Autor Tópico: História de Mas Oyama  (Lida 21892 vezes)

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
História de Mas Oyama
« Online: Junho 21, 2005, 11:05:45 »
"MAS" OYAMA , 1924 - 1994

 Logo após a Segunda Guerra Mundial, ainda durante a ocupação do Japão pelos aliados, os espectadores de um torneio levado à público pelos japoneses no Sanno Hotel de Tóquio presenciaram uma cena que nunca mais esqueceriam.

Terminado o último combate, dois homens passaram a discutir em pleno tablado: um japonês magro e alto que estava enfurecido, e um coreano rijo e troncudo, que não demonstrava maiores preocupações. De repente, o japonês saca um punhal oculto por trás de seu cinturão e rasga vivamente o ar em direção ao coreano.

Num milésimo de segundo o braço do atacante é interceptado e um poderosíssimo soco reverso esmaga-lhe o rosto. Ouve-se um ruído de ossos quebrados e o agressor está no chão, agora salpicado por gotas de sangue. O homem estava morto, esfacelado por um único golpe!

Este episódio constituiu-se no ponto decisivo na carreira marcial de um jovem, então com 24 anos, que mais tarde adotaria o nome de Masutatsu (Mas) Oyama e que se tornaria mundialmente famoso.

Mas Oyama seguiu meteórica e tumultuada carreira nas artes de combate. Criança ainda, aprendia Chabee (uma combinação coreana de Jujitsu e Kempo) na escola que frequentava. Dos 9 aos 13 anos passou a praticar diariamente tanto o Chabee quanto o Boxe Shaolim. Em 1937, por oca- sião da guerra entre Japão e China começou a estudar Karatê Shotokan, persistindo nesse estilo por dois anos. Não satisfeito matriculou-se na Takushuko University para aperfeiçoar seu Karatê, treinando por mais dois anos no distrito de Maijiro, Tóquio, onde Gichin Funakoshi ensinava.

Aos 18 anos, Oyama entrava para o Exército Imperial e juntava-se à Butokukai - organização governamental que compreendia todas as principais artes marciais. Tornou-se então um membro da Kokai, especializando-se em táticas de espionagem e guerrilha.

Oyama veio a ser aluno de Cho Yung Ju e de Tenshichiro Ozawa, com quem submeteu-se a um "treinamento mental". Foi quando decidiu levar uma vida solitária nas montanhas, praticando Karatê 7 horas por dia, aperfeiçoando suas técnicas e culminando na criação de um estilo que veio a chamar formalmente de Kyokushinkai em 1961.

Obs: O mestre MASUTATSU OYAMA faleceu em 26 de abril de 1994, com câncer no pulmão.

fonte:http://www.geocities.com/Tokyo/4166/mas.htm

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
História de Mas Oyama
« Resposta #1 Online: Junho 21, 2005, 11:58:52 »
Caro Samurai,

 essa história do Sensei Oyama apesar de ser a história contada por todos parece que não é verdadeira... No novo livro do Sensei Jon Bluming. 10ºDan Kiokushinkai e ex-melhor aluno de Oyama ele afirma que Oyama Sensei era uma farsa. Todas as demonstracoes dele eram arranjadas, quebramentos preparados etc...
Bluming Sensei afirma ele mesmo ser o responsavel por preparar as demonstracoes. Alem disso Oyama Sensei NUNCA foi Campeao Japones de Karate, como ele mesmo afirma, apesar do estilo ser internacionalmente reconhecido e forte, não é reconhecido pelo Governo Japones como arte marcial tradicional do Japao.
Sensei Fumio Demura uma vez me disse pessoalmente que Oyama Sensei era ligado à mafia japonesa, pessoas serias no mundo das artes marciais não gostavam dele.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
História de Mas Oyama
« Resposta #2 Online: Junho 21, 2005, 13:00:16 »
Katsumoto

Eu conheço pouco sobre Mas Oyama, por isso coloquei o post, assim posso saber a opnião de voces.

Vc conhece Fumio Demura ?


Só vi este mestre no DVD Segredo das artes marciais, e o pouco que ele aparece demonstra uma tecnica muito boa.


Acho interessante postar estas historias, e criar debates sobre eles.

poste algo sobre o Sensei Fumio


Abraço

Offline kaleo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 236
  • Votos: +0/-0
História de Mas Oyama
« Resposta #3 Online: Junho 21, 2005, 14:28:32 »
Saudações.

