Autor Tópico: Zazen e budô  (Lida 1411 vezes)

Offline rogerkyokushin

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Zazen e budô
« Online: Fevereiro 12, 2008, 23:35:39 »
ZAZEN E BUDÔ.
Leia atentamente o texto abaixo e faça paralelo com a prática de Karate.
Quem divulgou a fé da Metafilosofia Zen no Japão foram às classes Samurais, que se tornaram os novos soberanos desde a era de Kamakura (1192 – 1333 D.C.) até a era de Muromachi (1392 – 1573 D.C.). A situação social daqueles dias, durante cerca de 400 anos, se caracterizou por inquietações e perturbações. Naquele tempo, o povo parece Ter considerado que a vida da gente não merecia o ganho de um dia. Foi a era em que a gente experimentou na realidade a dignidade da sua vida e a dificuldade de viver. A paixão daquele tempo levou os militares a indagar acerca de como viver no mundo de guerra e incerteza. Foi o Zen que respondeu esta pergunta.
Há uma expressão Zen, “Jogue fora” e também há o princípio que responde à pergunta de “Como pensar em não pensar?” Com “Sem pensamento”. O espírito de Zen exige que não nos comprometamos com nada. Andar é simplesmente andar e sentar-se é só sentar-se, sem pensar nada. Isto quer dizer que exige da gente dedicar-se só a uma coisa. É formar uma vontade firme e uma intrepidez (coragem, valor) tenaz, aconteça o que acontecer. Os “Samurais” daquele tempo conseguiram coragem e energia, sentando-se (Zazen) sem pensar em nada e tendo o espírito de “Jogar fora”.

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.469
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Zazen e budô
« Resposta #1 Online: Fevereiro 23, 2008, 23:20:35 »
Oss!

Fazer um paralelo entre o Karatê e o Zen é muito interessante, principalmente por no caminho das mãos vazias, apresentado pelo Sensei Gichin Funakoshi ao Japão, condiz muito com a filosofia Zen.  ;)

O que entendo sobre Zen é que, toda semente foi trazida da Índia, cultivada na China e, só então, germinada no Japão.  :-[

Não sei alguém conhece Osho, mas o que citei acima foi extraído de um de seus livros, cujo título é "Zen".  ???

E no que diz respeito ao Karatê, toda sua filosofia foi uma grande cultivação, trazida da Índia pelo príncipe Bodhidharma (que rejeitou o trono do reino de Palavas, ao sul da Índia), que introduziu as práticas "marciais" aos monges chineses do templo Shaolin (visando um melhor desempenho dos discípulos), e que foi importada, por meio de "intercâmbio", da China para as ilhas RyuKyu (que antes formavam um reino independente do Japão), atual Okinawa.  ;D

Talvez a trajetória do Karatê tenha sido um verdadeiro paralelo com a trajetória do Zen.  :D

Oss!

A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.