Autor Tópico: Algum esclarecimento sobre o kenjutsu  (Lida 1464 vezes)

Offline Tsubame

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
  • Votos: +0/-0
Algum esclarecimento sobre o kenjutsu
« Online: Julho 10, 2019, 23:49:57 »
Desculpe se fiz isto no lugar errado, estou aprendendo a usar o fórum e estou deveras confuso. Venho aqui para tirar algumas dúvidas, dúvidas essas direcionadas aos praticantes de Kendo/kenjutsu, eu sou estudante dessa arte pelo instituto Niten, porém vi duras criticas e, apesar de entusiasta da História do Japão, especialmente da criação e trajetória da esgrima e do Karatê. Eu, como não conheço muitos praticantes experientes fora os de minha unidade(a de Curitiba) gostaria de perguntar, de fato o Kenjutsu de Jorge Kishikawa é tão patético e desprovido de realidade e cultura assim? Faço essa pergunta devido à distância de tempo gritante entre a época quando os posts foram feitos aqui e quando procurei entrar. Lanço essas dúvidas pois faço Kenjutsu lá já faz um ano e desde então, sinto que evolui, e que meus veteranos são de fato pessoas esclarecidas e bem experientes, assim como a técnica que me foi ensinada

Então, se houver alguém que me possa explicar sobre tais criticas, eu ficaria enormemente agradecido, mesmo que isso implique em uma critica que não esteja a favor do Dojo onde treino.

Offline danilo.lobo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Votos: +0/-0
Re:Algum esclarecimento sobre o kenjutsu
« Resposta #1 Online: Julho 15, 2019, 10:55:57 »
Olá amigo, tal qual você também sou novo no fórum e, peço desculpas também se venha a cometer algum erro. A respeito de suas dúvidas sobre o Instituto Niten, posso falar sobre algumas coisas. Eu assim como você sou entusiasta da história do Japão e isso no começo me levou a querer praticar Kendo (ou Kenjutsu), e o Niten, por ter o melhor marketing me chamou atenção. Mas basta uma pesquisa rápida e você se depara justamente com essas duras críticas e, algumas fazem de fato sentido.

 As habilidades do Sr. Kishikawa, creio que não podemos mensurar e por a prova, tendo em vista que o mesmo já saiu vitorioso de alguns campeonatos e tudo mais, o que prova que ele tem sim algum nível de habilidade (até mesmo acredito que isso não seja lá tão discutido e posto em debate), porém, o marketing agressivo que ele faz em cima de sua instituição nos faz duvidar de várias coisas. Eu conheço algumas pessoas no meio do Kendo (todos alunos), e logo de cara estranha-se a mensalidade, que no Niten é absurdamente fora do real. Em dojos associados a CBK, as mensalidades não passam dos 100 reais, enquanto no Niten, até mesmo um bolsista já paga muito mais do que isso.

 Outro ponto é justamente o fato do Sr. Kishikawa ter sido expulso da CBK, sendo que nem mesmos seus pais (responsáveis pela introdução do kendo no Brasil de certa forma) contestaram a expulsão. Quantos dojos você conhece com mais de uma unidade? Como se fosse transformado de fato numa franquia, numa espécie de marca? Isso é outra coisa que vai de contra-mão com a ideologia pregado no próprio kenjustu (que diga-se de passagem, é cheio de floreios quando passado no Niten, pois a verdade é bem diferente sobre os samurais, basta uma rápida pesquisa histórica e verá).

 Quanto a "qualidade" do que é ensinado no Niten, não posso tanto dizer, afinal, não sou praticante da arte, porém, pessoas próximas dizem que não são tão habilidosos quanto suponha-se que seriam, inclusive algumas pessoas que abandonaram o Niten e ingressaram em outro dojo de Kendo, disseram que a diferença pode ser notada ao longo dos treinos. Muito da fama do Niten se fez por usarem do marketing em cima do que acreditamos ser um Samurai, o próprio livro lançado por ele intitulado "Shin Hagakure" (Samurai moderno) não é tão diferente do que vemos em palestras de "coach" por ai, que ganham muito mais pelo ideia pregada do que de fato é.

Peço desculpas se em algum momento pareci ofender você, a sua arte e ideais, o Instituto Niten ou até o Sr. Kishikawa. Não acredito que seja algo deplorável estar no Niten, porém, acho inviável estar num lugar que foi "construído" se baseando num marketing predatório e mentiroso. Se tantas críticas assim aparecem ao Niten e o que ele DIZ, e todas elas da mesma forma, creio que não seja lá algo tão longe da verdade.

Offline Tsubame

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
  • Votos: +0/-0
Re:Algum esclarecimento sobre o kenjutsu
« Resposta #2 Online: Julho 28, 2019, 23:38:31 »
De fato não me importo com quaisquer coisas que você ofenda do dojo Niten, eu apenas desejo o mais puro esclarecimento, então estou disposto a conversar com qualquer um que disponha de tais interesses como eu, pois eu pretendo de fato aprender essa arte de maneira certa.

Eu estou no Niten já tem um ano,antes de ingressar no mesmo eu estava em um dojo da CBK, que de fato eu via que os Kenshi de lá eram muito bons e o preço era ótimo também(50 reais por mês), porém o lugar era longe e o horário era muito tarde, então não pude continuar, então entrei no Niten,apesar das criticas, parte de mim desejava saber o que era verdade e o que não era sobre o que falavam, e a outra parte sentia que mesmo mentira, eu poderia praticar o combate para não estagnar com as técnicas que aprendi. E me assustei, e até hoje não engulo a mensalidade do Niten, que é bastante alta. Outra coisa que percebi porém, é que apesar da técnica extremamente boa de meus senpais, em videos de Kendo, eu vi muitos Kenshi experientes executando golpes com muito mais velocidade,controle e Kiai, resumindo, golpes com uma técnica muito mais polida e por isso estranhei...

Porém, ao entrar, em torno de 6 meses após tal, quando já tinha uma aproximação maior com meus senpais, eles me explicaram da relação amistosa de Jorge Kishikawa com o falecido Shihan de Niten Ichi Ryu, Gosho Motoharu, o qual apesar de não ser Sokker, mudou bastante o estilo(com permissão é claro), assim como o atual Sokke Kyoshi Yoshimochi(Filho de Gosho Motoharu).Então devido à isso, eu supus que as técnicas com duas espadas que os mesmos usavam era ao menos válidas de acordo com o estilo.

Durante esta trajetória, meus senpais explicavam para mim sobre isso e sobre o Niten, e ao menos por agora, eu nunca vi(ou sou muito lento,o que não seria nenhum pouco estranho para dizer a verdade) eles idolatrarem Jorge Kishikawa de qualquer forma, o máximo que me contavam era como a técnica dele era polida e ele podia ser formidável em um Shiai.

Mas não vou negar, outra coisa que me levou ao Niten foi a diversidade de armas que os mesmos usavam, tais como duas espadas e Naginata, assim como a variedade gigante de técnicas que eu vi, como o Soete(golpe com uma espada onde se segura na parte não-afiada da espada) e as variações de Kamae(postura), pois eu não sei se elas são feitas no Kendo.

Algo que estou em dúvida, é que me disseram que Jorge Kishikawa "saiu" da CBK pois não concordava com alguns critérios, mas eu de fato não sabia que ele havia sido expulso.

Atualmente estou na faculdade, após eu conseguir um emprego bom, pretendo me mudar para a cidade de São Paulo, pois desejo muito praticar no Saga Kendo, dojo no qual os pais de Kishikawa ensinam Kendo.
« Última modificação: Julho 28, 2019, 23:51:32 por Tsubame »

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Algum esclarecimento sobre o kenjutsu
« Resposta #3 Online: Julho 30, 2019, 21:02:13 »
Osu.

Tsubame,

Conheço pouco (quase nada) sobre o Instituto Niten.

Onde moro o kendo demorou a chegar. Digo isso, pois, embora tivesse um dojo do Instituto Niten, somente em 2009 um grupo dedicado se formou para buscar o conhecimento correto junto aos instrutores da Conf. Bra. de Kendo em São Paulo. Esta busca vem resultando na consolidação do Kendo por aqui, pelo que temos, atualmente, três San-Dan em Kendo e Sho-Dan em Iaido. Mesmo eu fiz um exame para Ichi-Kyu pela Conf. Bra. de Kendo, embora tenha interrompido os treinos (Karate-Do ocupa o tempo).

Desta história, apresento minha reflexão:

Se estas pessoas foram buscar conhecimentos sobre Kendo em São Paulo (junto ao Mie Dojo, onde estão seus orientadores técnicos), embora houvesse um Instituto Niten por aqui (naquela época), talvez a Conf. Bra. de Kendo, mesmo sem aquele glamour todo, fosse mais relevante e valesse realmente o custo.

Com todo respeito, se o Jorge Kishikawa é realmente esse "Às do Shinai", deveria colocar uns vídeos para nós, meros mortais, para termos a honra de apreciar sua maestria, né? Não vamos compreender a sagacidade de suas técnicas apuradíssimas mesmo. Agora o irmão dele, o Roberto Kishikawa, esse não deve a ninguém! Esse dispensa o marketing! ;D ;D ;D

Essa história dele ter sido expulso da Conf. Bra. de Kendo é muito complicada. Acontece que, sobre época, rolam rumores que nem mesmo o pai dele se opôs ao ocorrido (expulsão). Talvez ele tenha ficado #chateado por não ter composto a tão sonhada "banca examinadora" ou mesmo por não ter sido considerado "mestre". Lendas! E tomara que alguém do Kendo possa corrigir essa conversa toda ou confirmar o que já expomos (tem tópicos antigos sobre isso).

Para você, Tsubame, não valeria o esforço para treinar num Dojo da Conf. Bra. de Kendo? Olha que o pessoal daqui "arrastava" (e ainda vão) pra São Paulo! Receio que você, saindo do Instituto Niten e indo para o Saga (como assim pretende), precise fazer tudo do zero. Estando num local já reconhecido e aderente ao que já se pratica na única entidade de Kendo reconhecida mundialmente, certamente terá uma bagagem mais condizente.

Osu.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Tsubame

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
  • Votos: +0/-0
Re:Algum esclarecimento sobre o kenjutsu
« Resposta #4 Online: Julho 31, 2019, 15:11:37 »
Olá, de fato, a minha descrença no Instituto Niten vem crescendo gradualmente, e eu mesmo pretendo treinar no Saga Kendo quando puder, como disse acima, eu até treinaria no Dojo de Kendo aqui da cidade, mas como eu disse, pela distância e horário é muito custoso e de certa forma,perigoso pelo local.

Sobre o irmão de Jorge Kishikawa, sim, ouvi falar muito dele, mas apenas por pesquisa, sei que ele é hachi-Dan de Kendo, o que já acarreta um currículo  importante na arte.

Mesmo que eu não possa por ora de fato morar em São Paulo, estou guardando um dinheiro extra para poder viajar e permanecer ao menos um mês em São Paulo,Capital, para poder fazer ao menos alguns treinos no Saga e ver como é. Sobre ter de recomeçar, eu de fato não em importo, o Kendo é uma parte importante da minha vida então quero aprender o mesmo do jeito certo!

Obrigado pela sua contribuição ao tópico, se estiver disposto a falar mais sobre, estarei agradecido.

Osu