Autor Tópico: Grandes Personagens da História do Karate-Do  (Lida 60824 vezes)

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +4/-16
Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Online: Fevereiro 08, 2008, 21:45:58 »
Pessoal

Estou inaugurando este tópico para apresentar curiosidades históricas sobre alguns personagens que contribuíram para a formação da nossa nobre arte do Karate-Do.  Vou começar por um grande mestre de Okinawa que muito contribuiu para a formação do estilo Shotokan, o mais praticado pelos participantes aqui do Fórum: Kosaku Matsumora, um dos maiores praticantes do Tomari-Te.

Pechin Kossaku Matsumora Chikudon foi um guerreiro proeminente do lado ocidental da vila de Tomari. Sua família era formada por descendentes indiretos do primeiro rei Sho. Quando menino, estudou os clássicos chineses e sobre o Confucionismo na escola de Tomari  para jovens estudantes de família de posição. Matsumora era de baixa estatura, mas seus ombros largos e tórax maciço revelavam um corpo muscular.

Matsumora estudou Karate-Do com Uku Giko por 3 anos, enfatizando o desenvolvimento de uma forte estrutura enquanto aprendia o uso das pernas para melhorar a mobilidade e do quadril para gerar potência. Mestre Uku ensinou a Matsumora 3 katas conhecidos em Tomari como Naihanchi.

Matsumora então estudou com Teruya Kishin. Deste grande Mestre ele aprendeu os katas Passai e Wanshu. Mestre Teruya ficou tão impressionado com este jovem guerreiro que convidou Matsumora a continuar seu treinamento no mausoléu de sua família. Esta foi a grande honra que o jovem rapaz pode receber, porque nesse tempo o estudo do Karate ainda era praticado em total segredo, e bem tarde à noite. Ser apanhado praticando significava morte certa.

Era no mausoléu da família que Teruya revelava o bunkai ou treino de aplicação a Matsumora de forma que ele pudesse entender o profundo significado dos movimentos do kata e a aplicação prática desses movimentos.

Quando Matsumora estava com seus vinte e poucos anos, ele defendeu com sucesso a si mesmo e várias pessoas da vila contra um espadachim do clã Satsuma. Matsumora desarmou o espadachim e atirou a espada no rio, perdendo apenas o dedo mínimo na contenda. Perder a espada numa batalha era, para qualquer samurai, a perda da própria alma. Entretanto para um samurai da força do clã Satsuma perder a espada para um okinawano era uma desgraça inimaginável.

Perder o dedo entretanto fez de Matsumora um homem marcado. Felizmente, toda a vila de Tomariveio em seu Socorro escondendo o seu paradeiro dos oficiais do governo que queriam retaliá-lo. Matsumora ficou secluso e Escondido na região de Nago.

Matsumora também foi um mestre de Bo-Jutsu, a arte de luta com o bastão de 1,80 metro, e de Jo-Jutsu, o bastão de 1,20 metro, apesar da sua deficiência.

Kosaku Matsumora é bem lembrado por combater as injustiças feitas contra todos os okinawanos pelo governo da Restauração Meiji. A ele é creditada a defesa de Neewagumuchi, uma taxação escolar imposta pelos oficiais do governo.

Suas incansáveis lutas contra as injustiças durante a ocupação japonesa lhe granjearam o apelido de "Primeiro Santo"


Saudações   ;)   8)
« Última modificação: Fevereiro 08, 2008, 21:53:44 por Troyman »
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

k_man

  • Visitante
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #1 Online: Fevereiro 09, 2008, 16:16:03 »
Excelente idéia, sensei Troyman! Nós é que temos a ganhar com sua boa vontade em dividir seu conhecimento. Aproveito a oportunidade para lhe fazer uma pergunta: certa vez ouvi dizer que o comprimento do Jo deveria ser relativo à altura do praticante, ou seja, deveria ir do chão até a altura do ombro. Já pelo texto percebi que o mesmo tem um tamanho padrão, assim como Bo. Qual versão está correta?

OSS

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +4/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #2 Online: Fevereiro 10, 2008, 01:24:14 »
k_man

Olha, nunca treinei com o Jo, mas, pelo que me consta, costuma ser mais ou menos do comprimento de uma espada katana ou de um Boken (espada de madeira para treino de Iai-Do, Kendo, etc...).

Quanto às personagens históricas do Karate-Do, logo estarei postando outra vez, desta feita sobre o Mestre Kusanku, o criador do kata que deu origem aos katas Kusanku (Kanku) Sho e Dai.  Aguarde.

