculachar ninguém. Respeito e tolerância são fundamentais para o fórum funcionar.
Critiquemos as idéias e não as pessoas. Pratiquemos a tolerância por que a arrogância é um saco.
-
Kihonken...vc gostou do analfabeto? Leva pra tua casa!!!!
Fica aqui dando lição de moral???
Vc tambem treina ou é somente DELEGADO???
Moralista é aquele que parte para o ataque pessoal quando questionam suas idéias e reclama do nÃvel do fórum, do povo, do karate, do paÃs como se estivesse por cima de tudo isso.
Saiba que tenho o maior respeito pelo senhor.
Questionar sua postura moralista é uma falta de respeito se o senhor acha que é superior a mim e só pode ser criticado por alguém do seu nÃvel.
Sou critico com o senhor por que acho que é um formador de opinião. Tem muita gente que o segue. É um referente aqui no fórum. E acho que essa atitude moralista, preconceituosa e intolerante que o senhor às vezes tem e ruim para todos.
-
YAMA EM BREVE VOU TE APRESENTAR MINHA IRMÂ
-
:-\ irmã ela é bonita ?
-
É a cara dele! :D
-
Kihonken...vc gostou do analfabeto? Leva pra tua casa!!!!
Fica aqui dando lição de moral???
Vc tambem treina ou é somente DELEGADO???
Moralista é aquele que parte para o ataque pessoal quando questionam suas idéias e reclama do nÃvel do fórum, do povo, do karate, do paÃs como se estivesse por cima de tudo isso.
Saiba que tenho o maior respeito pelo senhor.
Questionar sua postura moralista é uma falta de respeito se o senhor acha que é superior a mim e só pode ser criticado por alguém do seu nÃvel.
Sou critico com o senhor por que acho que é um formador de opinião. Tem muita gente que o segue. É um referente aqui no fórum. E acho que essa atitude moralista, preconceituosa e intolerante que o senhor às vezes tem e ruim para todos.
Gosto das suas participações mas acho sim que voce não só é cheio de querer dar liçaõ de moral a todo hora, o que faz de voce mais arrogante de todos, como voce tambem faz isso com os mesmos discursos superficiais, ingenuos e invariavelmente politicamente corretos do tipo, o paÃs é lindo, é o que nós fazemos e vemos etc etc.
Não se esqueça que quando vc defende o Brasil das nossas criticas voce é que esta chegando no supra sumo da arrogancia uma vez que por ser estrangeiro voce não sofre os prejuizos de aqui habitar no mesmo nivel de "nos outros".
Continue achando videos do Asai pra gente por favor.
oss
-
É a cara dele! :D
Mas tem saúde e é isso o que importa!
:D
Oss...
-
Oss Bacuraú San
espero ansioso ::)
e como vou ter grande apreço pelo amigo depois desses gtitos ululantes, apresentarei em troca minha irmãzinha mais nova que esta a sua disposição desde já :o
(http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/foto/0,,20507619-FMM,00.jpg)
e já vem com segurança e tudo para que possas passear sossegado :-* :-* :-* :-*
Oss
alberto o coração enamorado e partido pelo malvado Ronaldo fofuxo
-
Ao Amigo Yama
(http://colunas.globoesporte.com/files/89/2009/04/santos1x3corinthians_thumb.jpg)
(http://colunas.globoesporte.com/files/89/2009/04/atestado_sp_p.jpg)
OSS
-
Samurai, vamos parar, ele de fato não parece bem, acho até que vai aposentar seu alter ego, sensei Vera.
-
Kihoken,
Minha intolerancia a ignorantes e Burros deve-se em parte á genética.
Minha mãe me disse que meu bisavô era muito pior do que eu.
Não tem nada a ver com a minha graduação no Karate.
Tenho olho clinico. Sei diferenciar bom de ruim, principalmente na minha area.
Sobre suas criticas a mim, nao me afetam em nada. Continuarei intolerante.
PAIS PRIVADA!!!!
-
Oss,
Faz muito tempo que não posto nada então com licença.
Tipo, acho que todos nós ficamos mais aficionados em estarmos certos do que em encontrar a verdade.
O Kihoken mostra isso para vocês e então vocês jogam pedra nele.
Eu não vi ele dar lição de moral em ninguém, fez sim observações pertinentes sobre a atitude hipócrita e/ou excessivamente drástica de algumas pessoas.
