Autor Tópico: [Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte  (Lida 7147 vezes)

Offline Felipe Andrade

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 685
  • Votos: +0/-0
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #15 Online: Maro 25, 2011, 02:44:58 »
tentei me expressar de uma maneira "bonita" de se escrever, voltei 15 vezes e não consegui nada.

resumindo meu pensamento: treine karate.

quando se graduar faixa roxa ou marrom, vai entender as palavras do sensei Pedro.

quer treinar outras artes? pegue 2 ou 3 quedas do judo, 3 ou 4 chaves do jj (e como sair delas).

acho que já é o suficiente.

ou alguem pensa em entrar pro mundo do mma?
« ltima modificao: Maro 25, 2011, 02:47:44 por Felipe Andrade »
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

julianoferreira

  • Visitante
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #16 Online: Maro 25, 2011, 07:56:49 »
Convenhamos que nem pro MMA vc precisa estudar a fundo uma arte marcial.

Basta se graduar bem no Jiu Jitsu, conhecer as defesas de queda do Wrestling e ter a mão pesada. E claro, um condicionamento físico fenomenal e um certo grau de retardamento mental (desconfio da sanidade de quem entra num octagon).

Olha, eu digo para vocês o seguinte. Pratico Karate há 15 anos, treinei durante mtos anos todos os dias na semana, mas atualmente treino segundas, quartas e sextas. Nas terças e quintas tenho procurado conhecer outras coisas. Por exemplo, fiz um ano e pouco de jiu jitsu, e agora estou pensando em fazer Aikido. Apesar de respeitar essas artes marciais, não tenho intuito em me graduar ou investir mais tempo nelas do que invisto no Karate.

Concordo com o ponto de vista do Sensei Pedro, que se sobra tempo, deve treinar mais Karate. Mas por outro lado entra a questão de que acredito que técnicas de outras artes marciais podem sim aperfeiçoar o teu Karate, além claro de te tornar um artista marcial mais completo. Mas é como foi dito... aprende o básico de Judo, o básico de Jiu Jitsu... uma ou outra coisa das demais artes, no mais, vai fazer Kata, Kihon e Kumite que vc ganha mais :)

sandraherbst

  • Visitante
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #17 Online: Maro 25, 2011, 09:04:58 »
Oss,

O bom de quando vc está "de molho" é que vc passa a analisar um pouco as coisas práticas de um ponto de vista mais teórico. Fui fazer rapel e me machuquei já tem uns dois meses, ontem pedi a conta do dojô por tempo indeterminado, porém decidi me dedicar mais ao "estudo" dos fundamentos e katás. Peguei os livros do Nakayama everifiquei a fundo o que disse o Sensei Pedro. Nós karatecas, se estudarmos realmente karatê, temos uma grande vantagem sobre os outros artistas marciais. O karatê foi desenvolvido como meio de defesa, portanto sua aplicação serve, principalmente, a quem não dispõe de armas ou de grande força física. O primeiro movimento dos katás sempre é uma defesa, seguida ou não de um golpe. Os golpes sõ sempre em regiões "chave"(acho estranho, porque quando treinei no RS, meu Sensei, após um tempo de treino, ensinava onde encerrar em definitivo o assunto). Se vc treinar, não apenas o gesto, mas estudar seu significado, buscar no treinamento dos katás as suas várias forma de aplicação. Se esforçar na correta execução dos fundamentos,
que o levarão a uma aplicação melhor do golpe (velocidade, força, potência), melhora a agilidade, equilíbrio, confiança, percepção espaço/tempo, timing antecipatório,  percepção dos movimentos do outro pelos ajustes corporais/respiração, movimentos oculares, então tudo o que vc precisa é de um bom parceiro karateca que tenha as mesmas ambições que vc para treinar junto. O karatê foi justamente desenvolvido para evitar ir para o chão com alguém do jiu, tomar o bastão de alguém (jintê/katá), ou a espada e não ser derrubado. O karatê é baseado em não se permitir ser agradido ao ser atacado, se algo assim acontece, tem algo errado com a prática, pois , a teoria já teve comprovada a sua eficiência  por vários praticantes da arte. Acho que foi isto que Sensei Pedro quis dizer, se tem tempo treine mais karatê. Embora eu não seja tão purista, gosto de experimentar, já dei uma passadinha pela capoeira, esgrima, judô, jiu, kung fu, mas amo mesmo meu karatê (sou péssima, mas amo pensar que posso melhorar), tenho uma quedinha por chaves, então quero treinar um pouquinho, mas não para complementar o karatê, só para matar a curiosidade. Se eu precisar me defender de algo, não posso lançar mão de força, apenas de ponto certo, potência e agilidade, se eu rezar para dar certo, não vai funcionar, antes da primeira frase da preçe eu já terei "ido para o saco", isto posto, o que resta é treinar.
Oss
 ;)

rapha.m.g

  • Visitante
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #18 Online: Maro 25, 2011, 14:24:43 »
também concordo que dar uma "experimentada" em outras artes não faz mal a ninguém... acho que acaba valendo como atividade física... a meu ver, umas flexões, abdominais e afins podem fazer bem ao condicionamento e são necessárias... outra arte marcial pode acabar sendo uma maneira "diferente" de melhorar o condicionamento... a meu ver, é claro...

julianoferreira

  • Visitante
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #19 Online: Maro 25, 2011, 14:31:55 »
Oss!

Sandra,
talvez não vá aperfeiçoar o seu Karate em si, na verdade me expressei mal, mas eu acredito que possa agregar conhecimento a você, enquanto artista marcial.
Por exemplo, o Judo possui excelentes quedas e defesas de queda, a ênfase dessa arte marcial é isso, entendendo como as quedas do Judo funcionam poderei me defender melhor delas concorda? Além disso, só se aprende treinando.

Curiosidade também é outro ponto, eu sou apaixonado por artes marciais como um todo, quisera eu poder me dividir em dez para treinar tudo. As vezes bate aquela curiosidade de, por exemplo, conhecer o Aikido - como você tb tenho um certo flerte com chaves e torções :)

sandraherbst

  • Visitante
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #20 Online: Maro 25, 2011, 18:58:34 »
Oss,
O que eu quis dizer é que, o karatê foi desenvolvido como defesa de armas e de outras artes marciais. Ele era treinado secretamente em Okinawa, que era um local cobiçao por chineses e japoneses, passando de um  domínio para outro, tendo que flertar e ao mesmo tempo desenvolver estratégias de defesa (já que foi proíbido o uso de armas pelos okinawanos)contra as armas de seus vizinhos  e aprender deles suas artes.
E é verdade,  tenho uma grande queda(tombo feio mesmo) pelo Aikido, acho muito bonito.
Fiz outras coisas porque sou curiosa e devo estar com um Alzheimer adiantado, sempre esqueço a idade que tenho e faço alguma "m", esta última me deixou com medo e olha que eu não sou muito dada a isto.
Eu mesma vou treinar Aikido, assim que estiver fazendo todos os Heiam, Tekki, Bassai Dai e Kanku Dai +/- pelo menos.
Adoro o Pedrão, entendo o nque ele quis dizer, mas vou dar uma prevaricada de uns meses de Aikido.

Offline Chan-Ka-kui

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
  • Votos: +0/-0
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #21 Online: Junho 03, 2011, 01:36:13 »
Olá,

Obrigado a todos que responderam meu tópico. Minha decisão e de praticar sim o Karate. No Krav-Maga estou perto de fazer o exame de faixa, então irei esperar esse momento passar já que exige um maior foco e entrarei no Karate.

Queria apenas fazer mais uma pergunta: Sobre a federação paulista de karate, entrei no site deles e vi que tem uma lista de academias e dojos, só é autorizado a dar aulas as academias credenciadas com eles? E as que não estão na lista deles? Ou eles só controlam campeonatos?

Grato a todos!


Offline Golden Era

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
  • Votos: +0/-0
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #22 Online: Junho 03, 2011, 09:03:27 »
Sim, é proibido dar aulas em academias nao federadas a FPK. Eles mandam policia em cima e tudo. E controlam os campoenatos tambem, portanto fique atento.

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #23 Online: Junho 03, 2011, 12:24:37 »
...Sabe que depois que postei fiquei pensando nisso? Aqui no fórum tem uma pessoa que poderia nos orientar melhor a respeito disso. É que na verdade eu tb pensei no sentido Japão x China. Posso ter falado bobagem, mas o sentido que eu quis dar é de filosofias antagônicas mesmo. Aliás, se o Shaolin quiser dissertar sobre as semelhanças e diferenças entre as duas coisas, acho bem válido a título de conhecimento...
A filosofia do Karate e do Kung Fu são muito parecidas e isso porque uma veio da outra... Repare no mapa abaixo:

A província de Henan é onde se contra o monastério de Shaolin. Foi lá o berço do KungFu/Wushu onde o monge indiano Bodhi-Dharma foi ensinar o zen-budismo (ou CHAN em Chinês).  Agora repare no outro mapa:

Neste mapa encontra-se a ilha de Okinawa, onde o Karate nasceu. Repare que ela se encontra algum graus abaixo do eixo paralelo onde se contra o Tempo Shaolin. Pois foi graças a essa proximidade que a arte praticada na China migrou para Okinawa e por lá era praticada com o nome de “Mão Chinesa”! Pelo que sei (me corrijam os mais conhecedores do tema) por volta do século XV a ilha se tornou feudo de um Shogun que proibiu o uso de armas e foi então que a pratica daquela arte se disseminou entre o povo de Okinawa e foi séculos a fora até OSensei Funakoshi. Estamos falando de artes marciais com o mesmo berço. O que reparei treinando as duas é a forma de como é praticado pois, há sim detalhes de diferenças bem sutis que para explicar, deveria fazer uma dissertação ou vendo na prática treinando ambas!

Veja: Karate tem Kihon o Kung-Fu tem rotinas chamadas Cha Quan, Hua Quan, Hong Quan. O Karate possui os Katas e o Kung Fu possui os Katis. O Karate possui os Kumites e o Kung Fu o San Da (Lutas). Se não estivessem em países diferentes, seriam tudo a mesma arte marcial com o mesmo nome, como o Shotokan e outros estilos. Apesar de diferentes todos são Karate.

Agora minha opinião sobre treinar Karate e outra coisa qualquer. Se eu fosse um milionário (quem sabe serei na 2ª pois, a Megasena está acumulada...) eu passaria o resto da vida aprendendo. O que? Tudo que pudesse! Gostaria de ter tempo para aprender línguas, estudar filosofia, educação física, gostaria de aprender e praticar música, tocar cavaquinho, violino, saxofone... gostaria de treinar MUITO Karate, Kung-fu, JiuJitsu, Kendo, kobudo, cuspe a distância em fim,  tudo o que eu pudesse fazer com o meu tempo visto que não mais necessitaria de trabalhar! Para mim ser um aprendiz é uma benção e conhecimento, sendo do bem e que preste, quanto mais melhor.

Oss.
      Gustavo

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #24 Online: Junho 03, 2011, 14:16:38 »
Prezado Shaolin...

Confesso que conheço a história do indiano Bodhi-Dharma, mas eu vejo na história conhecida (por mim) tantas inconsistências históricas, que sou um tanto cético quanto a ela.

O amigo que é visivelmente um entusiasmado estudante da história das artes marciais, poderia me passar algumas literaturas sérias sobre o tema para que eu possa dar uma lida? Pois o que temos na internete nem sempre é confiável.

Um abraço e aguardo sua resposta!

Offline bcabrera

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 245
  • Votos: +0/-0
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #25 Online: Junho 03, 2011, 14:32:54 »
Que eu saiba Bodhidharma era Indiano tb...
Se eu parecer confuso ou com medo, posso estar em DEAI. A verdade nunca saberá...
Siga no Twitter: @bruno_cabrera

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #26 Online: Junho 03, 2011, 15:10:12 »
Bodhidarma, já entra no conceito de personagem de lenda... ninguém sabe quando, se e como existiu de forma concreta e histórica, o que importa é que em algum momento, o "zen"-budismo passou a migrar da india para a china e dai para outros locais próximos. Um dos personagens, provavelmente o tal Bodhidarma, passou pela região de Shaolin fazendo a pregação dele, que incluia exercícios físicos, não necessariamente lutas, mas como é tudo universo mítico, lendas, não podemos afirmar com certeza nada tão detalhado... A informação é tão confusa e sem embasamento documental que atribui-se indiscriminadamente a origem de diversas artes marciais, completamente distintas as vezes, ao mesmo Bodhidarma/India/China etc.. de Vrajamusthi, passando por jiujitsu "brasileiro", hapkido, Shaolin e até mesmo o Karate... obviamente isso é forçar demais a barra para incrementar a história da sua arte com um principio histórico e mítico.

geralmente se atribui a ele o desenvolvimento das atividades físicas no mosteiro, talvez como prática religiosa, e tudo isso que o Gustavo-Shaolin já explica de vez em quando aqui no forum.

Contam as lendas que esse intercambio entre china-coreia-taiwan-okinawa fez com que se disseminasse também entre elas várias formas de luta. Nos livros de Funakoshi O-sensei ele cita claramente que as técnicas de "boxe chinês" se misturaram a uma ou outra arte de luta originaria da própria ilha de okinawa, o chamado "te" e dai iniciou-se o karate, não necessariamente igual ao boxe chines, mas já uma mistura... essa informação se repete em vários livros com alguma introdução histórica.
« ltima modificao: Junho 03, 2011, 15:21:23 por Farkatt »

julianoferreira

  • Visitante
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #27 Online: Junho 03, 2011, 15:27:42 »
Shaolin,

mto obrigado pela explicação :)

Sobre zen-budismo, posso lhes falar uma coisa com um certo conhecimento de causa: Se você perguntar a dez budistas sobre as origens da sua crença, vocês terão, provavelmente dez explicações diferentes, nenhuma verdadeira - enquanto relato histórico - mas todas verdadeiras, enquanto essência :)

Tenho em casa um livro que fala do Budismo no Japão, ele é bem velho, encontrei-o num Sebo, e acredito que tenha saído de edição... vou ver se consigo scanear algumas partes interessantes.

Oss!

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #28 Online: Junho 03, 2011, 15:47:54 »
Compreendo e concordo com parte do que diz amigo Farkatt,

Porém, como o próprio amigo disse, eu vejo uma certa forçada de barra com essa história...

Só para exemplificar, no xadrez, existe uma lenda sobre um rei que perdera o filho numa guerra que foi vencida por seu exército. Portanto, mesmo com a conquista ele perde o gosto pelas coisas da vida. Um dia ele lança um desafio no reino que aquele que o fizesse compreender e aceitar o destino que lhe foi posto, ele daria o que a pessoa pedisse. Qualquer coisa.

Depois de muitos tentarem, chegou um indiano (parece sacanagem, mas não é), com um tabuleiro quadriculado e umas pedras nas mãos, e começou a lhe ensinar o xadrez.

O rei, a princípio ficou entediado, mas ao perceber que ele não conseguia vencer um relis viajante sem eira nem beira, em um jogo de estratégia... E pior, o indiano só fazia uma abertura (seqüência inicial de jogadas de uma linha de jogo), que é conhecida hoje como Abertura Índia do Rei. Certa feita, o rei venceu a partida num lance que é um problema conhecido de xeque-mate, onde se sacrifica a peça mais importante do jogo (a Dama).

Ora, me dirão... mas isso é só uma lenda... realmente parece ser, até sabermos que esta mesma lenda dá origem a Progressão Geométrica.

Pois este indiano pedira ao rei, 1 grão de trigo para o primeiro quadrado do tabuleiro, 2 para o segundo, 4 para o terceiro 8 para o quarto e assim sucessivamente até a 64ª casa do tabuleiro.

A mesma coisa eu creio que aconteça com o Bodhi-Darma, em algum momento algo aconteceu, mas criaram a história como forma de resumir algo maior e sem registro efetivo.

O problema, é que as inconsistências históricas me alarmam demais.

1º - o primeiro templo zen budista é fundado na china (historicamente não tenho como afirmar, fica por pesquisas minhas no oráculo do século XI mais conhecido como Google), em 527 DC. Porém muitas fontes sugerem que o kung-fu seja datado de aproximadamente 3500 anos atrás. Concordo que alguns especialistas datem a criação do kung-fu no século VI.

2º - Se formos considerar que o amigo disse sobre o ensino de atividades físicas, eu ficaria muito menos sético se me dissesse que ele ensinou yoga.

Lógico que eu não estou tentando derrubar a lenda, só gostaria de saber mais sobre a origem da arte marcial que pratico, e pelo que sei, esta origem do kung fu não deixa de ser uma origem do karatê!

Um abraço!

Obs.: O resultado da PG é 18.446.744.073.709.551.615 grãos. Ou seja, algumas toneladas de trigo que o rei não podia pagar!

Offline Farkatt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 603
  • Votos: +0/-0
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #29 Online: Junho 03, 2011, 16:50:44 »
O interesse do meu tópico foi justamente esse, é comum para nós ocidentais querermos entender tudo ao pé da letra e objetivamente, mas quando está envolvido uma distancia muito grande, seja ela física, cultural ou mesmo temporal, coisas muito antigas, a certeza se perde. Isso não é um problema, basta apenas não exagerarmos...

É certo que o boxe chines (algum das dezenas que devem ter existido lá naqueles tempos) serviu como uma das partes do que originou o karate, juntamente com outras formas de luta que eram próprias da ilha, e que Deus sabe de onde vieram...

É só não forçar a barra, como vc disse, sem querer explicar tudo detalhadamente e com essa nossa visão cartesiana ocidental. Assim, o conceito geral é o que importa... se foram um, dois ou centenas de anos de "Bodhidharmas" exportando conhecimentos da India/China/Cuba/Italia para a Coreia/Japao/Brasil pouco importa... rsrsrsrs

ps. o Gustavo Shaolin pode confirmar isso... mas parece que em algum momento realmente foi desenvolvido toda uma parte de exercícios físicos baseados em técnicas de combate MESMO, nada de yoga rsrsrs, inclusive deve ter registro histórico lá no mosteiro de Shaolin sobre isso, não é Gustavo ? então, de fato, alguma personalidade ou tendencia, aconteceu lá que deu origem aquele tipo de wushu em especial, se foi o monge indiano chamado Bohdidharma, nunca saberemos com certeza...