Saudações   ;)   8)
« Última modificação: Fevereiro 11, 2008, 22:36:13 por Troyman »
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Ricardo S

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
  • Votos: +0/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #3 Online: Fevereiro 10, 2008, 10:57:38 »
Fala Troyman,

Só por curiosidade, reza a lenda que o Jojutsu foi criado pelo Gonnosuke, que depois de perder para o Musashi em um duelo, enquanto meditava, teve uma "visão divina" onde recebeu instruções de que reduzindo o bastão para 4 shaku, 2 sun e 1 bu (total de 1,28m) conseguiria a versatilidade desejada à arma (a história do duelo entre ele e o Musashi você conhece bem, que eu sei).

Mas, assim como o Bo, acredito o tamanho "oficial" não seja seguido à risca, por questões de estatura mesmo.

No meu caso, por exemplo, por ter 1,90m, costumo usar um bastão (Bo) de 2m, embora esteja querendo realmente tirar uns 10cm. O ideal é que o bastão seja um pouco maior que o praticante e os japoneses não eram muito altos, como sabemos.

 

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +4/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #4 Online: Fevereiro 10, 2008, 13:25:59 »
Grande Chewbacca

Essa lenda do envolvimento do Musashi com o Jo-Jutsu para mim é nova, pois eu não li nada a respeito no livro sobre a vida dele.  Vou dar uma verificada.  Agora, que a estatura dos japoneses tem uma média bem baixa, ah, isso lá é verdade.  Ainda ontem estávamos conversando sobre isso, eu, o Lezon, o Zé e o Roberto e comentou-se que o tão famoso Sensei Nakayama era ainda mais baixo que o Sensei Shinzato.  Eu não queria acreditar, mas enfim... (só espero não ter pisado no calo de ninguém com esse comentário).

Saudações   ;)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +4/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #5 Online: Fevereiro 10, 2008, 18:27:03 »
Dando prosseguimento sobre relatos da vida de grandes personagens da história do Karate-Do, segue abaixo uma descrição sobre um breve encontro entre o Grande Mestre Kusanku e To-de Sakugawa, que teria sido professor de Sokon Matsumura, o precursor do Shuri-Te :

   Kushanku (Ko So Kun ou Kwang Shang Fu) era o nome de um chinês especialista em artes marciais, que foi para Okinawa em 1756 como embaixador do imperador da disnatia Ming da China.  Naquele tempo ele era ainda um bem conhecido mestre de Quanfa e uma pessoa muito respeitável.

     Aqui está uma pequena história do primeiro encontro entre Kushanku e o jovem Sakugawa, professor de Sokon Matsumura:  Um dia, quando estava com 23 anos de idade, o jovem Sakugawa decidiu visitar Nakashima-Yukaku, que era um famoso bairro com várias opções de lazer e diversão.  Enquanto atravessava uma ponte nas proximidades de Izumizaki, ele notou a presença de um chinês elegantemente vestido em pé na margem do rio, apreciando o reflexo da lua na água.  Tomado por um súbito impulso, Sakugawa resolveu dar um trote no estrangeiro, empurrando-o no rio.  Furtivamente aproximou-se por trás do estranho e subitamente deu-lhe um forte empurrão.  O chinês falou a palavra "Perigo!" na lingua local mas com um forte sotaque, virou-se e agarrou a mão de Sakugawa com um aperto de ferro.

     "Agora, porque você fez isto?", o estrangeiro perguntou.  "Você não percebe que o seu trote poderia resultar em algum perigo?  O que aconteceria se eu fosse uma pessoa fraca incapaz de lidar com esta situação?  Você é uma pessoa forte e não devia brincar dessa maneira.  O povo de Okinawa tem sido muito gentil para comigo e por isso vou ser condescendente, mas evite cometer atos como este no futuro."

     Sakugawa ficou tão envergonhado que não sabia o que dizer.  Neste momento um jovem aproximou-se e vendo os dois ali na margem do rio, virou-se para Sakugawa e perguntou, "Você não é o Sakugawa? Eu bem que estava te reconhecendo.  O que está fazendo aqui?"

    "Você conhece este rapaz?", o chinês perguntou ao jovem, apontando para Sakugawa.

    "Sim," o jovem respondeu, "ele é um bem conhecido aluno de Karate local e uma grande promessa para as artes marciais."

     O cavalheiro chinês mudou o tom de voz e dirigiu-se a Sakugawa.  "Se você por acaso vier a Kume, procure por Kushanku e eu vou lhe ensinar não apenas os "como", mas também os "porque" das artes marciais."  E apontando novamente para o outro rapaz, disse, "Este é Kitani-Yara, um dos meus alunos que está me ajudando durante minha estadia neste país."

     Tomado de emoção por esse golpe de sorte, Sakugawa mal podia esperar para voltar ao seu professor e contar o ocorrido.  Quando relatou a história, Takahara ficou também extasiado e disse, "Vá até Kushanku e aprenda tudo o que puder.  Ele é o mais habilidoso artista marcial que jamais chegou a estas ilhas vindo da China.  A sorte lhe sorriu.  Quando Kushanku retornar à China, você será muito benvindo de volta a esta escola.  Agora apresse-se!"


Saudações   ;)   8)

ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline rogerkyokushin

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #6 Online: Fevereiro 10, 2008, 22:43:59 »
 primeiramente boa noite a todos,gostaria de comentar sobre o criador do estilo de karate que eu pratico,alguem conhece o shihan Mas Oyama? ele matou ate touros com ataques de mao,ele era muito fera.assistam o filme que conta a historia dele,o filme se chama "Oyama o lutador lendario",vcs vao gostar.

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #7 Online: Fevereiro 10, 2008, 22:56:59 »
rogerkyokushin,
Veja esse tópico sobre a história de Mas Oyama... mas não fique muito entusiamado, tudo indica ele que é uma personalidade muito controvertida.

http://www.karateca.net/component/option,com_smf/Itemid,27/topic,549.0/

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +4/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #8 Online: Fevereiro 11, 2008, 10:16:00 »
Pessoal

Acho muito interessante comentar sobre a vida de grandes mestres, mas eu criei este tópico para a gente ler e debater de acordo com o que eu for colocando.  Logo a gente vai chegar no Mestre Oyama, valeu?  No momento estamos com as vidas de Kosaku Matsumora e de Kusanku.  Se não houver mais postagens a respeito desses dois mestres, logo estarei postando sobre outros.

Saudações   :)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Lezon

  • Visitante
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #9 Online: Fevereiro 11, 2008, 12:16:04 »
Muito bem Sensei Troyman.

Como não tenho comentários a fazer, vou aguardar o desenvolvimento natural do tópico.

Hai!!!

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #10 Online: Fevereiro 11, 2008, 13:15:59 »
Caro sensei Troyman, obrigado por colocar essas informações sobre os mestres antigos. Sugiro que nos textos que apresentar sejam incluidas as fontes de onde tirou as informações para que outros possam aprofundar mais no assunto e mesmo avaliar melhor sua credibilidade. No fundo essas histórias antigas acabam sendo uma confusão entre mitologia e fatos reais, e é difícil saber a proporção de verdade nos relatos existentes.

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #11 Online: Fevereiro 11, 2008, 13:24:54 »
Com relação ao mestre Kussanku e Sakugawa......outra teoria sugere que Sakugawa não estudou diretamente com Kussanku, mas aprendeu os princípios daquele sistema com Yahara Guwa (AKA Chatan Yahara). Há três datas de nascimento e morte para Sakugawa : 1733-1815, 1762-1843, e 1774 -1838. A primeira data é usada na maioria dos textos e torna possível a teoria de Sakugawa ter estudado direto com Kussanku. A segunda data foi sugerida por Nakamoto Masahiro, aluno de Choshin Chibana e Taira Shinken, e fundador da Escola Bunbukan Shuri-te. A terceira data foi determinada por Sakugawa Tomoaki (descendente da sétima geração Sakugawa) no Nihon Budo Taikei, volume oito. Outro fato que apoia esta teoria refere-se ao kata Kussanku. Bushi matsumura Chikudun Pechin Sokon ensinou apenas um kata de Kussanku (Yahara Kussanku). Este título indicaria um vínculo com Yahara Guwa.


Ari-Santos/SP

k_man

  • Visitante
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #12 Online: Fevereiro 11, 2008, 13:54:49 »
  Logo a gente vai chegar no Mestre Oyama, valeu? 
Saudações   :)

Alguém aí falou Oyama? Estamos aguardando ansiosos pela sua biografia... ;D

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +4/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #13 Online: Fevereiro 11, 2008, 14:15:23 »
Gakusei

Por enquanto vou continuar postando as histórias sem citar as fontes, só para atiçar a curiosidade do pessoal.  Mais tarde eu colocarei as referências, valeu?


k_man

Paciência que a gente chega lá.


Arivaldo

Já faz um tempinho que você não posta aqui no Fórum.  Interessante essa teoria sobre Sakugawa.  De repente Chatan Yahara e Chatan Yara sejam nomes da mesma pessoa, Yahara ou Yara, originário da vila de Chatan em Okinawa.  Contudo, Chatan Yara, de quem há muito pouca informação, parece ter nascido em 1670, embora há quem afirme que tenha nascido muito depois disso.  Os katas conhecidos pelo nome Kusanku aparecem em várias versões apresentadas em diversos estilos de Karate-Do.  Uma versão muito interessante é a do estilo Chito-Ryu que o nomeia como "Sanshiryu-Kusanku-Dai" e, se não me engano, já postei aqui no Fórum com um link para o YouTube:



Saudações   :)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #14 Online: Fevereiro 11, 2008, 16:30:42 »
onde se lê Chatan Yahara;
leia-se  Chatan Yara,


....................quando postei devia esta pensando no Yahara rsrsrssrsrsrsrssrsrsrsrs


Ari - Santos/SP