Autor Tópico: Vídeo do Mão-de-Ferro  (Lida 12002 vezes)

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
Re: Vídeo do Mão-de-Ferro
« Resposta #15 Online: Fevereiro 10, 2009, 20:51:57 »
Há alguns anos atrás, ele seguiu com alguns karatecas faixas pretas para Rondônia onde criou o Condomínio dos Samurais.  Todas as casas forma construídas ao longo do tempo em regime comunitário pelos próprios karatecas e famílias, já havendo cinco prontas, se não me engano, assim como o lago etc.  Está localizado à beira da Selva Amazônica.

O Kyoshi Benedito é suboficial da reserva da Aeronáutica, 5º grau de Goju e preta de judô, sendo um ícone para todos nós brasileiros porque à época enfrentou preconceitos de toda ordem por ser negro e brasileiro, sendo muitas vezes preterido por respeitados mestres japoneses que atuavam no RJ, onde reside muitas histórias que não vêm ao caso.  Sendo oriundo de São Paulo, teve como seu Mestre Sagara, tendo como filho o Sidi Gobbi Sensei que é Professor de Educação Física e 4º Dan Shotokan no Rio de Janeiro onde leciona o karate.

http://www.beneditonelson.com.br/ é o seu site na internet, tendo a honra de lá constar o meu sobrenome como um de seus alunos no tópico karatê - subtópico HKK - em história da Hien 1979/1983 quando trata da fase na Academia na Sampaia Viana, tempo bom que não volta mais.

Tenho respeito e admiração por todos os grandes nomes do karate no Brasil, porque isso é algo que se constrói ao longo de uma vida de dedicação e empenho, dando mais valor aos karatecas brasileiros, sem desmerecer os japas, mas é porque acredito muito no nosso karate e, em consequencia, nos nossos karatecas.

Tak é a partir do 6º grau, se não estiver enganado, que se pode usar essa faixa coral, sendo facultado ao 9º e 10º grau a faixa toda vermelha que ouvi dizer simbolizar o sangue da bandeira japonesa que se extrai após o uso simbólico da faixa coral até o 8º grau.

Felipe Andrade San, a faixa coral, há quem diga que simboliza as cores da bandeira japonesa, assim como que há quem sustente que é o princípio da harmonia simbolizado pelo equílibrio do Yin e Yang. Muitos optam por usar na sua faixa preta listras brancas simbolizando os Dan's obtidos, particularmente respeito todos os gostos, mas apenas utilizo a minha faixa preta, não gostando de mais nada, exceto o nome e alguns dizeres, ambos em japones, afinal vc não precisa dizer para ninguém o que é, apenas treinar e treinar com afinco que o teu karate irá dizer quem tu és. 

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

Offline Felipe Andrade

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #16 Online: Fevereiro 10, 2009, 21:04:36 »
morria eu não sabia disso
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline ToraNoMaki

• Sr. Member
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
« Resposta #17 Online: Fevereiro 10, 2009, 23:09:32 »
Oss.

A faixa vermelha e branca era utilizada pelos mestres japoneses em excursão, ou seja, FORA do Japão e representa as cores de sua bandeira.

Hoje, os karatecas acima de rokudan estão utilizando.

Oss.

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +5/-2
« Resposta #18 Online: Fevereiro 11, 2009, 08:05:33 »
Cada caso é um caso, a JKA, a Takudai, o proprio Kanazawa não usam.

Reconheço que num mundo que até uma criança de 10 anos é faixa preta, um diferencial deve ser criado.

Eu aprticularmente não gosto, parece Capoeira.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline ToraNoMaki

• Sr. Member
  • Votos: +2/-0
    • http://www.kenshinkan.com.br
« Resposta #19 Online: Fevereiro 11, 2009, 11:15:57 »
Oss Gustavo.

Realmente o seu uso é facultativo.

Eu também não sou adepto. Não gosto nem das fitinhas de grau na faixa.

