Autor Tópico: Um pouco de hist贸ria...JKA  (Lida 2118 vezes)

Offline Clarice_Malinowski

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
  • Votos: +0/-0
Um pouco de hist贸ria...JKA
« Online: Outubro 25, 2006, 12:21:49 »
Um pouco mais de hist贸ria...JKA

Sensei Katsumoto se n茫o for cansativo o senhor poderia nos contar um pouco do processo de 鈥減erda鈥 e posteriormente recupera莽茫o da representa莽茫o da JKA no Brasil. Motivos, dificuldades, lutas pol铆ticas necess谩rias...

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Um pouco de hist贸ria...JKA
« Resposta #1 Online: Outubro 25, 2006, 13:18:14 »
OL谩 Clarice,

O Karate da JKA come莽ou a perder a representatividade com o advebnto do KARATE OLIMPICO em meados de 1985.
Um grupo que adentrou na FPK e consequentemente fundou a CBK veiculou que o unico Karate OFICIAL no BRasil seria o WKF.
JUnto a isso, em 87  Mestre Nakayama faleceu, o que fez que Sensei Okuda, Representante legal da JKA no BRasil,se desligasse desta escola, preferindo continuar a ensinar o Karate JKA, por茅m desvinculando-se da escola no Jap茫o.
Outro grupo, Sasaki SEnsei, Machida SEnsei, Inoke, Tanaka e Watanabe, decidiram ent茫o seguir o Karate Tradicional de Nishiyama Sensei, que era o outro grupo que reinvidicava colocar o Karate como Esporte Opimpico, por茅m, um grupo menor, forte no Karate,mas politicamente muito pequeno, comparando-se com o WKF.
A JKA ficou at茅 1996 sem nenhum representante legal no Brasil, ano em que, tivemos novamente um recome莽o na escola, desta feita com Sasaki, Machida e alguns outros Professores, dentre eles eu,  Carlos Rocha Sensei e Alfredo Ayres.
Como a JKA est谩 quebrada em varias pequenas organiza莽oes no Jap茫o, a mesma situa莽茫o acontece por aqui.
Apesar de termos alguns fundadores do Karate Brasileiro, ex-alunos da Universidade Takushoku(JKA Style),muitos est茫o em outras organiza莽oes separadas,mas ainda s茫o respeitados como JKA.
Oficialmente a JKA do Brasil tem hoje como Instrutores Chefes Sasaki e Machida Sensei.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

marascas

  • Visitante
Um pouco de hist贸ria...JKA
« Resposta #2 Online: Outubro 26, 2006, 00:09:13 »
Eu me intrigo porque  considero a JKA a melhor escola de Karate, e depois dela tamb茅m SKI do Mestre Kanazawa. Mas os dirigentes dela e das federa莽玫es esportivas n茫o conversam!
Porque essa guerra de vaidades??

Como que no Jap茫o, os karatecas s茫o vinculados a FJK (WKF) e tamb茅m na NKK (JKA) e porque isso n茫o pode ocorrer por aqui??


Se a JKA 茅 uma escola de Karate, n茫o deveria haver problema algum em seus membros serem filiados a uma federa莽茫o. E da mesma forma que os karatecas federados podem sem problema algum, serem ligados as suas escolas/estilos/associa莽玫es/ etc;

A exemplo da Wado e da Goju, que s茫o muito fortes nos seus grupos fechados, mas mesmo assim, participam da CBK.

...

Offline Juan (opasto)

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 416
  • Votos: +0/-0
Um pouco de hist贸ria...JKA
« Resposta #3 Online: Outubro 26, 2006, 07:38:20 »
Pelo que sei a JKA/NKK Brasil tem karatekas de v谩rias federa莽玫es matriculados: CBK, CBKI, Tradicional.

Alias, a entidade segregadora no Brasil 茅 a CBK com sua santa inquisi莽茫o.

As outras vivem e deixam viver.

O que o Marascas disse est谩 correto, no m铆nimo todos os dojos e atletas shotokan deveriam estar filiados a uma escola, e opcionalmente as federa莽玫es que desejarem.

O que acho que falta a JKA/NKK Brasil 茅 um trabalho melhor elaborado (n茫o caro)

- oferecendo cursos continuados de aperfei莽oamento para instrutores, talvez at茅 gratuitos, para professores/dojos que se associarem.
- uma sede com um dojo central
- equipe de assessoria de imprensa, para criar e ocupar os espa莽os na m铆dia destinados as artes marciais
- peri贸dicos informativos (via internet ou impressos)
- atividades sociais familiares paralelas

E sei l谩 mais o que, ou seja, transformar numa verdadeira sociedade shotokan, sem fins de lucros, mas com sa煤de financeira.

Tem a铆 governo, ongs, empresas particulares, consulado japon锚s para apoiarem.

O correto 茅 criar uma equipe profissional, paga e 100% dedicada para desenvolver esse projeto.
OSS!
Juan Claudio Martin

Offline fabiopeart

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 525
  • Votos: +0/-0
Um pouco de hist贸ria...JKA
« Resposta #4 Online: Outubro 26, 2006, 09:12:07 »
OSS

Concordo Plenamente!!!!

Eu topo participar do projeto, seja que qualquer forma.

OSS
---------------------------------------------------
Karate ON