Autor Tópico: Grandes Personagens da História do Karate-Do  (Lida 64201 vezes)

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #60 Online: Março 21, 2008, 19:24:14 »
Antoine, também não é "sonorífero", é "sonífero"...

Saudações   ;)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #61 Online: Março 21, 2008, 19:25:14 »
Alguém sabe quem é este belo jovem da foto abaixo?



Saudações   ???
« Última modificação: Janeiro 02, 2009, 23:19:51 por Troyman »
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Antoine

  • Visitante
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #62 Online: Março 21, 2008, 19:39:08 »
Excuse moi, Sensei,

But at least i've tryed to used the same f.. word we'd did before.

Brincadeira, Sensei.

Releve, continuo com um $%&! sono pois acord às quatro horas. Há dias em que durmo apenas três horas. Essa é uma das razões pelas quais escrevo tanta besteira segundo alguns.

Oss. Se eu errei aqui na escrita, ... to com sono

Obrigado de novo pela resposta.

Acho que já vi este Karateca num dos quinhentos vídeos que tenho. Por sorte meu Alzeimer é seletivo. Se não me engano, a menos que seja um sósia é um Karateca do Uechi-Ryu Pan Gai Noon. Oss. Se eu encontrar eu posto. Se não postar foi o Alzeimer.

Antoine

  • Visitante
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #63 Online: Março 21, 2008, 20:06:28 »
O Nome da fotografia dia que é Sensei Chibana jovem, mas

http://www.cao.pt/image/egamaoki.jpg

Nesta fotografia é outra pessoa.

Ou seja eu e talvez a fonte da foto aque orininou a pergunta nos equivocamos.

http://www.cao.pt/

Apesar de inicialmente não parecer é um dos sites mais completos sobre Karate

ao se clicar em Cronologia Budo, aparece um paralelo entre os Karates.

Este é a melhor fonte Histórica de Karate que eu conheco nos meus 15 anos de Internet e Deus sabe quanto de Karate.

Oss

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #64 Online: Março 21, 2008, 20:26:21 »
Existem, isso sim, títulos em japonês para praticantes de Karate-Do em geral.  Por exemplo, para a graduação existem os termos:

Dangai - faixas coloridas antes da faixa preta (kyus)
Yudansha - faixas pretas (dans)
Kodanshas - faixas coral e branca e vermelha para 7o. dan acima
Shihan - 5o. dan (faixa preta com cinco listras brancas)
Renshi - 6o. dan (faixa preta com uma listra vermelha sobre uma marca branca)
Kioshi - 7o. e 8o. dans (faixa coral e branca)
Hanshi - 9o. e 10o. dans (faixa coral)

Caro Troyman, acredito que alguns dos títulos que colocou não são usados por praticantes de karate "em geral" mas  específicos de estilos e organizações... assim como a equivalência de faixas que colocou. Nas principais organizações do shotokan, por exemplo, não é comum o uso de muitos desses títulos, assim como da faixa colorida após a faixa preta (nem mesmo as listas de dan).

Os títulos Renshi, Kioshi e Hanshi foram adotados pela Dai-Nippon Butoku-kai, fundada em 1895, em Kyoto, para indicar o nível do professor de artes marciais. Aparentemente foram inspirados por um sistema de três níveis similar usado pelos samurais mestres, desde a época do Japão feudal.

Ao que me consta não são muitos que tem um desses títulos da Dai-Nippon. Os títulos hoje são frequentemente dados pela própria organização (quando não pelo próprio karateca), que pode ser até a Associação Zé Mané de Karate de Fundo de Quintal.

Os grandes senseis da história, até onde sei (e não sei muito), eram chamados mesmos só de senseis, durante sua existencia, e possivelmente não estavam muito preocupados com isso.

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #65 Online: Março 21, 2008, 21:12:04 »
Antoine

Parabéns!  É realmente o Grão-Mestre Choshin Chibana, aos 28 anos de idade.  Como é que você acertou?  Em breve estarei postando neste tópico sobre a vida deste grande Sensei, que foi professor do Grão-Mestre Yoshihide Shinzato.


Gakusei

Quando eu disse que os títulos eram usados por praticantes de Karate-Do "em geral", como o próprio termo indica, não significa que "todos" os estilos utilizam essa nomenclatura.  Como você próprio apontou, os títulos têm origem na idade média e são adotados pela Dai Nippon Butokukai, e, por isso mesmo, são adotados pela maioria das organizações de Karate-Do, incluindo aí a Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do Kyokai (fundada pelo Grão-Mestre Choshin Chibana), que certamente não é uma organização fundo de quintal.  A International Union Shorin-Ryu Karate-Do Federation, filiada a essa organização de Okinawa também utiliza essa nomenclatura e também não é uma associação de fundo de quintal.

