Autor Tópico: Karate de Verdade é isso ai....  (Lida 22207 vezes)

Lezon

  • Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #45 Online: Março 03, 2008, 14:58:14 »
Olá Pedro!

Eu não confundo as coisas...

Eu treinei feito um "tolinho" tudo isso, mas hoje,  evito isso treinando na mesma com afinco, determinação e com espírito de Budo, sem magoar ninguém, a não ser por mero acidente e nada mais. 

Podemos e devemos treinar forte, mas com o devido respeito pelo nosso apetrecho de treino,  que é o nosso companheiro de treino.

Para mim, pela experiência que tenho, pela análise que faço a toda a envolvência existente no Karate, acho uma grande estupidez treinar como eu treinei, e, agora na minha posição de ensino, não quero e não faço passar pelo mesmo aqueles que estão à minha volta.

Porém, ressalto que, não significa que eles fiquem a ser umas "peras doces"...

O Karate aprende-se, faz-se e ensina-se para cultivar e aperfeiçoar o carácter e não para vencer ou ser derrotado. Ele de facto tem uma força imensa para moldar todo o nosso ser, torná-lo sempre cada vez melhor e, como tem sido dito, para toda a vida!

Não precisarei de provar nada a ninguém, como espero e desejo que não me queiram provar a mim. Esse tempo já lá vai e, me recusarei a fazê-lo por convicção, e não por covardia, a não ser em situações extremas.

Esta é a minha opinião e forma de pensar, outros opinam e pensam diferente, terei que respeitar.

Ah, já me esquecia de alertar que se me considerarem um profecta por ter dito o que eu disse, sentir-me-ei elogiado por isso.

Hai!!
« Última modificação: Março 03, 2008, 23:01:46 por Jose Lezon »

Offline LucasC

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 23
  • Votos: +0/-0
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #46 Online: Março 03, 2008, 20:57:26 »
Sensei Lezon disse tudo...

Treinar com afinco é essencial. Meu professor adota a meta de levar os alunos à exaustão a cada treino. Se machucar só quando tem acidente... e isso faz parte.

Já esfarelei um osso e por um milagre de Deus não precisei operar, já levei giaku-zuki que atingiu o gomo de adão, já levei e dei pancada de ficar dolorido por semanas, já fiz colegas sangrarem e precisarem de ponto... Tudo isso por acidente. ACIDENTE.

Coisa diferente é esquecer do SUNDOME e encarar o adversário como inimigo.

Mas ninguem é forçado a treinar em um dojo e sob as regras que não queira. Cada um com sua visão.

Oss!

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #47 Online: Março 04, 2008, 10:15:10 »
Olá!
Caro Lezon,não me referi no post acima somente a Vc.,apenas no geral,pelos posts
que leio.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Roberto Pimentel

  • Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #48 Online: Março 07, 2008, 15:00:54 »
Caros Amigos.

Escrevo:

" O leão o caçador matou. "


Qaundo eu escrevo, sei exatamente quem morreu, mas alguém ao ler a frase pode interpretar exatamente o oposto.

Aqui no forum sempre tenho a impressão de ver isso acontecendo toda hora.

Se alguém diz "treinar duro", já se imagina troca de porrada e chão do dojo banhado de sangue.

Se alguem diz "beleza de kata", outro já acha que se está falando isso porque o kata é do estilo que ele pratica e vem defendendo outro estilo, coisa e tal.

Se alguém escrever "japonês corno", alguém vai ter certeza que estão dizendo que o Oyama comeu a mulher do Funakoshi e aí vai dar a maior porradaria por aqui.


Talvez devessemos iniciar um tópico explicativo sobre interpretações.

Nem sempre vou interpretar o que alguém escreveu condizentemente com o que ele quis dizer. Não existe nenhuma razoabilidade em iniciar bate-bocas motivadas por isso.

Oss, Hai, Saudações, etc

Offline Jose Fernando Pimentel

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 272
  • Votos: +5/-5
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #49 Online: Março 07, 2008, 17:13:52 »
Estou observando este debate e acho que precisamos ter em primeiro lugar uma postura mais aberta e menos dona da verdade. Dizer que Karate não tem uma faceta esportiva é uma atitude tão radical quanto tranforma-lo em esporte puro.

Da mesma forma treinar duro não significa uma batalha campal assim como tomar cuidados ao treinar com nossos companheiros de treino e de aprendisagem não é ser um molenga.

