Autor Tópico: Mitsusuke Harada Sensei demonstration  (Lida 8149 vezes)

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #45 Online: Setembro 01, 2012, 10:54:02 »
Conheço um monte de praticantes e ex praticantes de Aikido. Segundo eles raramente vc consegue aplicar um "kote gaeshi" na vida real. Se se conseguir, nao vai ser plastico e bonito como nos treinamentos! vai ser truculento e usando a força. Os praticantes de Aikido Yoshinkan ainda tem uma chance maior, pq os treinos são mais "truculentos" do que os treinos da Aikikai. Eles treinam mais a vera. Geralmente o cara que treina Aikido e outra arte marcial em conjunto consegue aplicar melhor o aikido em uma luta. Aquele que pratica e conhece apenas o Aikido tem uma chance muito grande de virar "dançarino marcial".
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Tsuki

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.054
  • Votos: +1/-0
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #46 Online: Setembro 01, 2012, 11:02:17 »
Osu, amigos.

Senhores, sem querer mudar a opinião de vocês e apenas, contribuindo com o tópico, gostaria que vocês observassem esses três vídeos:

Neste primeiro, trata-se da tácnica Temkan do Aikidô. É, basicamente, o nosso Tai-Sabaki. O vídeo é de instrução, então a coisa flui à 1:46, portanto no fim do vídeo. É isso, o que realmente desejo mostrar: a fluência da técnica.



Aproveitando o gancho do Tsuki, gostaria de fazer uma correção, pois, o termo Aiki-dô é todo de O’Sensei  Ueshiba, e ele só chegou realmente a esse “caminho da harmonia” após sua ligação mística com a seita Ômoto Kyô. Realmente, antes, ele era bem truculento, aluno que foi – do mais truculento ainda – Sokaku Takeda, mestre de Jûjûtsu.

E já que o Tsuki falou em Aiki-dô, outra história curiosa é a de Gozo Shioda-sensei, que em um de seus livros conta ter sido procurado por Nakayama-sensei, uma vez que vendo a maior envergadura dos Karateka ocidentais, levou ao Dôjô de Shioda-sensei, ou seja, um Dôjô de Aikidô, alguns alunos da JKA para aperfeiçoar suas  técnicas de Kumite, objetivando melhor desempenho nos campeonatos. Entre esses alunos estava Kanazawa-sensei!

Mostrei e abordei essas questões do Aiki-dô, para lembrar aos amigos que O’Sensei Funakoshi também manteve palestras com O’Sensei Ueshiba, e que, incentivado por Funakoshi, Shigeru Egami-sensei teria treinado com Ueshiba, trazendo elementos do Aikidô para o Shôtôkai.

Bom, voltemos ao “tenkan” e façamos um link daquela técnica com a apresentada aqui pela Shôtôkai, na técnica denominada Kakari Keiko:



Pois bem, agora, façamos uma ligação com o Tenkan do Aikidô, do Kakari Keiko do Shôtôkai, com o apresentado aqui, neste vídeo, na Botuku-Kan de Taketo Okuda-sensei.



Observem que dentro das particularidades dos estilos as técnicas de esquivas são similares, ou seja, promanam de uma mesma fonte.

Osu!


Melhor vídeo de shotokai que já vi!

Gostei das comparações! Valeu!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

danto

  • Visitante
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #47 Online: Setembro 01, 2012, 11:09:02 »
Sinceramente, cansei. >:(

Existe um preconceito em demasia de parte do pessoal "mais antigo" em achar que todos são ruins, fracos, vem pro Karatê ou por esporte ou para aprender como arranjar confusão.

Pelo amor de Deus! Se alguém aprender arte-marcial para não saber se defender, pra mim, melhor praticar ping-pong.  ;)

Da minha parte, nunca briguei em público, não tenho passagens pela polícia e, pra piorar, ainda trabalhei no III Conselho Tutelar de Niterói (Zona Norte, quem conhece sabe como são "os de menor" do Caramujo) sempre aconselhando menores que se metiam em brigas de bailes.

Agora, se afirmar que seria bom aprender uma arte-MARCIAL que me auxiliasse numa situação de risco leva a crer que estou falando em "tretas na night", $%&!, aí é $%&!. É um juízo de valor baseado em pré-conceitos acerca de uma pessoa que se "conhece" pela tela do pc.

Falaram que Steven Seagal é mestre em Aikido. Ok, porém eu tinha lido que o mesmo só ingressou no Aikido depois de passar por outras artes, ficando "apaixonado". Logo, não podemos acreditar (pelo menos eu) que ele tenha feito sua "fama" somente devido ao Aikido.

Nunca vi um aikidoka utilizando sua arte na prática, já vi mil e uma críticas a respeito da eficácia dessa arte-MARCIAL partindo de ex-praticantes e só expus a minha sincera DÚVIDA quanto à sua real eficácia.

Mas, pelo visto, se não treinarmos junto, se não sentarmos no bar, sempre haverá um motivo pra entender as mensagens de forma inadequada.

Treta na night foi $%&!... Isso depois de minha mulher, coincidentemente, me encher a paciência por que eu não saio a noite...kkkk E o $%&! é que deixei de sair, em parte, após terem "mexido" com ela quando eu fui comprar uma bebida num reveillon de Copa. Ali vi que era melhor nem ir pra esses "eventos" de grande porte pra não ter aporrinhação... Agora cuido do meu Bonsai (se alguém conhecer um local que venda cerejeira sakura no Rio, me avise!)...

Deve ser sina de botafoguense ser mal compreendido... pqp. Acho melhor me recolher mesmo e ficar só observando alguns participantes mais antigos.... Um abraço!

Ah, Tsuki, concordo 100%.

OBS: Antes que pensem que fui pitboy do jj, não fui. Não sei se pro bem ou pro mal, na região onde fui criado, que não foi Zona Sul, sequer era possível sair a noite pois as opções eram bailes funk no morro, atração pouco interessante para o "pessoal do asfalto" da ZN na década de 90. Hoje então, nem kumite posso fazer em razão do trabalho... que dirá "treta na night"...  ;)

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #48 Online: Setembro 01, 2012, 11:41:19 »
Pôxa vida,

   Não queria ter causado-lhe tal descontentamento ou recordações.

   Eu gosto de discutir ideias. Só. Se o meu conjunto de valores é diferente do seu, digamos, nada nos impede de debatermos a respeito do assunto de forma sadia ou divertida ou algo que o valha a pena pararmos o que estamos fazendo em nosso dia a dia e entrarmos aqui para uma prosa virtual. Na hora em que a coisa parte pra discussão de Internet e é levada pro pessoal, eu acho que acaba fazendo mal pra ambas as partes e outras que sequer de tal discussão estavam participando.

   Portanto, vamos supor que você valorize determinadas coisas na arte marcial. E vamos supor que nem o conceito de arte marcial pra mim seja importante e que pra mim o Vale-Tudo seja o grande ponteiro para se saber se uma luta presta ou não. Nada nos impede de ficarmos páginas e páginas proseando e vai que de repente uma das partes passa algo de bom para a outra. E um conceito pode mudar. Eu busco aqui no fórum bater papo com os camaradas, encontrar-me com eles sim, beber com eles sim e vestir o dogui também se for o caso.


   Um abraço pra você!

BigBoy

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #49 Online: Setembro 01, 2012, 13:53:57 »

Exponho isso, porque ví os amigos pesquisando a história da Shōtōkai, quando a apostila que eu estou coligindo (e está praticamente pronta) trata da forma mais lúcida de toda essa caminhada evolutiva do Karate-dō, considerando seu aspecto sintético.
Faltam apenas dois revisores me dar o seu "pronto" para eu poder torná-la acessível a todos do fórum.

Sensei Eros,
estou ansioso pelo resultado da sua pesquisa, a julgar pela qualidade dos seus posts, certamente um material confiável.
Quanto aos vídeos, ilustram bem os seus argumentos sobre a evolução histórica do karate, só que ainda me questiono sobre o porquê de pessoas com a importancia do Egami e Harada passam a se distanciar para o lado do ocultismo, não seria uma apelação pela notoriedade?

Shoto kan ou kai
Naquela momento histórico dava-se início a perpétua hipocrisia do karate em acusar-se verdadeiro x falso, sob o pretesto de discursos ideológicos maqueadores de interesses capitalista, enquanto o povo segue alienado.

Oss!

« ltima modificao: Setembro 01, 2012, 13:57:23 por Cabadapest »
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #50 Online: Setembro 01, 2012, 18:35:05 »
Se o cara não aguenta a pressão num "quebra" pela internet, que dirá num dojo sério de karatê! :P >:(
E olha que já vi quebras de verdade por aqui e os envolvidos ainda continuam no fórum.
Karate Wado Ryu

niten_01

  • Visitante
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #51 Online: Setembro 01, 2012, 22:17:08 »
GEM,

Sou o "cara" ex-proprietário da conta "danto". Peço tão somente que evite dar continuidade a um assunto que, além de polêmico, não lhe diz respeito.

