Autor Tópico: Foto do Passado  (Lida 72657 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Foto do Passado
« Resposta #120 Online: Dezembro 09, 2009, 12:31:12 »
Okuda ali ta a cara do Shirai, que foi o Mestre dele.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Foto do Passado
« Resposta #121 Online: Dezembro 09, 2009, 21:13:08 »
Oss Ari Sensei

nesta 1ª foto da demo no Centro de Okinawa está à frente Okuda Sensei,logo a sua esquerda atrás Sasaki Sensei,não sei,e Masahiro Sensei.

o Sr. sabe quem são os outros presentes  ???

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Foto do Passado
« Resposta #122 Online: Dezembro 10, 2009, 08:43:48 »
Olá Roberto,
Citar
So nao entendi uma coisa...Evens Lee??
Quer dizer que Li Wing Kai se chama na verdade Evans Lee?

Naquela época ele era chamado de Evans Lee depois passou adotar o nome de Li Wing Kai...agora qual é o nome real ou o nome fantasia não sabemos.

Citar
E é faixa preta de Karate??
Quem deu a faixa preta pra ele??

Com a FPK em formação (1974) os estilos faziam as promoções DAN/KYU, com a chegada do Okuda, que não reconhecia a graduação dos professores de outros estilos e nem do próprio estilo que não tivesse sido dada por ele, todos tiveram que refazer seus exames junto a uma banca formada pela FPK e comandada pelo Okuda.
O Evans Lee tinha um aluno muito bom naquela época o Eduardo Chow, tinha um gyako zuki muito forte, acho que o Ricardo (D´Elia) deve lembrar dele ?


Ari- Santos/SP
« Última modificação: Dezembro 10, 2009, 08:46:44 por Arivaldo »

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Foto do Passado
« Resposta #123 Online: Dezembro 10, 2009, 11:24:37 »
Olá Roberto,
Citar
So nao entendi uma coisa...Evens Lee??
Quer dizer que Li Wing Kai se chama na verdade Evans Lee?

Naquela época ele era chamado de Evans Lee depois passou adotar o nome de Li Wing Kai...agora qual é o nome real ou o nome fantasia não sabemos.

Citar
E é faixa preta de Karate??
Quem deu a faixa preta pra ele??

Com a FPK em formação (1974) os estilos faziam as promoções DAN/KYU, com a chegada do Okuda, que não reconhecia a graduação dos professores de outros estilos e nem do próprio estilo que não tivesse sido dada por ele, todos tiveram que refazer seus exames junto a uma banca formada pela FPK e comandada pelo Okuda.
O Evans Lee tinha um aluno muito bom naquela época o Eduardo Chow, tinha um gyako zuki muito forte, acho que o Ricardo (D´Elia) deve lembrar dele ?


Ari- Santos/SP



Prezado Ari,
foi interessante vc comentar sobre os dois, professor e aluno, eu os conheci e não me lembrava deles, o Evans Lee tinha uma academia na Pompéia e pela semelhança do nome com o ator Bruce Lee, ele pegou uma "beirada" no nome e até se vestia igual.
Em 1974, o Evans Lee obteve o 2º Dan no realinhamento dos gráus estabelecido pela FPK, sob a supervisão do Okuda Sensei, no Clube Monte Líbano, SP, e além dele estavam Gomes, Ennio, Sasaki e eu (era uma grande "panela" mesmo, mas também a maneira de começarmos à andar, todos estilos, lado-a-lado)
Em 1977, foi realizado o Campeonato Paulista, no Ginásio do Pacaembu, quando ainda  as equipes eram constituídas por atletas de um mesmo estilo, 5 atletas para cada uma delas e no individual 3 atletas por estilo. O Eduardo Chow, havia ganho um ou dois campeonatos da Shorin, naquele ano, e foi escolhido como um dos atletas para o individual, a primeira luta do Campeonato foi entre ele e eu, o Chow era mais pesado uns 10 quilos (eu pesava perto de 90), mais baixo, menor envergadura, acredito que mais lento ... o Tanaka Sensei foi o árbitro central, ele falou hajime e, imediatamente, eu avancei na direção dele para ganhar espaço ... ele estava em nekoashi, com a guarda alta, batendo uma das mãos no seu antebraço ... parti prá cima, bloqueei a mão sobre o antebraço e pressionei para baixo, meti um oi-tzuki jodan, contra o pescoço (com absoluto controle, só para secar a garganta), foi bem rápido, o Tanaka Sensei marcou Ippon, a luta durou 5 segundos.
Boas lembranças, Ari!
Oss
 
PS. foi a primeira e unica vez que eu vi o Tanaka Sensei marcar Ippon com tzuki, já que ele como árbitro só validava como Ippon, tzuki com o adversário desequilibrado e indo para o solo, desequilibrado e de costas, ou ainda chutes contra a cabeça. Em outras lutas tendo ele como árbitro, usei oi-zuki (aplicava com eficiência) várias outras vezes e ele só marcava wazari, cheguei para ele e questionei (na verdade não questionei, perguntei bem "devagar" para não ser mandado ...) porque ele não marcava como Ippon como a primeira vez, ele disse: "Aquele podia matar!"
Ricardo

