Autor Tópico: Sentença judicial de 1833!  (Lida 2076 vezes)

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Sentença judicial de 1833!
« Online: Julho 27, 2009, 23:12:00 »
Como se tratava o estupro em 1833.
Leia e veja porque havia menos estupros naquele tempo.

É, no mínimo, muito interessante.

'Ipsis litteris, ipsis verbis' - TRATA-SE DE LINGUA PORTUGUESA ARCAICA


SENTENÇA JUDICIAL DATADA DE 1833 - PROVÃNCIA DE SERGIPE

PROVÃNCIA DE SERGIPE

O adjunto de promotor público, representando contra o cabra Manoel Duda, porque no dia 11 do mês de Nossa Senhora Sant'Ana quando a mulher do Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra que estava de em uma moita de mato, sahiu della de supetão e fez proposta a dita mulher, por quem queria para coisa que não se pode trazer a lume, e como ella se recuzasse, o dito cabra abrafolou-se dela, deitou-a no chão, deixando as encomendas della de fora e ao Deus dará. Elle não conseguiu matrimonio porque ella gritou e veio em amparo della Nocreto Correia e Norberto Barbosa, que prenderam o cujo em flagrante. Dizem as leises que duas testemunhas que assistam a qualquer naufrágio do sucesso faz prova.

CONSIDERO:

QUE o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Xico Bento para conxambrar com ela e fazer chumbregâncias, coisas que só marido della competia conxambrar , porque casados pelo regime da Santa Igreja Cathólica Romana;

QUE o cabra Manoel Duda é um suplicante deboxado que nunca soube respeitar as famílias de suas vizinhas, tanto que quiz também fazer conxambranas com a Quitéria e Clarinha, moças donzellas;

QUE Manoel Duda é um sujeito perigoso e que não tiver uma cousa que atenue a perigança dele, amanhan está metendo medo até nos homens.

CONDENO:

O cabra Manoel Duda, pelo malifício que fez à mulher do Xico Bento, a ser  CAPADO, capadura que deverá ser feita a MACETE. A execução desta peça deverá ser feita na cadeia desta Villa.


Nomeio carrasco o carcereiro.


Cumpra-se e apregue-se editais nos lugares públicos.

Manoel Fernandes dos Santos
Juiz de Direito da Vila de Porto da Folha Sergipe, 15 de Outubro de 1833.   

Fonte: Instituto Histórico de Alagoas
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: Sentença judicial de 1833!
« Resposta #1 Online: Julho 27, 2009, 23:17:16 »
Oss

    Deviam aplicar essas sentenças novamente, principalmente com esses juizes pedofilos que estão a solta...

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: Sentença judicial de 1833!
« Resposta #2 Online: Julho 28, 2009, 09:12:25 »
Sempre digo que em alguns casos,deveriamos voltar ao passado,esse é um deles.
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline Pará

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 41
  • Votos: +0/-0
Re: Sentença judicial de 1833!
« Resposta #3 Online: Julho 28, 2009, 09:57:34 »
OSS



 :o :o :oDoeu só de ler o texto.............

Duvido que o mesmo tenha tentado novamente tal feito.

                           OSS

Offline sergiotucano

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 118
  • Votos: +0/-0
    • Livre Pensamento
Re: Sentença judicial de 1833!
« Resposta #4 Online: Julho 28, 2009, 12:42:14 »
OSS



 :o :o :oDoeu só de ler o texto.............

Duvido que o mesmo tenha tentado novamente tal feito.

                           OSS


 :o :o :oDoeu só de ler o texto............. [2]


Caraca ai a paulada... ai ai ai ai

Offline Ulbricht

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 246
  • Votos: +0/-0
Re: Sentença judicial de 1833!
« Resposta #5 Online: Julho 28, 2009, 13:08:27 »
Isso que é condenação o resto é conversa!!! Já que o retrô esta na moda devemos trazer essa lei de volta!!! Concordo com o pessoal doeu só de ler!!!  :D :D :D :D :D
Luís Eduardo de Oliveira Ulbricht

Offline Toha

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
Re: Sentença judicial de 1833!
« Resposta #6 Online: Julho 28, 2009, 14:07:49 »
Depois o pessoal fica bravo comigo porque eu tenho uma opinião diferente. Mas sou obrigado a dizer que este tipo de pena, infelizmente, é inconstitucional no Brasil.
 ::)
Oss...