Nós temos é que aprender a dar o peso certo a cada faceta do Karate, o peso certo para cada momento. Há treinos que podemos e devemos treinar mais duro, pois o grupo naquele momento assim permite, e momentos em que o treino deve ser mais cuidadoso. Treinar como esporte ? Na medida certa não há nada de errado, senão estariamos afirmando que esporte não é educativo.

Equilíbrio e planejamento no treino dá espaço para tudo.

Oss.

Lezon

  • Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #50 Online: Março 07, 2008, 17:21:13 »
Amigo José Pimentel,

Faço minhas as tuas palavras.

...e não aprendeste isso comigo, por isso, ainda mais concordo com elas.

Hai!!!

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #51 Online: Março 07, 2008, 22:26:12 »
Cada um acredita no que quiser....Livre arbitrio....
Genios aparecem a cada 100 anos. Asai Sensei foi sem duvida um deles.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Lezon

  • Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #52 Online: Março 07, 2008, 22:51:03 »
Caro Katsumoto,

Qual será o seu conceito para determinar que uma pessoa seja um génio?

Especificamente no Karate, o que é que o amigo exige para que seja um génio na arte?

Fiquei curisoso em saber.


Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #53 Online: Março 08, 2008, 13:13:49 »

 Caro Lezon,

 Lembra-se quando eu disse que a ELITE do Karate eram apenas alguns??
 E que vc não concordou comigo?
POis bem, o Curso Kenshusei da JKA, teve como objetivo formar verdadeiros Guerreiros do Karate. Era uma proposta de Funakoshi SEnsei e Nakayama, para enviar pessoal altamente treinado e preparado para qualquer eventualidade, desafios mesmo, que poderia ocorrer no overseas(Exterior), ja que eles, japoneses nao sabiam o que esperar em tentar introduzir o Karate por aqueles lados.
NUnca houve um grupo como aquele, quer vc aceite ou não esta minha afirmação. O que se ve hoje , como profissionais do Karate nem de perto lembra aqueles homens.
Genio para mim, é aquela pessoa dotada de inteligencia diferenciada em determinada area. Por exemplo, Asai Sensei, com apenas 1.60m de altura NUNCA perdeu sequer um DESAFIO real em sua vida. Foi para a China levar o Karate Japones, foi desafiado pelo mais forte lutador de KF da epoca, e que viria a se tornar seu sogro, o venceu facilmente,e ainda incorporou movimentos que ele achava funcionais ao Karate Shotokan que ele ensinava.
Basta ver Asai Sensei em ação para perceber a genialidade dele.
Vc passaria por debaixo da perna de algum lutador que lhe chutasse chudan maegeri?? Pois bem, Asai Sensei tinha essa como sua Tokui Waza, dentre outras coisas. Quem no mundo do Karate do desenvolbeu o conceito de Tai Sabaki no nivel que ele fez?? Não me recordo de outro....
No final de sua vida, Asai Sensei executava com precisão 150 tipos de Katas. Não conheço nenhum outro Mestre de Karate que sabia tanto Kata assim.
Na minha opinião homens como Asai, Nakayama, MOrio Higgaona, Yahara e Stan Schmidt são genios do Karate.
O Karate de hoje em dia, incluido o da JKA na minha opinião não se compara ao daquela epoca.
Concordo com vc que falando-se em competição, os atletas tem muito mais velocidade, mas tem muito menos Karate. Não existe variação, competiçao é sempre a mesma coisa.
Assistiu TROPA DE ELITE???
Pois bem, mais uma vez..ser um deles não é para qualquer um não.

KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline daigoro

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 292
  • Votos: +0/-4
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #54 Online: Março 08, 2008, 13:58:14 »
a fim de sanar qualquer dúvida




se bem que vão dizer que ele é "meio lento"
oss
a corda é o laço, o que me puxa é o que me prende"

Offline RicardoCosta

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.591
  • Votos: +2/-1
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #55 Online: Março 10, 2008, 14:25:59 »
Agora quem vai dizer sou eu....

Assino em baixo de tudo o que o Katsumoto escreveu.

Oss
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Lezon

  • Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #56 Online: Março 10, 2008, 14:41:46 »
Caro Katsumoto,

Dado que o seu post daria muito para eu escrever, mesmo muito, acredite, não porque eu esteja em total desacordo com o que disse, vou resumir e concluir apenas respondendo à sua última pergunta:

Felizmente por um lado, e infelizmente por outro, eu fui um TROPA DE ELITE num cenário de guerra real.

