Autor Tópico: Masatoshi Nakayama  (Lida 9956 vezes)

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Masatoshi Nakayama
« Online: Julho 01, 2009, 23:44:30 »
     No livro "O Melhor do Karate, volume 1" na pagina 46, existe uma foto da visita do Sensei Nakayama ao Brasil tirada em um Dojo em Salvador, como a fotografia esta em preto e branco e com a qualidade não muito boa, não da para ver o nome do Dojo e nem ver com clareza as pessoas que estão na foto, mas creio que o primeiro ao lado esquerdo do Sensei Nakayma seja o Sensei Machida, estou certo? Alguem poderia comentar sobre essa fotografia e sobre os pioneiros que lá estavam? (que grande dia deve ter sido aquele)!  
« Última modificação: Janeiro 17, 2011, 12:57:14 por Renê »
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Visita de Nakayama em 1975 ao Brasil.
« Resposta #1 Online: Julho 02, 2009, 00:47:02 »
     No livro "O Melhor do Karate, volume 1" na pagina 46, existe uma foto da visita do Sensei Nakayama ao Brasil tirada em um Dojo em Salvador, como a fotografia esta em preto e branco e com a qualidade não muito boa, não da para ver o nome do Dojo e nem ver com clareza as pessoas que estão na foto, mas creio que o primeiro ao lado esquerdo do Sensei Nakayma seja o Sensei Machida, estou certo? Alguem poderia comentar sobre essa fotografia e sobre os pioneiros que lá estavam? (que grande dia deve ter sido aquele)! 

Ilson,
a academia é a ASKABA do Mestre Denilson Caribé e ao lado dele é Machida Sensei.
O Nakayama Sensei chegou à São Paulo ficando aqui por 4 dias, ministrando treinos na Butoku, sempre acompanhados pelos professores Caribé, Tanaka, Machida, Sagara e Okuda, depois foram para o Rio de Janeiro com programação idêntica à SP e em seguida para a Bahia.
Oss
Ricardo

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.475
  • Votos: +5/-2
Re: Visita de Nakayama em 1975 ao Brasil.
« Resposta #2 Online: Julho 02, 2009, 07:46:04 »
Conta o Fernando Athayde, que o Takeuchi o pos para lutar com outro aluno para que o Nakayama visse. Soco pra lá, chute pra cá, vai que o Athayde encaixa um giaku de canhota no cara.

Orgulhoso, com o rabo de olho da uma olhada pro Nakayama. Placidamente Nakayama dormia sentado no chão do dojo.

Diz o Fernando que essa foi a 2a maior lição que aprendeu no karate.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Pará

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 41
  • Votos: +0/-0
Re: Visita de Nakayama em 1975 ao Brasil.
« Resposta #3 Online: Julho 02, 2009, 10:46:23 »
 ;D ;D :o :o :o

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: Visita de Nakayama em 1975 ao Brasil.
« Resposta #4 Online: Julho 02, 2009, 12:34:25 »
     No livro "O Melhor do Karate, volume 1" na pagina 46, existe uma foto da visita do Sensei Nakayama ao Brasil tirada em um Dojo em Salvador, como a fotografia esta em preto e branco e com a qualidade não muito boa, não da para ver o nome do Dojo e nem ver com clareza as pessoas que estão na foto, mas creio que o primeiro ao lado esquerdo do Sensei Nakayma seja o Sensei Machida, estou certo? Alguem poderia comentar sobre essa fotografia e sobre os pioneiros que lá estavam? (que grande dia deve ter sido aquele)! 
Oss!
Além do Machida,e Denílson,estão os karatecas,Ivo Rangel,Cláudio Mascarenhas,Vilobaldo Moraes, Carlos Alberto, Lázaro Gagliano,Renato Duarte,Edmundo Santos,Adelmo Castro,Hermínio Santos, Manoel Pena,Valdomiro Santos, Almerídio “o Marujoâ€, José Mendes, José Eduardo,José Firmino,Nilton Guimarães, Nigro Santana, Rafael Ribeiro, entre outros.
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re: Visita de Nakayama em 1975 ao Brasil.
« Resposta #5 Online: Julho 02, 2009, 14:05:26 »
na academia Kawamura tem duas fotos com Nakayama Sensei onde Kawamura está presente em ambas... seriam essas as fotos dessa visita ao Brasil ?? se sim, inclua o nome de Kawamura Sensei nessa lista...

alguém tem as fotos pra postar ?

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: Visita de Nakayama em 1975 ao Brasil.
« Resposta #6 Online: Julho 02, 2009, 15:40:43 »
Oss

     Sobre a foto do livro, eu tentei escanear, mas a qualidade da foto não ajudou... E tambem eu não aprendi ainda como postar imagem aqui no forum!

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline Ilson MSP

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 331
  • Votos: +0/-0
Re: Visita de Nakayama em 1975 ao Brasil.
« Resposta #7 Online: Julho 02, 2009, 16:05:30 »
Oss!
Além do Machida,e Denílson,estão os karatecas,Ivo Rangel,Cláudio Mascarenhas,Vilobaldo Moraes, Carlos Alberto, Lázaro Gagliano,Renato Duarte,Edmundo Santos,Adelmo Castro,Hermínio Santos, Manoel Pena,Valdomiro Santos, Almerídio “o Marujoâ€, José Mendes, José Eduardo,José Firmino,Nilton Guimarães, Nigro Santana, Rafael Ribeiro, entre outros.
Oss!

a academia é a ASKABA do Mestre Denilson Caribé e ao lado dele é Machida Sensei.
O Nakayama Sensei chegou à São Paulo ficando aqui por 4 dias, ministrando treinos na Butoku, sempre acompanhados pelos professores Caribé, Tanaka, Machida, Sagara e Okuda, depois foram para o Rio de Janeiro com programação idêntica à SP e em seguida para a Bahia.
Oss

Oss

       Rapaz, fico só aqui imaginando e pensando... Pena que em 1975 eu estava nascendo!

Oss
"Só sei que nada sei" (Sócrates)

Offline KATASHOTOKAN

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 873
  • Votos: +0/-0
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
Re: Visita de Nakayama em 1975 ao Brasil.
« Resposta #8 Online: Julho 02, 2009, 16:08:03 »
Oss!
Essa visita ao Brasil aconteceu, em Agosto de 1975,ocasião em que acontecia o VII Campeonato Brasileiro, sendo a federação carioca a vencedora, tendo como karateca campeão individualmente o Ronaldo Carlos, o destaque do campeonato, foi justamente a participação do Mestre Masatoshi Nakayama, como árbitro.
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline yoda

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
  • Votos: +0/-0
    • http://
Re: Visita de Nakayama em 1975 ao Brasil.
« Resposta #9 Online: Julho 02, 2009, 18:43:45 »
Muito boa recordação. Além dos já mencionados, revendo a foto no meu exemplar do "Best Karate", estão lá: atrás de Caribé sensei, Antonio Aderne, de barba; atrás de Nakayama sensei, Júlio Gusmão, que treinou com o professor D'Elia na Butokukan; Juarez Alves e Fernando Rocha, introdutores do karate no Rio Grande do Norte e em Sergipe, respectivamente. Eu não pude fazer o curso porque era faixa verde e o treinamento era restrito aos portadores de faixa roxa acima. tinha na época 16 anos de idade.
Abraços a todos

Isaias Brito

Offline katsumoto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.936
  • Votos: +2/-19
Re: Visita de Nakayama em 1975 ao Brasil.
« Resposta #10 Online: Julho 02, 2009, 22:36:49 »
Acho que foi nesta ocasiao que o Amaral Neto fez um Especial sobre o Karate n Bahia, nao foi?
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline alisson lima

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
  • Votos: +0/-0
    • BLACK-BELT
Re: Visita de Nakayama em 1975 ao Brasil.
« Resposta #11 Online: Julho 03, 2009, 14:53:38 »
Alguém tem as fotos para postar, Infelizmente não tenho o volume 1, do melhor do karate.

OSS!
Karate é um espelho e talvez o mais fiel deles.
Ele é imparcial, nunca projeta nada, não elogia, não condena, às vezes é cruel, mas nunca mente.
Mas quem quer que o pratique seriamente arrisca-se a um confronto consigo mesmo.
OSS!!! Sensei Carlos Rocha

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re: Visita de Nakayama em 1975 ao Brasil.
« Resposta #12 Online: Julho 03, 2009, 15:14:38 »
Alguém tem as fotos para postar, Infelizmente não tenho o volume 1, do melhor do karate.

