Autor Tópico: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível  (Lida 8914 vezes)

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Online: Maio 07, 2008, 00:29:45 »
Repassando...está no http://www.karatedasmeninas.com/2008/05/grandes-mestres-do-karat-provam-que.html 

Oss !!!

"Segunda-feira, 5 de Maio de 2008
Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível



Reverência aos imigrantes japoneses no ano de seu centenário


O significado comum para a palavra Karate-Do é “o caminho das mãos vazias”. O nome é em alusão a uma luta em que não se utiliza armas, e preza, como toda arte marcial, ao desenvolvimento do corpo e da mente em harmonia. Aliás, harmonia é o que existe de menos entre os praticantes. A modalidade é motivo de muita discussão.



Sensei Fernando Gomes(FKERJ), Sensei Ugo Arrigoni Neto (CBKT) e Senpai José Roberto


Nove confederações (legitimadas pelas Leis Zico e Pelé) disputam a representatividade do esporte no País. Cada uma se vale de argumentos diferentes. Mas em uma coisa todas concordam: a divisão do Karate dificulta o crescimento da modalidade, visto que confunde a imprensa e potenciais patrocinadores.



Kyoshi Benedito Nelson e seus Senpai: Sensei Getúlio Taigen e Sensei Fernando Gomes




A III Copa Leão teve um apelo inestimável   união do Karate. O apelo foi atendido por todos os grandes mestres do Karate brasileiro e de todas as federações.



Os Sensei Fernando Gomes da Silva e Teruo Furusho, no centro o Senpai José Roberto


Estiveram presentes nada menos que Benedito Nelson (primeiro faixa preta brasileiro), Getúlio Taigen (um dos maiores conhecedores do Karate-Do), Ugo Arrigoni Neto diretor da CBKT (Vice-Campeão Mundial no Egito em 1983 e considerado por muitos como o melhor gyaku tsuki de todos os tempos), Fernando Gomes da Silva (Presidente da FKERJ), Teruo Furusho (Presidente da Interestilos-SKIF), Celso Rodrigues (árbitro WKF de kata e kumite), Roberto Pimentel (relator da CLK) Alcyone Sensei (7° dan) só para dar um exemplo.



Mestres Naoyuki, Mão de ferro, Brigadeiro Valle, Gomes, Celso Rodrigues e Geraldão

O torneio foi realizado em um ensolarado domingo do dia 04 de abril de 2008 no Ginásio da UERJ. Era comum ver conversas onde o número de dan superava fácil a casa das duas decimais. O torneio foi organizado pela professora Fernanda Leão (4°dan) da CBKT.




Mestres Gomes, Alcyone, Roberto Pimentel e Lezon, Celso e Genival

Contou com a presença de mais de 370 atletas das 5 diferentes federações do RJ. Foram mais de 40 associações inscritas que disputaram o torneio sob as regras Shobu Ippon da ITKF. A arbitragem ficou por conta da CBKT e Interestilos com algumas contribuições da FKERJ.



O Ginásio da UERJ foi o palco do evento


O público lotou as arquibancadas do Ginásio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e presenciou a bela abertura do evento, graças a dedicação da Associação Nikkei do Sensei Roberto Takeshi Fukushi que quis reverenciar os imigrantes japoneses no ano de seu centenário. Veja o vídeo acima.

As academias ligadas a CBK/WKF participaram do evento em número reduzido. O pouco número de participantes de atletas ligados a CBK/WKF foi devido a três fatores. O Primeiro foi o desconhecimento das regras por parte dos mais jovens que hoje são a maioria dos filiados. O Segundo foi o fato de todos os atletas de peso estarem em treinamento em São Paulo para o Pan-Americano da Venezuela;. Por último a estafa dos treinamentos do dia anterior a competição, ministrado pela seleção estadual do Rio de Janeiro, que se prepara para o Campeonato Brasileiro a realizar-se na Bahia em junho deste ano.


Este torneio fez lembrar a “Copa das Confederações” realizada pela Secretaria de Esporte do Estado do Pará, com o intuito de escolher com qual federação fica o apoio financeiro para campeonatos. No estado do Pará, os atletas ligados a CBK/WKF são os maiores vencedores do torneio. No Rio de Janeiro a história não foi diferente




A bela professora Fernanda Leão, organizadora do torneio, anunciou sua saída da CBKT para se filiar a CBK, e o troféu de campeão, conquistado pelo Vasco da Gama.


