Autor Tópico: Wing Chun !!!  (Lida 10975 vezes)

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Wing Chun !!!
« Online: Julho 19, 2010, 14:15:53 »
Oss!

Tendo em vista os comentários que os colegas do Fórum andaram postando referente ao filme (e que baita filme!!!) que retrata parte da vida do Grão-Mestre Yip Man, gostaria de passar algumas informações do fantástico estilo de Kung Fu praticado pelo Mestre Yip chamado Wing Chun. Aos interessados, BOA LEITURA e me mandem comentários!

---------------------------

O Wing Shun Kung Fu e um antigo estilo de artes marciais chinesas do qual possui sua origem com uma história bem curiosa e interessante.

Consta que lá pelo século XVIII, havia em um dos monastérios de Shaolin uma monja chamada Nig Mui.



Treinando o estilo Shaolin tradicional, reparou que havia certos detalhes em que ela, com uma força física menor do que a de um homem, ficaria sempre prejudicada e assim, iniciou o desenvolvimento de uma forma de combater que fosse mais adequado para alguém com menos força. Sendo assim, passou a adaptar nos golpes de Shaolin a sua técnica excluindo todos os movimentos mais acrobáticos e floreados, encurtando a distância dos golpes e os desferindo em pontos estratégicos com a intenção de acabar com o combate de forma rápida.

Há alguns detalhes bem características em um lutador de Wing Chun, dentre eles dois chamam bastante a atenção:
1o - O lutador quase nunca praticará uma defesa isolada, sempre a desefa é feita com um ataque simultaneamente.
2o - Muito usado na antiguidade era sua arma de combate preferido, o Bastão Longo chamado de GUN (Usado pelos condutores de canoas pelos rios do sul da china), hoje, ainda é praticado e há uma série de KATIs especiais como os Katas com o BO no KOBUDO.

Na época em que a Monja Mui residia no Templo, o povo chinês Han, que eram a maioria na China, viviam subjugados pelo povo Manchu, que por serem nobres eram autorizados pelo imperador a possuírem exércitos. Os Manchu não permitiam que os Han praticassem o Kung Fu a não ser que fossem monges pois, achavam que eles nunca causariam problemas. Mas, no decorrer da história, escaramuças com os monges Shaolins e aqueles que os procuravam para aprender o Kung Fu cresceram e não demorava para acontecer combates grandes entre um templo e um exército Manchu. Foi o que aconteceu na destruição do templo do norte da China, quando espiões infiltrados atearam fogo em um dos prédios e quando os monges se mobilizavam para apagá-lo, o exército Manchu invadiu o templo pegando os monges de surpresa. Com uma superioridade absurda de soldados, derrotaram os monges e os que sobreviveram ao ataque se espalharam pela china, dentre eles Nig Mui que fugiu para o sul.



Foi recebida no templo do Sul perto na província de Fuchin e lá conheceu um comerciante que tinha uma jovem filha de grande beleza. Um certo dia, o nobre Manchu da província conheceu a filha do comerciante e determinou que ela deveria ser sua concubina. Seu Pai, sabendo que o nobre era um homem treinado para guerras, pediu ajuda a monja Mui que sensibilizada com a sina da bela jovem passou a ensinar seus segredos marciais.



A jovem filha do comerciante chamava-se Yim Wing Chun e depois de aprender o estilo de Mui desafia o nobre Manchu para um duelo com a condição de que caso ela se sagrasse vencedora, ela ficaria livre de qualquer compromisso com o nobre. Senso assim foi realizado o combate e em poucos minutos, a Jovem pôs o nobre Manchu a nocaute.

Pouco mais tarde, um novo nobre Manchu conhece a bela Yim e a pede em casamento. Desta vez, a jovem se encanta e apaixonada, casa-se com o nobre chamado Leun Bok Tao. Tao, vendo as habilidades da esposa, passa a também praticar a arte desenvolvida pela monja e como a técnica ainda não havia um nome, batiza com o nome da esposa, passando a chamá-lo de Wing Chun Kuen que significa Punhos de Wing Chun.