E também concordo que a atitude de muita gente aqui que reclama do nosso país de $%&! é sim parte do problema tanto quanto os analfabetos eleitos.
A mesma atitude que está levando a maioria dos bons participantes "embora" do fórum.
Muita coisa seria solucionada se essa atitude separatista se abrandasse e todos reconhecessem que fazem parte do mesmo sistema. O que degrada um degrada todos.
-
E da lhe hipocrisia politicamente correta. Nada é mais nocivo pra essa $%&! de Brasil continuar piorando do que os colocadores de curativos e peneiradores de sol.
-
hipocrisia
s. f.
1. Fingimento de bondade de ideias ou de opiniões apreciáveis.
2. Devoção fingida.
Ok, fui procurar a definição de hipocrisia para me fundamentar masssss sou obrigado a me corrigir, ninguém ta sendo hipócrita nessa discussão, todos parecem bem sinceros e/ou não demonstram "bondade" em seus princÃpios.
Agora Avi, para de dar uma de criança mimada ofendida pra cima de mim porque se sabe muito bem que esse tipo de atitude debochada não funciona comigo. :P
-
hipocrisia
s. f.
1. Fingimento de bondade de ideias ou de opiniões apreciáveis.
2. Devoção fingida.
Ok, fui procurar a definição de hipocrisia para me fundamentar masssss sou obrigado a me corrigir, ninguém ta sendo hipócrita nessa discussão, todos parecem bem sinceros e/ou não demonstram "bondade" em seus princÃpios.
Agora Avi, para de dar uma de criança mimada ofendida pra cima de mim porque se sabe muito bem que esse tipo de atitude debochada não funciona comigo. :P
Calma santa, voce entra e escreve o que quer, tem que ler depois. De fato eu acho suas palavras hipocritas exatamente como a sua definição diz.
Voce mora na favela? vc sabe o que é ser um brasileiro médio? Qual sua autoridade e a do kihoken pra ficar entrando aqui e dando lição de moral em gente mais velha e que sequer citou seu nome?
Nao me importo em ser criticado, acho divertido essas trocas de farpas por aqui, mas certamente, certas pegadas, ao vivo, voce não deve ter a manha não.
fica com deus criança.
oss
-
Hahahahahaha
Ok Avi, como quiser.....você fala que não está ofendido mas continua fazendo piadinhas....pelo menos agora você me deu uma resposta direita que eu posso argumentar. ;)
Nesse caso você afirma que eu estou sendo falso, que falo sobre princÃpios que não acredito. Bem, de que maneira você pode afirmar tal coisa? Me conhece? Sabe como eu vivo meu dia a dia? Se estou a altura dos meus ideais ou não?
Se eu estou enganado, romantizando por assim dizer, a realidade da grande maioria da população mundial....acho que isso é bem verdade sim, a maioria de nós aqui vive em uma bolha de realidade muito privilegiada (inclusive você). Mas isso não me impede de apontar o que eu vejo de "errado", não importa quem ou o que seja a origem do "erro".
Se você espera uma autoridade para te corrigir, é porque você por você mesmo se considera inferior. Ou pior, muito melhor do que os outros para se permitir ser corrigido.
Talvez minha linha de raciocÃnio não seja muito clara, sou confuso mesmo, mas o meu ponto aqui é que eu vejo vocês falando que querem uma coisa mas agindo de maneira que te leva em outra direção.
Eu digo que se todo esse horror que vc menciona existe lá fora é porque todos nós como uma coletividade permitimos que chegasse nesse ponto. Foi muito comodo chegar até aqui, mas agora que a água ta batendo na bunda, esperamos que algo seja feito para ontem.
Esperamos uma solução mágica que solucione tudo sem mexer na nossa rotina, nos eximindo de toda responsabilidade ou culpa.
-
Fale mais, fale sobre voce, sobre sua infancia.
Como era sua relação com sua mãe?
-
Cara....se vai querer entrar em uma discussão de quem é mais ferrado? Sério?
Acabo com isso já e te digo que eu certamente não sou ferrado, em nenhum ponto que você quiser disputar. Minha infância foi feliz, tive tudo que meus pais tiverem a oportunidade de me fornecer e hoje sou mais feliz ainda porque tive a chance de ser qualquer coisa que eu quisesse ser e aproveitei.
