Autor Tópico: Os Heróis  (Lida 1383 vezes)

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Os Heróis
« Online: Abril 11, 2007, 15:00:25 »
Achei interessante e compartilho com os amigos do fórum o texto do prof. Lindolfo Valdívia.

Oss,

Ari - Santos/SP


"OS  HERÓIS
 
O que é ser herói? Segundo o dicionário -"homem extraordinário por sua proezas guerreiras...". A expressão foi banalizada para definir qualquer um que cometa ato de bravura e coragem - na guerra, é herói aquele que mata sozinho mais inimigos e é condecorado por isso.
Ato heróico, gesto heróico ou comportamento heróico se traduz no estoicismo de pôr em risco a própria vida para preservação da vida ou integridade do seu  semelhante.

Ato heróico é doar órgãos em vida. Gesto heróico
é se doar como voluntário nos hospitais, cuidando de doentes com moléstias infecto-contagiosas.
 
Comportamento heróico é o exercício continuado da sobrevivência diante das adversidades  e virtude de cidadãos comuns, anônimos que travam verdadeiras batalhas diuturnas para que outros sobrevivam com um mínimo de dignidade humana.
 
Nessa classificação se incluem aqueles que caminham grandes distâncias, economizando trocados para o pão da família.
 
Os que, após dura jornada de trabalho, sacrificam horas de lazer e de sono, frequentando cursos noturnos em busca de uma melhor qualificação profissional. Ou, os heróis urbanos que se privam do essencial para que seus filhos possam estudar e adquirir "armas" para a grande batalha do emprego. Ou seriam os idosos, cujos parcos e minguados recursos da aposentadoria são a única fonte de renda da família?
 
Talvez também heroinas, as mulheres que deixam de viver a própria vida para se dedicarem de corpo e alma ao cuidado de doentes e incapacitados com desvelo amor e carinho.
 
Ou aínda, os professores vocacionados e dedicados, que enfrentando a rebeldia da juventude, aínda conseguem dar suas aulas com eficiência.
 
Quem sabe, heróis também são, médicos que enfrentando toda sorte de entraves, falta de material e incompreensão, conseguem mitigar as dores de seus pacientes, com amor e devoção profissional.
 
Também não o seriam, os habitantes de favelas e cortiços em condições subhumanas de penúria , que aínda assim conseguem manter a mínima dignidade de seres racionais?
 
Porém, o cidadão comum, anônimo e partícipe da comunidade urbana, que enfrenta diáriamente o desafio da violência nas ruas, lutando pela sobrevivência e segurança pessoal, dando graças à Deus por regressar vivo ao seu lar, certamente merecerá o título de herói diante da desagregação moral e material do mundo atual  em que vive.
 
A diferença entre "estar" herói e "ser", herói, passa pelo reconhecimento de feitos extraordinários que dignificam e enobrecem a condição do homem , enquanto  ser  humano, social e racional.
 
Santos, 28 de março de 2007.
 
Lindolfo Pires Valdívia
Professor Aposentado '

Offline Andre-Rio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
  • Votos: +0/-0
Os Heróis
« Resposta #1 Online: Abril 11, 2007, 15:45:14 »
muito bem colocado o texto ari, mt bom, muitas condições de hoje em dia fazem do indivíduo herói mesmo que indiretamente...

no inicio do texto um pequeno trexo me fez lembrar porquê os mestres/senseis que dedicaram e, ou, dedicam suas vidas ao ensinamento de uma arte são heróis

"comportamento heróico se traduz no estoicismo de pôr em risco a própria vida para preservação da vida ou integridade do seu  semelhante."

de certa forma, é o que acontece hj em dia com quem decide seguir por esse caminho né? se privar de muitas coisas em virtude da propagação da arte, mantendo-a viva e integra, mesmo que para isso se passe uma vida sem grandes luxos, apenas para dar continuidade à arte, ainda mais nesse Brasil em que vivemos, em que cada vez mais se resume em o país do samba, das mulheres de biquini e da sacanagem, assim como é "vendido", enquanto outras coisas citadas no texto continuam acontecendo e as pessoas tendo dificuldades para se manterem VIVAS.

triste, oss

antes que zoem, editei

nada contra mulheres de biquini e sacanagem, isso pode continuar HUAHUAHHAUHAUA

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Os Heróis
« Resposta #2 Online: Abril 12, 2007, 13:07:43 »
Oss

O  Profº Engº Lindolfo Valdívia é uma das cabeças pensantes que expressam o tem de mais puro no cotidiano,é de uma sensibilidade ímpar.

Grande texto que incentiva a todos a se doar da melhor maneira possível.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida