Autor Tópico: Tadashi Takeuchi  (Lida 27550 vezes)

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Tadashi Takeuchi
« Resposta #15 Online: Maio 01, 2004, 16:37:42 »
Temos condições de afirmar que:
    um professor de karatê
   que opte por não participar de certames e que dê um alto
   grau de importância também à formação de conduta de
   seus alunos esteja, como foi aqui posto,

    **** escondendo-se atrás de algo? ****

Outra:
   Os mestres de aikidô seriam enquadrados também
   nesta classificação por não confrontarem-se?

Com a palavra os debatores.

[]´s
BigBoy

Offline cuca

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 213
  • Votos: +0/-0
  • To be strong...CRVT forever!
Tadashi Takeuchi
« Resposta #16 Online: Maio 01, 2004, 19:43:47 »
E ai figuras
Não participar de certames não é se esconder.
Considero esconder-se simplesmente o ato de negar-se a lutar e treinar para a vida. Esconder-se é só treinar kizames e gyakus pois estes golpem pontuam. Esconder-se é exigir saltitos serelepes dos alunos pois assim você pode "bater-voltar" rapidamente e ganhar seu ponto. Esconder-se é negar ao aluno o direito de conhecer o karate por inteiro, como foi criado pois o inteiro não é mais necessário nas regras de competição. Esconder-se é desconhecer a história do karate, de seus mestres, dos desafios, da defesa pessoal que sempre foi a tônica de qualquer arte marcial e considerar-se professor por ter uma faixa preta alcançada pela conquista de medalhas e não pela conquista de seu próprio ego.
Quer saber: cansei.

Fui
Cuca
Luiz Alberto Hillesheim Filho
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Tadashi Takeuchi
« Resposta #17 Online: Maio 01, 2004, 21:30:18 »
Pô cuca,

   E eu vô prosear com quem nessa noite?
   Já comprei um "kit" daqueles de meia dúzia de Miller daquelas
amarelinhas brilhantes long-neck pras prosas de sábado à noite...
   E agora?
   Sei lá, vamos mudar de assunto, então. Tipo tô aqui bolando algum
"post" novo.
   Queria ver se o Saku já voltou do campeonato. Fui no lugar que
ele disse que ia acontecer o evento, rodei, rodei e não achei.
   
   num fique bravo...hehehe
   brincadeirinha....

[]´s
BigBoy

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Tentarei responder a todos
« Resposta #18 Online: Maio 01, 2004, 22:27:49 »
1- Filosofia está muito mais para shotokai do que para shotokan. Melhor ainda seria uma igreja.

2- Eu não conheço ninguem que entrou no karate pela filosofia, todos entraram pela defesa pessoal e ficam loucos quando não treinam luta nos primeiros anos. Filosofia aliás, nunca vi ser treinada. Vi sim hierarquia, respeito, higiene, pontualidade etc...

3- Não acho Aikidokas lutadores, pois como luta é fraquissima, no maximo defesa pessoal.

4- Devo conhecer de vista o Luis. Tinha um engenheiro com esse nome, que treinava com Tanaka.

5- Desconheço o Rickson treinando karate. Ele fez aulas de Judo com Sensei George Mehdi, esse sim uma fera.

6- Respeitosamente Neto110, eu vejo acovardamento sim. Acho que se pelo menos 1 vez alguem lutasse e ganhasse teria o direito de parar e dizer que não lutava mais por filosofia, mas enquanto isso não acontecer ..........
Qto ao DO, com certeza esse caminho passa pela luta (como descrito no livro My way of life. Funakochi após ganhar a luta se envergonha, mas GANHOU a luta) e ao chamar a PM vc perde a chance que obteve de uma luta justa com um lutador e não com um neofito (o que seria covardia). Existem varios lutadores de karate que lutam com inocentes mas afinam contra lutadores preparados. Existem aqui no RJ varias iniciativas do pessoal de JJ em comunidades carentes, aqui são bem mais atuantes que os karatecas. Não falo de gorilas ou leões, falo de homens com  2 braços e 2 pernas iguais as nossas e que no momento estão bem mais preparados do que nós.

7- Sou karateca nunca serei JJ apesar de treina-lo.

8- Jesus ao levar um tapa deu a outra face porem ao levar o segundo tapa meteu a porrada no cidadão. (Não contam essa parte mas tenho certeza que foi isso que aconteceu) rs.

9- Essa polemica luta x filosofia sempre existiu, só terminará quando lutarmos e ganharmos, ai sim poderemos pensar na filosofia de cabeça erguida. Até lá não temos esse direito.

10- Não sou santo nem brigão. Depois que entrei no karate briguei apenas 3 vezes (26 anos) 2 vezes com boxeres e 1 com karateca, nunca com leigos. Graças a Deus não peguei um lutador de JJ. Hoje com 44 anos estou muito mais bem preparado e espero nunca mais brigar, contudo se acontecer não me acovardarei e talvez até apanhe muito mas como diria BamBam, faz parte.

11- Se aqui desse para postar fotos eu postava as que apareço sendo finalizado pelo pessoal do Lions´ Den. Em pé não quiseram lutar não.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Tadashi Takeuchi
« Resposta #19 Online: Maio 01, 2004, 22:44:17 »
dá sim. Transcrevo aqui esse recurso que o René oferece:

começo
***********

Olá pessoal.
Para colocar imagens no fórum, basta seguir os seguintes passos:
- Crie uma conta para hospedagem grátis em qualquer provedor deste serviço (ex. www.yahoo.com.br, www.tripod.com.br, www.hpg.com.br, www.cjb.net, ou se seu provedor lhe forneça uma página grátis, use-a)
- Envie para seu novo site todas as imagens que você queira que apareça no fórum
- Guarde o endereço eletrônico de sua imagem (ex: http://tripod.terra.com.br/meulogin/imagens/maegeri.jpg)
- Insira em um POST deste fórum o endereço da imagem entre a tag : ex:

Para outros tipos de mídia (Sons, vídeos), basta enviá-lo para a página que você criou, e inserir o link aqui entre a tag http://: ex: http://www.tripod.com.br/meulogin/filmes/pinan.mpg[/url]

********
fim.

Manda aí....

[]´s
BigBoy

Offline Sakuraba

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Votos: +0/-0
    • http://
Voltei foi mal
« Resposta #20 Online: Maio 02, 2004, 02:57:12 »
ae big boy nem participei muito caro... tava afim de lutar mas sem treinar mal organizado e caro é complicado... onde que eu tinha te dito que era?

Offline cuca

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 213
  • Votos: +0/-0
  • To be strong...CRVT forever!
Tadashi Takeuchi
« Resposta #21 Online: Maio 02, 2004, 19:33:30 »
Fala aí Big Boy camarada
Cara, desculpe não voltar no sábado a noite, mas me irritei depois que li o que eu escrevi.
Após minha resposta me questionei ( já tava mamando...) se eu não devesse avançar mais no meu karate para julgar melhor tudo que anda acontecendo e principalmente a atitude dos professores que eu tanto condeno. Talvez quando eu passar para o outro lado ( faixa preta ), eu veja que a coisa não é bem assim como eu penso agora. Sei que vai demorar para chegar lá, mas to indo.
Saku, não acho que quem pule lute mal, só acho que não deveria ser quase obrigatório como me foi imposto nos meus treinos, ok? Cada um decve achar a melhor maneira de lutar.
Grande abraço
Cuca
Luiz Alberto Hillesheim Filho
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu

Neto110

  • Visitante
Tadashi Takeuchi
« Resposta #22 Online: Maio 02, 2004, 22:57:43 »
Saudações a todos.

Acho ótimo poder participar de debates como estes aonde não se tem pruridos de se falar o que se pensa.

Bem, deixa falar de mimpara que se possa entender minha posição.

Tenho 3 irmãs e sempre fui confrontado pela cobrança de "defender" minhas irmãs. Na minha época existia isto e era muito sério. Ocorre que o caminho para a escola era passando no meio de chapas (pessoas bem fortes cujo trabalho diário era carregar sacos e masi sacos de milho nas costas ficando todos naturalmente bombados.

Eram todos trabalhadores defendendo seu sustento mas na minha mente eram tarados podenciais... cresci pensando como conseguir eliminá-los caso nos atacassem, poruqe passávamos 2 vezes por dia entre eles na ida e na volta da escola.

Quando procurei o karate não foi por outro motivo: eu era muito fraco para dar conta daqueles meus pretensos inimigos.

Aprendi a lutar pensando nisto: desvantagem total. NUmérica e de físico e aprendi que era possível resolver a parada mas a um custo: o custo da minha saúde e de um possível processo na justiça: mesmo a legítima defesa tem que ser confirmada e fica a questão da família do oponente...porque ele não é uma figura estereotipada maligna que só existe para meu ego resolver meus problemas.

neste momento, ao ver o oponente como um ser humano como eu mesmo, com medos e incertezas e mais importante com pessoas que gostam dele como ele é como tem gente que gosta de mim, passei a ver com outros olhos a questão do combate.