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Foto do Passado
« Resposta #124 Online: Dezembro 10, 2009, 11:39:50 »
Esse seu depoimento me fez lembrar um trabalho de Mestrado da USP que um amigo fez anos atras. Teve que entrevistar Okuda Sensei.
Numa das perguntas sobre o Curso de Profissionais kenshusei Okuda Sensei disse:
-Um dia treinando, meu amigo foi machucado seriamente,..entao perguntei ao Sensei Nakayama se matar podia.....ele disse...aqui só Profissional, então morreu..morreu. Muito perigoso treino...acho que nao quero mais continuar.....mas continuou e se tornou um dos ais fortes karatecas do japão.
Conseguiu passar a mensagem a seus alunos, com certesa. Delia que o diga.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Foto do Passado
« Resposta #125 Online: Março 16, 2010, 08:30:49 »
Oss

recebi esta foto de Shinzato Sensei com Akamine Sensei,passado por Masahiro Sensei para Cláudio san,mais história.....

                 

Oss
alberto
« Última modificação: Março 16, 2010, 12:53:41 por yama »
yama-Alberto S. Almeida

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Foto do Passado
« Resposta #126 Online: Março 16, 2010, 13:05:20 »
Yama,
ótima foto, tive o privilégio de conhecê-los, foram pioneiros do Karatê em SP. O Sérgio Yanaguisawa foi meu primeiro professor, o Kawamura foi professor do Ennio Vezzuli, tive a honra de treinar com o Professor Shinzato e visitei varias vezes a academia  do Professor Sadao.  Em 1967,  eles deixaram a Goju do Professor Akamine e foram filiar-se a Shorin do Shinzato Sensei.
Oss
Ricardo

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Foto do Passado
« Resposta #127 Online: Março 16, 2010, 13:09:06 »
Oss D'Elia Sensei

eu estava esperando a oportunidade para perguntar ao Sr. ou a Pedro Sensei sobre estes dois Sensei.

Yanaguizawa Sensei ainda está na ativa e Kawamura Sensei é o que foi para a Takudai e agora está no nordeste ???

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Foto do Passado
« Resposta #128 Online: Março 16, 2010, 13:25:09 »
Não, yama, o Kawamura Sensei que está aqui em Recife não tem nada a ver com esse da foto. Deve ser um nome comum lá no Japão.


Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Foto do Passado
« Resposta #129 Online: Março 16, 2010, 13:34:25 »
Oss Fakart san

é que é tanto nome e a maioria nós não conhecemos,que vira um caldo doido....

para ter ideia qdo recebi a foto do Sensei e vi a data,fiquei maravilhado,eu ainda não tinha nascido,a foto é 6 meses mais antiga que eu   :) :) :) :)

Oss
alberto
« Última modificação: Março 16, 2010, 13:36:30 por yama »
yama-Alberto S. Almeida

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Foto do Passado
« Resposta #130 Online: Março 16, 2010, 17:33:11 »
Essa foto é muito bonita, o tom do branco envelhecido, as figuras em pé com o de terno preto no meio, as "sai" na parede... sem falar no aspecto histórico, o texto abaixo... eu nem sonhava em nascer quando ela foi feita...

E quanto ao Kawamura, eu tb achei que fosse algum parente de Kawamura Hayashi aqui... Pode até ser um nome comum... mas pra nós ocidentais, não é...


Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Foto do Passado
« Resposta #131 Online: Março 17, 2010, 10:24:37 »
Olá!
Essa foto é parte da história do Karate no Brasil, em um tempo que o Karate era visto com certo misticismo e grande respeito.
Tive o privilégio de conhecer todos eles e treinar em 1974 no curso do Sensei Nakayama, com Sensei Kawamura ( antigo professor do Ennio), mas minha iniciação no Karate foi com Sensei Akamine até graduar-me shodan.
Saudade desse tempo de Amizades e de Karatecas respeitados.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

A. HIGINO

  • Visitante
Re: Foto do Passado
« Resposta #132 Online: Março 17, 2010, 11:52:25 »
Citação "Pedro Sensei":
Saudade desse tempo de Amizades e de Karatecas respeitados.
Oss
Pedro
.......................................................................
OSS...

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re:Foto do Passado
« Resposta #133 Online: Abril 20, 2010, 14:13:46 »
Oss

encontrei esta foto de D'Elia Sensei no site de Bartolo Sensei,pedi autorização a D'Elia para posta-lo e ele gentilmente autorizou.

                                   

        Bartolo, Ricardo D’Elia,Serjão e alunos no Gashuku em Ãguas da Prata

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline marcellhernandes

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 44
  • Votos: +0/-0
Re:Foto do Passado
« Resposta #134 Online: Junho 29, 2010, 16:14:30 »
Muito papo e poucas fotos. Vamos lá pessoal!