Aos poucos, alguns privilegiados aprenderam o estilo que foi sendo aperfeiçoado. No final do século XIX o estilo foi ensinado a um mestre chamado Leung Jan (considerado pai do Wing Chun moderno), que modificou algumas técnicas e passou para seus filhos. Mestre Leung residia em Fo Shan cidade conhecida por haver várias escolas de diferentes mestres, e lá, anos mais tarde, Leung Bik (filho de Leung Jan) aceita como aluno um garoto refinado e franzino, filho de banqueiros e dono de terras chamado Yip Man.



A partir dele, conforme é bem relatado no filme, o Wing Chun Kung Fu toma o mundo partindo de Hong Kong.

O Wing Chun pode ser resumido em:

Simplicidade: é um sistema simples e direto. São descartados os malabarismos, floreios, as posições complicadas ou técnicas exuberantes. Por não ser baseado em força física permite que uma pessoa fisicamente mais fraca possa se defender de um agressor maior.
Economia de movimentos: A melhor defesa pessoal é aquela que pode repelir o maior número de ataques com a menor quantidade de movimentos! Foi concebido de tal modo que se pode administrar um combate com poucos movimentos.

Movimentos simultâneos: Diferente de outros sistemas que usam o método de defesa e depois contra-ataque, o Wing Chun  executa defesa e contra-ataque juntos, dificultado uma resposta do agressor.

Treino de reflexos: Os movimentos Wing Chun derivam principalmente dos reflexos táteis. Dessa forma, Wing Chun  Ã© menos suscetível às "fintas", pois a reação não depende exclusivamente da visão. Aprende-se a sentir quando o agressor faz uso de força pegamos emprestada essa força e a devolvemos na forma de ataque.

Quatro Princípios: Um dos principais objetivos do Wing Chun é fazer com que o praticante possa reagir de forma automática baseado nos quatro "caminhos" e nas quatro "forças".
Quatro Usos dos Caminhos:
1º - se o caminho está livre, SIGA EM FRENTE;
2º - se o caminho está ocupado, MANTENHA-SE COLADO;
3º - se o adversário faz força, DEIXE-O PASSAR;
4º - se o adversário retrocede, SIGA-O MANTENDO-SE COLADO.
Quatro Usos da Força:
1º - liberte-se da sua própria força;
2º - liberte-se da força do oponente;
3º - use a força do oponente contra ele;
4º - some a sua força à força do oponente.
« Última modificação: Julho 19, 2010, 16:06:17 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Wing Chun !!!
« Resposta #1 Online: Julho 19, 2010, 17:22:50 »
Oi Shaolin,

    Assisti os dois filmes (parece que tem mais) sobre o mestre Yip Man, gostei muito. Notei que até algumas pessoas que não se ligam muito em artes marciais como nós tambem gostaram destes filmes, coisa bastante curiosa.

    Você já experimentou este estilo?

    Você que conhece uma parte do kung fu, acha que é eficiente?

    Uma coisa que notei no personagem (Yip Man) é que ele respira de forma normal, sem ficar ofegante, você acha que faz parte da técnica?

     Os chutes também me chamaram atenção, só lembro de chutes baixos.

     Uma coisa que achei difícil de aceitar foram os socos a curtissima distancia porem com grande rapidez, não me pareceu muito eficientes - vai ver servem para confundir o adversário, coisa de chinês rsrsrsr.

     Antes eu achava que o mestre Bruce Lee havia retirado certos movimentos de algumas artes marciais ocidentais e européias mas alguem aqui no forum me alertou que na verdade a fonte éra o aprendizado com o mestre Yip Man.

Valeu pelo tópico.


OSS!

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Wing Chun !!!
« Resposta #2 Online: Julho 19, 2010, 18:21:26 »
Oss Lourival,

    Você já experimentou este estilo?
Quando fiz meu mestrado a uns dez anos, havia lá na USP uma turma que ministravam Tai Chi cedinho e duas vezes na semana a professora ministrava treinos de Wing Chun. O Legal é que a professora, uma discípula do mestre Lo (um chinês de Hong Kong excelente acupunturista e professor aqui de São Paulo), também é Shodan Shotokan. Gostava muito do treino chamado Chi Sau onde os dois a dois se buscam antecipar-se as intenções do adversário, ao mesmo tempo que se escondem os próprios.
    Você que conhece uma parte do kung fu, acha que é eficiente?
O Wing Chun, é um estilo que para ser eficiente deve ser treinado com afinco e principalmente com sabedoria. Faço um paralelo com o Shotokan, os detalhes sutis fazem a diferença e para isso deve-se compreender o que está sendo passado. Absorvendo isso, ele é fulminante porque tem a intenção de bater onde se coloca o adversário fora de combate com um, no máximo dois golpes.

    Uma coisa que notei no personagem (Yip Man) é que ele respira de forma normal, sem ficar ofegante, você acha que faz parte da técnica?
Na verdade acho que a intenção é que nesse estilo não tem "floreios" nem "firulas". Você deve estar na distância certa e quando isso for fato bate-se para terminar com a luta. Sendo assim, o lutador não fica ofegante. Na verdade nem da tempo...

     Os chutes também me chamaram atenção, só lembro de chutes baixos.
Os chutes são na maioria baixos pois a distância do Wing Chun é geralmente curta. Lembre-se que quem inventou esse estilo era uma dama, e o raciocínio dela é que estando perto, um soco por exemplo, perde a potência em comparação do desferido de uma distância onde o braço possa se esticar. E como eles batem onde dói, os chutes são nos joelhos, virilha, mas também há os chutes altos que são menos utilizados.
     Uma coisa que achei difícil de aceitar foram os socos a curtíssima distancia porem com grande rapidez, não me pareceu muito eficientes - vai ver servem para confundir o adversário, coisa de chinês rsrsrsr.
Repare onde eles batem. Entre o nariz e o lábio, na frete ou lateral do pescoço, olhos, frontal e ouvidos. Sabendo onde bater, a distância não precisa ser muito longa.

     Antes eu achava que o mestre Bruce Lee havia retirado certos movimentos de algumas artes marciais ocidentais e européias mas alguém aqui no forum me alertou que na verdade a fonte éra o aprendizado com o mestre Yip Man.
Bruce Lee em seus filmes, até para uma questão de beleza plástica, utilizava muito das técnicas que são mais de estilos como o Shaolin que são chutes com arranque, rotativos e descendentes. Mas, mesmo o que ele chamou de Jeet Kune Do, nada mais é do que o Wing Chun com uns floreios a mais.

Qualquer dúvida estamos ao dispor.

Oss.
      Gustavo

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Wing Chun !!!
« Resposta #3 Online: Julho 20, 2010, 08:28:06 »
Obrigado pelas respostas Shaolin!

OSS!

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Wing Chun !!!
« Resposta #4 Online: Julho 20, 2010, 14:33:19 »
Disponha! OSS.
      Gustavo

Offline KarateSurfe

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 74
  • Votos: +0/-0
  • Hy there By Renato
Re:Wing Chun !!!
« Resposta #5 Online: Julho 20, 2010, 19:02:14 »
OSS

Bem legal a história!

Como vc falou, meu velho. Fazendo uma comparação, acha que parece com o Shotokan?
Oss, Renato Surfe and Karate

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Wing Chun !!!
« Resposta #6 Online: Julho 21, 2010, 10:07:30 »
Oi KarateSurf!

Entendi que vc perguntou para o Shaolin, mas vou falar mesmo assim.

Na minha visão Shotokan e Wing Chun não são nada parecidos, aliás eu diria que um é o contrario do outro na maioria dos pontos.

