Autor Tópico: Grandes Personagens da História do Karate-Do  (Lida 64163 vezes)

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #30 Online: Fevereiro 26, 2008, 09:52:55 »
AVI

Dolph Lundgren - Venceu o Campeonato Europeu de Karatê em 1980 e 1981 e o Campeonato Australiano de Karatê em 1982.


OSS

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #31 Online: Fevereiro 26, 2008, 15:29:10 »
Avi

As informações que coloquei no tópico foram extraídas de um site do próprio estilo Kyokushin-Kai.  Lá só fala que ele foi campeão peso-pesado australiano.  E isso não significa que ele não seja sueco (na minha ignorância, eu até pensava que ele era alemão, mas enfim...).  As informações sobre o Mandela também estão lá no tal site que oportunamente vou referenciar para os leitores deste tópico.

Saudações   :)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #32 Online: Fevereiro 27, 2008, 00:58:26 »
Oss

O melhor de todos aí é o Sean Conery,meu ídolo por favor sem piadinhas,eu vi o 1* filme qdo ele era um ator que fazia pontas em um Tarzan, no cine Brasília em Santos que foi demolido e ele era o caçador assassino,cara eu devia ter uns 09 anos,sabia que ele havia treinado muito judo para desenpenhar o 007,mas que que também gostava de karate pra mim é novo :D.

Passei a gostar mais ainda do velho Sir Britânico como ele gosta de ser chamado.

O Dolph é um ator de 5* o melhor papel foi o de He Man,é muito ruim :D :D :D

E eu gosto do Oyama Sensei afinal sair do buraco quer ele saiu e se meter em outro buraco no meio da guerra,o cara era decidido pacas,e não me mandem levar ele para casa,ainda mais que sou parecido na barriga e na alcunha como ele :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto/Santos.
« Última modificação: Fevereiro 27, 2008, 01:01:49 por yama »
yama-Alberto S. Almeida

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #33 Online: Fevereiro 27, 2008, 02:26:14 »
Yama san

O melhor papel de Dolph lundgren sem dúvida é a primeira versao do heroi da marvel justiceiro. Varias cenas de lutas com campeões de kyokushin na vida real. A segunda versao com outro ator é horrivel. Essa primeira feita com pouca verba é bem mais dark.

http://www.adorocinema.com.br/filmes/justiceiro-89/justiceiro-89.asp

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #34 Online: Fevereiro 27, 2008, 11:53:34 »
Eu já sabia que, quando o nome dessas personalidades estranhas ao mundo do Karate-Do aparecessem no tópico, a galera ia começar a desviar o assunto.  Mas tudo bem.  Sean Connery é escocês (portanto britânico) e é um dos melhores atores do Reino Unido, quiçá do mundo (só não entendo como é que ele teve a coragem de estrelar aquela $%&! da "Liga Extraordinária"!).  Agora, cá entre nós, se a Academia de Hollywood estipulasse um Oscar para o maior canastrão, o Dolph Lundgren ganharia todos os anos.  Vai ser ruim assim nos quintos dos infernos.  Ele consegue ser pior que o Arnold "Chá das Negas" (me recuso a escrever aquele sobrenome...).  Pelo menos o Arnold desempenhou um ótimo papel como Conan, o Bárbaro e como aquele soldado contra o Predador, o Dolph nem isso...

De qualquer forma, acho melhor colocar logo outro personagem aqui no tópico.  Aguardem...

Saudações   ;D
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #35 Online: Fevereiro 27, 2008, 16:30:32 »
Estamos no aguardo sensei troyman, mas os topicos sao assim mesmo, sao vivos, tem vida propria. O filme do dokph lundgren é bom justamente porq ele nao fala muito, é luta atras de luta com karatecas de verdade, só isso.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

k_man

  • Visitante
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #36 Online: Fevereiro 28, 2008, 00:11:50 »
Sensei Troyman

antes que passe para o personagem seguinte, muito obrigado pelo excelente texto. Eu não sabia que Oyama também tinha praticado boxe. Se me permite, gostaria de acrescentar um detalhe que acho importante, porque muita gente acha que ele não era bem quisto pelos japoneses. Mas Oyama era amigo pessoal de Masahiko Kimura. Para quem não sabe, Kimura foi um dos maiores e mais respeitados judocas na sua época, e ficou famoso por aqui por ter derrotado Hélio Gracie em uma luta. E sobre os comentários de que Oyama era envolvido com a máfia japonesa, ele era sim, bem como o próprio Kimura também.

