Autor Tópico: Sensei Vilobado Moraes Pedreira  (Lida 1599 vezes)

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.011
  • Votos: +0/-0
Sensei Vilobado Moraes Pedreira
« Online: Março 12, 2012, 15:40:58 »
Dia 28 de janeiro deste ano, foi diplomado como 8º dan, Sensei Vilobaldo Moraes.

A história deste homem está intrinsicamente ligada a história do karatê na Bahia. Ele começou seus treinamentos em 1961, no Ginásio Acrópole. Treinou karatê com o mestre Eisuke Oishi e Denilson Caribé, lá em meados da década de 60, viajando várias vezes  junto com Denílson Caribé, Ivo Rangel, Lázaro Gagliano e Carlos Alberto Costa para buscar conhecimento de karatê para trazer a Bahia. Teve ainda outros mestres em sua formação, Ysautaka Tanaka, Lirton Monassa e Yoshizo Machida.

No fim da década de 60, Eisuke Oishi deixa o Brasil solicitando a Nihon Karate Kiokai no Brasil, que indicasse alguém para assumir o karatê na Bahia. A NKK indicou Denilson Caribé, aluno mais graduado (faixa marrom) como coordenador de uma comissão que ficaria responsável de ensinar o karatê na Bahia. Um dos comissioanados foi Vilobaldo Moraes Pedreira que nesta época ainda era faixa roxa (para termos uma idéia de como a faixa era mais valorizada neste período), que teve o aval de ensinar karatê Shotokan dada pela NKK e com assinatura de seu representante no Brasil, sensei Yasutaka Tanaka.

Sensei Vilobaldo, assumiu os treinamentos no Acrópole, mas um golpe no rosto aplicado por Roberto Pereira, quebrou seu malar e seu maxilar, o que afastou-o por 6 meses do karatê. Ao retornar aos treinamentos, foi para a ASKABA.

Alguns resultados de seu curriculo

Foi terceiro colocado no primeiro torneio realizado em solo baiano, em 1967 no Clube Bahiano de Tenis. Vice-campeão do I Torneio/ASKABA no ano de 1968 e vice-campeão no II Torneio/ASKABA no ano de 1969, todos na modalidade Kumitê. Foi integrante da seleção baiana em vários campeonatos brasileiros, participou de inúmeras demonstrações.

Ele também é responsável por começar a expansão do karatê para o interior do estado da Bahia dando aulas para um grupo de amigos em Feira de Santana.

Fundou alí naquela localidade, em 1964, no fundo da casa do sogro de Carlos Alberto Costa, a academia Karatê de Feira de Santana.

Esta é minha homenagem ao sensei Vilobaldo Moraes.



Um abraço!


Offline St0n3h0us3

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 172
  • Votos: +0/-0
  • Respeito Acima de Tudo.
Re:Sensei Vilobado Moraes Pedreira
« Resposta #1 Online: Março 12, 2012, 23:12:34 »
Grande Alexandre,
Obrigado por lembrar do meu sensei. Com certeza é um grande nome no karate baiano e brasileiro. Você só errou o nome do nosso dojo no final, o correto e Feira Karate Clube - FEKABE.
Com certeza é um grande homem, de coração bom e excelente karate e forma física, apesar da idade. E faz parte da diretoria que está reestruturando a Federação Baiana.
Para quem não conhece, segue uma foto dele: (o do meio)
Osu
"Melhor lutar por algo, do que viver para nada."
#############################
Igor Pedreira

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.011
  • Votos: +0/-0
Re:Sensei Vilobado Moraes Pedreira
« Resposta #2 Online: Março 13, 2012, 09:22:15 »
Grande St0n3h0us3... (o nickzinho enjoado...rsrsrsrs)

Na minha pesquisa, apareceu realmente o nome da academia atual, e eu ia colocar na homenagem, mas algo falhou...rsrsrsrsrs mas obrigado por ajudar a firmar a homenagem com o complemento da informação.

Um abraço e passe meus cumprimentos para o sensei Vilobaldo!