Autor Tópico: Karate de Verdade é isso ai....  (Lida 22182 vezes)

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Karate de Verdade é isso ai....
« Online: Fevereiro 21, 2008, 21:43:28 »
Deem uma olhada neste link a enytrevista do Asai Sensei.
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=43003657&tid=2583741684780947494&start=1

 Essa é a definição de um Karate de verdade.....desculpem os esportistas.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #1 Online: Fevereiro 21, 2008, 22:42:45 »
Aproveitando o ensejo, postei a última parte da entrevista. Quando tomei conhecimento dela, ano passado, fiquei tão feliz que traduzi e levei para colocar no mural do dojo. É mesmo uma maravilha.

Convido também aos amigos de fórum que quiserem participar da comunidade.

Se ainda não leu, tenho certeza de que o Pedrão (professor Pedro, mais respeito) vai gostar muito.
Abraços,
Rodrigo

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #2 Online: Fevereiro 22, 2008, 09:32:22 »
Olá!
A cada dia que passa,mais acredito que Assai foi o melhor de todos.
Isso é o verdadeiro Karate,mas é uma pena que muito poucas pessoas acreditam
que o Karate é para a vida toda.
Para os que acreditam em força fisica,leiam quando Assai fala em uma ponta de aço amarrada em uma corda e reflitam.
Oss!
Pedro
 
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #3 Online: Fevereiro 22, 2008, 10:12:54 »
Esta entrevista tras uma quantidade de informações inpressionante para estudar a vida toda.


OSS

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #4 Online: Fevereiro 25, 2008, 20:45:45 »
É....eu já havia lido a entrevista no Blog do Bertel.
Nem vou escrever nada....
Isso é Karatê....Karatê....Karatê....

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #5 Online: Fevereiro 25, 2008, 22:48:23 »
Asai treinou onde?
Quem foi o Mestre dele?
De qual faculdade ele saiu?

 Não precisa dizer mais nada.
 A vida dele e de outros conterraneos dele não foi contada com mentiras...Por isso era respeitado por todos.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Renê

  • Administrator
  • Sr. Member
  • *****
  • Mensagens: 325
  • Votos: +3/-9
    • Karateca.net
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #6 Online: Fevereiro 26, 2008, 01:21:57 »
Vocês não sabem como me arrependo de não ter aproveitado tanto quanto poderia pelo tempo em que estive na "JKS" (Quando estava lá chamavam também de JKA). Aulas todos os dias com Asai, Kagawa, Abe e muitos outros brilhantes... Porém, era um menino de 16 anos, e só agora, 10 anos depois, os ensinamentos fazem sentido.

Tive poucas aulas com o próprio Asai, porém o mais interessante é que ele tinha um horário no dojo cheio de molecada, de 8 a 12 anos, que até naquela época dava porrada em muito adulto...
Karateca.net: A 3ª melhor maneira de se passar o tempo
Acompanhe o nosso twitter: @karatecanet

Lezon

  • Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #7 Online: Fevereiro 28, 2008, 10:24:10 »
Estive vários dias sem Internet em casa, pelo que só agora pude  ler a entrevista que feita ao Sensei Asai, pelo que, com o meu mais profundo e sentido respeito pela sua memória, quero expressar o meu ponto de vista sobre sua entrevista, e JAMAIS beliscar sequer o grande  reconhecido valor técnico dele.   

Tudo o que o Sensei Asai disse, eu compreendi perfeitamente e concordaria com ele a 100%, se estivesse a viver há 80/100 anos atrás. Tenho quase a certeza absoluta que nessa época, eu  pensaria e agiria da mesma forma que ele falou na entrevista. Mas a realidade de hoje é bem diferente e ainda bem que assim é!

Sobre as suas afirmações no que respeita aos Katas, estão actualizadas e concordo com tudo o que disse, menos quando fala da falta de conhecimentos dos árbitros, já que  muitos deles são competentes. Sensei Asai esqueceu-se que os árbitros analisam e têm que decidir o que lhes aparece pela frente, e não o que DEVIA aparecer…

Mas agora discordo totalmente dele é no que diz respeito ao Kumite. E digo isto sem problemas nenhuns de poder vir a ser censurado, pois estou-me completamente nas tintas para isso…Sensei Asai, que eu admirava muito pelo seu Karate, na altura da entrevista,  continuava a falar como se estivesse ainda a viver na época em que ele começou a fazer Karate. Outros tão importantes e/ ou mais do que ele, da mesma idade e mais velhos, e ainda vivos, profissionais de Karate, já não têm o mesmo discurso.

Eu que há mais de 30 anos em Jyu Kumite ficava com os meus antebraços completamente esfolados, e com as canelas das pernas a ver-se o osso, digo que hoje até me sinto triste e envergonhado por isso, pois não sei para que era preciso tal fazer tal tipo de treino, a não ser para por em perigo a minha própria integridade física e a dos meus companheiros de treino. Hoje, sinceramente, acho uma estupidez fazer-se este tipo de treino, para além de que ele em determinadas situações de nada serve.

Quando sensei Asai referiu não poder haver amizade num treino de Kumite, eu compreendo o alcance da mensagem mas não a forma como ele a expressa, pois gera equívocos e corria-se o risco de fazer do nosso colega de treino um verdadeiro inimigo, o que é insensato e inadmissível. 

Amenizou o que disse ao afirmar que se deve ter o bom senso quando se treina com alguém inferior tecnicamente, mas já não há desculpas  quando se treina com alguém mais forte. Aqui voltou a falhar redondamente, porque esse mais forte pode ter um momento de fraqueza, a qual que acontece a todos, e aí seria alguém a abater, isto para não dizer outras coisas mais… 

A sociedade de hoje não se compadece com estes rituais tradicionalistas, pelo que as pessoas têm os seu empregos para preservar, e não vão aparecer ao seu trabalho com os ossos da mão em ferida, ou com os olhos negros, um braço ao peito, ou outra coisa qualquer, porque resolveram treinar Karate como se treinava há 100 anos atrás! A realidade da vida é outra, pelo que há que ter realmente o bom senso para saber até aonde podemos e devemos ir.

Com isto não quero que se pense que o treino duro, forte e eficaz acabou. Podemos e devemos continuar a treinar duro e  forte mas utilizando outros métodos de treino ainda mais eficazes. Em contradição ao que disse sensei Asai, eu digo que devemos também treinar com alguém mais forte do que nós, mas sempre com o devido respeito e controlo de qualquer situação.

Quem sou eu???

Ah!..sou um ser humano como outro qualquer, e que embora não sendo importante no contexto do Karate como foi sensei Asai e que para mim ainda o é hoje, posso e/ou podia ser mais do que ele em outros aspectos da vida humana, e vice versa.Tenho a minha visão das coisas, dou a minha opinião, e continuo não sendo o dono da verdade, tal como ele, com o devido e sincero respeito, não era.

Era isto que eu senti necessidade de dizer porque o assunto em questão não é tão linear como podem fazer crer. Outras formas de pensar e de agir podem também fazer Karate de verdade, sem precisar de por em perigo a sua integridade física e a dos outros.

E enraíze-se todos os preceitos do DOJO-KUN e  terão todas as respostas…

E lembrem-se também que o verdadeiro inimigo está bem dentro de nós…

Hai!!!   Oss!!! 




Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #8 Online: Fevereiro 28, 2008, 12:08:25 »
Caro Lezon,
com todo respeito que tenho pelo Amigo,não posso concordar com as criticas feitas
sobre as colocações de Asai Sensei.
Para não alongar-me digo apenas que nunca o seu modo de encarar o Karate esteve tão atual.Aqui deixo apenas dois motivos de vários:
Nunca o mundo esteve tão violento como nos dias atuais.
E,nunca o Karate precisou tanto voltar as origens(Nakayama)como hoje.
Mas eu sou muito suspeito ao falar de Asai Sensei,pois o acho o melhor de todos os tempos.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Neto110

  • Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #9 Online: Fevereiro 28, 2008, 12:29:39 »
Pedro, eu ia postar algo, mas você conseguiu sucintamente apresentar meu ponto de vista em termos de crítica à crítica.

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #10 Online: Fevereiro 28, 2008, 12:56:04 »
Oss Augusto,
viu como eu estou ficando educadinho?
sem mandar ninguém se f.........
rsrsrsrs
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #11 Online: Fevereiro 28, 2008, 13:42:45 »
Eu também ia postar.

Mas, após ler o que o Pedro escreveu desisti. Acho que seria pura redundância.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Lezon

  • Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #12 Online: Fevereiro 28, 2008, 13:47:37 »
Caro Pedro,

Obrigado pela consideração e respeito que me tem, a qual da minha parte é recíproca, pode crer.

Eu disse o que disse, sabendo que me expus imediatamente a ser criticado. Por certo leu que eu não pus minimamente em causa o valor técnico de Asai Sensei, e que é indesmentível. Aliás, eu em um  tópico existente aqui no fórum, disse muito bem dele.

Agora quando não concordo com algo, digo-o com toda a frontalidade e sempre sem desrespeitar quem quer que seja. Quando não concordo digo porquê, e não fico à espera que outros concordem comigo. Se tal acontecer, tudo continuará normal, como continuará não concordando, como é óbvio.

O Pedro tem razão ao dizer que o mundo nunca foi tão violento como é hoje, mas isso não justifica que façamos e/ou vejamos o Karate da forma como era feito há 100 anos. Infelizmente, a violência de hoje, nada tem a ver com a daquele tempo, pelo que como eu disse anteriormente, com excepção de alguns casos, o Karate pouco ou nada resolverá.

Mas pronto, cada um é como é, e no que concerne a opiniões dos humanos, as divergências jamais deixarão de existir.

Para a minha forma de ser e de pensar, para mim tanto faz tratar-se de um Japonês, Português, Brasileiro e/ou outra nacionalidade qualquer, se discordar do que ouço ou vejo, di-lo-ei sempre frontalmente e com educação e respeito.

Por isso aceito com todo o respeito a vossa crítica discordante, tal como a do Augusto, já que foi feita com todo o civismo, pelo que ela não muda em nada o nosso bom relacionamento, como é óbvio.  

Hai!!   Oss!!

    


 

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #13 Online: Fevereiro 28, 2008, 13:51:43 »
Aliás, esta tem sido uma mania chata que o sensei Pedro adquiriu nos últimos tempos. Ele tem acabado sistematicamente com os debates, depois do que ele diz a gente fica sem ter o que falar.
Abraços,
Rodrigo

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #14 Online: Fevereiro 28, 2008, 14:09:56 »
Esta lá escrito. ARMAGGEDON!!! Final dos tempos....Vou fingir que não vi.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna