Autor Tópico: Alongamento de Perna  (Lida 8954 vezes)

Offline Mario Sergio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
  • Votos: +0/-0
Alongamento de Perna
« Online: Agosto 30, 2007, 18:04:49 »
Olá a todos, oss..

sou praticante de karate shotokan, faixa verde, treino há 2 anos.
tenho 1.85m e 84kg, sinto certa dificultade na hora dos kihons e dos kumites, com relação à elasticidade (chutes jodan). existe algum método para ajudar no desenvolvimento da elasticidade das pernas? alimentação? exercicios?
acho que sou muito travado...rsrs

OSS
Mario Sergio

Offline Juliana

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 151
  • Votos: +0/-0
Re: Alongamento de Perna
« Resposta #1 Online: Agosto 30, 2007, 18:27:50 »
Olá Mario!
Bom, não sei a sua idade, mas isso pode ser um fator que interfere.
Existem diversos tipos de trabalhos para melhorar a flexibilidade. Eu gosto bastante do chamado FNP (Facilitação Neuromuscular Propioceptiva), um exemplo de exercício: Com o auxílio de outra pessoa, você vai elevar a perna e pedir que ela faça uma sustentação no seu grau máximo de flexibilidade (deixar a outra perna estendida, com dedos voltados para cima e articulação do joelho rente ao solo). Você vai fazer força contrária à sustentação dada ao seu companheiro (durante 10 a 15 segundos). Relaxe e no próximo movimento você conseguirá uma amplitude um pouco maior (Imagem do exercício - http://www.adesnivel.pt/treino/gif/pnf.gif) Importante: Esse tipo de exercício prejudica o desempenho muscular na questão força, então, de preferência não faça antes do treino, e como após o treino a musculatura está muito tensionada, se você fizer FNP pode se machucar. Escolha um horário isolado dos seus momentos de treinamento.
No site Saúde em Movimento tem algumas coisas básicas sobre isso e acho que vão te ajudar: http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_print.asp?cod_noticia=471
Só tome cuidado para não se machucar e acabar se lesionando.

Outros exercícios que fazemos normalmente durante o treino também ajudam (mas é melhor fazer fora do treino e repetir ao menos 3 vezes).
Espero ter ajudado.
Abraços
"A inteligência é quase inútil para quem não tem outras qualidades." (Alexis Carrel)