Mas qual o objetivo disso? Me mostrar que se eu não nasci ferrado, não cresci ferrado e não me tornei um adulto ferrado não posso fazer nada a respeito?
Então me diga, o que uma pessoa assim pode fazer conscientemente pela coletividade? O que uma pessoa que passa todos os dias tentando sobreviver pode fazer para entender sua situação, mudar e levar os outros consigo se a única coisa que ela entende é um ciclo sem fim de medo?
(é claro que muita coisa, mas é MUITO MAIS difÃcil de acontecer)
O resultado disso é o que você está comentando e quer me mostrar pois acha que eu não vejo, que eu ignoro.
Não conhecer a totalidade do problema pessoalmente não quer dizer que eu o ignoro.
-
Oss,
Ô Avi,
Se o Karateca.net acabasse hoje, você ainda viveria?
Oss.
-
Certamente 99% da vida social dele acabaria!
Hauhauhau...
:D
Oss...
-
Kihoken,
Minha intolerancia a ignorantes e Burros deve-se em parte á genética.
Minha mãe me disse que meu bisavô era muito pior do que eu.
Não tem nada a ver com a minha graduação no Karate.
Tenho olho clinico. Sei diferenciar bom de ruim, principalmente na minha area.
Sobre suas criticas a mim, nao me afetam em nada. Continuarei intolerante.
PAIS PRIVADA!!!!
Na verdade Sensei Katsumoto não esperava que minha crÃtica o fizesse mudar. As mudanças são internas. Quando critico o senhor o faço para que outro ponto de vista ecoe no fórum.
-
Estimado Avi, acredito que esta sem tempo o com muito trabalho por que já o vi argumentar com muito mais nÃvel que este que esta demonstrando nesta discussão. Atacar a pessoa que questiona seu post só mostra falta de argumentos.
-
:) :P :D
aia iaiaia... só figuraça!
:P :P :) :D
-
Falem mais, falem sobre seus sonhos, anseios, estou aqui, ouvindo, ou melhoe, lendo, por favor, falem mais
-
Oss,
Ô Avi,
Se o Karateca.net acabasse hoje, você ainda viveria?
Oss.
Caro Pedro
Analise os ultimos meses do fórum e veja quem postou mais, eu ou voce?
Por sinal, voce tem com essa assiduidade no forum (parece que voce é quem mais posta aqui) se achado um pouco demais entrando em topicos onde senseis com decadas de experiencia respondem peguntas sobre karate para iniciantes como eu (E VOCE) e voce entra mandando os outros irem treinar. Voce é sensei? Ha quanto tempo treina?
Voces são bons pra questionar a humildade alheia mas no proprio umbigo a vista não alcança.
-
Na verdade Sensei Katsumoto não esperava que minha crÃtica o fizesse mudar. As mudanças são internas. Quando critico o senhor o faço para que outro ponto de vista ecoe no fórum.
Todo argentino pensa que é Deus ou só os que eu conheço?
-
Desculpa, não entendi. Deus critica para que outro ponto de vista ecoe no fórum?
-
Todo argentino pensa que é Deus ou só os que eu conheço?
Mais um ataque pessoal. Cadê os argumentos?
-
Ofensa pessoal não, só uma constatação, inclusive sou torcedor assumido da seleção argentina, sempre fui, pois se Pelé é o rei, Maradona és Dios
oss
-
Oss,
Toha, é 100%...
-//-
Avi-San,
Não se "emputeça", estou apenas brincando com vossa pessoa, que por sinal, deveria separar bem os amigos dos inimigos (inimigos no modo de falar)!
Eu tenho costume sim de postar comentários e participar dos debates, faço na medida do possÃvel. Tenho a sorte de ter um celular com "net" quase de graça... Deu pra ver, né?
Sou aluno de um excelente Sensei, acho que não preciso comentar. Quando eu tiver dúvidas, pergunto para ele - sem criar desmerecimento a quais quer perguntas que eu tenha feito aos Sensei"s" aqui do fórum, ok? Respeito todos eles.
Mandei treinar...
... ora, não é bom treinar? Faço isso há 10 anos (pouco) e tenho entre 7 ou 8 anos de Judô, mas que infelizmente estou afastado por conta da pouca vergonha federativa em meu Estado.
Talvez eu apareça por aÃ. Acho que irei nesse meio de ano...
... vai ser um prazer conhecer tal figura!
Oss.