Se saí do fórum (espero ser minha última postagem) é porque, lendo mensagens novas e antigas, vi que é o melhor a se fazer. Vi gente defendendo a Ditadura Militar, o nazismo (coisa pra mim inaceitável pois minha família foi atingida por esse mal e olha que nem judeus éramos mas só social-democratas) bem como a xenofobia anti-nipônica. Até sobre a nomenclatura de uma escola (Karatê Tridimensional) houve polêmicas envolvendo o nome de um Sensei que nem mais vivo está para se defender.

Por fim, evitar o combate quando se mostra desnecessário combater é sinônimo de sabedoria, não de covardia. Se eu aguento a pressão num Dojo, seja ele sério (e imagino o que seja sério para alguns) ou não, acredito que não lhe diga respeito também. Tenho tempo demais de Jiu Jitsu (só parei por uma lesão grave no pescoço, não que isso lhe diga respeito também mas) e nunca houve problema... E olha que a academia tinha de tudo, desde alguns malucos, passando por competidores fanáticos até um mestre faixa-vermelha visitante.

Então, sinceramente, peço que evitem dar continuidade ao assunto. Se o problema tem solução, não se esquentem. Se não tem, não se esquentem também.

Engraçado que seu eu me dissesse faixa preta 5º dan campeão panamericano ia ter um monte de gente aqui pedindo desculpas pelo mal-entendido, como vi em mais de um tópico...

Oss.
« ltima modificao: Setembro 01, 2012, 22:21:53 por niten_01 »

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #52 Online: Setembro 02, 2012, 01:10:03 »
danto ou niten_01, ou seja lá quem for,

Quem você pensa que é para chegar aqui e estabelecer normas de conduta no fórum?
O fórum é livre para quem quiser dar sua opinião, ninguém é dono de tema algum e valente de teclado já temos muitos, não precisamos de mais um.
Se saiu, sai de vez, se não saiu, larga a mão de ser frouxo e aguenta as discussões sem arregar.
Se não consegue nem suportar um barraquinho mixuruca destes aqui neste tópico (veja outros por aí onde o pau comeu de verdade) como acha que vai suportar treinar karatê? Karatê não é para quem fica de "mimimi".
E se se apresentasse como faixa preta 5o. dan, iria ser convidado a treinar conosco e demonstrar seus dotes.
Por isto tudo, para de frescura e não enche mais o saco. Volta pro seu JJ, se gosta tanto dele.
Karate Wado Ryu

niten_01

  • Visitante
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #53 Online: Setembro 02, 2012, 09:33:58 »
Agora era hora de eu te desafiar pra uma luta mortal, dizer que iria invadir seu Dojo, bla bla bla?

Lamentável. A discussão saiu do foco do tópico e não vou ficar dando papo pra maluco fofoqueiro. Quer brigar, vai pro Dojo ou "arranja uma treta na night".

E, realmente, valente de teclados temos muitos... Engraçado que alguns falam em filosofia no Karatê mas só vejo isso dos brasileiros: atitude agressiva. E de gente que nem na conversa estava. Prefere ignorar todos os argumentos e partir para a agressão pessoal. E desnecessária.

E o pior, fala-se muito em Funakoshi mas vejo vários aqui não seguindo os niju kun. Isso é karateca sério? Muito treino e pouca educação.

Enfim, que o tópico volte ao seu propósito inicial e, como lhe disse Sr. valente, melhor pararmos por aqui. Quer briga, posso te indicar vários lugares onde essa energia toda seria melhor utilizada.

niten_01

  • Visitante
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #54 Online: Setembro 02, 2012, 09:36:40 »
Agora era hora de eu te desafiar pra uma luta mortal, dizer que iria invadir seu Dojo, bla bla bla?

Lamentável. A discussão saiu do foco do tópico e não vou ficar dando papo pra maluco fofoqueiro. Quer brigar, vai pro Dojo ou "arranja uma treta na night".

E, realmente, valente de teclados temos muitos... Engraçado que alguns falam em filosofia no Karatê mas só vejo isso dos brasileiros: atitude agressiva. E de gente que nem na conversa estava. Prefere ignorar todos os argumentos e partir para a agressão pessoal. E desnecessária.

E o pior, fala-se muito em Funakoshi mas vejo vários aqui não seguindo o niju kun. Isso é karateca sério? De Dojo sério? Muito treino e campeonato e pouca educação. Depois falam mal dos japoneses....

Ah, e arregar num debate virtual foi $%&!. Seu conceito de luta, coragem e sobrevivência é beeem realista...

Enfim, que o tópico volte ao seu propósito inicial e, como lhe disse Sr. valente, melhor pararmos por aqui. Quer briga, posso te indicar vários lugares onde essa energia toda seria melhor utilizada.