Saudações   :)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #66 Online: Março 21, 2008, 22:36:29 »
Caro Troyman, não quero polemizar, até mesmo porque gosto dos seus posts, mas acho que em sua mensagem original vc tentou colocar algo que é próprio do seu estilo e organização (titulos, associações de títulos com dans, cores de faixa) como algo "geral" do Karate, que uma ampla maioria usa.

Não é bem assim. Há várias organizações, até mesmo fora do shotokan, que não usam esse esquema da forma que vc colocou. Quantos são os karatecas dessas organizações com relação às demais? Eu não sei e nem vc deve saber. Mas são não são poucos, e pode ser até que sejam a maioria... Só uma pesquisa detalhada poderia esclarecer (e até mostrar se vc tem razão ou não).

E mesmo nas organizações que usam os títulos pode haver desvinculação destes com os dans. A certificação especial envolvendo o título pode ou não ser obtida a partir de um certo grau em função da excelência como líder e professor. Nesse casos nem todos que tem um certo grau tem direito ao título. Pelo que entendi de sua mensagem, na sua organização essa equivalência é direta.

Só acho que vc deve ter um pouco mais de cuidado nas suas generalizações com respeito às práticas no Karate. Alias a generalização a partir da experiência individual é sempre algo perigoso pois essa experiência costuma ser muito restrita. ;)

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #67 Online: Março 22, 2008, 12:03:30 »
Caro Gakusei

As informações que coloquei são características de vários estilos, sim, principalmente em Okinawa.  E os títulos são vinculados aos dans, como afirmei.  Certamente, alguns estilos, que podem ter sido formados a partir de pessoas (com gabarito ou não) e que podem não ter uma representação significativa, talvez, por ignorância de seus seguidores que muitas vezes nem sabem que existe essa denominação para as graduações, não utilizam esses títulos.  Quanto a ter cuidado nas minhas colocações, pode ter certeza de que o que escrevo é bem fundamentado e bem pesquisado, além de estar calcado em muitos anos de prática do Karate-Do e do Kobu-Do.  De qualquer forma, não sou o dono da verdade e pode, às vezes acontecer de colocar algo que, no meu entender, pelos meus longos anos de prática, acredite ser o correto.  Afinal sou um ser humano como outro qualquer.  Mas, na medida do possível, procuro ter um razoável nível de certeza para as minhas colocações.

Agora, que tal nos atermos aos personagens da História do Karate-Do?  Afinal, o tópico foi aberto com este objetivo, informar sobre essas personalidades e sobre os eventos que levaram à formação da nossa arte marcial.

Saudações   :)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Jose Fernando Pimentel

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 272
  • Votos: +5/-5
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #68 Online: Março 22, 2008, 16:03:52 »
Só para registro. Essa classificação que o Troyman postou era usada desde a idade média e não só para Karate, mas para outras artes também. Essa era a classificação utilizadadesde então e a graduação em dan é mais uma obra do Jigoro Kano e sua tentativa de organizar/modernizar as coisas. Os dois estão certos e é só uma questão de qual método de classificação a entidade da qual você faz perte resolve adotar.

Oss. 

Offline Herick

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 15
  • Votos: +0/-0
  • People couldn't believe in what i've become!!!
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #69 Online: Abril 01, 2008, 09:37:50 »
muito bacana isso de colocar a historia dos antigos mestres nesse topico.
elas podem inspirar quem ja esta um pouco desanimado a querer dar o melhor de si não so no karate mas na vida inteiro.
e msm historias q geram duvidas como a de mas oyama são otimas para isso.


ossu!!!

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #70 Online: Abril 19, 2008, 12:44:42 »
Herick

A História do Karate-Do é de fato apaixonante.  Tenho andado meio ocupado no trabalho e não estou postando muito ultimamente, mas assim que sobrar um tempo vou falar do Grão-Mestre Choshin Chibana, pois já estou preparando um texto sobre a vida desse grande karate-ka que herdou a academia do Mestre Anko Itosu e fundou a linha Kobayashi do estilo Shorin-Ryu, ensinando o puro Shuri-te.  Vale lembrar que o Grão-mestre Chibana foi professor direto do nosso Grão-Mestre Yoshihide Shinzato e do Grão-Mestre Katsuya Miyahira, seu sucessor em Okinawa.  O curso do nosso estilo que vai abrir os trabalhos do Seminário Carmo aqui do Karateca.net será ministrado pelo filho do Sensei Shinzato, Masahiro Shinzato, 9o. Dan, próximo sábado às 8:00 h lá em Santos.

Saudações   ;)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #71 Online: Abril 19, 2008, 13:23:55 »
É vardade que o Sensei Chibana gradiy oi Mestre Shinzato por correspondencia??
Li isso numa materia antiga sobre o Sensei Shinzato.
Se isso pe mverdade, gostaria de ouvir a opinião dos colegas daqui.
Graduar sem exame pratico seria moral??
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Arivaldo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.357
  • Votos: +2/-0
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #72 Online: Abril 19, 2008, 22:26:08 »
Acredito que não Roberto, tem fotos (de 1967 ou 68) no dojo do Mestre Shinzato dele treinando e recebendo a graduação de 8º grau direto do Mestre Chibana em Okinawa.
Uma curiosidade embora Mestre  Miyahira, a pedido da familia Chibana tenha assumido a direção da Associação Chibana, o mestre Shinzato foi aconselhado por mestre Chibana antes do seu falecimento a procurar o Mestre Shugoro Nakazato e que segundo ele era o preferido de Chibana por seu karate forte. Os alunos mais fortes de Chibana eram Shugoro Nakazato e Yuchoku Higa (mão de ferro).
Quanto a graduação por correspondência..........seria o fim do karate-do..........embora já tenha um EAD de karate...........novos tempos ou fim dos tempos. Mas, que é o meio mais seguro de se pegar uma faixa preta isso é................

Ari - Santos/SP

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #73 Online: Abril 20, 2008, 13:00:30 »
Acho que este tópico não é o local apropriado a se levantar questões como essa do Katsumoto.  Quanto ao que o Arivaldo respondeu, está correto, o Sensei Yoshihide Shinzato recebeu o seu 8o. Dan diretamente das mãos do Mestre Choshin Chibana, lá em Okinawa, como comprova a foto que tem lá na Academia Matriz da IUSKF.  Com relação a fazer exame ou avaliação prática para conseguir a promoção, vale lembrar que essa é uma prática que se aplica até o 5o. Dan, pelo menos no Shorin-Ryu da linha Kobayashi.  Muitas vezes pode ocorrer uma apresentação do candidato apenas como pró-forma, mas, de uma maneira geral,  as demais graduações são concedidas mediante merecimento por anos de prática e serviços prestados à divulgação e ao desenvolvimento da modalidade, bem como à comprovação da liderança demonstrada pelo postulante.  Embora o Sensei Shinzato tenha criado uma federação internacional, ele não fez o que muitas vezes se fazem por este mundo afora, se auto-intitular grau máximo da organização.  Sensei Shinzato, apesar de ter sido o dirigente máximo da Associação Shorin-Ryu Karate-Do do Brasil e da International Union Shorin-Ryu Karate-Do Federation, sempre foi graduado pela sede da Associação Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do, criada pelo Mestre Chibana e dirigida pelo Mestre Katsuya Miyahira, herdeiro da Associação depois da morte do Mestre Chibana.  Só para informação, o 9o. Dan do Mestre Shinzato foi concedido em 1991 por um conselho de Kodanshas liderado pelos Mestres Miyahira e Shoei Miyazato (na época 9o. Dan radicado na Argentina e também discípulo direto do Mestre Miyahira) numa grande festa realizada aqui no Brasil, em Santos.  O 10o. Dan o Sensei Shinzato recebeu também diretamente das mãos do Mestre Miyahira em 2001, em outra solenidade aqui no Brasil.  Hoje a Associação de Okinawa está sob a responsabilidade do Mestre Morinobu Maeshiro, 9o. Dan, em virtude do delicado estado de saúde do Mestre Miyahira.  Embora o Sensei Shinzato tenha sido muito amigo do Mestre Shugoro Nakazato, 10o. Dan, outro contemporâneo do Mestre Miyahira e também discípulo do Mestre Chibana, este, por ser menos antigo não herdou a Associação de Okinawa, mas fundou sua própria Federação Internacional chamada Shorinkan.

Saudações   :)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Grandes Personagens da História do Karate-Do
« Resposta #74 Online: Abril 20, 2008, 16:43:01 »
Apenas repassei as informaçoes que li num artigo antigo num jornalk de Karate da epoca. Lembro-me perfeitamente que era uma entrevista em que ele, Mestre Shinzato, dizia ter recebido uma graduação do Mestre Chibana por correspondencia, haja vista ele nao estar indo ao japao com regularidade na epoca.
Nunca ousaria duvidar da reputação dele. Apenas repassei a info.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna