Autor Tópico: velho novato na arte...  (Lida 380 vezes)

Offline pedromg

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
  • Votos: +0/-0
velho novato na arte...
« Online: Setembro 15, 2016, 23:56:58 »
Sou de MG, treinei por 8 anos Shorin-ryu Shin Shu Kan, dos 10 aos 18 e estou há 12 anos parado. Parei no 1º kyu (meu Sensei, embora, ao meu ver tenha sido o melhor professor de karatê entre todos os estilos da minha cidade, costumava segurar pelo dobro da carência de cada faixa todos os alunos. Talvez por isso ele tenha sido o melhor professor da minha cidade.), embora o tempo de treinamento teria sido suficiente para lograr o 1º dan.
Com o advento dos 30 anos veio a nostalgia e a vontade de voltar, mas na minha cidade, quase todos os professores do meu antigo estilo pararam de ministrar aulas. Os que ainda permanecem ativos são alunos dos professores da geração do meu sensei, e não confio muito no que ensinam.
O que sugerem?

Offline Joe

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 52
  • Votos: +0/-0
Re:velho novato na arte...
« Resposta #1 Online: Setembro 19, 2016, 17:08:05 »
Olá!

Bem, se você é faixa marrom, já tem uma vivência bem razoável do Karatê-Dô. Possui critérios para avaliar os treinos, e mesmo em processo de volta à forma, irá se beneficiar muito da prática, independentemente de ter ou não um sensei do "quilate" do que lhe ensinava.

Sugiro procurar um sensei que você considere ao menos razoável, e volte sim a treinar. Mesmo não tendo um professor tão experiente (talvez inclusive você se surpreenda ao ver que ao longo desses anos estes professores adquiriram experiência e não são tão ruins...).

Ou ainda, caso você não deseje mesmo treinar com eles, por que não migrar de estilo?

O importante é se manter treinando...

Quando decidir, compartilhe conosco!

Osu!

Offline pedromg

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
  • Votos: +0/-0
Re:velho novato na arte...
« Resposta #2 Online: Setembro 26, 2016, 17:52:55 »
Osu!
Grato pelo feedback, Joe.

Estou pesquisando os estilos para ter uma ideia do que faço. Aqui na minha cidade tem 2 excelentes professores do estilo Shotokan-ryu (não sei a linha[jka, skif, asai-ha]), mas tenho certo receio de não me adaptar às posturas com centro de gravidade mais baixo. Em janeiro, quando o terei tempo pra voltar, decido se, ao menos, tento a adaptação.

Contudo, nas minhas pesquisas sobre estilos que eu pudesse migrar, confesso que um em particular me chamou a atenção, mais até que meu estilo original: o Shito-ryu. Tem o mesmo escopo tradicional da linha Kobayashi do estilo Shorin-ryu, que é a preservação das técnicas tradicionais. Contudo tem, além do repertorio do shuri-tê, técnicas de naha-tê, além de ter uma linha bem nítida que incorpora as técnicas de tomari-tê.

Nos demais estilos, o tomari-tê é por vezes incorporado ao repertório de shuri ou naha, não tendo um estudo mais aprofundado nas heranças técnicas dos mestres de tomari, como p. ex. tomari bassai e tomari chinto.

Além disso o estilo em tela tem dentro de seu repertório técnico linhagens de kobudo, o que reforça a preservação de raízes tradicionais do karatê-do.

Embora o estilo utilize bases com o centro de gravidade bem baixo, como a shiko-dachi praticada nos katas que pude assistir à execuçao pelo youtube.com, bases como zenkutsu-dachi, sanchin-dachi e nekoashi-dachi são praticadas mais próximas de uma postura com centro de gravidade natural, e isso se assemelha à linha Kobayashi shorin.

Agora vem o problema: não sei se tem alguma academia do estilo na minha cidade. Confesso que depois de ver a execução de katas como Chatan  Yara kussanku, Annan, Papuren, Paiku, Heiku, Pachu, e o bassai de tomari, meu interesse em voltar a treinar cresceu a ponto de eu cogitar migrar de estilo.

Alguém do fórum, que pratique o estilo, sabe informar se existe alguma academia de shito-ryu no triângulo mineiro? Especificamente em Uberaba ou Uberlândia? Desde já grato.