Os atletas CBK/WKF mostraram-se melhores preparados tecnicamente. Mesmo em número reduzido e com regras diferentes das usuais, estiveram em todas as finais e venceram a grande maioria dos confrontos. A equipe do Vasco da Gama, ligada a FKERJ, levou o troféu para casa. Medalhas e troféus dão a glória aos vencedores. Ganhar ou perder é a característica do esporte. Umas vezes se ganha outras se perde. Contudo, o grande vencedor de fato foi o Karatê, que mais uma vez reuniu todos seus adeptos em perfeita harmonia.
1º Vasco 213
2º Samuray-Do 167
3º Saga 113
4º Hien Kan 82
4ª ADAM 82
5º Kyundankai 81

*Par ver o resultado geral clique aqui!







Apresentação de kata pelos alunos do professor Genival, técnico da CBK. Seus alunos foram perfeitos e ganharam todas as disputas na modalidade kata.

Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

oswaldovb

  • Visitante
Re: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Resposta #1 Online: Maio 07, 2008, 12:27:01 »
Belo tópico e bela matéria.

Só as fotografias já são dignas de entrar no álbun da história do karatê. Foi o encontro de grandes mestres realmente.

O encontro de Teruo Furusho da CBKI, Benedito Nelson da CBK e Ugo Arrigoni Neto da CBKT fará com que todos os mais jovens no karate reflitam e caminhem para a harmonia na arte marcial mais praticada no mundo.

Offline Simoes

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 621
  • Votos: +4/-0
    • http://www.kyokai.com.br
Re: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Resposta #2 Online: Maio 07, 2008, 13:41:30 »
Sinceramente acho tudo isso balela e vou explicar o porque.

1- Parece até que o Hugo não encontra com o Furusho a muito tempo o que é mentira estiveram juntos no final do ano passado no curso do Sensei Kanazawa, o qual participaram vários integrantes do fórum e até mesmo o Sensei Getúlio aluno do Sensei Benedito.

2- Sou filiado a FKTERJ e nenhuma das cinco academias citadas é filiada a esta entidade e não existe esse tipo de pontuação atribuida as academias, nesta reportagem, na FKTERJ

3- O texto puxa muita sardinha para a FKERJ, acho difícil o pessoal do tradicional nas suas regras perderem tudo, e não me venha dizer que o pessoal da WKF é mais rápido, porque se pular o juiz não marca e não marca nada, mesmo se estiver com o calcanhar do pé de trás levantado (como na JKA) ele não marca, se bater e o adversário não acusar o golpe o juiz também não marca nada.

Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Resposta #3 Online: Maio 07, 2008, 14:41:10 »
Não há dúvida nenhuma de que a união é possível, como aliás ficou bem provsado no seminário Karatece net, como agora no torneio denominado por III Copa Leão, levado a cabo pela dinâmina Fernanda Leão.

Fui convidado a estar presente e, sinceramente, gostei de ver todo aquele ambiente participativo. Fiquei sensibilizado com toda a envolvência à volta do evento, e ainda pela forma acolhedora entre todos os ícons do Karate brasileiro e que já foram referidos, e, na parte que a mim diz respeito, acabei por me sentir em " casa" pela forma carinhosa como fui recebido.
 
Aproveito este momento para mais uma vez dar os meus sinceros parabens à Fernanda Leão, pelo seu carisma e agregadora que é, os quais são extensivos aos elementos da organização do torneio.

Devo referir que as regras em prova não eram as da WKF, as quais eu conheço, mas isso não impediu de eu estar presente até ao fim. Não vou fazer comentários técnicos sobre a questão, mas, para finalizar, quero apenas e só fazer um pequeno repáro ao que foi dito pelo nosso amigo Simões.

Acho que o meu amigo devia se escusar de fazer as observações que fez, pois, o momento e as intenções são outras, e, pelo que eu vi, todos falaram entre si e se vislumbrou um perfeito convívio.

Esqueça a forma de contagem e de pontuar, pois, eu então teria muito a dizer...o momento não é propício nem tão pouco é relevante.

E eu volto a dizer o que disse lá a mestres reconhecidamente importantes. O Karate é possível estar dentro de uma só organização e depois esta tratará de pôr nos lugares certos as pessoas que tratarão com toda a legitimidade e competência, o Karate Tradicional e o Desportivo.

Assim, acabam as preocupações de todos.

Hai!!

Lezon 

 
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline ToraNoMaki

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 434
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
Re: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Resposta #4 Online: Maio 07, 2008, 15:10:04 »
Oss.

Antes de mais nada, devo parabenizar a Fernanda pelo feito, que aliás, trata-se de uma ótima pessoa. Não estive lá por puro esquecimento e fiquei pau da vida quando lembrei, mas já era tarde demais.

Devo ressaltar que o sucesso do evento é mérito da Fernanda, que foi convidar a todos, independente de federação, crença, religião ou palhaçada qualquer. E, mesmo assim, pelo que ouvi, nem todos foram com a idéia (o que é uma pena).

