Prezados,
E com grande tristeza que vem anunciar o falecimento de Monsieur Jaques Delcourt.
Nascido 21 de agosto de 1928 em Le Touquet, na France, Jaques Delcourt foi nomeado em 1961 como chefe da "União Francesa de Karate", enquanto as disciplinas filiados à Federação Francesa de Judô estiva.
Em 1976, recebe do Ministerio do Esporte a delegação ministerial do serviço público para providenciar o Karate da Franca numa Federacao Unica, o Sr. Delcourt se torna o primeiro presidente da Federação Francesa de Karate e Artes Marciais Affinidades - FFKAMA. Irá desenvolver a disciplina, a nÃvel nacional por quase 25 anos, até 1998, quando o seu aluno Gerard Garson sucedeu de 1998-2001. Seu outro aluno foi eleito, Francis Didier, Diretor Técnico Nacional é o presidente da FFKDA desde o 13 de janeiro de 2001 ate agora.
Depois de estar na origem do primeiro encontros de karate europeu e mundial em 1963, Jacques Delcourt será eleito por unanimidade Presidente do Conselho da Uniao Europeu de Karate o 21 de novembro de 1965, após a aprovação dos estatutos. A partir desse momento, ele vai estabelecer contactos com os lÃderes do Karate japonês. Essas discussões levarão à criação da WUKO e da atual World Karate Federation - WKF, onde foi o primeiro presidente, Takashi Sasagawa.
Sr. Delcourt mais tarde se tornou Presidente da Federação Mundial de Karate - WKF até 1998.
Homen da resistência francesa entre 1939-45, ele combate para sair os nazistas da France. O General de Gaulle apreciaria muito.
Jaques Delcourt e entre outro « Officier de la Légion d’Honneur » e « Chevalier de l’Ordre National du Mérite ».
Jacques Delcourt foi recebida dia 4 de julho de 2011 durante uma cerimônia de encerramento da temporada, recebeu a graduacao de Honra de 6º Dan, na presença de Gilles Pirman, o prefeito da cidade de São Clement e de seu ex-aluno Francis Didier e de seu Professor Henri Plee e, de todos os Expert Francese e Japonese.
Tambem Jacques Delcourt estava na FFKDA o 29 de outubro de 2011 para uma reunião com o Hirokazu Kanazawa que tinha amizade de mais 55 anos
Aqueles que tiveram o prazer de conhecê-lo vai se lembrar de um homem sincero, humilde e de uma grande bondade. É um grande homem que desapareceu muito cedo, e que funciona tanto para nossa disciplina.
Vamos lembrar a sua alegria e amizade.
Oss.