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Sentença judicial de 1833!
« Resposta #7 Online: Julho 28, 2009, 14:19:47 »
vejamos o outro lado... suponhamos que o juiz Manoel Fernandes dos Santos fosse parente de Xico Bento ou tivesse alguma rixa com a família do "cabra" ou fosse tio de  Quitéria ou Clarinha, alegadas "donzellas" afetadas pelo "cabra"

suponhamos que Nocreto e Norberto tivessem tentado roubar algo do sítio do "cabra" sendo surpreendido e tomados uns tapas dele no mês anterior e fossem mancomunados com a sra. mulher de Xico Bento que inventou isso tudo pra escapar de um flagrante de traição.

vejam bem por que que as leis existem hoje em dia dessa forma, muitas vezes injustas. Isso poderia facilmente e arbitrariamente ser um caso de condenação injusta e sumária... sem direito a conserto ou reparação...

sou capaz de arrancar os olhos de um "cabra" com minhas próprias mãos mas pra isso teria que VER AO VIVO, no flagra e no calor do momento... passados os instantes, o bom senso, a honra e o cuidado de não cometer uma injustiça ou um erro que acabaria com a vida de uma pessoa inocente, me obrigariam a proceder conforme a LEI... infelizmente...

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Sentença judicial de 1833!
« Resposta #8 Online: Julho 29, 2009, 05:59:26 »
Oss

Olhe seu menino,se precisar de carrasco,tô aqui  :D :D :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Sentença judicial de 1833!
« Resposta #9 Online: Julho 29, 2009, 20:30:12 »
Com certeza o cabra é culpado. Bifa nele.

Mais vale um inocente preso do que 100 culpados soltos. E a proporção é no minimo essa. Todo acusado tem culpa no cartorio.

Todo bandido é reincidente. Sempre que se prende alguem, o puto tem antecedentes. Odeio quem defende esses assassinos. Culpado é culpado e pronto.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Sentença judicial de 1833!
« Resposta #10 Online: Julho 29, 2009, 20:40:12 »
Olhem que legal que fiz com o post do Farkatt  ::)

... suponhamos que o juiz Manoel Fernandes dos Santos fosse inimigo de Xico Bento ou gostasse da família do "cabra" ou tivesse inveja de Quitéria ou Clarinha, alegadas "donzellas" afetadas pelo "cabra"

O juiz absolveria um culpado.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Sentença judicial de 1833!
« Resposta #11 Online: Julho 29, 2009, 21:25:23 »
heheheheheh, pra voce ver como é complicado julgar alguém...

em teoria eu também prefiro 100 culpados soltos, do que 1 inocente preso, mas lembre-se que EU ou VOCÊ, ou SEU FILHO, pode ser esse inocente preso... pensando melhor, SEJA Là qual for o inocente, ele não merece sofrer, nem por 1000 culpados... pense bem...

agora... eu vendo, com certeza da culpa, veja bem... CERTEZA... eu poderia fazer justiça com minhas próprias mãos sim... podia ser com "macete", facão, agulha e até mesmo com um gato morto... eu ia bater no cabra até o gato miar...

mas tudo isso no calor da batalha...

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Sentença judicial de 1833!
« Resposta #12 Online: Julho 30, 2009, 10:44:50 »
Olá!
Eu acho que não tem que maltratar.
Tem que tocar fogo, afinal além do fogo purificar, acaba com o desgraçado e ele não ocupa mais lugar e nem fica sendo alimentado e assim não polui mais o mundo cagando o que come.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.