Autor Tópico: Chingar o Árbitro? Eu hein!  (Lida 2538 vezes)

Antoine

  • Visitante
Chingar o Árbitro? Eu hein!
« Online: Abril 14, 2008, 21:25:14 »


PQP. mesmo depois de ver em câmara lenta, quando se vê em câmara normal, a gente volta a ter dúvidas.

Ser árbitro? Ainda por cima central? Me incluo Fora disso.

Oss.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Chingar o Árbitro? Eu hein!
« Resposta #1 Online: Abril 14, 2008, 22:32:07 »
Com toda a sinceridade  digo que se eu estivesse como árbitro central também teria atribuido ponto ao AKA.

O juizo que eu fiz ao ver em câmara normal, comprovei estar certo ao visionar em câmara lenta. AKA que para além de defender o Kizame esquerdo do AO, o qual não se não fosse defendido não tinha distância para ser pontuado, o AKA em GO NO SEN executou Gyakuzuki direito Chudan.

Aliás, se o Gyakuzi do AKA não tivesse entrado, o AO teria pontuado logo a seguir já que executou um Gyakuzuki direito pontuável, mas como se viu, o AKA pontuou primeiro.

O Juiz que se vê no canto superior direito, fez a sinalização correcta de MIENAI, pois ele não podia de facto ter visto o ponto. Já o do canto inferior assinalou o ponto e muito bem.

Atribuição de ponto correctíssima.

Hai!!!
« ltima modificao: Abril 14, 2008, 22:37:57 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
Re: Chingar o Árbitro? Eu hein!
« Resposta #2 Online: Abril 14, 2008, 22:39:49 »
Longe de ser árbitro, acho que o ponto atribuido foi muito claro, fácil de ver na câmera lenta: defesa efetiva e contra-ataque fulminante. Não entendi a sua dúvida.

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Chingar o Árbitro? Eu hein!
« Resposta #3 Online: Abril 14, 2008, 23:04:08 »
concordo com Gakusei e o Amigo José Lezon.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Chingar o Árbitro? Eu hein!
« Resposta #4 Online: Abril 15, 2008, 01:21:36 »
Oss

Também estou com Lezon Sensei e Gasukei Sensei.

Foi rápido mas dá pra ver até a defesa do kizami contra golpe que foi ponto e o segundo golpe em guyaco que entra no rosto,se ele não tivesse entrado após a defesa levaria o ponto,os dois foram bons pacas,um levou a melhor,e com dor pois pegou no rosto.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Chingar o Árbitro? Eu hein!
« Resposta #5 Online: Abril 15, 2008, 06:57:53 »
O chato do karate é isso. O ponto foi do da esquerda mas se fosse porrada ele tinha ficado sem os dentes no minimo. O que adianta fazer o ponto e se expor daquela maneira?

Por isso acho que enquanto não tivermos o contato, ninguem (publico em geral) vai entender nada. Dai não termos o apelo olimpico.

"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Chingar o Árbitro? Eu hein!
« Resposta #6 Online: Abril 15, 2008, 08:00:20 »
Tudo é culpa do árbitro. Será ? Acho que muita gente que critica  arbitragem deveria ser árbitro pelo menos uma vez na vida...................e vice versa muitos árbitros deviam participar também de competições como atletas para ver como é. Sem experiência em ambos os lados não dá...............


Ari - Santos/SP

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Chingar o Árbitro? Eu hein!
« Resposta #7 Online: Abril 15, 2008, 09:22:33 »
Bom...depois de ver os comentários seguintes ao meu, quero realmente dizer mais qualquer coisa, especialmente alusivo ao comentário do amigo Gustavo.

Compreendo e aceito que para o Gustavo os combates de competição sejam chatos e tudo o mais...já que na sua concepção de ver o Karate, vai apenas e só num único sentido e nada mais.

Por isso mesmo, respeitando a sua opinião sim, mas discordando totalmente dela, vou explicar as respectivas razões que, obviamente, podem também não ser objecto de concordância da sua parte.

Com efeito, começo por lembrar que se trata de Karate de Competição. Logo, tudo o que se poderá comentar deverá ser dentro desse contexto.

Assim sendo, o que há a dizer sobre o que realmente vimos no vídeo, apenas isto: ambos os competidores foram exímios nas acções que protagonizaram.

À observação feita pelo amigo Gustavo de que o AKA se expôs demasiado, eu digo que não, pois fez tudo muito correcto no contexto da competição, tal como o AO o fez na execução do Gyakuzuki direito à cara do AKA.

Imaginemos agora as mesmas acções  executadas no contexto do puro contacto, o que resultaria daí? Fácil de concluir que o AO ficaria com duas ou três costelas fracturadas e o AKA com o sobrolho esquerdo totalmente em baixo...

Pergunto: seria esta forma a mais correcta? Aos olhos do público, cuja esmagadora maioria são familiares dos atletas, assistirem a uma coisa destas?

Eu digo redondamente NÃO! Outros dirão SIM, paciência...

Eu que já passei por tudo no Karate, afirmo categoricamente que qualquer técnica de Karate executada sem controlo é muito fácil fazê-la, já controlá-la é bem mais difícil e não estará ao alcance de todos...

Mas no caso que vimos no vídeo, os competidores demonstraram ser vigorosos e ter um óptimo controlo.

O Arivaldo disse uma coisa muito certa e que eu já em tempos também abordei aqui no forum...criticar a arbitragem é fácil, mas quando eu apanhava esses num curso de arbitragem, só lhes faltava fazerem xixi pelas calças abaixo....

Hai! 

 



 

   
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Chingar o Árbitro? Eu hein!
« Resposta #8 Online: Abril 15, 2008, 09:42:32 »
Eu entendi diferente a colocação do Gustavo...

Entendi que, sendo permitido um contato maior no rosto o atleta AKA não deixaria tão exposto e sem preocupação com o ataque de AO.

Talvez se a regra fosse um pouco diferente seria muito mais dificil executar aquele Go No Sen.
Reflitam: "Saí do primeiro, entro no tempo certo com o contra-ataque, se ele me pegar em cheio é desclassificado" um pouco Kami-kaze essa frase mas é assim que acontece.
Duvido esse tipo de pensamento no Jyu-Kumite.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Chingar o Árbitro? Eu hein!
« Resposta #9 Online: Abril 15, 2008, 09:49:03 »
Olá!
O que o Gustavo quis dizer,foi que em uma luta,os dois tomam,mas só um fica em pé.Pois quem numa luta não toma não está lutando.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Chingar o Árbitro? Eu hein!
« Resposta #10 Online: Abril 15, 2008, 10:31:52 »
Mas eu também abordei os dois contextos em face dos comentários que foram surgindo.

Pena é que o que foi demonstrado no vídeo não seja somente analisado no seu verdadeiro contexto, em vez de o transportarem imediatamente para  outro...

Meus amigos, os dois Karatecas demonstraram ser possuidores de um óptimo controlo, cumprindo à risca o determinado pelas regras da competição, porque se não fosse isso os dois ficariam maltratados no final das suas acções.

Há que parabenizar os dois Karatecas pela forma leal e respeitosa que tiveram.

Hai!!

   
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Leco

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 155
  • Votos: +0/-0
Re: Chingar o Árbitro? Eu hein!
« Resposta #11 Online: Abril 15, 2008, 12:30:59 »
Ser árbitro é difícil para caramba!