Autor Tópico: Novo Karateca :)  (Lida 356 vezes)

Offline Danielfxds

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
  • Votos: +0/-0
Novo Karateca :)
« Online: Fevereiro 12, 2016, 09:36:18 »
Bom Dia Pessoal!

Sinto-me honrado de fazer parte do karateca.net

Iniciei meus estudos no karatê ano passado mas, este mês resolvi sair do dojo onde estava.

Tenho 30 anos, faixa branca, e todos os alunos lá têm no máximo 22 anos e no mínimo 12.

Uma vez que tenho dores nas costas e realmente pouca flexibilidade e elasticidade, não estava conseguindo acompanhar o desenvolvimento dos alunos, o que, direta e indiretamente me era cobrando. Estava gostando de treinar mas isto me desanimou. Por este e por outros motivos que, por questões éticas, não citarei aqui, me senti inferior e aí decidi sair.

Como os alunos mais novos tinham uma atenção mais reforçada e mais apoio no ensino, eu costumava aprender os katas (Algo que não era ensinado) em casa, e com 5 meses de karatê estou indo para o terceiro. Além de eu pensar no karatê não só como uma arte marcial mas como uma filosofia de vida também, embora isso fosse hostilizado (Como por exemplo quando eu disse que gostaria que o treino tivesse também ensino de como respirar, meditação e etc, e ouvi que lá não era yoga.).

Então eu pergunto a vocês mais experiente. Tem mesmo isso nas academias ou eu só não dei sorte? Será que aquela história de que eu ouvi que o karatê-Do é um caminho e que todos podem aprender a seguir ainda é verdade? Ou será que o karatê virou só uma luta e nada mais?

Eu moro no Rio de Janeiro, próximo ao centro do Rio e, francamente, estou meio com medo de ir treinar em outro local. Já tem poucos locais.

Treinava Shotokan, pois não achei Goju-Ryu, Shito-Ryu ou Shorin-Ryu, que eram os estilos que eu procurei mas não achei.

Francamente pessoal! Respeito aqueles que querem o karatê só como luta, cada um é cada um, mas, e aqueles que como eu procuram a tradição do karatê? Será que isso deixou de existir?

Se alguém souber de dojos confiáveis, de graça ou pagos e me indicarem eu agradeço. Resido em benfica que tem muitas conduções.

Oss!
« Última modificação: Fevereiro 12, 2016, 09:41:08 por Danielfxds »

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 264
  • Votos: +1/-0
Re:Novo Karateca :)
« Resposta #1 Online: Fevereiro 12, 2016, 11:14:46 »
OSS!
Cara, muito triste seu relato. Tenho 29 anos, fazem mais de 4 anos que treino Karatê e outras atividades físicas, talvez por isso me sinta em forma. Você não é tão velho quanto pensa, rs, um tempinho de treino e você já acostuma. Quero iniciar no Judô, provavelmente terei mais de 30 quando começar.
Já conheci professores assim, sem pedagogia e didática de treino. Acham que o aluno que não está se esforçando e fazendo corpo mole. Não conseguem ver os limites de cada um. Isso em todas áreas, inclusive na educação.
Procure uma academia filiada a Tradicional ou a JKA, a chance de errar é menor. Devem ter picaretas também, mas bem menos.
OSS!
« Última modificação: Fevereiro 12, 2016, 11:16:30 por Platão »

Offline PSekiMG

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.452
  • Votos: +0/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re:Novo Karateca :)
« Resposta #2 Online: Fevereiro 12, 2016, 12:03:01 »
Osu,

Danielfxds,

Primeiramente, seja muito bem vindo ao fórum!

Pois bem. Estar com 30 anos ou 60 anos não faz a menor diferença ao Karate-Doka disciplinado e persistente. Presumo que sua força de vontade corresponda aos princípios do Shotokan para um bom desenvolvimento físico, mental, espiritual e filosófico, motivo pelo qual não vejo qualquer problema advindo da sua parte.

Não queria entrar no mérito da questão, mas como se trata de "dar uma luz", vou acender aqui o meu "candeeiro": o país está repleto de picaretas que se travestem de instrutores de artes marciais somente pelo retorno financeiro. Já assistiu ao filme Karatê Kid - A Hora da Verdade? Pois é! Nós também temos muitas academias "Cobra Kai" por aqui, que se prostituem às federações esportivas por alguns trocados e uma prateleira cheias de taças de plásticos pintadas com tinta spray dourada.

Não vou nem me dar ao trabalho de desqualificar este pseudo instrutor, pois seu relato, por si só, já o condena. Vamos falar da melhor postura esperada por um Sensei (de verdade). Primeiramente, ele teria consciência que você possui um problema de postura. No mínimo pediria para que procurasse um médico afim de diagnosticar o que há com as suas costas antes mesmo de lhe passar qualquer instrução - e repare que isto seria o mínimo a ser feito, mas que demonstraria o máximo da competência.

Sobre flexibilidade e elasticidade, somente o tempo de prática lhe mostraram suas supostas incapacidades. Digo isto, pois todo novo aluno tem mania de dizer que não consegue! Depois de 6 meses, já consegue chutar níveis intermediários com segurança. Ora, para alguém que nem conseguia levantar o pé, isto é um avanço. Logicamente, tudo com supervisão de um Sensei dedicado e responsável. É certo que alguma pessoas não conseguem, por exemplo, chutar alto. Mas quem foi que disse que somente chutes altos fazem efeito? Um chute circular (Mawashi Geri) no joelho é capaz de neutralizar um oponente, e a depender da intensidade, é possível que ele termine andando com dificuldade (e ai é que está a responsabilidade de se ensinar isto somente para pessoas equilibradas).