Não só eu teria que enfrentar a minha rotina de vida com as lesões que obtivesse como também teria que enfrentar a minha consciência com o que eu tivesse feito.

Neste momento entendi que mesmo sabendo bater comforça e eficiência, eu decidi não fazer isto senão em situação real ou por pura brincadeira e nunca voluntariamente.

NUm combate sempre vejo um suicida e um covarde: o suicida é o que sabe que está em condições piores e o covarde não é o que foge é o que se impõe sobre o outro mesmo vendo que é superior.

Sobre o JJ e o "resolvero problema com um dedo" a história mostrou que nao precisei enfrentar nada: a ameaça não existia senão na minha cabeça. HOje um dos mas velhos alunos deles é aluno meu e sabe o que treinamos e como treinamos.

Sobre Shotokan e shotokai ambos tem seus fundamentos e tenho informes sobre ambos e motivos para imaginar que há mais cultura do karate dentro do Shutokai mas ambos são troncos da mesma árvore.

Sobre filosofia no karate-do é difícil para nós ocidentais entender como o oriental pensa e age, ele não separa as coisas, para ele é uma coisa só. Como se pensa, como se luta, como se vive. POr isto karate-do é uma filosofia igreja é conforto espiritual, conforto este que os orientais sem suas grandes diferenças conosco no ocidente. O Xintoismo e o Budismo (que nem pode ser considerado religião no sentido estrito da palavra pois religião vem de religare e religar ocm o que já que a filosofia budista nao inclui nenhuma discussão sobre o papel de uma divindade).

Offline kaleo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 236
  • Votos: +0/-0
Tadashi Takeuchi
« Resposta #23 Online: Maio 03, 2004, 01:24:08 »
Como eu gosto de fórum.

Gosto muito do karatê filosofia. Estudo e pratico. Talvez se não o praticasse, encontraria outra coisa que o fizesse. A reflexão sobre suas atitudes, baseado nos conceitos do budô, enriquece a mente assim como o físico pelo karatê. Não consigo imaginar que o caminho das mãos vazias, estão vazias para dar porrada. Acho que tomar o karatê como um estilo de vida, conduta e disciplina não o torna uma prática religiosa (permitam-me uma piadinha... só uma... imagina... "ICHI, NI, SAN... KIAAAAII.."  - "AMÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉM").

Brincadeiras a parte. O que eu disse acima, não quer dizer que não goste de um treino puxado. A linha de estudo que tomo não tira a pressão do meu guiako ou livra a potência do meu mae-gueri. Mas me deixa com a consciência extremamente tranquila e equilibrada, se me sentir desafiado ou em confronto real; - quando digo confronto real, não quero dizer somente briga de verdade... mas confronto com a vida, o trabalho, os estudos... é difícil de explicar. É difícil até de entender   :P

Concordando com o Gustavo, estamos precisando de uma injeção de moral sim... enfrentar atletas de outras artes seria o meio?... não sei. Agora... deixar de lado a essência filosófica disponível na arte, seria perder uma riqueza que veio junto com ela.

Talvez a linha tradicional do Goju me leve a pensar desta maneira. Goshi Yamaguchi (aluno e discípulo do fundador Chojun Myiagi) trilhou um Goju-Ryu espiritualmente enriquecido (devido à experiências que ele passou na segunda guerra, que encontrou na meditação e práticas espirituais um conforto), buscando o bem estar mental junto com a prática do físico.

Abração

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Tô gostando.....
« Resposta #24 Online: Maio 03, 2004, 09:13:44 »
Tô gostando desse forum.

Primeiramente quero afirmar que eu sou gente fina pra caramba  :)  mas tambem sou dificil de mudar de opinião, pena não podermos nos encontrar num buteco pra discutir e tomar umas como sugeriu o BigBoy.

Claro que o 1o apelo do karate é a defesa pessoal e a medida que vc se envolve com ele sua cabeça muda chegando até a não reagir perante uma agressão (já aconteceu comigo).

Eu sinceramente acho que a parte de filosofia no karate faz parte de um marketing da casa de shoto. Os brasileiros que foram treinar lá na Takushoku nos anos 70, apanharam muito sem direito de reagir, Fernando Soares, Paulo Goes, Caribe.... todos da lendaria seleção de 1972. A filosofia ensinada era meter a porrada no estrangeiro.