Tenho ficado confuso quanto ao aprendizado de karatê de Mas Oyama. Em algumas fontes, encontro dizendo que Mas Oyama fez karatê com Gishin Funakoshi. Em outras, encontro dizendo que ele praticou o goju-ryu. O link abaixo, informa que o kiokushin é um ramo do Goju-ryu: http://www.gojuryu.com.br/principal/artigo/figuras/artigo1.gif

Esta imagem se encontra no site http://www.gojuryu.com.br/index_p.html, no link "Artigo".

Qual é a real origem do karatê de Mas Oyama?

Abraço a todos.

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
História de Mas Oyama
« Resposta #4 Online: Junho 21, 2005, 15:03:15 »
Ola Kaleo


O pouco que sei é que ele fez goju-ryu


tem um post do sumido samurai-jp sobre o o sensei mas oyama.

Jefferson

  • Visitante
História de Mas Oyama
« Resposta #5 Online: Junho 21, 2005, 17:00:19 »
Bom, encontrei estre trecho da história do Mas Oyama no site de uma academia Kyokushin em Pinheiros:

Em 1938 ingressa no Dojo Shotokan, de Gishin Funakoshi, iniciando-se no Karate Shotokan. Parte em 1940, quando Yoshitaka Funakoshi, filho do criador do Shotokan, perde para um praticante do Goju-ryu.

http://www.kyokushinpinheiros.hpg.ig.com.br/

Valeu!

Offline lukel

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 183
  • Votos: +0/-0
História de Mas Oyama
« Resposta #6 Online: Junho 22, 2005, 03:15:13 »
tambem naum conheço muito sobre masutatsu mas o que eu levo comigo e um ensinamento dele que diz o seguinte " a justiça sem força e frca mas, força sem justiça e violenta " se pude ajudar em algo tai meu post
Oss.

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
História de Mas Oyama
« Resposta #7 Online: Junho 22, 2005, 21:48:48 »
Sobre Oyama Sensei,

Apesar de le dizer que treinou com Funakoshi Sensei não é verdade.
 Ele  teve alguns encontros com o pessoal doShotokan na Univesidade Takushoku pois era muito amigo do Sensei Kimura do Judo. Sensei Kase, que faleceu recentemente na FRança, treinou no Dojo de Funakoshi e em recente entrevista disse que NUNCA OYAMA MAS. Treinou no Dojo Shotokan.
Sobre os relatos de que o filho de Funakoshi perdeu para um praticante daGoju, parece ser verdadeiro, pois este relato esta em varios livros de metsres  Japoneses.
Sobre Demura SEnsei, ele foi campeão Japones em 1961, escola Shito Ryu,muito parecido com o Shotokan,mas também é faixa-preta shotokan.
Tive a honra de ser chamado para ser seu partner numa demontsracao em S. Paulo, onde Demura SEnsei foi convidado para SEminarios alguns anos atras e fiquei muito impressionado com a tecnica dele.
Apesar dele hoje em dia estar muito envolvido com o cinema é um Mestre de Karate Tradsicional muito respeitado Internacionalmente.
Participou como Duble do Pat Morita nas cenas de lutas do filme Karate Kid, e outros como Mortal Comate, Sol Nascente etc...
MUito humilde, Mestre de altissimo gabarito....
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
História de Mas Oyama
« Resposta #8 Online: Junho 24, 2005, 10:46:42 »
Katsumoto


E sobre uma historia de que o sensei oyama teria matado um touro com um shuto em uma apresentação na espanha.

achei muito fantasiosa a historia mas me falaram que ele teria se apresentado em madri numa toreada e quando o touro foi para cima dele, ele segurou os chifres do touro, ate o touro parar ai soutou uma das mãos e lançou um shuto na testa do touro matando-o na hora.


O que sabe disso ???

Jefferson

  • Visitante
História de Mas Oyama
« Resposta #9 Online: Junho 24, 2005, 11:21:03 »
Boas!

Pelo que sei essa história é verdadeira, mas surgiu um comentário recentemente, se eu não estou enganado é o mesmo sensei quo o katsumoto citou, o Bluming Sensei,  de que os touros receebiam uma dose de tranquilizante que os deixavam meio desorientados.
Esta revelação causou certo desconforto nos representantes do Kyokushin.