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #37 Online: Fevereiro 28, 2008, 01:04:58 »
k_man

Tem muito japonês no Brasil que é envolvido com a Yakuza e a gente nem dá conta.  Inclusive alguns professores de estilos bastante respeitáveis.  Mas é melhor a gente não entrar nessa seara.  Para o nosso bem e para o bem do Karate-Do.

Saudações   :(
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #38 Online: Fevereiro 29, 2008, 22:46:51 »
Bem, pessoal, está na hora de falar sobre mais um personagem da História do Karate-Do, Anko Itosu, um dos grandes responsáveis por estarmos aqui participando deste Fórum:

Anko Itosu nasceu em 1832 no vilarejo de Yamagawa, Shuri, e estudou karate desde muito jovem com Sokon Matsumura.  Bem versado, tanto nos Clássicos Chinêses, quanto nos Japonêses, tornou-se secretário do último rei de Okinawa, Sho Tai, até que a monarquia foi extinta em 1879.  Informações concernentes aos seus próximos 20 anos são vagas, mas, segundo Katsuya Miyahira (Hanshi 10o. Dan da linha Kobayashi do Shorin-Ryu de Okinawa), durante esse período Itosu aprendeu karate com Gusukuma (Shinpan) Shiroma de Tomari e de um chinês que também vivia em Tomari.  Mais tarde, Itosu simplificou o kata Naihanchi de Matsumura, desenvolveu o soco chinês tipo saca-rolha na sua forma atual e criou os katas Pinan Shodan, Pinan Nidan, Pinan Sandan, Pinan Yondan e Pinan Godan, a partir do kata Kusanku, que considerava muito difícil para os principiantes.  Há quem diga que esses katas foram criados a partir de um outro kata que Itosu havia aprendido de um chinês chamado Chiang Nan que vivia em Okinawa naquela época, adotando os nomes Pinan porque achava que o nome Chiang Nan era muito difícil de pronunciar.  Esses katas tornaram-se os Heian de Gichin Funakoshi do estilo Shotokan, em Tokyo.  Itosu também aprendeu o kata Chinto de um mestre chamado Nakahara.

Em abril de 1901 Itosu introduziu o Karate na Escola Primária Jinjo de Shuri, como parte do currículo de treinamento físico.  Como, a princípio, o karate era considerado arriscado para crianças, Itosu procurou remover algumas técnicas perigosas e simplificar alguns katas e kihons, criando sequências de ataque-defesa.  Em 1905 Itosu tornou-se professor de Karate do Colégio Municipal Dai Ichi e do Colégio Municipal de Treinamento de Professores.  Três anos depois escreveu uma carta para o Departamento Municipal de Educação que dizia respeito à introdução do karate em todas as escolas de Okinawa, o que mais tarde se espalhou por todas as escolas do Japão, representando um papel essencial no programa de doutrinação militar do país.  A carta dizia o seguinte:

To-de não se desenvolveu a partir do Budismo ou do Confucionismo.  Em passado recente, Shorin-ryu e Shorei-ryu foram trazidos da China.  Ambos têm pontos fortes semelhantes, de forma que, antes que ocorram muitas mudanças, gostaria de colocá-las em pauta.

1.    To-de é, antes de mais nada, para o benefício da saúde.  Para proteger os pais ou seus professores, é apropriado atacar um inimigo apesar do risco de vida.  Nunca ataque um adversário só.  Se se encontra um vilão ou rufião não se deve usar o To-de, mas simplesmente se defender e dar um passo para o lado.