Afinal, nada melhor do que a pretinha básica...

Oss.

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #20 Online: Fevereiro 11, 2009, 11:24:29 »
O teu treino é as 17:30hs?
Gustavo-RJ

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #21 Online: Fevereiro 11, 2009, 12:10:07 »
Olá!
Ouvi falar que no Rio e no Rio Grande do Sul,treinam muito com fitinhas.
No cabelo!
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline GUICOMES

• Hero Member
  • Rio Grande do Sul. Superior.
« Resposta #22 Online: Fevereiro 11, 2009, 13:08:15 »
isto não é verdade.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Rodrigo (Rodfu)

• Hero Member
« Resposta #23 Online: Fevereiro 11, 2009, 14:28:18 »
Pedrinho, não faça assim. Eu até uso uma fitinha, mas dizer aqui o local seria falta de educação. Se não tomar jeito vou falar com o teu maninho pra te puxar a orelha.

No Judô, origem das faixas, a faixa coral só deve ser usada em ocasiões especiais. Nos treinos, é a preta mesmo.
Abraços,
Rodrigo

Offline Andretta

• Sr. Member
  • "E a vida segue ensinando... todos os dias."
« Resposta #24 Online: Fevereiro 11, 2009, 17:58:52 »
No Judô, origem das faixas, a faixa coral só deve ser usada em ocasiões especiais. Nos treinos, é a preta mesmo.

;) Olá,

O Rodrigo tem razão com relação a utilização da faixa vermelho-e-branco...

Aqui vai uma informação adicional (para aqueles que se interessam pelo tema):

As faixas vermelho-e-branco (chamadas Kōhaku 紅白 em japonês - que são as cores da bandeira do Japão) são opcionais do 6º ao 8º DAN, sendo totalmente vermelhas para 9º e 10º DAN.

Contudo, tanto a faixa vemelho-e-branco como a faixa vermelha são opcionais e podem ser substituídos pela faixa preta em qualquer uma destas graduações.

Estas faixas foram instituídos depois de o Mestre Kanō Jigorō ter criado competições internas de Jūdō com o mesmo nome (competições Kōhaku).

De forma geral, no Japão, utilizam-se as faixas vermelho-e-branco apenas em cerimônias especiais, são "faixas cerimoniais" (mesmo que não seja bem com esta aplicação que temos visto no ocidente...).

Saudações,
 ;D Denis Andretta.
« Última modificação: Fevereiro 13, 2009, 16:18:49 por Andretta »
"Sem me importar em atacar (combater) e com determinação, remar em direção à ilha marcial (das artes marciais) é uma alegria." (MABUNI, Kenwa)

Offline Gustavo-RJ

• Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #25 Online: Fevereiro 11, 2009, 18:50:43 »
Eu não gosto da vermelha, prefiro aquela alaranjada, igual a do pequeno Shin.

E qual a diferença da coral vermelha pra coral laranja?
Gustavo-RJ

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #26 Online: Fevereiro 11, 2009, 19:28:09 »
o sensei benedito ja escreveu algum livro?

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #27 Online: Fevereiro 11, 2009, 20:31:46 »
Ja sim....escreveu um livro nos anos 70 onde ele ensinava tecnicas mistas de Shotokan e Goju. Assinava Henji tsu too como autor
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #28 Online: Fevereiro 11, 2009, 20:50:10 »
eu tenho esse livro, só não tinha certeza se é ele que assinava com henji tsu too, vendia na banca inclusive

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #29 Online: Fevereiro 11, 2009, 21:36:52 »
Oss

esse eu acho que também tenho,o mais interessante é que o Sensei aparece com o distintivo Shotokan e fala a maioria do livro nos conceitos Goju e no final apresenta Tekki Shodan....

vou dar uma caçada e ponho as outras curiosidades entre elas é que fiquei caçando o autor e não consigo localizar em canto nenhum do livro o nome,só a foto do Sensei que está fininho  :o :o :o

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida