Autor Tópico: Preparação de entrevista: Andre Bertel  (Lida 4913 vezes)

Offline Renê

  • Administrator
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 325
  • Votos: +3/-9
    • Karateca.net
Preparação de entrevista: Andre Bertel
« Online: Janeiro 24, 2011, 10:41:03 »
Olá pessoal.

Nossa primeira entrevista será com o Andre Bertel. Para quem não o conhece, ele é o neo-zelandês 6o dan que treinou durante muitos anos sob a supervisão de nada mais nada menos que o sensei Tetsuhiko Asai, que por sua vez, foi um dos maiores representantes do Karate Shotokan na história da arte marcial.

Aí vai o blog dele: http://andrebertel.blogspot.com/

A idéia é a seguinte:
Postem suas perguntas neste tópico até o dia 4 de fevereiro. Se sobrarem perguntas, tentarei fazer um filtro lógico, com as mais interessantes. Se faltarem perguntas, é uma pena, pois perderemos uma ótima oportunidade de trocar uma idéia com pessoas bastante diferentes do que estamos acostumados.

Posts anteriores sobre seu trabalho:
http://www.karateca.net/forum/pessoas-e-historia/andre-bertel-asai-karate/

Oss!

Rene
« ltima modificao: Janeiro 27, 2011, 08:09:11 por Renê »
Karateca.net: A 3ª melhor maneira de se passar o tempo
Acompanhe o nosso twitter: @karatecanet

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:Andre Bertel
« Resposta #1 Online: Janeiro 24, 2011, 12:51:12 »
(Renê, parabéns pela iniciativa!!! Segue abaixo minha pergunta.)

Uma das características que mais me impressiona sobre o Mestre Asai é a forma suave de seu Karate. Em suas demonstrações, Mestre Asai nos ensina como devemos utilizar nossas articulações como fonte de energia. Como em sua opinião, devemos concentrar o treinamento de forma a nos mantermos suave na execução de um movimento e ao mesmo tempo manter o Kime?
      Gustavo

Offline ROMIM DIOGO SENSEI

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
  • Votos: +0/-0
Re:Andre Bertel
« Resposta #2 Online: Janeiro 25, 2011, 10:28:26 »
andré, se o senhor fosse procurado pelo victor belforde, e ele quisesse ter noção de karate para ser aplicado no mma, o senhor iria ensinar kata para ele?
oss!
ROMIM DIOGO

Offline Renê

  • Administrator
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 325
  • Votos: +3/-9
    • Karateca.net
Re:Andre Bertel
« Resposta #3 Online: Janeiro 25, 2011, 20:11:04 »
Pergunta do usuário katsumoto:
Citar
Vc é conhecido como o Ocidental que mais absorveu o estilo fantastico do grande Mestre Tetsuhiko Asai. Antes de vc, o unico que vem em mente, que tem um estilo tambem muito dinamico, é o Mestre Mikio Yahara.Porém, parece que vc conseguiu chegar mais perto do Karate de Asai Sensei que todos os outros.
Mas pelo que leio em seus posts, vc parece ter uma postura bem agresiva em relação a seus colegas do JKS, organização criada por asai Sensei.
Seria porque eles tem ciumes do que vc conseguiu com o Mestre em termos tecnicos, ou serai somente divergencias politicas, decorrentes do andamento que essas orgs dão aos seus afiliados Internacionais?
Karateca.net: A 3ª melhor maneira de se passar o tempo
Acompanhe o nosso twitter: @karatecanet

Offline Ulbricht

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 246
  • Votos: +0/-0
Re:Andre Bertel
« Resposta #4 Online: Janeiro 25, 2011, 20:55:25 »
Aqui vai minha pergunta:
Sr. Bertel, como foi treinar com o Sensei Asai? Sendo vc um estrangeiro sentiu algum tipo de preconceito por parte do japoneses? Obrigado!! Oss!!
Luís Eduardo de Oliveira Ulbricht

Offline Renê

  • Administrator
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 325
  • Votos: +3/-9
    • Karateca.net
Re:Andre Bertel
« Resposta #5 Online: Janeiro 26, 2011, 19:24:51 »
Bacana as perguntas! (Menos a do Romim, por favor, ponha mais esforço!!!)

Para os que me enviaram MP: Sim, você pode fazer mais de uma pergunta! E aproveite a oportunidade que o site está dando, ao abrir as portas a pessoas ou estrelas da nossa arte marcial!

Rene
Karateca.net: A 3ª melhor maneira de se passar o tempo
Acompanhe o nosso twitter: @karatecanet

Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • Votos: +0/-0
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Andre Bertel
« Resposta #6 Online: Janeiro 26, 2011, 19:41:36 »
Sensei Romim, se você ler o blog do Andre Bertel, você verá que ele emite considerações sobre o Karate e o MMA. Eu não lembro em que data...

Agora, por favor, deixe essa postura infeliz, que o senhor apresenta no Orkut, de lado e aproveite os posts do pessoal daqui, que são muito bons. E aproveite para perguntar alguma coisa legal para o Ushi-Deshi do mestre Asai, apelidado de "ThunderStorm".

Para quem não sabe, o sensei Romim fica se degladiando com milhares de Kohais em uma comunidade de karate no Orkut e há algum tempo fica pregando que treinar Katá é inútil, visto que ele foca os seus treinos, e o de seus alunos, nos Shiai Kumite para campeonatos.

Me sinto envergonhado de exigir postura e ReiGi de um Yondan.

Por favor, mude.

Oss!
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline Kohai_Taigen

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 355
  • Votos: +0/-0
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
Re:Andre Bertel
« Resposta #7 Online: Janeiro 26, 2011, 19:48:19 »
Oss Rene, minhas perguntas:

Hoje em dia, infelizmente, temos poucos dojos que ensinam um Karate realmente marcial, voltado para a defesa pessoal, que conservam em sua essência doutrina e tradição. Não considero isso particularidade de um ou outro estilo, mas sim do Karate como um todo. O que fazer, em sua visão, para mudarmos esse quadro, tendo em vista todas as especificidades de nossa sociedade consumista e imediatista?

O senhor pensa, algum dia, em vir ao Brasil? Como fazemos para entrar em contato e organizarmos um evento com o senhor por aqui?

Rene, se você quiser mudar, ok... só dei uma idéia do meu questionamento.

Oss!
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Andre Bertel
« Resposta #8 Online: Janeiro 26, 2011, 20:00:03 »
Prezado Renê,

Seguem as minhas perguntas.

1 - Sensei Bertel, o Karatê sempre tentou fazer parte das olimpíadas, e a luta vem se arrastando a anos. Associações foram criadas, regras para tornar a luta mais esportiva e no entanto ainda perdemos o direito de ter nossa luta como modalidade olímpica para esportes muito menos populares que o karatê como o golfe. A que o senhor acha que se deve essa dificuldade em entrar nas olimpíadas? O senhor vê essa busca para entrar no meio olímpico como algo positivo?

2 - Sensei. Se fossemos seus alunos, e fosse nosso primeiro dia em seu dojô, todos ávidos por conhecimento, doidos para aprender a socar e a chutar, e derrepente, alguém lhe perguntasse: Sensei, nos diga o que devemos buscar no karatê e o que é o Karatê?

3 - Existe separação entre o lutador e o atleta? E qual tem mais longevidade?

4 - Qual a maior lição que o karatê lhe ensinou?

Tenho muitas perguntas, mas acho que essas são as mais relevantes... sei que não poderão entrar todas, mas se entrar uma dessas já me darei por satisfeito.

Um abraço, e fique com Deus!!!

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:Andre Bertel
« Resposta #9 Online: Janeiro 26, 2011, 20:08:23 »
Renê, permita que eu retifique a redação da minha primeira pergunta, pois estou no trabalho e só depois que enviei que percebi a péssima escrita e como ficou difícil para entender a primeira parte da pergunta.

1 - Sensei Bertel, o Karatê sempre tentou fazer parte das olimpíadas, e esta batalha vem se arrastando a anos. Associações foram criadas, foram adotadas regras para tornar a luta mais esportiva e no entanto, o karatê ainda é preterido para esportes muito menos populares que o karatê, como o golfe. A que o senhor acha que se deve essa dificuldade em entrar nas olimpíadas? O senhor vê essa busca para entrar no meio olímpico como algo positivo?

Obrigado!!!


Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re:Andre Bertel
« Resposta #10 Online: Janeiro 26, 2011, 20:24:50 »
Olá!
Caro Kohai-Taigen, já há algum tempo venho observando sua postura nos posts e agora é a hora de lhe parabenizar por essa postura que traduz o bom Karateca que deve ser.
Muito propicio seu post acima endereçado ao Romin.
Gostaria de conhecê-lo em uma oportunidade qualquer,pois tenho a certeza de que para mim seria um bom exemplo e muito rico.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:Andre Bertel
« Resposta #11 Online: Janeiro 26, 2011, 21:45:16 »
Sr. Andre Bertel,
O que você pensa do treino de jiyu kumite utilizando Bogu? Em que casos considera o uso de Bogu interessante, ou acredita que o uso do sun-dome é sempre a melhor alternativa?

Se você pudesse criar um evento de nível profissional de luta para o Shotokan ou karate geral, como seriam as regras?

Poderia comentar das impressões do mestre Asai sobre o mestre Enoeda? Certa vez li que os dois fizeram lutas duras, até o knockout.

Obrigado.
Guilherme Comes
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

A. HIGINO

  • Visitante
Re:Andre Bertel
« Resposta #12 Online: Janeiro 26, 2011, 22:56:13 »
OSS, Andre Bertel Sensei...

A técnica MUCHIKEN (Punho de Chicote) introduzida no Karatê-Dô Moderno pelo “Asai Sensei” utiliza na sua essência movimentos circulares amplos com pouco ou nenhum Hiki-Tê proveniente dos cotovelos.
Perguntaria:
Se os Mestres antigos de Okinawa, inclusive Funakoshi O-Sensei (vide “Karatê o meu modo de vida”) consideravam esse tipo de técnica (Muchiken) como pouco eficiente, Data Vênia não existir nos Kata Shotokan-Ryu, porque então resgatá-la agora como sendo mais eficiente que o Punho Direto?

A. Higino, OSS!
« ltima modificao: Janeiro 26, 2011, 23:15:05 por A. HIGINO »

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re:Preparação de entrevista: Andre Bertel
« Resposta #13 Online: Janeiro 27, 2011, 09:27:08 »
Oss!

1) Prezado André Bertel, considerando o conhecimento que você tem hoje do Karate-Do, caso você não tivesse tido o privilégio de ser aluno do mestre Tetsuhiko Asai , de qual outro  mestre você seria um Deshi Seito.

2) Nesse longo período de aprendizado com o Mestre Tetsuhiko Asai  , o que o mesmo lhe passou à respeito do termo “SATORI” e o que você pensa à respeito desse assunto.

3) Gostaria que você falasse um pouco sobre o “Hachimon Kata”
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline Renê

  • Administrator
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 325
  • Votos: +3/-9
    • Karateca.net
Re:Preparação de entrevista: Andre Bertel
« Resposta #14 Online: Janeiro 27, 2011, 20:38:23 »
O nível subiu muitíssimo!

Quanto ao processo, obviamente terei que agregar, eliminar ou refrasear perguntas (e traduzí-las ao inglês e português), porém essa contribuição que vocês estão fazendo é essencial para a continuidade de iniciativas como essa, e estou muito feliz por isso (só espero que o Andre Bertel responda a entrevista tempo razoável).

Portanto, se no final sua pergunta foi alterada, não fique nervoso(a)!

Continuem contribuindo.

Rene
Karateca.net: A 3ª melhor maneira de se passar o tempo
Acompanhe o nosso twitter: @karatecanet