Autor Tópico: Karate de Verdade é isso ai....  (Lida 22183 vezes)

Neto110

  • Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #15 Online: Fevereiro 28, 2008, 17:18:27 »
Tem horas que eu fico com vontade de alongar o que ele disse.

O Katsumoto provoca a gente mostrando algo que ele quer que naõ seja esquecido.

O Lezon aponta rumos de uma modernidade que eu, particularmente não vejo com bons olhos em muitos aspectos, em particular no karate. Bem... ainda estou refletindo  que foi postado.

Offline Guilão RP

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 156
  • Votos: +0/-0
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #16 Online: Fevereiro 28, 2008, 18:29:58 »
Para ser educado tb.... não consegui enchergar nada de produtivo no conceito do sensei Lezon
Empty Hands

k_man

  • Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #17 Online: Fevereiro 28, 2008, 22:07:43 »
Eu acho que é a primeira vez que tem gente com opiniões opostas em um tópico e ainda não saiu briga. Salve! Deixa eu entrar então...

Em relação ao Sensei Asai: Quando vi os relatos do André Bertel em seu blog, só posso concluir que Sensei Asai foi uma daquelas pessoas que estavam anos-luz à frente de seu tempo. Sorte de quem teve a chance de treinar com ele.

Agora, sobre kumite, eu concordo totalmente com o Sensei Lezon. No passado, os grandes mestres se dedicavam em tempo integral à sua arte. Eles viviam disso. Então, podiam se dar ao luxo de se quebrarem no treinamento, sair com olho inchado, nariz quebrado, e tantas outras coisas. Geralmente moravam no próprio dojo, ou o dojo era no quintal de casa, por assim dizer. Mas hoje em dia, apenas uns poucos afortunados podem se dar ao luxo de viver apenas de arte marcial.

Para todos os outros, que são maioria, todos têm suas profissões, e suas famílias dela dependem. Um pai de família vai pensar sempre nisso, por mais que goste de pegar duro no treinamento. Um braço quebrado pode custar muito caro hoje em dia, dependendo da profissão que se exerce. O filho de um amigo quebrou o cotovelo em um treinamento de jiu-jitsu, e dois meses após a recuperação foi descoberta uma calcificação no local que estava provocando dores intensas, e o cotovelo teve que ser aberto para raspagem. Até agora já são oito meses em função disso. Ainda bem que ele tem apenas 19 anos. O maior prejuízo até agora foi trancar a faculdade.
« ltima modificao: Fevereiro 28, 2008, 22:09:59 por k_man »

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #18 Online: Fevereiro 28, 2008, 23:32:38 »
Primeiro, em nenhum momento o Asai Sensei falou de quebrar alguém.
Segundo, como ele disse o que vai funcionar na hora da verdade é o que você treinou sistematicamente.
Terceiro, um soldado treina o tempo todo e nem por isso está em guerra, mas se ela vier está pronto. Essa conversa que não se precisa mais treinar com o mesmo espírito de Budô do passado só porque não estamos em guerra é pura falta de percepção da realidade. Quando o inusitado acontecer, espero que nunca aconteça, mas se acontecer tenho que estar pronto. E só.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Lezon

  • Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #19 Online: Fevereiro 29, 2008, 09:22:49 »
Meu Amigos,

Como já disse antes, cada um é como é e pronto. Já pensaram se todos gostássemos do amarelo e se pensássemos também da mesma forma? Que mundo este…

O nosso amigo K_Man já disse praticamente tudo sobre a realidade de hoje que nada tem a ver com a de outrora.

Em 1976, levei um “pão” num sobrolho e, no dia seguinte, lá fui eu trabalhar. O gerente da empresa ao verificar como eu estava, educadamente me disse para eu no futuro ter mais cuidado, pois não podia estar a atender o público naquele estado…eu compreendi a situação, e tudo fiz mesmo para evitar outra situação idêntica, mas os acidentes lá iam acontecendo, pelo resto do corpo… A minha empresa era uma companhia de seguros e que dado o estatuto que fui conseguindo ao longo do tempo,  lá trabalhei  33 anos até à aposentadoria.
 
Reparem que eu ainda sou do tempo que se trocava de emprego apenas por uma diferença salarial de 5$00, escudo moeda portuguesa, ou seja, o equivalente a 0,25 euros de hoje, correspondente a R$ 0,62.  Mas hoje para se conseguir um emprego…

Caro RicardoCosta,

Desculpe mas  nunca foi dito que o sensei Asai disse que quebrava alguém. Por favor leia-se com atenção tudo o que eu disse, quer se goste ou não goste. Vejamos as coisas com sentido de isenção e com responsabilidade, aliada às circunstâncias da vida social do presente, bem como de todas as condicionantes nela envolventes.