Acredito que uma única entidade seja possível, mas será interessante? Alguns que aí estão, mandando pra cacete, vão continuar assim? Dependendo de quem estiver no comando, será pior a emenda que o soneto. Mas apoio a idéia de vivermos sem fronteiras.

A única coisa que fico triste é por não termos visto um quórum como esse (nem de perto) em um seminário como o nosso. Talvez se prometessemos distribuição de medalhas, a coisa seria diferente...

Mas, fico na esperança de um número significativo na edição número 2.

Oss.

Offline yama

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4.615
  • Votos: +11/-0
Re: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Resposta #5 Online: Maio 08, 2008, 07:16:12 »
Oss

Parabéns a Fernanda Sensei!!!

Grande iniciativa,alguém tem que acertar o alvo qquer hora e dar um rumo melhor a tudo que temos.....

O pessoal do Unsu foi muito legal e preciso!!!!!!!

Excelente o Taiko!!!!!

Oss
alberto.
yama-Alberto S. Almeida

Offline Simoes

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 621
  • Votos: +4/-0
    • http://www.kyokai.com.br
Re: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Resposta #6 Online: Maio 08, 2008, 12:05:37 »
Quero esclarecer que minhas colocações não foram contra o evento, que na verdade nem soube que aconteceu, toda tentativa de união do karate é válida, gostaria de ter estado no evento.

Sou totalmente contra a reportagem que foi apresentada, essa sim me pareceu pelo contrário querer repartir e ser contra a união do karate, este tipo de evento tem que ser uma festa, uma celebração da união, e não ficar falando que um é melhor que o outro, que a organizadora anunciou sua saída de uma federação ruim, e foi para a outra melhor, que aliás seus atletas são melhores preparados, e por isso eles comandaram o evento. Isso é um marronzismo disfarçado!!!!!!!!

Ninguem é melhor que ninguém, ainda mais nenhuma entidade é melhor que a outra, e se puderem trabalhar juntas melhor ainda, esse sim deveria ser o teor da reportagem, " ....a selebração da união do karate foi ótima ...fulano de tal encontrou com fulano de tal .... o evento foi maravilhoso, e falando nisso, teve uma competição e fulano ficou em primeiro, sicrano em segundo e beltrano em terceiro...."

Esse para mim deveria ser o teor do texto não exaltar um ou outro, mas sim o evento em si.

Offline Pedro

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.858
  • Votos: +14/-25
Re: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Resposta #7 Online: Maio 08, 2008, 13:02:58 »
Olá!
Eu estou com o Simões,na verdade,este não me pareceu um evento agregador,e sim
um evento competitivo como outro qualquer.
No desejo de criar-se um Karate uno,as pessoas ficam viajando que isso pode ser possivel e aformatam encontros onde o real espirito dos participantes ainda é competir e mostrar que o seu Karate é o melhor.
Oss!
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline ToraNoMaki

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 434
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
Re: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Resposta #8 Online: Maio 08, 2008, 14:55:27 »
Oss.

Foi o que falei: bota medalha e troféu que aparece todo mundo.

Mas isso vai mudar... eu acho.  ::)
 

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Resposta #9 Online: Maio 08, 2008, 22:20:27 »
Sinceramente, com todo o respeito, quem conhece realmente o Ugo Arrigone e o Benedito Nelson, sabe que estiveram por motivos diversos de eventuais medalhas, estiveram por razões que particularmente desconheço, até mesmo porque não estava presente e nem sabia do evento, mas na pior das hipóteses, para prestigiar os seus filiados, uma vez que, a Hien Kan do Mão de Ferro, dentre os inúmeros participantes, fico em 4º lugar. 

Se em pleno abril, o Mão de Ferro sai de Rondônia para estar no evento em pleno Rio de Janeiro, acredito que não tenha sido apenas para prestigiar os seus filiados.

O que vale de tudo isso, indiferente da reportagem publicada no site anunciado inicialmente e eventuais intenções pessoais, é que encontrar reunidos num só evento esses dirigentes (Ugo, Furusho, Fernando Gomes, Alcyone e Celso Rodrigues), é coisa muito difícil de se ver, isso tenham a certeza que dificilmente irão ver novamente ou tão cedo, tirando dessa linha o Benedito Nelson que só dirige os seus alunos e discípulos.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline ToraNoMaki

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 434
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
Re: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Resposta #10 Online: Maio 08, 2008, 23:20:11 »
Oss.

Sensei Pêcego, quando me refiro a medalhas, estou falando dos atletas.

Acho realmente válido este tipo de evento e dou todo o apoio. Mas tente colocar esses mesmos mestres em um seminário e veja se consegue juntar 370 participantes.


