Autor Tópico: Vídeo Savate  (Lida 4233 vezes)

Kaiko

  • Visitante
Vídeo Savate
« Online: Maro 21, 2007, 19:01:55 »
Olá amigos,


Antes de mais nada, gostaria de dizer que acabei de ver os vídeos produzidos pelo Avi e por Roberto Sensei. O que me resta é repetir os elogios já feitos. Excelentes. Bem, neste final de semana recebi uns amigos franceses da Federação Francesa de savate. Entre eles estava o campeão mundial Amri Madani, um cara nota 10. Apesar de sempre defender nosso forum como um espaço essencialmente para nós, karatecas, gostaria de compartilhar com vocês o vídeo do Amri. Além de ser gente finíssima é um grande campeão!  Espero que gostem.


OSS


Tiozinho

  • Visitante
Avançados no tempo...
« Resposta #1 Online: Maro 21, 2007, 20:20:37 »
No vídeo dá pra ver como as práticas marcias são semelhantes. Vemos a  seqüência kizami, gyako, ren mawashi geri só que nos termos do Boxe. Os caras dão mawashi geri gedan quase no joelho. Coragem de quem bate, e de quem recebe.

Video de 1934, onde ainda existia uma espécie de cavalheirismo


Neste outro uma "Lady" Já mandava ushiro yoko geri kekomi, sabe-se Deus em que ano. Acho que vor volta de 1934, 35, ano do outro video



É necessário contextualizar para a época, as roupas, os trejeitos. as fintas com a perna, mas os praticantes aplicavam até ushiro ura mawashi naquela época. Qual prática marcial se "inspirou" em qual?... Vai saber.  E naquela época não havia internet. Mal havia correio e telefone.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Vídeo Savate
« Resposta #2 Online: Maro 21, 2007, 22:24:04 »
Oss

Campeão é campeão Kaiko,muito técnico e se emociona com a vitória,muito legal,parabéns por cultuar grandes amizades.

Os Videos indicados pelo Tiozinho são excelentes pela plástica de movs.

Pode-se ver uma elegância para se bater,como se os adversários pedissem licença um ao outro, para descer a mão no outro.

a Sra. em questão tem excelente alongamento deve ter sido barra pela época participar da demonstração e ela parecia ser bem encreiqueira :twisted:

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Vídeo Savate
« Resposta #3 Online: Maro 21, 2007, 23:30:02 »
OSS KAIKO

Muito legais os vídeos, esses que voce indicou tiozinho, são interessantes e me deixaram com uma dúvida pois eu achava que o Savate era mais recente.
 Fiquei me perguntando da sua origem em relação ao kick boxing ou full contact como tambem era conhecido, me parecem  todos identicos e oriundos do muai thai.

Sabemos que os franceses e os americanos são ultra nacionalistas e tinham que ter a arte marcial deles. O savate me parece identico ao kick boxing apenas tendo a indumentaria como exclusividade.

Alguem de voces faz ideia desse histórico? Sabem quem veio antes.

Kaiko, deixe me relembra-lo do nosso treino dia 31, tente vir, estamos muito felizes com a maior participação possivel e voce sempre faz muita falta, faça uma força.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Kaiko

  • Visitante
Vídeo Savate
« Resposta #4 Online: Maro 22, 2007, 09:19:30 »
Olá Amigos,

Avi, as origens do Boxe francês remontam ao século XVIII. Esse tipo de luta era conhecida  na França central como Chausson (que utilizavam essencialmente chutes), e no norte como Savate (onde aliavam os chutes e socos), palavras cujo significado é mais ou menos “sapato de madeira”, pois os praticantes eram marinheiros que usavam esse tipo de calçado. A luta tinha má reputação devido às pessoas que a praticava, uma vez que eram delinquentes, homens desonestos.
Michel Casseux, em 1820 foi o primeiro que codificou a Savate. Criou uma sala de treinos onde recebeu Charles Lecour, que unificou o chausson com o boxe inglês. Portanto, a ele é atribuída a fundação do Boxe Francês, em 1840. Claro, ainda há todo um caminho para se chegar ao que é hoje, nomes importantes como Joseph Charlemont, que difunde a Savate pelo mundo, mas isso ocuparia muito espaço.

Ah, os créditos da edição do vídeo do Amri devem ser atribuídos a sua namorada, Ingrid Graziani, outra campeoníssima do Boxe Francês feminino. O Amri é exatamente o que mostra o vídeo, habilidoso (as técnicas de esquiva dele são fantásticas), humilde, pura emoção, incorpora aquilo que faz com muita paixão.

Muito obrigado pelo convite para o treino Avi, você não tem idéia da vontade que estou em comparecer, rever meus amigos, em especial o Pedrão que depois de alguns imprevistos voltou contudo para a felicidade de todos. Contudo, eu dou aulas aos sábados das 11hs às 13:40hs, em Osasco. Aí quebra minhas pernas. Em todos os casos, oportunidades não faltarão. O que me resta é mandar um abraço virtual a todos os amigos que conheço pessoalmente e aos que irei conhecer, pois são todos grandes pessoas, e desejar-lhes um excelente treino.

OSS

Offline Maximus-Decimus

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://eusoueunemmaisnemmenos.zip.net
Vídeo Savate
« Resposta #5 Online: Maro 22, 2007, 10:37:00 »
Primeiramente Oss:


Podemos colocar o Savate e a Revolução Francesa lado a lado.

O Savate era uma forma de luta que foi desenvolvida principalmente para resolução de disputas entre membros das classes mais baixas, se os nobre usavam a esgrima os pobres usavam pés e mãos para resolver diferenças.

Durante a época da Revolução Francesa houve muitas disputas pela "honra" e também haviam competidores profissionais que lutavam por bolsa de apostas.

Hoje o Savate incorporou muito das técnicas do Kickboxing e do Muay Thai, mas ainda continuam com características de época como alguns chutes que assemelham a estocadas de um florete de esgrima.

Para o Avi entender o termo Full Contact surgiu de Karate-kas tradicionais (02 americanos) e um professor de TKD que estavam cansados das regras imperantes nas competições (Semi-Contato da Extinta Wuko e hoje WKF) e resolveram então adotar as luvas de boxe e as regras de competição do Boxe (golpes acima da cintura, sem clinch, possibilidade do nocaute).

Durante algum tempo o Full Contact foi uma mania, era mais na verdade um conjunto de regras onde qualquer artista marcial que sabe socar e chutar poderia participar sob um conjunto mínimo de regras.

Depois que lutadores de Muay Thai começaram a participar os praticantes mais arrojados de Full Contact começaram a criar a modalidade luta chamada Kickboxing, onde permitia chutes abaixo da linha de cintura, os famosos low kicks.

Hoje o Kickboxing é dividido em 07 modalidades: Semi-Contact, Ligth Contact, Full Contact (tradicional), Low Kicks, Thai Kick Boxing e Musical Forms.

Então, Karate, TKD, MT, KF, Savate, Kickboxing são artes marciais onde vc pode socar e chutar então muito bem participam de competições de Kickboxing (tipo o K-1).


______________________________________________________


Outro termo interessante é a utilização da palavra "boxe", a palavra tem origem do inglês e significa simplesmente "bater".

Quando os ocidentais tiveram contato com os orientais eles começaram a nomear toda e qualquer arte marcial que viam de "Boxe"

Então Karate - Boxe Japonês
Kung Fu - Boxe Chinês ( pesquisem a revolta dos Boxers)
TKD - Boxe Coreano
MT  - Boxe Tailandês
Savate - Boxe Francês
Boxe "strictu sensu" - Boxe Inglês

Oss!
orruptio Optima Pessima - A corrupção dos melhores é a pior.

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Vídeo Savate
« Resposta #6 Online: Maro 22, 2007, 11:03:51 »
OSS
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Simoes

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 621
  • Votos: +4/-0
    • http://www.kyokai.com.br
Vídeo Savate
« Resposta #7 Online: Maro 22, 2007, 18:02:28 »
Kaiko e Maximus,

É interessante também a associação do Savate com “la canne de combat” ou simplesmente “la canne”.

A história que eu conheço é que o Savate que se desenvolveu e ganhou popularidade no inicio do século XIX foi fruto da associação das classes mais baixas com as classes mais abastadas. Diz a lenda que um cidadão de classe mais alta cansado de ser assaltado, contratou um instrutor de Savate de uma classe mais baixa. Na época os homens de família rica utilizavam como acessório de moda a bengala, o instrutor de Savate além de ensinar as técnicas de luta de mão utilizou técnicas de luta com bastão para ser usado com a bengala. O nobre por sua vez que era um grande espadachim aliou as técnicas de luta de mão, com bastão e a esgrima e criou o “la canne” atual, influenciando o Savate.

Por essas razões o “la canne” e o Savate andam de mãos dadas até hoje, com alguns autores chamando o “la canne” como uma parte do Savate e nas Olimpíadas de 1924, tanto o Savate como o “la canne” foram esportes de demonstração na categoria de esportes nacionais.

Hoje existem competições de “la canne” separadas das competições de Savate, mas não sei se todo praticante de Savate pratica “la canne” também.

Na minha cabeça acredito que podemos fazer uma analogia do Savate e “la canne” com a capoeira e o maculelê

OSS

Offline Maximus-Decimus

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://eusoueunemmaisnemmenos.zip.net
Vídeo Savate
« Resposta #8 Online: Maro 22, 2007, 19:03:23 »
Primeiramente Oss:


Ah Simões, eu esqueci disso mesmo, valeu por lembrar.

Alguns ainda levam o Savate com essa idéia em associar as bengaladas com as lutas de Savate, mas os lutadores profissionais ou só se especializam em savate ou na bengala.


Oss!!
orruptio Optima Pessima - A corrupção dos melhores é a pior.

Offline Marcio-SP

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 587
  • Votos: +0/-0
Vídeo Savate
« Resposta #9 Online: Maro 22, 2007, 19:13:46 »
Citação de: "Maximus-Decimus"
Então Karate - Boxe Japonês


Não concordo Maximus-Decimus !!! Karate é karate......

Apesar dos golpes serem parecidos, no karate, as distâncias e entradas são diferentes, temos deai, não usamos luvas, a guarda é outra, temos mae gueri (não empurrão), dedo no olho, etc.......

Veja bem que não estou dizendo que karate é melhor, mas diferente!!!!

Ahhh....Temos o Ki também!!!  :lol:  :lol:

Tô indo pq tá na hora do treino!!!

OSS!!!!
Oss!!

Offline K_1

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Votos: +0/-0
Vídeo Savate
« Resposta #10 Online: Maro 23, 2007, 01:57:10 »
bastante informativos  os comentarios ,parabéns pelas informações historia e cultura...
dore a Deus, tenha compaixão pelos humildes, submeta os seus adversários.

OSS.

Kaiko

  • Visitante
Vídeo Savate
« Resposta #11 Online: Maro 23, 2007, 09:19:11 »
OSS Simões,
você tem toda a razão,

Eu não havia comentado para não alongar muito o texto. Mas há a modadilade "Canne" e "Bãton" (bastão). Esse tipo de combate se assemelha muito a um duelo de espadas, porém com um bastão de madeira bastante leve de em torno 1m. Se vocês puderem ver o site da federação de Savate Francesa, verão a sigla FFBS&DA (Federação Francesa de Savate Boxe Francês & Disciplinas Associadas). As modalidades bâton e canne fazem parte das disciplinas associadas a Savate. Indico um link, em francês, mas de fácil navegação para quem quiser saber um pouco mais: http://www.batoncanne.com/.

OSS

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Legal
« Resposta #12 Online: Maro 23, 2007, 09:19:34 »
Olá!
Muito bom e curioso esse tópico.
Muito louco os filmes antigos(da minha época,rsrsrs)
As diferenças estre as pessoas e o comportamento.
Muito bom,legal de ver e acrescenta informação.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline Maximus-Decimus

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Votos: +0/-0
    • http://eusoueunemmaisnemmenos.zip.net
Vídeo Savate
« Resposta #13 Online: Maro 23, 2007, 10:10:21 »
Primeiramente Oss:


Márcio o que eu quis dizer foi a nomenclatura que os ocidentais (principalmente os ingleses) utilizaram na época que tiveram os primeiros contatos com as artes marciais, na visão centrista dos ocidentais todas as artes marciais eram uma espécie de "boxe".

Não estou dizendo que o Karate-ka é um boxeador como vc está pensando, apenas estou exprimindo o comentário que vc encontrará vários textos onde se aplicaram o termo "boxe (escolha nacionalidade que preferir)" ou expressões correlatas do tipo "A Maneira japonesa dos habitantes de Okinawa boxear..." isso é apenas fruto de uma visão antiga e um tanto quanto deturpada das artes marciais vistas sob a ótica do ocidental.


Sobre a utilização de luvas e outras modificações isso só veio no fim do século XIX, antes disto o Boxe como todos nós conhecemos era feito sem luvas, as lutas eram conhecidas como Bare Knuckle Boxing ou em português clássico "Boxe sem luvas"

Oss!!
orruptio Optima Pessima - A corrupção dos melhores é a pior.

Offline Marcio-SP

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 587
  • Votos: +0/-0
Vídeo Savate
« Resposta #14 Online: Maro 23, 2007, 13:56:18 »
Então tá tudo certo Maximus.....E sobre as luvas, vc tem razão!!!
Oss!!