OSS!

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Wing Chun !!!
« Resposta #7 Online: Julho 21, 2010, 12:41:02 »
Oss,

Lourival e Renato,

Acho que não sou o mais apto para responder isso por dois motivos: 1o - Shotokan eu estou engatinhando! Tem gente com mais de 10 anos de prática que diz que não sabe nada, imagine eu que não tenho um ano de prática desse estilo. 2o - Também não sou um especialista em Wing Chun, treinei 31 anos de King Fu Shaolin Norte ou Shaolin Kuan. Wing Chun, treinei apenas alguns meses.

Para que possa haver um debate realmente produtivo, melhor seria com opiniões de Senseis como Ari, Higino, Pedro, D'Elia dentre outros juntamente com pessoas como Mestre Lo ou mesmo com a prof. Márcia que treinava o pessoal.

Porém, posso dar meu palpite em cima de minha vivência.

Repare na postura dos lutadores de Wing Chun abaixo:

Essa é a postura de um adepto do Wing Chun pronto para o combate. Agora veja dois karatecas Shotokan em um kumite:

É notório que há diferenças entre os estilos. O Wing Chun as pernas são ligeiramente afastadas, mesmo nas posições Kong Pu (no kung fu) ou zenkutsu dachi (Karate) a distância é bem menor que no Shaolin e do Shotokan. A postura do lutador é quase de frente ao oponente. Outra coisa bem interessante que reparei, inclusive no filme Ip Man, é o fato de que geralmente ele não ataca e sim espera ser atacado. Mas na verdade, isso (veja é minha percepção) deve-se ao fato de que a distância para que o Wing Chun seja eficiente e bem próxima ao adversário, logo, dificilmente ele irá invadir o espaço do oponente sem que ele inicie a golpear. Mas, como no Wing Chun não há defesa isolada sem um contra-ataque, isso para eles é normal (apesar de eu achar bem arriscado...).

Fica bem notório que existem diferenças grandes, porém, acho que há semelhanças em alguns conceitos. Ambos os estilos utilizam movimentos mais curtos ou diretos, com defesas objetivas sem nada muito rodado (tipo um gedan barai). Diria que são mais "secos" (não sei se é o melhor adjetivo...) e curtinhos. Uma semelhança entre ele certamente está na teoria de que o combate deve ser finalizado com um ou dois golpes.

Gostaria de opiniões de Senseis mais experientes sobre o tema.

Oss.
« Última modificação: Julho 21, 2010, 12:47:46 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

Offline Lourival Silva

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 430
  • Votos: +0/-0
Re:Wing Chun !!!
« Resposta #8 Online: Julho 21, 2010, 13:53:20 »
Vai querendo Shaolin!

A maioria da galera do karate (faço parte do time) é bitolada, nem sabe do que vc tá falando direito rsrsrs.

Vai ver até tem maluco com mêdo de alguem lembrar que o mestre Yip Man explodiu 10 FAIXAS PRETAS de karate AO MESMO TEMPO em um dos filmes...oops! Será que foi verdade aquilo??!?!?!!?


OSS!

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re:Wing Chun !!!
« Resposta #9 Online: Julho 21, 2010, 15:36:52 »
Olá Gustavo,

Acredito que fazer comparações com artes diferentes é como chover no molhado. Tanto o karate como Ving Tsun tem sua história e objetivos, o importante e nos beneficiarmos do aprendizado delas. Lendo um pouco a respeito do Ving tsun o mestre Benny Meng curador do Museu Ving Tsun escreveu que estavam revendo a origem da arte e não acreditava nessa história que foi desenvolvido por uma mulher e que devido as constantes invasões os monges resolveram simplicar e criar um arte marcial que levasse menos tempo para seu praticante estar apto para uma guerra já que o estilo Shaolin precisava de muitos anos de prática.

Ari - Santos/SP 

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Wing Chun !!!
« Resposta #10 Online: Julho 21, 2010, 18:12:34 »
Oss Ari Sensei!

Muito interessante! Gostei muito do que escreveste. É uma teoria que realmente tem fundamento e vindo de Sifu Meng, certamente é séria. O cara sabe muito! Além do Wing Chun ou Ving Tsun (Forma sulista de escrever o nome... bem legal ter postado assim!), o cara manja de Shaolin Sul, Fei Hok Pai fora outras artes como Tae Kown Do. Karate não sei e ele já treinou, mas, certamente é uma das pessoas com mais conhecimento marcial que já conheci. Anos atrás ele esteve com outros mestres na criação da CBKW. Ele tem uma escola no Nordeste, não é?

Agora sobre comentar comparações, concordo que é chover no molhado quando é feita de forma maldosa como dizer que essa ou aquela é a melhor. Acho interessante um debate comentando e comparando os estilos pois, ao meu ver, são informações que podem ajudar em uma reflexão da qual ajudará no desenvolvimento do praticante. De forma teórica mesmo, até porque na prática, o nome já fala, somente praticando.

Oss.
      Gustavo

Offline KarateSurfe

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 74
  • Votos: +0/-0
  • Hy there By Renato
Re:Wing Chun !!!
« Resposta #11 Online: Julho 21, 2010, 20:06:56 »
Oss,

Gustavo Shaolin, muito legal seus comentários. Também não vejo problema nas comparações quando são feitas para o bem.

Agora amigo Lourival,
...tem maluco com mêdo de alguem lembrar que o mestre Yip Man explodiu 10 FAIXAS PRETAS de karate...
voce deve tá brincando?

Dizem que tem um tal de Bruce leroy que pegava bala com os dentes!

Oss, Renato Surfe and Karate

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Wing Chun !!!
« Resposta #12 Online: Julho 21, 2010, 21:35:12 »
Oss,

Consta na história que o Samurai Miyamoto Musashi sozinho enfrentou toda a academia Yoshioka de artes marciais e aniquilou mais de trinta discípulos do clã e sobreviveu.

Eu não estava lá (ainda bem porque assim não perigava de sobrar para mim...) mas vai saber!?

Quanto ao fato de Mestre Ip derrotar dez Karatecas, isso não importa. Era uma época conturbada, com ódio entre as pessoas, mestre Ip foi um fora de série. Se foi verdade, também não estava lá para ver.

Mas, no filme, depois do mestre Ip dar um coro em um lutador do Norte da China que queria montar um Dojo em Fochan e por isso foi desafiar todos os mestres, ele fala para o cara depois dele comentar que o estilo do sul derrotou o estilo dele do norte. Ele disse - O problema não é o estilo, o problema é você.

Acho que isso fale para tudo...

Oss.
« Última modificação: Julho 21, 2010, 21:36:44 por Shaolin do Norte »
      Gustavo

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:Wing Chun !!!
« Resposta #13 Online: Julho 21, 2010, 21:54:54 »
Li essa passagem semana passada no romance "musashi"

mas essas histórias tem que ser compreendidas com o filtro da "lenda" + o da "parábola" e o da "viagem"


é que nem as idades dos camaradas do antigo testamento... tem gente que viveu 200 anos, 300 anos, etc...


Offline Vinteedois

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.423
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
Re:Wing Chun !!!
« Resposta #14 Online: Julho 22, 2010, 16:54:42 »
Rapaz

Gostei tanto dessa história, que resolvi até fazer uma versão remix, pra rapaziada mais nova ler e entender toda a complexidade histórica da coisa... é claro que alguma coisa ou outra pode ter ficado diferente nessa releitura, mas vamos considerar que seja uma licença poética...

espero que ninguém se sinta ofendido...

se for o caso, é só me xingar falar nos próximos coments que eu apago..

enfim.. lá vai:

Wing Chu
(versão revista e atualizada)

(baseado em um boato real que ouviram dizer que alguém conhecia um primo de uma pessoa que ouviu alguém contar essa história em algum lugar...)

Era uma vez na China...

Há muito tempo, tempo pra $%&! mesmo, a China era basicamente divida em dois grupos: os “Han†(que eram maioria... porém grandes $%&!... que adianta ser maioria e ser um monte de $%&!? Pois é... era um bando de pobre.. era o povo, por assim dizer) e os “Manchu†(esses daí já eram os ricos, ou seja quem mandava nos pobres e decidia o que pobre podia ou não fazer. Eram os caras que viviam por cima da carne seca).
E vocês sabem que antigamente, não existia futebol, nem video game, nem tiro ao alvo, nada.. então o pessoal daquela época praticava artes marciais. Arte marcial pra tudo.. era a garantia, a segurança de cada um... quem sabia dar porrada naquela época, era o mesmo que poder andar com uma pistola na rua, ou uma submetralhadora ou um lança missel... é.. saber lutar era realmente importante, pois não haviam inventado a pólvora ainda, nem os hackers, nem a tpm.. então... saber lutar era o que “havia“, quem sabia lutar “abalavaâ€, “chegava chegandoâ€... porém... nem todos podiam praticar arte marcial.. só os Manchu.
Por que? Ah.. porque os Manchu disseram que assim seria e assim foi.
E porque os Han não podia também? Nah.. pobre é $%&!.. pobre ficar sabendo das coisas dá $%&!... depois, depois iriam cismar de aprender a ler, iam acabar querendo estudar mais, aí iam começar a exigir os direitos, vale transporte, 8 horas de trabalho por dia, mais uma hora de almoço, enfim... ia dar $%&!.. e rico não gosta que pobre fique fazendo muita pergunta, então proibiram os caras de praticar.
Mas pra não parecer tão radical e acabarem sendo acusados de ditadores, filhos da $%&!, dunga-burro, etc... eles tiveram uma brilhante idéia. Pensaram: “Monge pode! É.. Monge pode.. esses monges são uns bandos de otários mesmo, deixa os monges praticarem kung fu†.. e já que pra ser monge não precisava ser rico... já sabe né? então.. igual pra ser puliça, que não precisa ser honesto...
Mas aí então.. agora vai começar nossa história...
Lá no ano de milnovecentosebolinha, havia no monastério uma monja chamada Nig Mui (pronuncia-se Nig Mui). Uma moça bacana, bem afeiçoada, voz grossa, pés avantajados, jogava sueca, entendia as regras do futebol, curtia Ana Carolina, Cassia Eller, Isabela Taviani, LanLan, Bethania, Maria Gadu, Calcanhoto, etc... (bom gosto indiscutível), e lógico, praticava Kung Fu Shaolin tradicional.
Fazia o que dava...mas, $%&!, podia não parecer, mas era mulher. $%&!-se que ela coçava o saco, bebia pinga sem fazer cara feia, não raspava o suvaco ou cuspia no chão, não dá pra comparar a força física de uma mulher com a de um homem... ela percebeu que valendo-se daquele tipo treinamento ela se foderia sempre, pois sempre estaria em desvantagem... então... [plim] teve uma brilhante idéia: resolveu desenvolver um estilo de luta mais adequado ao seu porte físico, que usasse menos força.. então começou a adaptar os movimentos do “shaolin†a sua realidade, encurtando os golpes e desferindo-os em pontos estratégicos (por exemplo, foi ela quem inventou os golpes “chute no sacoâ€, “torção de mamiloâ€, “dedo no olhoâ€, “aquele pózinho que o Bolo Young joga no Van Dame no filme Dragão Branco†e a “dedada no raboâ€).. mas principalmente tirou aquele monte de viadagem que tem no kung fu.. aquela $%&! daqueles saltinhos, os gritinhos de bicha, os golpezinhos com a mãozinha tortinha estilo Batoré, esse negócio de garça com câimbra, mula manca saltitante, golpe fatal do Bambi enfurecido com a derrota do seu time no Morumbi, kung fu shaolin engulidor de cobra, esmagador anal de serpente, etc.. esses golpes todos foram abolidos.. Das várias vertentes de kung fu existentes ela só manteve um, ou melhor aproveitou um: estilo Shaolin da Aranha Peluda das Patas Grandes. Só esse. [/b]
Alguns detalhes em característicos em um lutador do estilo desenvolvido pela Monja Nig Mui (já falei como se faz a pronúncia? Ah tá.. valeu então).
1 Nunca haverá uma defesa isolada. É sempre “ataque e defesaâ€. É.. não tem essa de só defender, ou só atacar, tipo, passivo e ativo. A rapaziada desse grupo aí, faz as duas coisas.. é claro que somente entre seus pares, entre iguais, entre “elesâ€.. mas é aquilo, tá disposto a dar e a receber.. o famoso 69.
2 Apesar de parecer controverso, esse estilo usa muito o Bastão. E é só Bastãozão. MAs assim.. bastão artificial.. nunca o bastão no seu habitat natural, sempre é o bastão separado.. a parte.. eu diria que o bastão é só um complemento da luta.. é só pra finalizar a peleja, aí pega e bota o bastão em ação.. mas, o bastão tá lá...
Mas o kung fu normal também gosta muito de usar o bastão também.. só quem não usa esse tipo de coisa, nem gosta, desaprova e tem até o slogan “mãos vazias e $%&! só pra cagar†é karateca.. Karateca não usa isso não. Karate é sem nada, em pé, de frente um pro outro e de longe, na distância... as outras artes marciais adoram um bastão.. quando não tem bastão aí então apelam pro corpo a corpo, vide jiu-jitsu, por exemplo... mas enfim, voltemos ao assunto...
Mas aí tu lembra aquele bagulho de que “só monge podia praticar kung fu� pois é.. aos poucos os caras foram percebendo que tinham feito $%&!.. de vez em quando rolava uns tumultos com os crentes e eles acabavam saindo da graça e partindo pra mão. É.. rapaz, nego abusa...
Imagina a cena: os monges tudo faixa preta, lá na sua meditação, em posição de buda, fazendo “a-hummmmm....†aí vinha um pela-saco e começava a zoar a parada...
“fala aê seu monge! E aí seus otário? E aí, é verdade que monge tem pau pequeno? Aí, ouvi dizer que vocês ficam um comendo o outro aí nessa $%&!, que vocês são tudo $%&!. Aí... cês ficam chupando o pau um do outro, mano? Aí, cês ficam nessa parada aí de monge, só fazendo é curso de padeiro... e de vez em quando esquece e queima a rosca! Huauahuhuuhaaâ€, mas até então tudo isso os monges aguentavam.. mas quando o cara começava a cantar e a dançar rebolation, aí não tinha jeito.. aí nem o monge aguentava e metia a porrada...
E assim o tempo foi passando.. um desentendimentozinho aqui e ali, uma briguinha ou outra de vez em quando.. mas até que um dia o bicho pegou.. os hômi subiram o morro e sairam tocando terror, passando a mão na  bunda das mulé, dando tiro pro alto, de caveirão e aí “deu ruimâ€... tacaram fogo no monastério, mataram quase todo mundo... quem não morreu foi porque fugiu.. e nessa aí, tava a nossa colega do começo da história, já com o  cabelo mais grisalho, mais madura, dona Nig Mui (lembra da pronúncia né? ah...), mas que de boba não tinha nada, quando viu que o rodo tava passando, que a chapa tava quente, meteu o pé e se mandou, trocou de nome, pintou o cabelo de loiro, arrumou passaporte falso e foi viver em outro lugar.
Lá nesse “outro lugar†aí foi só alegria, sambarilove, inshalá e harebaba...
Havia nesse outro lugar para o qual a Sra Nig Mui se mudou, uma linda filha de um comerciante. “Um rosto lindo e um sorriso encantador e um jeitinho de falar que me pirou.. que me pirou o cabeção.’ Não só o cabeção, como pirava a cabecinha também... bicho, a mina era mesmo um espetáculo! Parecia modelo, capa da playboy e sem fotoshop, perfeita... deixava todo mundo doido.. passava em frente a construção civil era a alegria da peãozada...
Mas só que nem tudo são flores.. e antigamente não tinha essa $%&! de “tô pegandoâ€, “tô ficandoâ€, “quero darâ€, etc.. não... bagulho era sério... e não bastava casar, era casamento arranjado, era casamento a força, na marra... Tá prometida pra alguém? Já era.. vai morrer sem saber o que é outra jeba.. só aquela mesmo... enfim..
E um daqueles tal de Manchu, endinheirado, cheio da grana, marrento bagarai, não sei que $%&! arrumou, (sei lá, deve ter subornado o pai da menina.. afinal de contas o cara não era comerciante? Então.. deve ter vendido até a filha) e conseguiu a mão da menina em casamento.
E aí começa o dramalhão mexicano... ela não gostava desse cara.. ele mais velho, ela achava ele chato... ele falava de política, economia, ouvia João Gilberto, não gostava do PT, era anti-flamenguista, chamava corinthiano de maloqueiro, torcia pro São Paulo, tinha um Ford Fusion (carro de velho), ia pro bingo, jogava dama na praça, curtia o baile da terceira idade, viu o Garrincha jogar bola, tinha curso de datilografia e sabia o que era um mimeógrafo... ou seja: não dava. Era muito out.
Mas então, o que fazer? Não tinha muito o que ser feito.. mas... pra nossa heroína nada está perdido! É aí que ela entra de novo. Sra. Nig Mui Colorada!. Pra se livrar do casamento arranjado a gostosinha, tal qual o Cebolinha, traça um plano infalível: Aprender Kung Fu em três meses, desafiar o futuro esposo pra um combate e em caso de vitória dela o acordo seria ela ficar livre dos compromissos matrimoniais pré adquiridos sem o seu consentimento.
O cara aceitou...
Sra Nig Mui PaiMeiristicamente passa todos os seus conhecimentos e golpes secretos a jovem donzela, entrega-lhe a faixa preta e diz: “mete a porrada nesse $%&!!†.
E rapaz, deu um bolo doido lá que a $%&! da garota detonou o velho em poucos minutos e venceu o combate. Ficando assim livre, leve e solta e cantando: “Agora eu tô solteira e ninguém vai me segurar... daquele jeito... tô de sainha... daquele jeito... tô de sainha... daquele jeito...â€
Até que um tempo depois, num desses bailes da vida, conheceu um outro Manchu, porém bonito, alto, forte, tinha um XR3 Conversível, curtia NXZero, Fresno, Restart, adorava a saga Eclipse, Lady Gaga, ensinou pra ela a coreografia de Single Lady, tinha a coleção completa de High School Musical e tinha feito testes duas vezes pra compor o elenco de Glee, mas não passou porque “o $%&! que avalia o teste não foi com a cara dele e preferiu colocar um amigo...â€
Enfim, foi amor a primeira vista...
Eles se casaram... ela ensinou pra ele os segredos da arte da Sra. Nig Mui, ele por sua vez, não perdeu tempo, foi lá e patenteou a arte e batizou-a com o nome da então sua esposa “Wing Chu†(era esse o nome da capa da Playboy) e todos viveram felizes para sempre!
Depois disso, a Senhora Nig Mui deve ter lutado na justiça até o fim de sua vida pelos direitos autorais que lhe foram ursupiados, mas morreu pobre e solitária, antes mesmo do juiz decretar a sentença...
E essa é a história do Wing Chu. Uma arte marcial chinesa, de movimentos econômicos e eficientes. e o resto, é história...

DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)