Acrescentando para esclarecer...quando entrei para o curso de PM - Polícia Miliar, dos 150 homens que foram seleccionados, entre os 45 que conseguiram chegar ao fim do curso, eu estava lá.

Ao fim de um de curso, o qual foi uma "beleza" de se tirar, meteram-nos num barco de nome Vera Cruz, no dia 04/01/1968, por sinal um dos barcos que fazia o cruzeiro Portugal-Brasil, o qual foi desembarcar à linda cidade de Luanda, em 11/01/1968. A partir daí foi um salve-se quem puder...

Hai!!!  Oss!!!

« Última modificação: Março 10, 2008, 16:38:11 por Jose Lezon »

Offline Troyman

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 667
  • Votos: +5/-16
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #57 Online: Março 10, 2008, 16:51:13 »
E olha que nessa época o Sensei Lezon ainda nem tinha começado a treinar Karate-Do...

Saudações   ;)
ACTroyman
Zen Do-Kan (Filiada à IUSKF - Shin Shu-Kan)
RJ

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #58 Online: Março 10, 2008, 17:51:28 »
Olá!
Eu acho que essa discussão tomou um rumo errado,e explico ao meu ver o porque:
Primeiro não adianta acharem nada de um homem como Asai Sensei,que na minha opinião realmente foi um genio no Karate,quem treina qualquer outro estilo que não o Shotokan,pois se em outros estilos não apareceram em momento algum,uma personalidade como Asai e outros tantos,a culpa não é de quem treina o Shotokan que tem a quem divulgar e homenagear.
Segundo,aqui não é de interesse nenhum a auto divulgação, seria o mesmo que dizer:"eu sou melhor que Asai Sensei,pois sei fazer publicidade melhor que ele,sou um publicitário premiado e reconhecido no meio e blá blá blá",pois o que interessa não é quem eu sou pesoalmente e sim o quanto sei de Karate.
Terceiro,me apresentem um ícone de outro estilo tão bom quanto os do Shotokan que serei o primeiro a contestar essa minha posição.E tenho a certeza que existem muitos que não divulgam por pura falta de tempo,pois gastam esse tempo contestando os do Shotokan.
E para descontrair este tópico,que parece coisa de criança,"Meu Pai tem o pinto maior do que os dos Pais de VCs..
rsrsrsrsrsrsrs
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Lezon

  • Visitante
Re: Karate de Verdade é isso ai....
« Resposta #59 Online: Março 10, 2008, 18:17:32 »
Meu caro Amigo Pedro,

Poderá eventualmente a sua observaçao ser destinada a alguém. No entanto, na parte que a mim diz respeito, o meu Amigo abriu as portas para eu dizer algo que há muito queria dizer, mas, por uma questão de respeito e ética, evitei sempre fazê-lo.

Mas antes que o faça, vou novamente repetir-me que eu nunca pus minimamente em causa o valor do Sensei ASAI. Sobre a palavra génio, somente perguntei qual o conceito e/ou critério para que se possa classificar uma determinada pessoa. Posto isto, penso que está ficou claro nunca o valor do ASI Sensei foi beliscado.

Assim, e para que saibam, no meu estilo de Karate tem alguns que merecem distinção, mas um há que, eu considero um génio não só no estilo como no Karate em geral.

Ele que hoje tem 80 anos, discíplo directo de Ohtsuka Sensei, reconhecido por todos do estilo bem como nos outros, incluindo o Shotokan, em que o Sensei Enoeda e Kase, ambos já falecidos o admiravam e respeitavam muito, o Sensei Kanazawa que eu também conheço, é um deles, é de facto um génio!

Trata-se  do Sensei TATSUO SUZUKI 8º.Dan Hanshi.

Alguém terá dúvidas?

Bom, se alguém tiver dúvidas então eu teria que dizer muita coisa...

Acrescento que apesar dele ser o criador da WIKF - Wado International Karate-do federation, não se auto graduou em 9º.e /ou 10º.Dan. Quando Ohtsuka Sensei Faleceu, ele era um dos poucos 8º.Dans existentes na Wado-Kai. Então ele resolveu seguir o mesmo critério utilizado pela JKF Wado-Kai que, em honra e memória do criador do estilo,  a graduação máxima é de 8º.Dan..
Lembro que o próprio filho de Ohtsuka Sensei, à sua morte, não era sequer 8º.Dan, mas hoje é 10º. na federação que ele criou.


Hai!! Oss!!!
« Última modificação: Março 10, 2008, 19:35:33 por Jose Lezon »