Autor Tópico: [Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte  (Lida 7039 vezes)

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #30 Online: Junho 03, 2011, 17:40:07 »
Oss

Bem legal seus exemplos, Farkatt e Alexandre! Mas pelo que sei, a arte de Shaolin nasceu mesmo no século IV d.C. com a influencia do ZEN. Como o primeiro fato notório é que a harmonia buscada no ZEN faz do corpo e espírito um o complemento do outro logo, meditar é o exercício do espírito mas, o corpo também deveria ser exercitado assim nasceu Kung Fu, que pode ser traduzido como GINÃSTICA!  Porém, em um determinado momento devido a fatores econômicos, políticos, e religiosos, acabaram levando os monges Shaolin a desconsiderar a proibição budista contra a violência e em vez disso criar técnicas de luta que ao séculos se estenderam em todo o mundo influenciando grande parte das artes marciais orientais.

Mas existia Kung-Fu antes? Claro! O termo WuShu que refere-se a “arte da guerra†e de muito antes dos monges shaolin existirem ou seja, o coro já comia onde hoje é a china pois,  guerra é mais velho que andar para a frente! Certamente esses estilos, tão antigos como a idade do homem pisando nesse mundo, influenciaram o estilo de Shaolin que por sua vez influenciou o Karate!

O interessante, para a arte de Sholin é a conexão íntima entre a violência monástica e a veneração das divindades violentas do budismo assim como a associação do monastério Shaolin  com a disciplina marcial e sua influencia na iluminação espiritual.

Me perguntaram sobre livros, e tenho dois muito interessantes que li.

O primeiro é este:
 
Fala muito dessa transição no monastério Shaolin que fez a ginástica virar arte marcial.

Outro estudo interessante está nesse outro livro:
 

O Autor que esteve recentemente escrevendo sobre o Jiu-Jitsu brasileiro, compila manuais de duas dinastias antigas a Ming e a Qing entre o séculos XIV e XV d.C. o livro explica os princípios, técnicas, e formas de cada estilo existente nas artes marciais chinesas. Os capítulos individuais cobrem a história dos manuais, artes marciais taiwanesas, as vidas e sustentos dos mestres, os exames militares Imperiais e claro o Templo Shaolin. É bem legal!

Só não sei se há em protugues... :-[
      Gustavo

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:[Duvidas] Iniciar no karate mesmo fazendo outra arte
« Resposta #31 Online: Junho 03, 2011, 22:20:02 »
O karate saiu do estilo Hung Gar pelo que sei... É muito parecido.
Um livro que fala muito da influência chinesa no karate é aquele Bubishi do Patrick Macarty.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)