No Japao, sempre foi karate do.karate Jutsu é coisa de Brasileiros.O primeiro livro de Funakoshi era TOTE-JUTSU, depois mudou o nome para karate do.
trata-se apenas de um marketing do Sensei Vinicio Antony?
caro amigo Bodhi,Pode ser TOTE ou TODE, tanto faz...Assim usam KERI WAZA ou Geri Waza.Fluentes na lingua Japonesa podem esclarecer melhor do que eu.
Acho que o silencio respondeu minha pergunta...rsrsrsrs
O cara que aparece de camisa preta aos 14:18, lá atras, é lindão.
Citação de: Mestre Luciano em Novembro 27, 2011, 11:01:57 Acho que o silencio respondeu minha pergunta...rsrsrsrs Oss, camarada!Bem, na minha humilde opinião, é sim, marketing de Antony Sensei, o que, de forma alguma, põe em questão a qualidade do Karate dele que, como todos sabem, é altíssima. Outra coisa: de certa forma, até concordo com a nomenclatura, pois se está difícil "limpar" o nome do Karate-Do, por que não dar nome a um MÉTODO DE TREINAMENTO que as pessoas não relacionem ao karate das competições furrecas? Espero que entenda meu ponto de vista. Acredito que isso seja semelhante a uma discussão que tivemos há um tempo atrás aqui no fórum de ser Karate (para o tradicional) e Caratê (para o esportivo).Oss.