Aqui no RJ, nas reuniões da Federação todos os japoneses brigavam, Tanaka, Uriu, Takeuchi sendo que os considerados inferiores Kohara, Frucho, Enoque entre outros não tinham direito nem coragem de abrir a boca e foi por isso que houve o racha aqui no RJ, todo o pessoal do 2o time quando teve oportunidade foi pra WUKO. A filosofia era farinha pouca meu pirão primeiro.

Dizem que o Lyoto Machida é bom de vale tudo (o pai é excelente de karate). Ele bem que podia desafiar o Vanderlei Silva, meter a porrada nele e nos ajudar a acabar com essa duvida :wink: .

Infelizmente ninguem vai aparecer para defender nossa luta e o motivo é um só, FALTA DE CONFIANÇA, não é por causa da filosofia não.

Como eu gostaria de estar errado.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Neto110

  • Visitante
Tadashi Takeuchi
« Resposta #25 Online: Maio 03, 2004, 11:33:24 »
Saudações A todos, em particular ao Gustavo, que mostra que é gente boa ao continuar contribuindo para entendermos as coias no seu ponto de vista, que é ótimo para tornarmos mais elástica nossa visão de mundo.

Quero insistir num ponto:

Bater e apanhar são fases que passam dentro do karate mas permanece os vínculos que você fez dentro da arte enquanto treinava para o "apanhar ou bater".

O "Bater e apanhar" passam, mas permanecem o condicionamento físico e a auto confiança.

Neste sentido, fico com o que permanece e dou o valor justo para o bater e apanhar.

Tive um amigo da minha cidade natal, Uberlândia-MG, que foi campeão brasileiro de kumite (conheci 2 deles) e acreditem: ele era muito bom de bater e apanhar mas só nisto, uma vida sem perspectiva fora do bater e apanhar.

Qual o futuro destes lutadores centrados na supremacia de suas artes? Serão supremos sempre? Serão lendas? No que isto contribuirá para seu aperfeiçoamento e felicidade?

Acreditem: grandes expectativas são responsáveis por grandes decepções e grandes decepções são responsáveis por grandes infelicidades.

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Ai vc me quebrou.
« Resposta #26 Online: Maio 03, 2004, 15:27:13 »
Os grandes lutadores da decada de 70, em sua maioria, viraram zero a esquerda no ano 2000.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline cuca

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 213
  • Votos: +0/-0
  • To be strong...CRVT forever!
Tadashi Takeuchi
« Resposta #27 Online: Maio 04, 2004, 09:34:16 »
Sabe o que um professor de kiokushin me disse, após ver uma academia vizinha de shotokan com 30 alunos contra os 6 alunos dele?
Não adianta, kiokushin é o karate dos pobres!

Claro que isto não é regra, foi um desabafo do camarada, mas após ler o que o Gustavo e o Néto disseram, sabe a que conlusão cheguei?
Para você ser bom, como gostaria de ser, terá de se dedicar a tal ponto que não vai sobrar muito tempo para ter sucesso no trabalho, família, amigos, etc...
Sei lá, participar deste fórum tá me criando uma salada na cabeça que te digo, coisa de lôco.

Cuca
Luiz Alberto Hillesheim Filho
Camaquã/RS
Wado-Ryu/Kyokushin/JiuJitsu

Offline BigBoy

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.245
  • Votos: +1/-0
Tadashi Takeuchi
« Resposta #28 Online: Maio 04, 2004, 12:02:16 »
Eu já estou confuso por um motivo meio "mundo real": GRANA.

Por +/- R$ 70,00 eu posso fazer JJ, MT (sem ringue), musculação e
guardar o carro, com direito a treinar de seg a sáb em opções de treinos
que vão das 07:00 às 24:00!

[]´s
BigBoy

Neto110

  • Visitante
Tadashi Takeuchi
« Resposta #29 Online: Maio 04, 2004, 12:45:48 »
e você treina com o propósito de aperfeiçoar sua alma, o corpo acompanha e você consegue o que quer.

Mias alunos é resultado de marqueting melhor e o Shotokan tem um bom marketing. Se o professor soubr trabalhar direito não tem como não ter muitos alunos, já o Kyokushin tem muios pontos em desacordo com a modernidade, é algo notável para mim quando noto esportes de contato progredindo muito duirante muito tempo.

O JJ se inclui neste campo.