Treinar com o espírito de Budô deve-se continuar treinar, mas isso não significa que nos devamos auto flagelar e /ou açoitar  os nossos companheiros de treino. Estes, que são o nosso verdadeiro equipamento de treino, devem ser mais respeitados ainda, a fim de que não os percamos do nosso treino.

O espírito do Budo, a verdade, a seriedade, a força, a habilidade intrínseca de cada um, pode e DEVE ser treinada com o nosso companheiro de treino, mas SEMPRE dentro dos parâmetros do DOJU KUN, caso contrário este deixaria ter razão de existir e/ou de ser.

Os acidentes acontecem como é perfeitamente compreensível. O que não é compreensível, pelo menos para mim, é que se faça do nosso companheiro de treino um verdadeiro inimigo.

Eu afirmei que compreendia a mensagem que sensei Asai queria fazer passar, mas que discordava apenas e só da forma como ele a expressou e que errou nesse aspecto, já que ela fere na essência o tão propalado DOJU KUN, que até eu começo a ficar cansado de falar…

Hai!!  Oss!!
   
« ltima modificao: Fevereiro 29, 2008, 09:26:16 por Jose Lezon »

Offline Luiz

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.124
  • Votos: +1/-1
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #20 Online: Fevereiro 29, 2008, 10:38:01 »
UNIÃO DOS PENSAMENTOS...

Desculpe Guilão, mas dizer que não viu nada de produtivo no que o Lezon disse é virar as costas para o que não nos agrada sem ao menos tentar entender o ponto de vista do outro.

Eu acredito que existem fortes razões em ambos os pensamentos e que devemos sim procurar unir o que existe de bom em termos que nos adaptar ao "modernismo" de hoje sem perdemos o tão falado "Budo".

Estamos próximos de nos encontrar e mesmo sem conhecer o Lezon, tenho certeza que ele está empenhado em montar seu treinamento nos mostrando exatamente o que sempre está a defender, ou seja, Karate nos moldes modernos sem perder a Marcialidade, daí então poderemos discutir sobre o treinamento no final no dia.

Do mesmo modo o Roberto estará com certeza nos mostrando um puro Karatê Marcial adptado aos moldes de hoje, porém sem vizar o aspecto competitivo.

Daí meus amigos, tenho certeza que veremos que as divergências se faz apenas nas interpretações de textos pois na prática treinamos e praticamos o mesmo bom e velho Karate.

OSS...
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Lezon

  • Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #21 Online: Fevereiro 29, 2008, 11:01:07 »
Caro Luiz,

O amigo disse tudo.

Hai!! Oss!!

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #22 Online: Fevereiro 29, 2008, 12:23:52 »
Olá Lezon.

Com todo respeito, você é que precisa tomar as palavras aqui de modo mais amplo e menos pessoal. Em nenhum momento disse que você afirmou isso do Asai, mas se você reler os posts vai ver que essa colocação foi feita por pessoas que escreveram aqui e se o assunto é sobre a entrevista do Asai Sensei e ele dizer que temos que ter um Karatê Budô, então....
Você faz suas colocações e diz ser sua opinião, mas quando alguém contesta alguma coisa ou faz alguma colocação contrária você sempre se arma. Acho que você é quem devia ler com mais atenção o que escrevi e verá que em nenhum momento fiz menção a seu nome, seja mais tranquilo.
Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #23 Online: Fevereiro 29, 2008, 14:08:30 »
Pra mim é o seguinte: karate é, sempre foi e continuará sendo ARTE MARCIAL, independentemente das mudanças que ocorram no mundo. Quando isso não for mais verdade o Karate terá morrido. O objetivo da arte marcial, entendo, é a preservação da vida através da defesa pessoal. Sendo assim, troca-se pequenas (ou nem tanto) lesões pela manutenção da vida em situações extremas. Quer dizer, machucar-se no treino é válido desde que proporcione maiores condições de se manter a vida. Cada um sabe onde lhe aperta o sapato, certamente que não somos samurais (uns poucos são) para mantermos um treinamento tão austero quanto aqueles que outrora eram regra. Esse aqui, por exemplo, é muito válido para eles mas eu certamente não faria isso sem ter a real necessidade:



No fim das contas, quem pratica ARTE MARCIAL pode (e deve) acreditar que o melhor é sempre evitar o combate. Mas se nós quiséssemos evitar os conflitos A TODO CUSTO teríamos virado monges, padres, etc, e não karatekas. ARTE MARCIAL é para aqueles que sabem que mais cedo ou mais tarde o conflito virá  e que para não abrirem mão de tudo estão dispostos a encarar o bicho de frente.

