Arivaldo
Ontem eu e o Sensei Gilberto Israel saímos do Rio no vôo da Ponte Aérea das 13:00 h e fomos a Santos, direto para o cemitério do Saboó, onde muitos karate-kas (a maioria de karate-gi) já estavam aguardando a chegada do corpo do Sensei Shinzato. Estavam lá os Senseis Rogério Wong, Jorge Yoshimura (que acabou de passar para o 7o. Dan, com a sua faixa coral e branca novinha em folha), Marcelino, Toninho, Márcio Fracaroli (um dos mais antigos kodanshas do Sensei), Gilson (que chegou de Cotia em um micro-ônibus cheio de alunos), Yonamine (do Goju-Ryu), Flávio Vicente, Luiz Rodolfo, e muitos, muitos outros de que eu, que já sou péssimo para guardar nomes, não consigo me lembrar. O Sensei Hirokazu chegou junto com a família acompanhando o caixão e as incontáveis coroas de flores. Estavam acompanhando o carro com o caixão os filhos Masahiro, Mitsuhide, Kazuo, Da. Tomi, a esposa do Sensei, o irmão Ryuzo, vários sobrinhos e netos. Um pequeno cortejo foi organizado da entrada do cemitério até ao jazigo da família, flanqueado por duas fileiras de karate-kas que se perfilaram para a última homenagem ao nosso querido Mestre. Foi recitado o Dojo-Kun e, após a descida do caixão, todos gritaram:
Shinzato Sensei! BANZAI! Shinzato Sensei! BANZAI! Shinzato Sensei! BANZAI!
Aos poucos a multidão foi se dispersando, mas alguns insistiam em ficar ao lado do túmulo onde foram acesos incensos para o espírito daquele que foi considerado por toda a comunidade do Karate-Do do Brasil e do mundo um dos maiores mestres das artes marciais de Okinawa.
Ao nosso inesquecível Comendador do Outono do Japão o nosso maior agradecimento por tudo que nos ensinou. Com certeza ele agora é contado entre os grandes espíritos do Budo.
BU-NO KAMISAMA NI - REI!!!
DOUMO ARIGATOU GOZAIMASHITA