OSS!

se eu soubesse como faz , postaria
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline DElia

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 535
  • Votos: +0/-0
Re: Visita de Nakayama em 1975 ao Brasil.
« Resposta #13 Online: Julho 03, 2009, 17:53:23 »
Prezados karatecas,
Com este depoimento sobre o Mestre Nakayama tenho a intenção de apenas relatar, e compartilhar com os Senhores, os momentos privilegiados que tive ao conviver com o único Karateca, vindo do Japão e não residente, que, além do seu incomparável e inigualável saber da Arte Marcial, possuía, oferecia à todos, uma atitude de respeito e de gentileza, com educação e cordialidade.
Durante sua estada aqui em SP por 4 dias, desde o momento de sua chegada até sua partida, nós (leia-se Gomes, Ennio, Sasaki e eu) éramos os ajudantes-de-ordem do Professor Okuda onde minha função, entre outras, era a de motorista. Quando da sua chegada ao Aeroporto lá estávamos nós e fomos apresentados pelo Professor Okuda como integrantes da sua “linha de frenteâ€, o que à partir daí, além de ser educado e cordial, ofereceu-nos um tratamento quase afetivo, é isto mesmo, quase afetivo (fato raríssimo entre os japoneses e vindo daquela sumidade) com sorrisos e comentários bem-humorados, como por exemplo:
- todas as vezes que saíamos, sempre eu como motorista, lhe era oferecido para que sentasse no banco de trás, mas ele fazia questão de sentar-se na frente ao meu lado;
- durante almoço oferecido para ele pela família do Ricardo Carvalho, que treinava na Takudai, foi servida uma “moqueca de camarões†e ele depois de comer uma porção enorme, perguntou com muito espírito: “Qual a técnica usada para pescar camarões com este sabor?â€;
- estávamos no inverno e fazia muito frio por aqui, numa demonstração em homenagem à ele no Círculo Militar, exatamente naquele dia, com forte gripe e febre, usava além do casaco um cachecol que cobria parte do meu rosto e ele numa boa tirada perguntou se tinha vindo buscá-lo de camelo, já que eu parecia um beduíno;
- este comentário originou algo inesquecível, dois anos depois em 1977 durante o Campeonato Mundial em Tóquio, estávamos em um canto do Budokan Hall, e ele passando muito próximo de nós todos ficamos em pé e o cumprimentamos, ele virou para mim e disse: “Arabian Manâ€, ou seja, ele havia lembrado daquele momento e, mais, agradeceu um pacote de 5 quilos de café que lhe havia mandado dias antes, pelo Professor Takeushi. É inesquecível!
- por qualquer razão, há uma foto minha à frente da equipe do Canadá, tirada no Mundial, na última página de um dos seus manuais de Kata, infelizmente, o exemplar que eu possuía extraviou-se.
A lição que tirei desta convivência é que o Karatê começa depois do homem e o homem está acima do Karatê.
Oss

PS. Para ilustrar meu relato, tivemos dois treinamentos exclusivos para nossa equipe onde, quase integralmente, desenvolveu um estudo sobre o rikite, quando executamos centenas de vezes socos de várias tipos sempre encostados à parede, objetivando a volta do antebraço sem nenhum distanciamento do corpo (região da cintura).
Tenho uma faixa dada de presente por ele para o Professor Tanaka que, “gentilmente†me deu (cheguei para treinar na academia do Sensei e disse que tinha esquecido minha faixa, ele tirou a sua faixa da cintura e me entregou, depois contei que a minha estava na maleta, eu não havia esquecido, queria mesmo era aquela faixa e ele me surpreendeu dizendo que tinha ouvido eu falar com o Ronaldo, já que todos cobiçavam aquela faixa), hoje ela é usada pelo Caio, meu filho.
Para ratificar meu espanto, por ele ter-me reconhecido, cito o fato da vinda do Professor Isaka que, ficando conosco por 18 dias nas mesmas condições dadas ao Mestre Nakayama, na mesma época da minha ida ao Japão, levei para ele alguns presente que fiz questão de entregá-los pessoalmente, ao recebê-los disse assim (tradução do Sasaki): “Obrigado, na próxima vez que vier ao Japão vou levá-lo para jantar†(além de todos os dias de máxima atenção, gastei, pessoalmente, para pagar parte da sua vinda e estadia,  em 1974, o valor correspondente à 25% de uma perua Brasília).
Ricardo

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re: Visita de Nakayama em 1975 ao Brasil.
« Resposta #14 Online: Julho 03, 2009, 18:17:00 »
eu adoro essas historias antigas...
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita