Autor Tópico: Taiyando  (Lida 5491 vezes)

Offline fbeneti

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Taiyando
« Online: Julho 31, 2008, 13:50:39 »
ANTES DE MAIS NADA, VOU DEIXAR BEM CLARO: NÃO ESTOU FAZENDO ESTE TÓPICO PARA FAZER PROPAGANDA DO TAIYANDO!!! Apenas estou escrevendo pois o RETSUDO TANAKA assim pediu.

O Taiyando é uma arte marcial brasileira, criada pelo Mestre Scherk em São Caetano do Sul em 28 de abril de 1975. O Mestre Scherk é professor de Educação Física e faixa preta de Shinkokan Karate-Do, e antes de criar o Taiyando, estudou outras artes marciais como Kung Fu, Judo, Kyokushinkai e Goju Ryu, além de Hatha Yoga e Tai Chi Chuan.

Taiyando significa Caminho do Sol, e os kimonos são amarelos, pois esta cor ajuda a energizar o plexo solar (chacra), com as mangas curtas, para dar mais liberdade aos movimentos.

No Taiyando visa-se a simplicidade dos movimentos e das sequencias. Logo, os golpes não tem nomes, mas são numerados, assim como as sequencias programadas (katas).

Um diferencial, me corrijam se estiver errado, é a forma da sequencia programada ser executada: além do modo imaginário (primeira forma), temos a forma inversa (tudo que é executado com a esquerda, passa a ser com a direita e vice e versa), a forma com os adversários reais, forma com os olhos fechados, entre outras. Ainda não sou um Karateka, então não sei se existem essas formas de katas no karate, mas até onde sei, não existem.

As aulas começam sempre com um cumprimento, seguido de um aquecimento. Após o aquecimento, são feitos exercícios aeróbicos (corrida e/ou corda), abdominais, barras, flexões de braço. Após os exercícios vem a parte técnica: treinamento de golpes (ataque e defesa) individuais, dois a dois, defesa pessoal, etc. Por fim, faz-se treinamento de sequencia programada. A aula encerra com o cumprimento. Para os alunos mais graduados a aula continua, com armas (Bo, Nuntiako, Sai e Espada). SIM, NUNTIAKO, no Taiyando os nomes são na escrita portuguesa.

No Taiyando as faixas adultas são divididas em: branca, laranja, azul, verde, roxa, marrom e preta, sendo a preta dividida em 10 níveis.

Por ser uma arte marcial relativamente nova, existem apenas 32 faixas pretas.

Basicamente, é isso... claro, tem mta coisa mais, mas fica mais facil ver no site: www.taiyando.com.br e, para quem interessar, o Mestre Scherk sempre convida a assistir uma aula dele em São Caetano do Sul.

Espero ter exclarecido um pouco.
« Última modificação: Julho 31, 2008, 14:43:37 por fbeneti »

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Taiyando
« Resposta #1 Online: Julho 31, 2008, 14:23:02 »
Olá!
Sem querer encher o saco, Nuntiako não é lingua portuguesa,além do que se Vcs. se preocupam com a lingua portuguesa,quando se inicia é cumprimento, pois comprimento pode ser de até 10 metros.
Quanto a esta Arte Marcial não tenho nada a criticar nem a elogiar,pois quanto mais opções o povo tiver, melhor é.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline fbeneti

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re: Taiyando
« Resposta #2 Online: Julho 31, 2008, 14:43:02 »
Olá!
Sem querer encher o saco, Nuntiako não é lingua portuguesa,além do que se Vcs. se preocupam com a lingua portuguesa,quando se inicia é cumprimento, pois comprimento pode ser de até 10 metros.
Quanto a esta Arte Marcial não tenho nada a criticar nem a elogiar,pois quanto mais opções o povo tiver, melhor é.
Oss!
Pedro

Quando falei nomes em portugues, me referia ao NUNCHAKO que não é uma forma de falar portuguesa, vem do Japones (Nihongo) em letras romanas. Quanto ao COMPRIMENTO foi um deslize meu... bem observado...  :)

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Taiyando
« Resposta #3 Online: Julho 31, 2008, 14:54:47 »
Pois é. 

A palavra certa é NUNCHAKU (escrita em caracteres romanos e com ortografia internacional).  O CH desta ortografia deve ser pronunciado como "TCHA".  Se a idéia é "aportuguesar" a escrita, ela deveria ser escrita NUNTIACU ou NUNTIAKU (a nova ortografia  da língua portuguesa a entrar em vigor  já considera as letras K, Y e W como pertencentes ao alfabeto português).  Dessa forma o TIA teria o som "TCHA" de acordo com a pronúncia dos estados do sudeste e do sul do Brasil (se for no nordeste o som fica diferente, mas enfim...).  Agora, como disse o Pedro,  COMPRIMENTO é medida e CUMPRIMENTO é saudação.

E aí, FBeneti?  Já foi lá no Flávio Vicente?

Saudações   ;)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline fbeneti

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re: Taiyando
« Resposta #4 Online: Julho 31, 2008, 15:10:09 »
Pois é. 

A palavra certa é NUNCHAKU (escrita em caracteres romanos e com ortografia internacional).  O CH desta ortografia deve ser pronunciado como "TCHA".  Se a idéia é "aportuguesar" a escrita, ela deveria ser escrita NUNTIACU ou NUNTIAKU (a nova ortografia  da língua portuguesa a entrar em vigor  já considera as letras K, Y e W como pertencentes ao alfabeto português).  Dessa forma o TIA teria o som "TCHA" de acordo com a pronúncia dos estados do sudeste e do sul do Brasil (se for no nordeste o som fica diferente, mas enfim...).  Agora, como disse o Pedro,  COMPRIMENTO é medida e CUMPRIMENTO é saudação.

E aí, FBeneti?  Já foi lá no Flávio Vicente?

Saudações   ;)

ahuahuauhauhauh ok, o certo seria ter colocado com a letra C, mas não fui eu quem criei a arte, apenas estou passando um pouco sobre ela...  ;D

Quanto ao Flávio Vicente, ainda não fui não: estou esperando minha namorada que vai treinar comigo  ::) ... e segunda-feira vamos no Yonamine (mais provável que comecemos a treinar la, pois alguns parentes dela, há mtos anos, treinaram la).

OSS

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Taiyando
« Resposta #5 Online: Julho 31, 2008, 15:36:20 »
Oss

com ch,com tcha,com ti,com  xxxxxx,com qqeur grafia tem é que dar porrada com ele qdo é  preciso isso sim :o :o :o :o :o :o :o

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Taiyando
« Resposta #6 Online: Julho 31, 2008, 16:09:58 »
Oss,

É isso mesmo Yama!

O cara quando toma uma dessas no sa... Num quer nem saber se é com "x", com "ch", com "ss"...

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline fbeneti

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re: Taiyando
« Resposta #7 Online: Julho 31, 2008, 16:45:51 »
Apenas por curiosidade, no Youtube têm três vídeos do Taiyando... um deles é o mestre Scherk quebrando telhas com a cabeça...

http://www.youtube.com/v/ske9jsabqDk&hl=pt-br&fs=1

O outro é o professor Luiz quebrando coco seco. O professor Rodrigo está na ponte, fazendo o apoio:

http://www.youtube.com/v/PO4eRMfHExQ&hl=pt-br&fs=1

E por último, o aluno Marco, faixa verde, quebrando 7 telhas com o ataque "2":

http://www.youtube.com/v/xT1iClsRr20&hl=pt-br&fs=1

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Taiyando
« Resposta #8 Online: Julho 31, 2008, 18:33:56 »
Nada se compara ao 28Dan
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