-
Ofensa pessoal não, só uma constatação, inclusive sou torcedor assumido da seleção argentina, sempre fui, pois se Pelé é o rei, Maradona és Dios
oss
O fato de eu ser Argentino é totalmente irrelevante para as questiones colocadas. Fazer referencia a minha nacionalidade junto com piadinhas pejorativas é um intento patético de me atingir.
-
Kihoken, palavra que não foi pra ofender, de fato sou torcedor da argentina e muito fa do maradona, tenho 2 documentarios sobre ele se voce quiser.
pmsiking
Sera um prazer conhece-lo
oss
-
Kihoken, palavra que não foi pra ofender, de fato sou torcedor da argentina e muito fa do maradona, tenho 2 documentarios sobre ele se voce quiser.
Ok Avi, foi só um mal entendido. Já passou.
Infelizmente não tenho muita simpatia por Maradona de maneira que não vou poder acompanhar você na curtição. É claro que curti muito quando jogava, mas quando abre a boca para falar...
-
Muito melhor que o pelé, que nunca reconheceu uma filha legitima e nem acompanhou ela convalecendo de cancer e nem foi ao enterro.
Diego, eternamiente
-
Oss
agora voces dois já estão apelando de verdade,comparar Pelé e Maradona não dá,os dois são os melhores cada um no seu tempo e o negão passando por todos os tempos...
todavia o Edson e o Diego são dois porcarias,um por não ter respeitado tudo o que passou com a filha, chutada que nem bola velha e o outro por ser um viciado em tudo que é porcaria >:( >:( >:(
e enquanto voces ficam discutindo a toa o samurai brasileiro parente de Musashi Bushi leva sua vida na manha do gato velho,sempre em cima do saco :D :D :D :D :D
Oss >:( >:( >:( >:( >:(
alberto >:(
-
(http://img504.imageshack.us/img504/7254/caverna.jpg)
TOMA YAMA
PODE FICAR COM ELA PRA TU
E ANTES QUE EU ESQUEÇA O NOME DELA É BALEIA
VAI COMBINAR COM VC QUE É TORCEDOR DO PEIXE
-
Oss,
E não é "esse novo português do Lula", demência...
... pois agora ficou muito mais fácil escrever! Ora, a palavra "lingüiça" requer o uso do trema, mas quem peste lá usa isso? É que nem o apêndice, que antigamente era muito útil na digestão da grande quantidade de alimentos de origem vegetal ingerida pelos nômades coletores. Hoje só serve para dar problemas!
Oss.
Amigo PSekiNG,
Tenho 63 anos, e desde a minha entrada na escola primária, nunca estudei nem escrevi o tal trema que é utilizado no Brasil. Sempre escrevi "LINGUIÇA", sem trema nenhum, tal como " PINGUIM ", e a fonética sempre foi pronunciada correctamente.
O trema deixou de se usar depois da Convenção Ortográfica Luso-Brasileira de 1945. Só se usa apenas em palavras derivadas eruditamente de nomes próprios estrangeiros, como por exemplo, mülleriano [de Müller],
Ora, eu nasci em 1946, e na escola, já não estudei o trema.
Hai!
-
Oss,
Sensei J. Lezon,
Pelo menos aqui, na minha "terrinha" atrasada, que apenas conseguiu acompanhar a 3ª onda econômica de desenvolvimento, nos vestibulares públicos e privados, requerem nas redações o uso da maldita trema.
Hoje mais não.
Eu particularmente não a uso.
Oss.
-
Pra mim esse negócio de voces quererem que trema na linguiça ta estranho demais.
oss
-
Oss Bacuraú san
GAMEI ::) ::) ::) :-* :-* :-* :-* :-* :-* :-* :-*
mando tel e passagem via MP pra ti :o :o :o :o
no aguardo desta bela representante das femeas do passado :-[
Oss
alberto
-
Oss,
E não é "esse novo português do Lula", demência...
... pois agora ficou muito mais fácil escrever! Ora, a palavra "lingüiça" requer o uso do trema, mas quem peste lá usa isso? É que nem o apêndice, que antigamente era muito útil na digestão da grande quantidade de alimentos de origem vegetal ingerida pelos nômades coletores. Hoje só serve para dar problemas!
Oss.
Amigo PSekiNG,
Tenho 63 anos, e desde a minha entrada na escola primária, nunca estudei nem escrevi o tal trema que é utilizado no Brasil. Sempre escrevi "LINGUIÇA", sem trema nenhum, tal como " PINGUIM ", e a fonética sempre foi pronunciada correctamente.