Viver é lutar.

P.S.: Os "afortunados" que se dão ao "luxo" de viver de karate hoje em dia fizeram esta escolha e geralmente pagam alto preço por ela. A maioria anda matando cachorro a grito e não tem seu esforço e investimento pessoal reconhecidos por (quase) ninguém. Por fim, ainda são encarados como loucos e/ou vilentos por sua maneira característica de ver o mundo.


Bah, tchê! Profetizei legal...
Abraços,
Rodrigo

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #24 Online: Fevereiro 29, 2008, 16:07:59 »
Oss Rodrigo San

Que JION bem executado!!!!!!!

Essses caras são policiais de Okinawa ???

O ideograma do gi parece Goju,é ???

Porque está no video Shotoukan-Ryu,foi algum erro gráfico ???

Eles são bons pra cacete,com Lezon Sensei focou bem chegar no dia seguinte com um "pão" na cara é dose.

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Gakusei

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 225
  • Votos: +0/-0
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #25 Online: Fevereiro 29, 2008, 17:06:36 »
Esse aqui, por exemplo, é muito válido para eles mas eu certamente não faria isso sem ter a real necessidade:



ARTE MARCIAL é para aqueles que sabem que mais cedo ou mais tarde o conflito virá  e que para não abrirem mão de tudo estão dispostos a encarar o bicho de frente.

Oss Rodrigo, isso é que é karate.

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Lezon

  • Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #26 Online: Fevereiro 29, 2008, 17:59:54 »
Caro RicardoCosta,

Eu sei interpretar a língua portuguesa pois, como bom português que sou, também sei ler as entrelinhas…Lendo e relendo tudo o que está antes do seu comentário,  fácil foi perceber que suas palavras tinham um só destinatário, eu.

Pode crer que eu quando escrevo estou tranquilo e sei bem o que estou a dizer. Talvez a minha forma de escrever português lhe cause uma certa estranheza, por falta de hábito diário, penso eu, que lhe possa parecer e/ou transparecer um pouco áspera, mas acredite que nada disso é, apenas se trata de um português que tem a sua própria forma de escrever, mas que acredito que seja realmente incisiva. Mas não se confunda o ser-se incisivo com  indelicadeza, coisa que ninguém aqui me poderá acusar de ter.

Meu caro, eu não me armo a nada, somente quando não concordo com as coisas tenho que dizer porquê e tenho coragem para o fazer. Se isto significa armar, então tem razão, serei mesmo um “armante”…

E sobre o assunto em questão, como pode constatar, já há quem pense como eu. Por isso, o amarelo também tem o seu devido lugar nas cores e da vida de cada um.

Hai!!  Oss!!

Offline Rodrigo (Rodfu)

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 776
  • Votos: +0/-0
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #27 Online: Maro 01, 2008, 00:41:21 »
Alberto, eles são de uma tropa de elite (calma, é no Japão!) da polícia japonesa. De fato os caras são bons. E maus! Viu só, a porrada come solta lá. Sensei Ari deve ter agora novos horizontes para o teu treino particular, não acha?
Abraços,
Rodrigo

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #28 Online: Maro 01, 2008, 00:42:34 »
Engraçado como cada um tem um jeito diferente.

Eu, sempre que me machuquei e chegava com o olho roxo, ou a boca rachada ou mesmo o nariz inchado, todo mundo no trabalho queria saber como tinha sido. Era um evento aglutinador, que eu contava com o maior orgulho.

No meu exame pra marrom, fui lutar com o melhor marrom da academia, mais velho e muito melhor que eu. Sabia que não teria chance nos 2 minutos, logo resolvi dar um mawashi daqueles de quebrar 3 costelas logo de cara, resultado: Acertei o cotovelo do Ronald e lutei 1:55 min com o pé do tamanho de uma jaca. Se com o pé bom eu não teria chance, imaginem sem nem poder pisar. Entrei na porrada. Mais tarde soube que o nosso professor havia falado pra ele que se não vencesse todos os roxas por ipon não faria exame pra preta no final do ano.kkkkkkkkkkk

Cheguei andando num pé só no outro dia na faculdade, porem era faixa marrom. Não consigo ver karate sem pancadaria. Pra fazer esporte faz TKD que é mais bonito, não serve pra nada, mas é mais bonito.

Faço coro com os que não gostam do amarelo.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #29 Online: Maro 01, 2008, 01:00:53 »
Oss rodrigo San

Fica dando ideías pro homem,ele vai gostar muito  >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(

Oss
alberto/Santos.
yama-Alberto S. Almeida