Offline J.Lezon

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 903
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
Re: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Resposta #11 Online: Maio 09, 2008, 08:31:49 »
Amigo ToraNomaki,

Pergunta muito interessante a sua. Não sei se já reparou no alcance que a mesma tem. Bom, lá vou eu entrar em campo "minado"...

A sua pergunta merece que todos nós façamos uma reflexão para que no final, tenhamos todos a coragem suficiente de reconhecer e de dizer qual a conclusão a que se chegou.

Na parte a que a mim diz respeito, já há muito que concluí o que vou dizer a seguir e que é um processo de imparável evolução,  e o qual deve ser muito bem aproveitado e, porque não, " explorado".

É assim: que se queira quer não, a "montra" do Karate é a Competição! Como facilmente se constata, a conquista de uma taça e/ou medalha, arrasta toda uma juventude que já nasce num ambiente propenso à competitividade, pelo que a tal taça e a medalha, é " rebuçado" que lhes aguça ainda mais essa vontade.

Portanto, nós os mais velhos, temos a obrigação de lhes dar essa satisfação, mas, mais ainda, temos a obrigação de aproveitar todas essas condições para daí podermos tirar partido e encaminharmos esses mesmos jovens, não só para a vida social, como também para lhes mostrar e fazer sentir que o Karate não é só  competição, e que para além dela existe o outro Karate, o qual deve ser aprendido e seguido.

Resumindo e concluindo, se soubermos ser criativos, seremos capazes de fazer um seminário com mestres importantes e juntar um número elevado de pessoas. O que é preciso é dar um "rebuçadinho" no final...

Hai!
partido
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Jose Fernando Pimentel

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 272
  • Votos: +5/-5
Re: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Resposta #12 Online: Maio 09, 2008, 09:03:55 »
Achei o evento maravilhoso. Estive lá como convidado e arbitro e posso garantir minha total isenção. Estou afastado de federações por motivos proficionais e particulares a quase 5 anos. Tenho amigos em todas mas não puxo o saco de ninguém. Tem gente séria e pilantras em todas, e isso acontece em tudo nas nossas vidas.

Mas sem dúvida nenhuma o mais marcante foi assistir várias gerações de karatecas que, teóricamente em lados opostos, se confraternizaram e proporcionaram um evento fantástico.
A felicidade e o prazer de reencontros, o sorriso desarmado e fraterno de gente que mal se lembrava naquele momento, os motivos que haviam separado a nossa nação karateca.
Uma demonstração inequívoca de que é possível a busca por um caminho de união. Quais os motivos para tantas federações ? Muita política ? Dinheiro ? Princípios ?

A única que não aceito são os princípios. Tivemos uma bela demonstração da Confederação Brasileira de Judo. Ela foi dominada por 20 anos pelo Mamede, que tinha força política mas era combatido veementemente pelos atlétas. Saiu alguma federação nova ? Houve alguma dissidência ? Não. O combate e a luta por um Judo melhor foi dentro de casa, nas vias legais e democraticas.

No Karate, juntamos meia dúzia num bar e sai uma confederação nova. Será que depois de tanto falarmos em Budo e em filosofia não conseguimos perceber que perdemos a capacidade de agirmos como cidadãos ?

Porquê não haver 1 só federação ? A regra de competição ? Faz uma competição para cada regra, e quem não gostar de competir não vá a nenhuma das duas. Mas fora a competição poderemos proporcionar a todos uma vivência mais rica e construtiva. Se for para nos desentendermos, que seja em casa, na nossa federação, que aprendamos com isso a voltar a ser cidadões, a viver em sociedade.

Por fim, parabenizo a professora Fernanda Leão por não deixar de sonhar. Sonhar é até fácil, mas concretizar um sonho é uma tarefa árdua. Quando ela falou pela primeira vez nesse evento comigo, a mais ou menos uns 4 anos, eu ri e disse que seria impossível. Foi muito bom ver alguém nos lembrar que o impossível é apenas algo que ainda não foi feito.

Um só Karate não é fácil, mas é possível.

Oss

Offline Antonio Pêcego

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 561
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Resposta #13 Online: Maio 09, 2008, 19:42:22 »
Caro ToraNomaki,

Interpretação equivocada de minha parte, sendo certo que tem razão quando diz que não haveria tantos karatecas reunidos, mas só aqueles que realmente buscam algo mais.

Ah !! ouvi dizer hoje que o Yahara que não pertence mais a JKA, estar por vir ao Brasil da um Curso ou participar de algo semelhante...fiquemos atentos !

Amigo Lezon Sensei, concordo com suas palavras.

José Fernando Pimentel Sensei, concordo plenamente com a sua exposição.

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline ToraNoMaki

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 434
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
Re: Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível
« Resposta #14 Online: Maio 12, 2008, 09:08:16 »
Oss Sensei.