O trema deixou de se usar depois da Convenção Ortográfica Luso-Brasileira de 1945. Só se usa apenas em palavras derivadas eruditamente de nomes próprios estrangeiros, como por exemplo, mülleriano [de Müller],
Ora, eu nasci em 1946, e na escola, já não estudei o trema.
Hai!
essa conversa de linguiça tremer quem sabe é a minha irmã
agora o psikimg e o j.lezon vão ter que disputar com o yama no kumite
e vou logo avisando ela faz a linguiça tremer que é uma beleza
(http://img504.imageshack.us/img504/7254/caverna.jpg)
-
Oss,
É um bando de desatarefados mesmo, já LEVAM tudo na maldade...
... e outra, metade do Karateca.net é dislexo, pois não conseguem pôr as letras do meu Nick na ordem correta! KkK! Eu morro rindo disso! KkK...
... é "pseking", "psinkg", psiking"... KkK! ;D :D ;)
Oss.
-
PesoKilo isso não faz diferença
vc pode ficar com ela do mesmo jeito
-
Olá para todos! Tenho quase 40 anos e durante toda a minha sempre tive contato com algumas artes marciais - infelizmente de forma muito esporádica - como Kung Fu Shaolin do Norte (durante 4 anos com os professores Luis Augusto Worm da WadoKan e Rogério Leal Soares da BudoKan) e karatê shotokan dos 10 aos 12 anos de idade (fui aluno de judô e karatê do Mestre Shigueru Sogo da acadêmia Budokan daqui de Florianópolis).
Hoje sou aluno do Instituto Niten, numa volta ao convìvio com as artes marciais (que eu não devia ter me afastado nunca). Sempre fui apaixonado pela arte da espada japonesa, talvez influênciado pelo mestre Sogo na minha infância (e não devido à onda anime e mangá atuais, os quais eu tbm vejo com bons olhos). Garanto a alguns "especialistas" que não sou nenhum nerd, nem mesmo um garoto encantado com uma "moda japonesa".
Provavelmente antes da maioria dos usuários sequer terem nascido eu assistia à série televisiva Lobo Solitário e Filhote na TV EM PRETO E BRANCO. Sem contar à adaptação ao quadrinho propagandeada na època pelo ilustrador americano Frank Miller (q fez as capas da versão ocidental).
Ou seja, essa "tese" de que todo aluno do Niten é um nerd, 4 olhos, magrinho que sobrevive as custas de um certo tipo de "fotossÃntese" na tela do PC é uma furada. Conheço vários alunos do Instituto e têm de tudo: nerd, advogado, professor, torneiro mecânico, programador, soldado do exército brasileiro, etc.
Estou continuando com esta discussão - quer dizer fuzilamento a uma pessoa que os executores não conhecem e não sabem nem o porquê na verdade - por ter achado de uma injustiça tão grande e desnecessária que acaba sendo impossÃvel fechar a página e fazer de conta que não viu nada. Peço...quer dizer EXIJO (continua aà na frente - tô me atrapalhando com as ferramentas do fórum, tá eu sei q sou burro, mas sou limpinho)
-
...que não façam nenhuma agressão fofoquês aos mestres q sitei como meus antigos instrutores (já fiquei até com medo q aconteça tal idiotice preconceituosa desvinculada de qualquer bom senso de caráter). Ou seja, não condiz com alguém q pratique artes marciais.
Respeito e admiro este fórum, gostei muito. Mas liberdade e livre expressão são coisas muito boas e necessárias para todos. Mas não devemos esquecer o tempo que se levou para conseguirmos poder fazer tal ato, e nem mesmo qtas pessoas morreram, sumiram, sofreram torturas horrÃveis para que chegue uma pessoa que no meio marcial é um NADA, um simples estudante de artes marciais como todos nós, e simplesmente têm a "coragem" de falar de uma pessoa que nunca viu, nunca teve contado nenhuma com ela e nem teve sequer o trabalho de fazer uma simples pesquisaÃnha de escolinha primária. Pior, constrói verdades e fatos (agressivos e destrutivos) baseados em fofocas, picuÃnhas baixas e desnecessárias.
