Osu!
Grato pelo feedback, Joe.
Estou pesquisando os estilos para ter uma ideia do que faço. Aqui na minha cidade tem 2 excelentes professores do estilo Shotokan-ryu (não sei a linha[jka, skif, asai-ha]), mas tenho certo receio de não me adaptar às posturas com centro de gravidade mais baixo. Em janeiro, quando o terei tempo pra voltar, decido se, ao menos, tento a adaptação.
Contudo, nas minhas pesquisas sobre estilos que eu pudesse migrar, confesso que um em particular me chamou a atenção, mais até que meu estilo original: o Shito-ryu. Tem o mesmo escopo tradicional da linha Kobayashi do estilo Shorin-ryu, que é a preservação das técnicas tradicionais. Contudo tem, além do repertorio do shuri-tê, técnicas de naha-tê, além de ter uma linha bem nÃtida que incorpora as técnicas de tomari-tê.
Nos demais estilos, o tomari-tê é por vezes incorporado ao repertório de shuri ou naha, não tendo um estudo mais aprofundado nas heranças técnicas dos mestres de tomari, como p. ex. tomari bassai e tomari chinto.
Além disso o estilo em tela tem dentro de seu repertório técnico linhagens de kobudo, o que reforça a preservação de raÃzes tradicionais do karatê-do.
Embora o estilo utilize bases com o centro de gravidade bem baixo, como a shiko-dachi praticada nos katas que pude assistir à execuçao pelo youtube.com, bases como zenkutsu-dachi, sanchin-dachi e nekoashi-dachi são praticadas mais próximas de uma postura com centro de gravidade natural, e isso se assemelha à linha Kobayashi shorin.
Agora vem o problema: não sei se tem alguma academia do estilo na minha cidade. Confesso que depois de ver a execução de katas como Chatan Yara kussanku, Annan, Papuren, Paiku, Heiku, Pachu, e o bassai de tomari, meu interesse em voltar a treinar cresceu a ponto de eu cogitar migrar de estilo.
Alguém do fórum, que pratique o estilo, sabe informar se existe alguma academia de shito-ryu no triângulo mineiro? Especificamente em Uberaba ou Uberlândia? Desde já grato.