Não se iluda: Karate-Do é uma arte marcial cuja doutrina engloba o treinamento físico, psicológico, espiritual e filosófico. É que as pessoas às vezes não sabem o que filosofia significa e acabam por acharem que Platão ou Aristóteles eram Karate-Doka. Esquecem que o próprio G. Funakoshi O'Sensei era "letrado" na filosofia chinesa!

Karate-Do é um modo de vida. É certo que para muitos isto não significa nada, mas para outros, minoria, diga-se de passagem, significa tudo. Algumas pessoas tendem a confundir a expressão "modo de vida" como "meio de vida". É possível viver (financeiramente) sem se desviar do Caminho? Creio que sim! Se não, o que dizer de Kanazawa Sensei ou Machida Sensei? Aliás, o que dizer de G. Funakoshi O'Sensei?

Eu estaria mentindo se lhe dissesse que o Karate-Do não demanda prática diária, algumas luxações, alguns pontos na sobrancelha ou nos lábios, muitas horas de reflexão, piração, vontade de abandonar o Caminho... Contudo, isto tudo faz parte! Mas ai é que está a beleza e inteligência da arte marcial: não é você que se adequa a ela, mas ela é quem se adequa a você. Isto não significa dizer fazer movimentos incorretos ou coisa do tipo. Significa, tão somente, que o seu biotipo determinará a forma e a eficácia dos movimentos. Como disse, se seu biotipo somente lhe permite (atualmente) chutar no nível do joelho, então chutar no nível do joelho continuará sendo técnica do Karate se o fizer pensando em deslocar a maior quantidade de massa no menor período de tempo. Além disso, do que vale um chute se não pratica o Dojo Kun, o Niju Kun, se não lê os livros do "Funa" ou do "Masa" (Masatoshi)?

Já ia me esquecendo: existem Sensei, inclusive no Brasil, que além de instruírem técnicas respiratórias durante as aulas de Karate, possuem turma específicas para a prática tão somente de respiração. Honestamente, não conheço ninguém vivo sem que esteja respirando. Se isso é o que nos mantém vivos, devemos aprender a cada inspiração, e aniquilar o nosso ego a cada expiração. Técnicas de respiração são essenciais ao Karate-Doka.

As pessoas realmente têm pressa. O mundo está modernamente corrido. Tudo está no Google (e se não estiver, é muito provável que alguém dê por inexistente aquilo que procura). Contudo, embora várias disciplinas tenham contribuído para com a modernização do Karate (não diria evolução, mas explico depois), como a física, a educação-física, a nutrição, a fisioterapia, a biologia, a medicina, a psicologia dentre outras, esta arte marcial ainda possui dogmas pétreos, inalteráveis. O aprendizado dos Kata, por exemplo, demandam tempo. Dominar um Kata não é fácil. Quantos faixas verdes ainda não executam o Heian Shodan (primeiro Kata a ser aprendido no Shotokan) tremendo as bases? Ou mesmo expondo o polegar ao desferirem um Shuto Uke (com a "mão em espada")? Por isto digo: três Kata em apenas 5 meses é impossível.

Certamente outros membros deste fórum, que residem no Rio de Janeiro, lhe indicarão um Dojo de competência para que você possa treinar Karate-Do.

Osu.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 264
  • Votos: +1/-0
Re:Novo Karateca :)
« Resposta #3 Online: Fevereiro 12, 2016, 12:41:39 »
Osu,

É que as pessoas às vezes não sabem o que filosofia significa e acabam por acharem que Platão ou Aristóteles eram Karate-Doka.


Platão é um karate-doka, olha ele aqui, rs.

Offline Danielfxds

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
  • Votos: +0/-0
Re:Novo Karateca :)
« Resposta #4 Online: Fevereiro 12, 2016, 14:42:08 »
Obrigado pessoal!

Quando eu disse que executava 3 katas, sinceramente não foi dizendo com perfeição, apenas sei o caminho e executo. Mesmo assim, cheio de erros :).

Estou procurando um dojo mas, estou sinceramente desconfiado ^^.

O prof. até conversou sobre a questão da coluna  e visto que meu médico liberou, contudo, com algumas reservas, começou a me ensinar, porém, 1 mês depois, quando a academia ganhou uns 3 ou 4 alunos adolescente, mudou muita coisa. Acho que estava preocupado mais com o desenvolvimento dos mais jovens. Para campeonato e etc. Talvez não houvesse interesse em treinar um cara como eu, apesar de meu interesse e esforço.

Aprendi bastante com o faixa laranja, que é quem ensina as crianças e tal.

Vou continuar na procura e, enquanto não acho, praticar o pouquissimo que sei em casa.

Obrigado pelo apoio pessoal.

Oss!
« Última modificação: Fevereiro 12, 2016, 14:45:33 por Danielfxds »

Offline Gustavo-RJ

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2.468
  • Votos: +4/-2
Re:Novo Karateca :)
« Resposta #5 Online: Fevereiro 16, 2016, 19:16:44 »
Se vc quer um Dojo nos moldes antigos, só tem 1 no Rio de janeiro.

Iate Clube Jardim Guanabara, Sensei Getulio.

Agora se vc quer mais a parte filosofica recomendo o Aikido pois no karate quase não existe.
"Ai se eu te pego, ai, ai."
Gustavo-RJ

Offline Platão

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 264
  • Votos: +1/-0
Re:Novo Karateca :)
« Resposta #6 Online: Fevereiro 17, 2016, 08:25:49 »
Aquela equipe do Vinicio Antony não é boa? O sensei do Karatê Jutsu?
« Última modificação: Fevereiro 17, 2016, 08:28:24 por Platão »