Aprendam alguns de vcs: uma acusação infundada é uma das maiores demostrações de falta de caráter que uma pessoa poderia fazer; e para piorar, sem que o "acusado" tenha direito para se defender. E o mais cômico é que a pessoa que se propôr a defender será taxada de SEGUIDOR FANÃTICO BURRO NERD CÉGO INGÊNUO que acredita em qualquer um e compra até bilhete da loteria premiado por aÃ.
Antes de entrar no Instituto Niten eu fiz várias pesquisas para saber da qualidade do ensino desse lugar. Fiquei 5 anos esperando poder entrar no Niten, nunca deu pois sou professor da rede pública estadual de SC, ou seja, um $%&! (desculpem o palavrão mas não encontrei uma palavra melhor do q ésta). Do jeito q anda a educação no Brasil eu sabia q nunca iria poder pagar o valor do Niten, tenho uma esposa e dois filhos para sustentar, seria impossÃvel. MÂÂÂS, o q eu fiz? Durante minhas chamadas..."PESQUISAS QUE QUALQUER MOLEQUE DE 5ª SÉRIA DO ENSINO PÚBLICO CONSEGUIRIA FAZER" (marca registrada) ^^...descobri que esse Istituto "darth capitalista do mal Yoshioka burguês q come criancinhas na hora do café da manhâ q não caga dinheiro e nem colhe dinheiro de um pé de notas...e por aà vai" Niten, fornecia VÃRIAS bolsas de estudo para estudantes de escolas públicas e trabalhadores q não tivessem condições financeiras para poder frequentar tal malvado instituto. É nessa q o chato q vôs fala aqui se enquadrava, simples!
Achei melhor, pelo q vcs viram, tentar achar uma saÃda para a minha falta de dindin. Ainda bem q eu já era grandinho o bastante para saber q não iria adiantar nada ficar na frente do meu PC xingando, amaldiçoando e caluniando o Sensei e o Instituto, tentando culpálos pela minha falta de sorte em não nascer numa famÃlia q tivesse melhores condições financeiras.
-
Nun intindi nada qui eli falô...
-
Nun intindi nada qui eli falô...
[2]...
-
Continuando...parte 4.695 :P
A palavra samurai, apesar da etmologia da própria palavra (saburai), não significa "somente" servir à um senhor. Ela carrega muito mais significados q estão inseridos no termo. Não somente o servir. E nem diz ao quê aliás! Pode ser a um senhor feudal japonês, mas pode ser tbm a um ideal ou ideais. Cometer sepukku ou harakiri não caracteriza um samurai. Nem todos os samurais tinham de tal prática; nem todos os perÃodos históricos japonese possuÃam as mesmas caracterÃsticas (oooooooh). Todos nós sabemos a diferença gritante entre um samurai do perÃodo Nara e um do perÃodo Edo. O termo samurai é muito mais abrangente e subjetivo do q alguns acham...Myiamoto Musashi q era um Ronin e tbm era um samurai...sem armadura, sem espada (na maioria das vezes) sem banho (heheheh).Cara, eu amo o wikipédia eheheheh!
Várias coisas caracterizam um samurai, mas nem todas são necessárias para caracterizá-lo. O uso do termo pelo Sensei visa a busca de uma REvalorização de um REdescobrimento de valores q hoje em qualquer sociedade, seja ela brasileira, japonesa, americana , etc, estão mortos, esquecidos, ridicularizados. Que valores? Honra, justiça, lealdade, corajem, razão, justiça, compaixão, e sabedoria. Que engraçado...vendo estes valores pensei logo de cara q eu não precisaria estar enchendo o saco de vcs se somente UM desses valores estivesse em ativa nos dias de hoje.
Nós sabemos como a falta desses valores (q os samurais cultivavam através do seu "bushido", as "7 virtudes do guerreiro") está levando o nosso paÃs, e pq não o mundo inteiro, a um colapso humano: sociedades sem valores humanos, com uma educação cada vez mais decadente, uma verdadeira terra sem lei e justiça.
Interessante como se lembraram do sepukku mas não do bushido-caminho do guerreiro, do Koryu (kobudo)-artes marciais samurais, etc...
Eu não preciso estar usando uma espada samurai, uma armadura samurai e nem ser um japonês e nem mesmo um descendente de japoneses para agir como um samurai. É isso q o Sensei Jorge Kishikawa busca. Ele não é um ignorante, ele entende muito bem do q faz. E acho digno e muito plausÃvel o q o Sensei procura fazer: tentar fazer com q as pessoas busquem agir, mesmo q não de forma completamente fiel históricamente como um samurai, mas como um guerreiro COM VALORES E IDEAIS FORTES para enfrentar a luta do dia-a-dia.