2.    O propósito do To-de é fazer o corpo rígido como pedras e ferro; mãos e pés devem ser usados como pontas de flechas; o coração (espírito) deve ser forte e valente.  Se as crianças tiverem que praticar o To-de desde os seus dias de escola primária elas estarão bem preparadas para o serviço militar.  Quando Wellington e Napoleão se encontraram, eles discutiram sobre a idéia de que ‘a vitória de amanhã virá dos pátios de recreio’.

3.    To-de não pode ser aprendido rapidamente.  Como um touro lento que se movimenta, que eventualmente caminha milhares de milhas, se se estuda seriamente todos os dias, em três ou quatro anos se compreenderá o que significa o To-de.  A estrutura óssea final mudará.

Aqueles que estudam como segue descobrirão a essência do To-de:

4.    No To-de as mãos e os pés são importantes, de forma que eles precisam ser completamente treinados no makiwara.  Assim fazendo, abaixe os ombros, encha os pulmões, mantenha sua resistência, agarre o solo com os artelhos e concentre sua energia intrínsica na região baixa do abdômem.  Pratique com cada braço uma ou duas centenas de vezes.

5.    Quando praticando as bases do To-de, certifique-se de que suas costas estejam retas, abaixe os ombros, mantenha a resistência, dirigindo-a para suas pernas, apoie-se firmemente e coloque sua energia intrínseca na região baixa do abdômem, cujo topo e fundo devem ser mantidos apertados.

6.    As tecnicas externas do To-de devem ser praticadas, uma a uma, muitas vezes.  Devido a essas técnicas serem passadas adiante de boca, tenha o trabalho de aprender as explicações e decida quando e em que contexto seria possível usá-las.  Vá fundo, contraia, relaxe; é a regra do Torite (literalmente, ‘mãos relaxadas’).

7.    Você deve decidir se To-de é para cultivar a saúde ou para melhorar seu dever.

8.    Durante a prática você deve se imaginar num campo de batalha.  Quando bloqueando e atacando faça seus olhos brilharem, abaixe os ombros e endureça o corpo.  Agora bloqueie o soco do inimigo e ataque !  Sempre pratique com este espírito, tal que, quando num campo de batalha real, você estará naturalmente preparado.

9.    Não se esforce em demasia durante a prática porque a energia intrínsica aumentará, suas faces e seus olhos ficarão vermelhos e seu corpo ficará sentido.  Seja cuidadoso.

10.  No passado, muitos dos que dominavam o To-de viveram até uma idade avançada.  Isto é porque o To-de ajuda no desenvolvimento dos ossos e dos tendões, auxilia os orgãos digestivos e é bom para a circulação do sangue.  Logo, de agora em diante To-de deve se tornar o fundamento de todos as lições esportivas da escola primária em diante. Se isto for colocado em prática, creio que muitos homens poderão vencer até cem agressores.

A razão de todas estas afirmações é que , na minha opinião, todos os alunos do Colégio Municipal de Treinamento de Professores devem praticar o To-de, de forma que, quando se graduarem a partir daqui, eles possam ensinar seus alunos nas escolas exatamente como eu os ensinei.  Dentro de dez anos To-de se espalhará por toda Okinawa e para a terra principal do Japão.  Isto se tornará um bem para a nossa sociedade militarista.  Espero que estudem carinhosamente as palavras que aqui escrevi.

Anko Itosu, ano 41 da Era Meiji, Ano do Macaco (outubro de 1908)

Os motivos de Itosu eram óbvios, mas é duvidoso que ele pudesse envisionar a monstruosa resistência que o militarismo japonês adquiriu, ou os anos de sofrimento e devastação que seu povo e sua pátria sofreram devido a esse militarismo.

Investigando o caráter de Itosu, descobre-se que ele foi uma espécie de figura paterna para os seus alunos, enquanto que, fisicamente, possuia um peito largo como um barril, tinha uma longa barba e possuia uma grande força interior.  Itosu era imensamente cauteloso, reservado e mantinha em seu dojo em Kubagawa uma disciplina espartana.  Dentre seus amigos, Anko Asato (um mestre de ti e brilhante espadachim) achava que as mãos e os pés deviam ser como lâminas e que o contato com o oponente devia ser evitado a qualquer custo.  Itosu, no entanto, achava que o corpo não precisava ser tão móvel, mas capaz de absorver os mais duros golpes.  Choshin Chibana costumava dizer que Itosu tinha um soco muito potente, mas que Sokon Matsumura falava para ele que, apesar de ter um soco poderoso, não era capaz de atingí-lo.

Anko Itosu faleceu em 1916 aos 85 anos, mas deixou para trás uma impressionante lista de discípulos que, a seu tempo, realizaram o seu sonho.  Dentre os nomes mais famosos estão:

   Kentsu Yabu (1866 - 1937)
   Gichin Funakoshi (1868 - 1957) - fundador do estilo Shotokan
   Chomo Hanashiro (1869 - 1945)
   Choshin Chibana (1885 - 1969) - fundador da linha Kobayashi do Shorin-Ryu
   Kenwa Mabuni (1889 - 1952) - fundador do estilo Shito-ryu


Fica aí a história desse grande mestre para que o pessoal possa refletir.

Saudações   ;)   8)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #39 Online: Fevereiro 29, 2008, 23:34:43 »
Ele teria sido "um sensei" de funakoshi ou "o sensei"? Me parece que ele inicia algo que nakayama irá desenvolver mais depois, isto esta correto?

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #40 Online: Março 01, 2008, 00:05:14 »
Avi

O Sensei Gichin Funakoshi foi aluno de quatro grandes mestres:  Sokon Matsumura, Anko Itosu, Anko Asato e Kosaku Matsumora.  Anko Asato e Kosaku Matsumora eram mestres de Tomari-Te.  Após a morte de Sokon Matsumura, Funakoshi deve ter passado a treinar com Anko Itosu, que era muito amigo de Anko Asato e, por tabela, deve ter tido algumas aulas com Kosaku Matsumora.  Pelo meu entender, acho que o principal professor de Funakoshi foi mesmo Anko Itosu.  Com relação a Nakayama, acho que este sim foi o grande formador do estilo Shotokan (talvez com a participação do filho de Funakoshi, Jigo), introduzindo a maior parte das mudanças (nomes e formas) que redundaram na característica atual do estilo.

Saudações   ;)
« Última modificação: Março 01, 2008, 00:09:47 por Troyman »
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #41 Online: Março 01, 2008, 00:58:31 »
Oss Troyman Sensei

Apesar de ler e reler sempre estas histórias dos antigos não dá ainda para imaginar o que todos eles indiferente de países e culturas passaram para nos deixar o temos hoje.

Todos os avôs e avós de qquer lugar no mundo merecem muito respeito por tudo que viram,passaram, sofreram e tiveram de lutar para termos o que temos hoje,os caras eram bons demais e tinham os bandidos iguaizinhos os de hoje para se enfrentar com e sem polvora.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #42 Online: Março 01, 2008, 12:21:10 »
Yama

Parece que desta vez você resolveu refletir a fundo, mesmo!

Saudações   :)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #43 Online: Março 01, 2008, 12:30:25 »
Professor Troyman, gostaria de pedir autorização para, no futuro, postar algumas das biografias aqui do tópico. O local seria a comunidade do Orkut que gerencio e alguns colegas de Karateca.net já fazem parte.

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=43003657&tid=2583750266125604902&start=1

Aí no link está uma parte da biografia do já citado Kentsu Yabu, logo postarei o restante do trabalho. É que isso dá um trabalho, seja pra traduzir ou então pra juntar todas as fontes que temos...mais fácil é aproveitar o bom trabalho que outros já fizeram, né :)

Abraço,
Rodrigo
Abraços,
Rodrigo

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #44 Online: Março 01, 2008, 13:03:36 »
Rodrigo

Pode publicar a vontade.  A maioria das biografias eu estou traduzindo de sites na internet, outras estão em livros.  Esta última foi tirada da minha tese de graduação para 4o. Dan da FKERJ.  Só peço que coloque nas publicações que os textos foram colocados neste tópico.  Oportunamente, vou aprsentar as fontes de onde estou tirando as histórias dessas personalidades.

Saudações   ;)   8)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