Valeu!

Offline samurai

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.184
  • Votos: +0/-0
História de Mas Oyama
« Resposta #10 Online: Junho 24, 2005, 14:37:10 »
Vejam alguns combates de Kyokushin



http://kyokushin.com.br/portugues/videos.php

Offline MarcioRodrigues

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Votos: +0/-0
História de Mas Oyama
« Resposta #11 Online: Outubro 06, 2006, 17:44:08 »
Citação de: "katsumotokatsumoto"
Caro Samurai,

 essa história do Sensei Oyama apesar de ser a história contada por todos parece que não é verdadeira... No novo livro do Sensei Jon Bluming. 10ºDan Kiokushinkai e ex-melhor aluno de Oyama ele afirma que Oyama Sensei era uma farsa. Todas as demonstracoes dele eram arranjadas, quebramentos preparados etc...
Bluming Sensei afirma ele mesmo ser o responsavel por preparar as demonstracoes. Alem disso Oyama Sensei NUNCA foi Campeao Japones de Karate, como ele mesmo afirma, apesar do estilo ser internacionalmente reconhecido e forte, não é reconhecido pelo Governo Japones como arte marcial tradicional do Japao.
Sensei Fumio Demura uma vez me disse pessoalmente que Oyama Sensei era ligado à mafia japonesa, pessoas serias no mundo das artes marciais não gostavam dele.


É  muito facil falar de quem ja morreu, esse tal Sensei Bluming é que deve ser uma farsa ou esta revoltato, pois Mas Oyama escolheu o Kaicho Shokei Matsui para ser seu sucessor, Oyama foi um grande mestre, que dedicou toda sua vida em prol do karate e tentando divulgar o kyokushin pelo resto do mundo, teve como aluno o Kaicho Tadashi Nakamura fundador da World Seido Karate Organization que também é um excelente estilo de karate, Oyama foi o unico homem a ter realizado a luta dos cem homens, por três vezes (sinal de que ele era bom e não precisava se exibir em campeonatos).
Caro katsumoto, não sei qual  a sua finalidade em tentar  denigrir a imagem de um mestre que contribuiu bastante para a divulgação do karate, afinal você também treina karate só que outros estilo que não sei qual é, graças a certas atitudes como a sua é que o karate não consegue sua união é uma enorme falta de respeito criticar um mestre ja falecido e consequentemente critica também o estilo kyokushin que aparentemente você não sabe nada a respeito.
Se você acha o mestre Oyama ou o kyokushin uma farça é so você se matricular em um dojo do kyokushin e em pouco tempo você vai ver que todo o seu pensamento sobre o estilo esta errado.
Minha intenção aqui, não é lhe ofender, pois em momento algum fiz isso, mas so gostaria que antes de você tentar denigrir a imagem de alguem, chamando essa pessoa de farsa, pare e  olhe para si mesmo e tente se comparar a essa possoa à qual você esta criticando.
Oss

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
História de Mas Oyama
« Resposta #12 Online: Outubro 09, 2006, 12:49:07 »
Marcio,

 Vai estudar mais menino.......
 Nao acredite em tudo o que dizem para vc.
 
Um Mestre muito famoso ja dizia:
- Acredite somente na metade do que vc ve e absolutamente nao acredite em nada do que vc ouve.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
História de Mas Oyama
« Resposta #13 Online: Outubro 09, 2006, 20:35:24 »
algum de vcs conhece um filme com mas oyama, karate bullfigther? é ficçao ou documentario?
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline MarcioRodrigues

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
  • Votos: +0/-0
História de Mas Oyama
« Resposta #14 Online: Outubro 11, 2006, 12:03:35 »
Prezado katsumoto, percebi que você não considera Mas Oyama como um grande mestre, ok opnião sua, garanto que grande parte dos lutadores discorda de você, mas como em qualquer assunto sempre temos os que são a favor e os que são contra, respeito a sua opnião.  
Afinal karate é tudo igual, independente de estilo (claro que com pequenas diferenças), ja que você mandou eu estudar me diga qual o estilo que você treina e quem sabe podemos trocar conhecimentos de maneira construtiva, afinal todos somos karatecas
Oss.