Vale lembrar que existiram 2 pessoas q não são japonesas e nem possuÃam nenhum vÃnculo com o japão e foram consideradas SAMURAIS pelas suas qualidade humanas e feitorias: um escravo africano de nome japonês dado de Yasuke (c.1556-?) q prestou serviços com o tÃtulo de SAMURAI para o Shogun Oda Nobunaga; e o mercador inglês William Adams (1564-1620) q serviu ao Shogun Tokugawa Ieyasu tbm como SAMURAI. E garanto o seguinte, mesmo não entendendo nada sobre samurais...NÃO SE DAVA O TÃTULO DE SAMURAI PARA QUALQUER UM. Eram simplesmente pessoas guerreiras q possuÃam (mesmo q do outro lado do mundo) os mesmos valores humanos, mesmo sendo negro, branco, inglês, agricano, mercador, escravo...
E agora, ainda acham q um samurai brasileiro é algo tão espantoso assim? O Sensei foi "buscar" o conhecimento na fonte, da base.
-
Se quiserem eu desenho prá vcs ;D
Leiam com paciência q irão entender...mas prá dar uma ajuda (pro arranque ;D) estou basicamente tentando trazer o assunto para o do tópico.
Tá grandinho assim pq eu tive q ler 14 páginas de discussão sobre o assunto, e só agora tive acesso ao tópico, mas gostaria de deixar a minha opinião para vcs.
Puts, agora q eu vi o tamanho dos posts, realmente quem tem preguiça prah ler é muita coisa ;D
-
Oss T Rex san
o Sr. deu um Samurai e o outro não japonês ???
apesar de não ter entendido tbém a 1ª e a 2ª parte, esta tá ficando excelente,o saber não ocupa espaço como diz meu Sensei Ari :D
Oss
alberto
-
Me desculpem pela confusão, é q acabei me empolgando aqui e na pressa devo ter feito muita burrada. Aos poucos vou arrumando ::). É q chegando agora tem muito assunto prah mim comentar...aà já viu neh: cabeça fraca, começa a misturar tudo, começa a dar nó ^^.
-
Desenha para a gente caro colega jurássico. Uma imagem vale mais do que mil palavras...
Hauhauhau...
-
Continuando parte 5667: (isso de parte eh soh uma brincadeirinha boba, n levar a sério)
Sobre o fato do Sensei (n só ele como todos os alunos do Niten) ser um discÃpulo direto de Musashi é simples:
Somos a 12ª geração "direta" de aprendizes do próprio Miyamoto Musashi. O quer dizer isso? Quer dizer q desde o fundador do estilo (a 1ª geração) n houve ruptura nem quebra de sucessão, q em artes marciais vcs mesmo sabem, é algo raro e muito apreciado. O atual representante do estilo Hyoho Niten Ichi Ryu é Yoshimoti Kyoshi (12ª geração na sucessão) filho de Gosho Motoharu (9ª geração). Sendo os dois mestres do Sensei Kishikawa.
Entenderam q não existe o pq do "deboche" sobre a legitimidade do Sensei ser aluno "direto" de Musashi. Só uma anta para interpretar q a frase significaria q Sensei foi no dojo do Miyamoto Musashi para ter aulas com ele.
AVISO: ajuda a enteder os meus pequenos posts, LER o tópico desde o inÃcio, para evitar algum comentário descabido ^^!
-
Ah! Antes q alguém insinua q eu seja mais um "seguidor abitolado de qualquer um" eu sou Ateu, não sigo nenhum dogma religioso, optei por estudar licenciatura em música numa universidade pública, deixando de ganhar uma vida descente se tivesse escolhido por QUALQUER outro curso, ou mesmo continuar como segurança de supermercado onde eu iria me dar muito bem.
Talvez ajude: escuto e leciono o q EU acho conveniente, e não o q talvez daria mais dinheiro ou certo com a instituição de ensino.
Ou seja, um burro misturado com jumento q age como um cavalo.
Mas nunca um abitolado, ok?
ai, meus dedos tão doendo de tando apertar teclinha...vou lparar um pouco. Mas..i will back GROAAAAAR!