Offline shotokan_itape

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
  • Votos: +0/-0
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #55 Online: Setembro 02, 2012, 09:38:38 »
O Karatê começa e termina com cortesia.

OSS...

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #56 Online: Setembro 02, 2012, 14:22:18 »
Sai de vez ou para de encher o saco. Ninguém é obrigado a entrar no fórum e ler os tópicos. Entra que quer.
O cara pega o bonde andando e quer sentar na janela! Quer ditar os padrões de postagens daqui!
$%&! cara chato! Já foi tarde.
Mas aposto que daqui a pouco ele se cadastra com outro nick e vem aqui encher o saco de novo.
Karate Wado Ryu

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #57 Online: Setembro 02, 2012, 14:25:35 »
O Karatê começa e termina com cortesia.

OSS...
shotokan_itape, quem me conhece aqui do fórum e até pessoalmente, sabe que normalmente sou educado e não entro na pilha nas postagens. Mas a petulância deste carinha aí dos posts realmente me tirou do sério.
Espero que você não entre na onda de comprar a briga dele. Não entre nessa, não vale a pena.
Karate Wado Ryu

Offline Eros José Sanches

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 206
  • Votos: +0/-0
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #58 Online: Setembro 04, 2012, 21:13:50 »
Osu, amigos!

Desculpem-me o atraso, mas, vida de milico é meio "sem agenda fixa", então, desde minha última participação só pude entrar agora...

"Acordei" o tópico para não deixar o amigo Cabadapest sem um retorno à referência que fez sobre essas minhas postagem.

Cabadapest você se referiu a questão do por quê de alguns mestres tenderem ao "ocultismo". Em meu ponto de vista, essa questão deve ser entendida dentro de uma ótica cultural. Não acredito que eles tenham buscado algum tipo de projeção. Li alguma coisa sobre O'Sensei Ueshiba e também sobre Egami-sensei. Acredito que a vivência leva o homem a buscas diferenciadas, e isso, profundamente ligado à cultura que o norteia.

Imaginando a vida comum de um ocidental capitalista (praticante de Karate-dô ou não), percebemos que na maioria, a vida transcorre similar às buscas da juventude, porém, "transferidas" para o seio familiar (Ex.: as projeções próprias transferidas agora para os decendentes). Isso é quase como um padrão. Desta forma, a realização está na realização da sua continuidade familiar (conceito social) e genética (conceito científico).

No meio oriental, a crença na reencarnação leva a conceitos filosóficos de continuidade da vida. Assim, ao atingir uma maturidade mental (para mim, sempre associada à degeneração física pela velhice), faz com que o homem busque uma revigoração espiritual (pois sabe que morto o corpo, vivo ele permanecerá em espírito, e este retornará à vida pela reencarnação, portanto, é atraente a continuidade do esforço de aprendizado).
Isso pode explicar, porque O'Sensei Funakoshi, exausto pela velhice e prostrado em uma cama, refazia mentalmente os Kata para "aperfeiçoar a técnica".

Por favor amigos, não estou fazendo apologia religiosa. Estou apenas me baseando no extrato cultural para entender o que leva a essa busca pelo misticismo de alguns mestres.

Tsuki, obrigado por notar a similaridade básica das técnicas que apresentei em vídeo.

Osu!
"A popularidade internacional alcançada pelo Karate-do é recente, mas essa é uma popularidade que os professores de Karate devem fomentar e usar com grande cuidado" (Gichin Funakoshi, 1956)

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:Mitsusuke Harada Sensei demonstration
« Resposta #59 Online: Setembro 13, 2012, 16:41:01 »
Caras, eu queria que todo mundo aqui conseguisse expor suas idéias como o Eros, show de bola mesmo. Com o material em mãos, se puder me envie também.

Não entendo a resistência de alguns em conhecer, ninguém é obrigado a gostar, mas tb não dá pra descredenciar a opinião de um colega que expõe de uma forma tão bacana :) Me lembrou bastante o Alexander hehehehe

Agora sobre o arregão do fórum... caras, eu imaginei o GEM, com todo aquele tamanhozão dele, recebendo o sujeito no Dojô e enfiando a porrada :P

Arregão, ninguém vai te chamar pra um duelo mortal, só vão tirar sarro da tua cara... se acostume, não sai do fórum não, volta, discute, briga, dá piti... e no próximo encontro dá um abraço nesse bando de velho chato pra cacete e vai treinar $%&!!

Eu já tive "treta" com o Roberto, já discordei do Pedrão, já xinguei o Rodrigo... faz parte, fórum é reflexo de como somos na vida, tem dia que estamos bem, tem dia que não estamos. Para de frescura, vai ;)

Hai!
Oss!
Sayonara, e o caramba a quatro :)

Juliano