Autor Tópico: Zazen e bud么  (Lida 1646 vezes)

Offline rogerkyokushin

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
  • Votos: +0/-0
Zazen e bud么
« Online: Fevereiro 12, 2008, 23:35:39 »
ZAZEN E BUD脭.
Leia atentamente o texto abaixo e fa莽a paralelo com a pr谩tica de Karate.
Quem divulgou a f茅 da Metafilosofia Zen no Jap茫o foram 脿s classes Samurais, que se tornaram os novos soberanos desde a era de Kamakura (1192 鈥 1333 D.C.) at茅 a era de Muromachi (1392 鈥 1573 D.C.). A situa莽茫o social daqueles dias, durante cerca de 400 anos, se caracterizou por inquieta莽玫es e perturba莽玫es. Naquele tempo, o povo parece Ter considerado que a vida da gente n茫o merecia o ganho de um dia. Foi a era em que a gente experimentou na realidade a dignidade da sua vida e a dificuldade de viver. A paix茫o daquele tempo levou os militares a indagar acerca de como viver no mundo de guerra e incerteza. Foi o Zen que respondeu esta pergunta.
H谩 uma express茫o Zen, 鈥淛ogue fora鈥 e tamb茅m h谩 o princ铆pio que responde 脿 pergunta de 鈥淐omo pensar em n茫o pensar?鈥 Com 鈥淪em pensamento鈥. O esp铆rito de Zen exige que n茫o nos comprometamos com nada. Andar 茅 simplesmente andar e sentar-se 茅 s贸 sentar-se, sem pensar nada. Isto quer dizer que exige da gente dedicar-se s贸 a uma coisa. 脡 formar uma vontade firme e uma intrepidez (coragem, valor) tenaz, aconte莽a o que acontecer. Os 鈥淪amurais鈥 daquele tempo conseguiram coragem e energia, sentando-se (Zazen) sem pensar em nada e tendo o esp铆rito de 鈥淛ogar fora鈥.

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.471
  • Votos: +1/-1
  • N茫o existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Zazen e bud么
« Resposta #1 Online: Fevereiro 23, 2008, 23:20:35 »
Oss!

Fazer um paralelo entre o Karat锚 e o Zen 茅 muito interessante, principalmente por no caminho das m茫os vazias, apresentado pelo Sensei Gichin Funakoshi ao Jap茫o, condiz muito com a filosofia Zen.  ;)

O que entendo sobre Zen 茅 que, toda semente foi trazida da 脥ndia, cultivada na China e, s贸 ent茫o, germinada no Jap茫o.  :-[

N茫o sei algu茅m conhece Osho, mas o que citei acima foi extra铆do de um de seus livros, cujo t铆tulo 茅 "Zen".  ???

E no que diz respeito ao Karat锚, toda sua filosofia foi uma grande cultiva莽茫o, trazida da 脥ndia pelo pr铆ncipe Bodhidharma (que rejeitou o trono do reino de Palavas, ao sul da 脥ndia), que introduziu as pr谩ticas "marciais" aos monges chineses do templo Shaolin (visando um melhor desempenho dos disc铆pulos), e que foi importada, por meio de "interc芒mbio", da China para as ilhas RyuKyu (que antes formavam um reino independente do Jap茫o), atual Okinawa.  ;D

Talvez a trajet贸ria do Karat锚 tenha sido um verdadeiro paralelo com a trajet贸ria do Zen.  :D

Oss!

A for莽a f铆sica sem respeito nada mais 茅 que for莽a bruta, e para os seres humanos n茫o tem nenhum valor ― Shoto.